Espíritos de Gelo

Espíritos de Gelo Raphael Draccon

Resenhas - Espíritos de Gelo

Nathi 15/09/2022

Estranhamente bom
Demora um pouco para ter sentido, mas o final é surpreendente. Um pouco forte, tem bastante tortura e conteúdo sexual, mas no fim acaba sendo interessante.

colosssal 06/04/2023

Que vida ein meu caro?
Os últimos capítulos foram puro plot twistKKKKKKK
gostei, mas qm me indicou esqueceu de alguns detalhes, como por exemplo minha idade e o conteúdo do livro?
Arthur86 25/07/2023minha estante
Concordo sobre a faixa etária e sobre a resenha. Mas se vc entende sobre o assunto e entende que, o que está lendo, pode ser recomendado para maiores de 18 e sabe o correto a se pensar, fazer, falar sobre isso. Não tem problema ler um livro para adultos, desde que você mantenha sã a sua sanidade. Kkk. (Na minha opinião)

Kayser 29/12/2016

Raphael Draccon escreve muito, muito mal

eduardadferraz 22/03/2020

Se for atravessar o limite, necessita ter fôlego.
Desde o princípio, o livro demonstra que vai mexer com o seu psicológico de cabo a rabo. Demora um pouco para engatar na história, porém é um livro muito fácil de desenvolver a leitura. Apenas indicaria para os que gostam de livros com cenas quentes e que estejam preparados para uma super reviravolta.

Matheus656 02/06/2023

Candyman Brasileiro?
Não dá, depois que li o livro do Clive Barker, várias histórias que me falam sobre lendas, me remete ao livro. Aqui não é diferente. O conto/novela é bem rápido de se ler, capítulos curtos e cheio de referências pop. O suspense é tão bom, que faz a gente devorar o livro tão rápido para que a gente fique sabendo logo o que está acontecendo. É bastante interessante, só que a gente não consegue se conectar com nenhum personagem, e ao menos eu, não consegui me colocar no lugar do personagem, me vi sendo um telespectador para o que ocorre com ele. Literatura nacional sempre vale a pena dar uma conferida.

Mariana 05/12/2023

Leitura rápida
Eu particularmente gostei bastante do livro, já que a leitura flui muito bem e ele te cativa a continuar lendo para entender o que vai acontecer. A história é boa e estranha ao mesmo tempo, te prendendo ao livro.

Marcos Pinto 12/09/2014

Um livro regular
Se você espera encontrar nesse livro uma fantasia bem construída, você está errando de livro. Nesta obra, Draccon expõe outra faceta de sua escrita, onde sexo, violência e rock se misturam de uma maneira hegemônica. Esse não é um livro leve e bonitinho e, provavelmente, pode não agradar algumas pessoas.

Tudo começa quando um rapaz acorda preso em um ambiente insalubre, sendo torturado por pessoas um tanto quanto excêntricas. Os torturadores querem respostas; os métodos para consegui-las pouco importam. Socos, chutes, xingamentos, perfurações... Todas as torturas possíveis e imagináveis são utilizadas para que nosso protagonista fale. Porém, há um grande problema: ele não se lembra de seu passado.

O balde de água gelada bateu forte como um soco. E, quando digo forte, não me refiro como o soco de um pugilista na cara de outro treinado para receber golpes, mas forte como o impacto do soco que um pai bêbado dá no filho que se coloca no caminho para proteger a mãe (p. 9).

Depois de muito apanhar, suas memórias parecem tentar voltar ao eixo. O protagonista começa a lembrar-se de alguns momentos, mesmo que desconexos. Porém, os torturadores acreditam que agressões fazem bem para a memória; então, a tortura se intensifica para que as lembranças se encaixem.

O livro é muito pequeno, então não me alongarei no enredo, evitando que spoilers sejam proferidos. Quando eu digo que o livro é pequeno, é muito mesmo. Ele tem apenas 176 páginas e a letra é enorme. Aparentemente, a fonte utilizada foi tamanho dezesseis. Ficou claro que a Leya deixou a letra enorme para ocupar mais espaço, a fim de que o livro não parecesse apenas um conto.

A escrita da obra é bem rápida e fluída, mas nada leve. As falas são repletas de agressões verbais e palavrões para todos os gostos. Até porque, querer um torturador pedindo por favor e usando por gentileza é, no mínimo, incompreensível. Logo, quem não gosta de cenas fortes e um linguajar mais vulgar pode não gostar da obra.

Existem três coisas capazes de virar a cabeça de uma pessoa: amor, dinheiro e poder. Dê ou retire qualquer um desses itens, e ela enlouquece (p. 30).

Quanto aos personagens, conseguimos aprofundar bastante na personalidade do protagonista. A narração em primeira pessoa possibilita isso muito bem. Vemos seus defeitos, suas poucas qualidades e seus muitos erros. Através dele também conhecemos outros personagens, como sua namorada. Todos os personagens têm características bem peculiares, o que enrique a obra.

Para quem gosta de rock, vai encontrar, nessa obra, diversas referencias às bandas clássicas desse gênero, como o Rolling Stones e o Black Sabbath. Além disso, o autor também demonstra conhecer bastante do cenário nerd, fazendo referências a essa comunidade e suas características.

Eu me virei assustado, pensando se já era o anjo da morte falando comigo. Olhei para baixo com o intuito metafísico de perceber se o corpo já tinha disparado na frente e deixado o espírito para trás. Sabe como é; a gente se influencia muito com o que vê em filmes, por aí (pag. 46).

Apesar da premissa da obra ser bem interessante, o desenrolar da obra não me agradou muito. Achei alguns aspectos muito exagerados e excêntricos. Por exemplo: muitos palavrões foram bem colocados, devido à construção dos personagens. Porém, outros parecem ter sido jogados despropositalmente no papel. Da mesma forma, foram colocados detalhes muito aprofundados sobre as bandas de Rock no livro. Não é o meu caso, pois gosto de quase todas as bandas mencionadas, mas, quem não é fã do gênero ficará literalmente sem saber do que os personagens falam.

Em geral, confesso que esperava mais da obra e achei o livro apenas mediano. Porém, continua sendo uma obra bastante recomendada para quem gosta da mistura de sexo, rock e violência em um só livro.

site: http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/2014/09/resenha-espiritos-de-gelo.html
Thiago 13/09/2014minha estante
Esse livro é um dos que tenho urgência em ler.... fico tenso apenas com a sinopse e com as resenhas que vejo...

Line :) 19/09/2014minha estante
Esse era um livro que não tinha me conquistado ao ler a premissa e agora lendo sua resenha, vejo que não vou gostar da história... Realmente não me agradou... Mas, parabéns pela resenha, ela ficou muito bem contruída..bjs e fique com Deus.

Ruan Soares 02/05/2019

Um livro raso...
Se trata do tipo de livro sem compromisso que você lê quando não resta nenhuma opção. Aqui o autor mostra uma parte de seu conhecimento esbanjando referencias por todas as direções incluindo música, filmes, literatura, internet... a cada paragrafo você esbarra com uma. Quanto a história, embora seja rasa, tem um ponto que se deve ressaltar, mas nada que salve o livro. O final é bem interessante não pelos pequenos plots e sim pela ideia sobre toda essa maldita situação que, ao abrir o livro, nos damos de cara.

Letícia 07/04/2021

MEU LIVRO PREFERIDO
É SIMPLESMENTE O MELHOR LIVRO QUE EU JÁ LI!
Eu não sei descrever, mas o livro envolve você na história, tem suspense e mistério, acelera o coração, te deixa sem querer parar de ler um minuto. Infelizmente não valorizam ele como deveriam, é desconhecido pela galera, foi um achado e nunca quero me desfazer dele.

Clau Melo 12/02/2021

Protagonista chatooooo...
Espíritos de Gelo, publicado em 2011.
Protagonista chatoooooo. É mais insuportável que os babacas de Laranja Mecânica e O apanhador no campo de centeio.
O excesso de referências da cultura pop e diálogos desnecessários me irritaram demais.
Linguajar chulo e cenas de sexo.

Alana Scheidegger 02/07/2021

Sem graça
Livro confuso e sem graça, não entra na lista de livros para se ler mais de uma vez.

Verônica 16/05/2017

Espíritos de Gelo - Por Pensamento Literário
Essa foi a minha primeira experiência com o autor e embora o mesmo já tenha outras obras publicadas com o gênero de fantasia, esse livro não me cativou, mesmo contendo poucas páginas, o exemplar consegue ser maçante e demasiadamente chato.
Não recordo do por que comprei a obra, mas sei que a sinopse em nada condiz com o enredo. Raphael Draccon escreve muito bem e essa questão não é questionável, todavia a teia na qual se constrói a estória é bem rasa e dedutível. Mesmo com todo o suspense que permeia a narrativa, da metade da trama tudo se torna previsível. Além disso, o protagonista é arrogante, machista e metido a “playboy”.
No começo dessa estória repleta de mistério somos apresentados há um personagem que não recorda do passado, e para ativar as suas lembranças, ele está em um cativeiro sendo torturado por três pessoas que o obrigam a procurar em suas memórias a razão dele estar preso. Toda essa incógnita perpassa os limites éticos e morais da sociedade, entretanto esse não é o problema ou a trave contida na ficção. O autor para deixar um clima mais assustador inseriu uma religião suspeita, como se fosse um culto ao corpo, onde o prazer utilizado de forma adequada prolongava o ápice sexual, satisfazendo a todos os membros. E mesmo que o “script” girasse em torno dessa seita, o final não tem nada a ver com esse clima surreal, e creio que mesmo que o autor seguisse por essas vertentes não conseguiria me agradar.
Por fim, todo o ar sombrio que a capa apresenta não condiz em nada com o que está sendo contado, ou seja, a leitura é cansativa e a insanidade em nada é atrativa. Claro, que talvez você discorde da minha opinião, mas não consegui ser “sugada” para esse lado sombrio, e mesmo com tantos detalhes para impactar o leitor acaba por surgir um efeito contrário. Enfim, indicado para quem gosta de um suspense com um final antecipado, sexo explicito e violência

site: http://pensaliterario.blogspot.com.br/2017/05/resenha-espiritos-de-gelo.html#.WRt1rOsrLIU