A Descoberta das Bruxas

A Descoberta das Bruxas Deborah Harkness

Resenhas - A Descoberta das Bruxas

G 16/03/2021

A descoberta das bruxas
Escrito de forma rica e detalhada a descoberta das bruxas é o tipo de livro que te transporta diretamente pra dentro da história, quase como se você estivesse do lado da Diana enquanto tudo acontece. Sendo esse livro sobre magia, ele de fato é mágico ao conseguir fazer você não só "assistir" história, mas tambem senti-la, um feito que nem todo autor consegue atingir.

Akemi 24/08/2014

Gostaria de começar falando que já faz muito tempo que nao fico empolgada para ler um livro de forma tão rapida, como fiz com esse. O livro contem 700 páginas que D-E-V-O-R-E-I em 3 dias. A historia alem de intrigante contem varios aspectos de narrativa, que faz com que sua leitura flui de modo natural.
O livro começa contando a historia de Diana Bishop, que por motivos diversos renega sua magia e tudo associado. Sendo assim, uma estudante de faculdade, por acaso (COF,COF...) encontra um manuscrito mega misterioso com uma ultra magia, que ela simplesmente pega, folheia, e DEVOLVE para estante! Ae chega um vampiro mara, que quer o manuscrito, como tambem 968927241 de demonios, bruxas, etc. Mas focando no vampiro TdB ( Tudo de bom) que ajuda a protagonista (e se apaixona é claro) a historia começa a desenvolver com a aceitação dos poderes dela, e tudo isso sem desvendar nenhuma misterio. Foi ae que desconfiei que tinha continuação. Não tenho nada contra a continuações o problema que TODOS os livros agora sao trilogias, Setilogias, e é uma merda pq vc tem que esperar uns 3 anos pra ler a porcaria do FINAL. Mas enfim, final sem final muito interessante e SUPER recomendo esse livro. Mesemo seno trilogia...
Patricia 21/11/2014minha estante
Adorei essa resenha, fiquei com vontade de comprar. Acho que você vai gostar de Saga De Bravos que tem uma temática super parecida embora desenrole bem diferente Fiquei boba! A protagonista tem poderes e é membro de uma sociedade fundada por Merlin- A Casa de Tarô do Alquimista do Fim dos Tempos.Mas Ela renega a magia, até que é obrigada a assumi-la e numa viagem no tempo ao longo de 2000 anos, enquanto se biloca para dentro da leitura de um manuscrito medieval, ela descobre da onde vem seus poderes- de Moragan Le fay e Viviave Dell`aque .

Patricia 21/11/2014minha estante
Trailer:http://youtu.be/B2A3sMRYIwE

Van 15/12/2021

Ahhhhhhh quero gritar!
Diana Bishop rainha de tudo! Que determinarão, que instinto, que amor!

Viciada!

Duda 11/02/2021

Não esperava tanto e fui surpreendida
Sou muito fã de fantasia, se for com vampiros, lobisomens ou bruxas, melhor ainda. Uma mistura dos três é ótimo.
Não esperava grandes surpresas desse que seria mais um livro com os mesmos temas de tantos outros, mas minhas expectativas foram superadas e me visualizei correndo contra o tempo para poder obter logo todos os três livro e descobrir o que acontece.
Cada final de capítulo eu me surpreendia mais, é muito mais do que apenas uma fantasia com bruxas e vampiros, nossa, foi maravilhoso. Toda essa fantasia é abordada de uma forma adulta que deixa tudo mais real e possível!

Girlene12 25/09/2021

Um surto atrás do outro?
ESSA É A EXATA DESCRIÇÃO DESSA PERFEIÇÃO
Esse livro me deixou de todas as formas possíveis, menos entediada, não é nem um pouco parado, é cheio de momentos de tensão e também de alívios nessa tensão, momentos de reflexão e frases impactantes que te fazem parar por um momento a leitura e absorver o conteúdo.
Apesar de ser um livro grande, não é extremamente longo e no decorrer da história você não percebe o tempo passar entre uma página e outra, eu no começo da leitura citei que não tinha lido ele por não tem me chamado atenção imediatamente, mas a frase não julgue um livro pela cara nunca foi tão certeira.
Diana, suas tias, Mattew, seus amigos e filhos, até os vilões são totalmente bem construídos, e mesmo nesse primeiro livro, não deixam nada a desejar, apesar de que eu estou muito curiosa para conhecer mais da história e do passado de Mattew e os poderes de Diana.
Um livro simplesmente perfeito, e eu quero muito ter a trilogia na minha estante, mas no momento só tenho o primeiro, e vou esperar até comprar o segundo para ler fisicamente, ao invés de em pdf.
?, espero que leiam esse livro, e que se sintam tão bem quanto eu, é uma leitura extraordinária.

Fernando Lafaiete 17/02/2018

Trilogia das Almas: Por que vocês precisam (imediatamente) lê-la?
*****************************NÃO contém spoiler da trilogia******************************

No meio de tantos escritores que adoram tecer histórias que envolvem as criaturas da noite e as filhas da Lua, Deborah Harkness veio para mostrar que ela merece estar no mesmo patamar dos mestres George Martin e Anne Rice. A escritora nascida em 1965, filha de um americano e de uma britânica, é formada pela Mount Holyoke College (1986), tendo um mestrado pela Northwestern University (1990) e um Ph.D pela University of California (1994) . Ela é historiadora de Ciência e Medicina e todo esse conhecimento faz parte desta tão fabulosa trilogia.

A premiada e elogiada Trilogia das Almas se inicia com A Descoberta das Bruxas, considerado pelos leitores do Goodreads o melhor livro de estréia de 2011. Tudo se inicia quando a professora historiadora Diana Bishop resolve solicitar um manuscrito na Biblioteca de Oxford. O problema se dá quando o que lhe é entregue é um manuscrito ancestral que tudo indica ser um documento raro que conta a origem das espécies. Tal documento alquímico possui uma energia poderosa e é cobiçado por criaturas como vampiros, bruxas e demônios. Bishop é uma bruxa descendente de uma linhagem influente mas que se nega a aceitar sua origem. Entretanto, quando começa a ser perseguida pelas criaturas que tanto anseia fingir serem inexistentes, percebe que para sobreviver, precisará aprender tudo que puder sobre o manuscrito e seus poderes.

Em seu caminho surge Mathew De Clermont, um vampiro francês que fará tudo para protegê-la ao mesmo tempo que também deseja possuir o documento ancestral. Óbvio que um romance entre eles surge e ambos embarcarão em uma jornada de descobertas, aceitação e momentos recheados de emoções. Se você é o tipo de leitor que se preocupa e implica com romances, eu já os alerto, não se preocupem. As refências à série Crepúsculo, Harry Potter e Outlander, não passam disso... Referências!

Durante a leitura do primeiro livro, me incomodei com a lentidão do desenvolvimento da trama e com a falta de ação. Confesso que A Descoberta das Bruxas é um livro na minha humilde opinião complicado, por ter momentos bem cansativos e descritivos. Além de oscilar com situações juvenis e uma protagonista fraca, teimosa e frágil. Esse problema permanece nos demais livros? - Não. A trilogia (futuramente série) só melhora a cada livro. No segundo volume intitulado de A Sombra da Noite, nos deparamos com protagonistas mais maduros e uma trama onde o pilar central é uma viagem no tempo. Isso mesmo que vocês acabaram de ler... uma história fantástica que sai do século XXI e vai para o século XVI.

É difícil não ficar deslumbrado com toda a história e toda vez que uma figura histórica surge como personagem no meio da narrativa inteligente de Harkness. Em alguns (vários) momentos, precisei parar a leitura para consultar quem havia sido determinada pessoa no século em que a narrativa é desenvolvida. O segundo livro é espetacular em todos os sentidos. Uma narrativa rica e poderosa que é reforçada em cada parágrafo.

Uma história lenta, sem ação, focada quase inteiramente no desenvolvimento dos personagens, na relação entre eles e no psicológico que os permeia. Apesar de ser uma fantasia onde tudo e nada acontece ao mesmo tempo, e apesar de ser uma trilogia carregada de cenas arrastadas, é incrível e vocês precisam lê-la.

Terminei a leitura do terceiro livro (O Livro da Vida) impressionado, emocionado e feliz comigo mesmo de não ter desistido da trilogia após a minha experiência morna com o primogênito deste universo. A autora amarra todas as pontas e tudo é explicado excepcionalmente. Como não amar uma história adulta focada em biologia, história e com elementos mágicos?

Os personagens são cativantes, poderosos e com desenvolvimentos invejáveis. Amei todos eles... dos mocinhos aos vilões. Lembrarei eternamente de Mathew, Diana, Sarah, Ysabeau, Philippe, Gallowglass, Jack, Benjamin e todos os demais que apareceram e alegram minhas tardes e madrugadas. O Livro da Vida é um desfecho digno, satisfatório e memorável. De fato é uma obra que mereceu ser considerada o melhor livro de fantasia de 2014 (mais uma vez pelos leitores do Goodreads).

Além dos prêmios que citei, a trilogia é vencedora de nada mais que 14 prêmios literários. Preciso repetir se é merecedora e boa o bastante para tanto? Acho que não né?!

Se vocês ainda não entenderam porque precisam dar uma chance para Deborah Harkness e seu universo... irei ser mais claro. Se você gosta de boas histórias, precisa ler esta. Se você gosta de bons personagens, precisa ler esta. Se você gosta de fantasia, precisa ler esta. Se você gosta de personagens femininas fortes, precisa ler esta trilogia. Se você gosta de histórias focadas em relações familiares, precisa ler esta. Se gosta de bons personagens masculinos, precisa ler esta. Se é apaixonado por boa literatura, precisa ler esta. Independente do que gosta, precisa ler A trilogia das Almas. Amei tanto que já estou com vontade de reler!!
Joelma 17/02/2018minha estante
Eu já estava interessada nessa trilogia. Depois de ler sua resenha, fiquei mais interessada ainda!

Fernando Lafaiete 17/02/2018minha estante
Fico feliz em saber Joelma. Espero que ame a trilogia toda. :)

c a r o l 07/04/2018minha estante
Mesmo com sua resenha ainda estou com um pé atrás com ele. O romance é algo que se torna a coisa central do livro? Enfim, o livro ta por 5 reais na submarino e to nessa dúvida cruel!

Fernando Lafaiete 07/04/2018minha estante
R$ 5,00 reais??? Compre sim Caroline. O primeiro tem problemas, mas o desenvolvimento da série é incrível. O romance é o foco do primeiro volume, mas não é um romance ruim ao longo da série, é uma série bem inteligente. Eu quase desisti de terrminar de lê-la por causa do livro 1, mas graças a Deus eu persisti. :)

c a r o l 08/04/2018minha estante
Ta bom Fernando. Se até segunda ainda estiver esse preço eu dou uma chance sim.

Amycolaco 08/10/2022minha estante
Estava eu em grupos no Telegram procurando minha próxima leitura, tropecei nesse e decidi vir aqui ver se tinha alguma resenha. Tinha, do Fernando que eu sigo a anos e super confio nas avaliações, é isso, agora vou ler.

Bruna.Silva 08/02/2021

Uma versão de crepúsculos mais adulta e atual. A autora trata vampiros, bruxas e demônios de uma forma nova. A personagem principal é uma mulher forte, inteligente e segura de si (thank you god). A trama tem muitas reviravoltas e a série não é uma das piores adoções de livro, talvez a autora devesse ter explorado mais nucleos assim como a série.

Cássia 03/11/2021

Tenho sentimentos conflitantes...
Eu achei um romance bem água com açúcar, bem estilo a que adolescentes costumam gostar. Achei fraco e decepcionante. A princípio achei a Diana fantástica, mulher independente e inteligente, que se vira só, um pouco insegura e com alguns problemas e traumas de família (mas que não os têm, nos dias de hj, não é mesmo?). Adorei. Então, como algumas amigas minhas, conhece um boy maravilhoso que não é tão maravilhoso assim, que é conservador, agressivo e manipulador , tem seu brilho ofuscado por ele, mas aceita tudo por amor. Acha que pode muda-lo e depois aceita que ele é assim, esse é o jeito dele, ama ele assim. Meu deus...

Mas tem pontos positivos, que fizeram eu não abandonar a leitura:
1. Sobre o que é aquele maldito manuscrito (estou pensando até em ler o segundo livro só por causa disso);
2. A tensão sexual entre eles, a noite, sem consumar o ato, mto sensual, gostei.

Bem, gosto da descrição do vampirão que atualmente vive em meus sonhos (descobri que tem série, vi um capítulo mas aquele ator não capturou todo o charme que devia ter o personagem) e, claramente, Diana precisa de terapia.

Gabi 01/03/2021

Há bruxas, vampiros e demônios entre nós!
A história e o enredo do livro são incríveis, no entanto achei a escrita um pouco maçante, com muitos detalhes desnecessários e que, se não colocados, poderiam encurtar o livro sem prejudicar o desenvolvimento da história. Tirando isso, achei muito bom por trazer outra perspectiva sobre bruxas, vampiros e demônios, e pretendo ler a continuação.

erykasb 14/11/2018

Veja a série, não leia o livro
Eu tinha assistido a série e me apaixonei pela mitologia e história, decidi então dar uma chance ao livro, que já havia visto há alguns anos. Pior decisão que tomei.
O mais decepcionante é que o livro começa promissor, mas desanda pra um lado que lembra MUITO Crepúsculo. Desde o romance abusivo mascarado como "natureza vampírica", até a história chata em que nada acontece na maior parte do tempo.
Algo que teria melhorado imensamente seria alguém pra editar esse livro, o que parece que não houve. Páginas e mais páginas dedicadas a contar sobre o chá que Diana está tomando, a história de algum livro que ninguém liga e não faz a menor diferença, os diálogos chatos e sem serviço nenhum entre os personagens principais. E não vou nem falar da ridícula cena de yoga nos primeiros capítulos.
Muitas outras coisas me desagradaram, principalmente em questão à Diana, mas vamos seguir para o que há de bom. A mitologia da série me parece bastante rica. Não há nada de exatamente novo, ainda mais se você está acostumado a ler esse gênero, mas a diversidade dos seres e mitologia presentes são um ponto bom para fãs de fantasia. A casa mágica com vida própria também foi uma grata surpresa, aliás, a melhor coisa do livro, em minha opinião.
Quanto ao título desse texto, a série me pareceu melhorar muito os aspectos ruins do livro. Limitar os causos do passado do Matthew a apenas algumas frases, e eliminar a parte de "comportamento de matilha" dele, além de outras coisas. Aliás, o Matthew da série é quase outro personagem. Impressionante como conseguiram melhorar a personalidade.
Bom, agora irei reassistir a primeira temporada da série para ver se continuo apaixonada, ou se o livro destruiu qualquer sentimento bom que eu tinha com essa história.

Dea 24/11/2018

Surpreendeu, mas tem que ter persistência.
Comecei a ler pela indicação de uma amiga, que ama a série. O começo? Lento... descritivo... são personagens que tendem a crescer, por isso muitas vezes me irritei com a imaturidade da Diana e a mania de esconder segredos de Matthew.

Mas eis que em 60% do livro, a trama encorpa. A imaturidade infantil, de uma personagem adulta, dá lugar a uma mulher que começa a se aceitar, os segredos são aos poucos abertos e as intrigas se desenham, a ponto de não ter conseguido parar de ler até o final.

A morosidade do começo é necessária, pois todos os personagens serão envolvidos de alguma forma até o final desse ou do próximo livro, acho. E deve-se levar em consideração o tempo de vida desse vampiro com suas características inerentes à espécie.

Entendi, lendo esse volume, o porquê da série televisiva estar fazendo um grande sucesso. Livros assim, rico em detalhes, são ótimos para adaptações nas telas de TV.

Sim, sou daquelas que primeiro leio o livro, depois vejo a série (ainda não a vi). Muitos traumas nesse quesito, risos. Percy Jackson que o diga, :p

Enfim, amei o livro (pelo menos o terço final dele) e já vou com grandes expectativas para o próximo.
Aline 29/11/2018minha estante
Faço minhas as suas palavras. É bem isso mesmo.

Juh 21/12/2018minha estante
Assisti a série primeiro e estou no começo desse livro, mas pelo o que li até agora, a série mudou muita coisa!

Dea 22/12/2018minha estante
Juh, não assisti a série, mas sempre uma adaptação para as telas, se perde muito do livro. Em shedowhunters foi assim. Deus me livre daquela série e o filme não emplacou. Tem que ser muito bom pra fazer uma adaptação digna dos livros. Nesse primeiro, foi como falei, começa devagar, mas depois entra num ritmo que não consegui parar até o último.

Juh 24/12/2018minha estante
Dea, não consegui assistir Shadowhunters!
Estou em 40% do livro e realmente é muito devagar por ser muito descritivo.
Estou curiosa para saber como a segunda temporada da série será, achei que os fatos foram muito acelerados e poderiam ter explorado melhor o livro.

Dea 24/12/2018minha estante
Juh, aguarde 60% do livro. Acelera. Tudo que está sendo descrito tem seu porque depois. Aí vc não para de ler. Os outros dois não são devagar em absoluto. Depois me conta

Juh 30/12/2018minha estante
Dea terminei de ler, estou super curiosa para ler os próximos, gostei bastante do livro!
Assiste a série e me conta o que achou.

Dea 31/12/2018minha estante
Juh, que delícia! Os próximos são melhores, :D. Onde encontro a série?

Juh 31/12/2018minha estante
Assisti por um app no celular mesmo, se chama VSeries. Tem a primeira temporada completa

Dea 01/01/2019minha estante
Juh, obrigada. Vou procurar

Grazi 13/01/2019

A descoberta das bruxas
A historia chama atenção, mas varias coisas que me incomodaram muito.
Primeiro, a bruxa mega poderosa depender do vampiro para tudo. Segundo, muito enrolado, quando a historia ganha rumo o livro acaba.
Nao precisava mais de 600 paginas para enrolar tanto....

Cabral 31/12/2020

A Descoberta das Bruxas não é perfeito, mas ainda assim foi uma leitura incrível. É meio como se fosse Crepúsculo e Diários do Vampiro para adultos, onde a autora constrói um romance proibido sensual e instigante. Como pontos negativos, a leitura é longa e me decepcionei com a submissão da protagonista e algumas atitudes dela que ela faz por amor. Contudo, A Descoberta das Bruxas é uma excelente mistura de romance, ação e suspense. A autora criou um mundo fantástico de criaturas mágicas e nos envolve do início ao fim com uma trama de amor proibido e um manuscrito mágico desaparecido. O livro termina no mesmo ponto que a primeira temporada da série, deixando o leitor sem ar e louco pela continuação. Mal posso esperar para pegar o próximo volume da trilogia!

Dk 26/05/2020

Em determinado momento a leitura ficou cansativa e um tanto quanto repetitiva. Chegou ao ponto em que não sei se devo continuar a saga, não consegui me interessar pelo principal conflito. Às vezes se assemelha a um Crepúsculo com o adicional de bruxos e demônios. A autora escreve bem, dá diversos detalhes históricos, imagino que devido a sua formação acadêmica, porém o romance principal que é um tanto enfadonho. Esse não é um livro para quem gosta de slow burn.

Natili 31/05/2020

Aventura cheia de detalhes!
Quando decidi comprar este livro não sabia que era uma trilogia e confesso que demorei pra ler. Fui surpreendida porque a história foge do clichê vampiros e se torna muito envolvente pela quantidade de detalhes históricos e científicos que são apresentados no decorrer da narrativa, e foi uma das coisas que mais adorei no livro. A leitura se torna um pouco cansativa no meio mas não desista, muita coisa acontece até o final!! Ansiosa para ler a continuação da história de Diana e Matthew!!!!