A Princesinha

A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

Katie 01/06/2021

Uma bela história que nos mostra que mesmo nas adversidades podemos imaginar uma vida melhor e sermos gentis e caridosos. Gostei muito do livro e especialmente da Sara, que realmente foi uma princesinha em todas situações.

Jaqueline 29/05/2021

Ah, que protagonista cativante
A obra é tida como literatura infantil, mas eu me atrevo a dizer que todos, em qualquer idade, devem lê-la!!
Sara é uma menina extremamente doce, fascinada pela leitura e pelo aprendizado, com uma imaginação super bem desenvolvida e um senso de humanidade maior ainda
Todas essas qualidades ajudaram nossa pequena protagonista a passar por muitos desafios , sem perder a beleza de ser quem ela é.
Um clássico favoritado! Um livro que pretendo reler com meus filhos!!!

Ramos 30/04/2021

Uma menina que tinha tudo, e de repente não tem mais nada...mas é justamente nesse momento que descobre que as coisas que aprendeu não podem ser roubadas de si, seus sonhos, imaginação, aprendizados ajudam ela a superar as desavenças. Com amor, carinho, esperança, amizade ela vai encarando o dia a dia... Um livro maravilhoso que todos deveriam ler ??

adoraveleitora 25/12/2022

A princesinha
Que livro lindo e emocionante! Conhecer a história de Sara foi muito legal, e ela acabou se tornando uma das minhas protagonistas favoritas; adoro a forma que a autora escreve personagens crianças tão únicas ( em o Jardim Secreto os personagens são incríveis também)? Super indico para quem está em dúvida sobre ler ou não, você pode se surpreender com tal estória simples e cheia de magia.

Liiis 14/08/2021

Sara
Enfim eu e meu amor, por esse modelo de personagens, meninas de 5 a 11 anos, órfãs que sempre exergam a vida por outros olhos e chegam pra mudar a vida das pessoas ao seu redor... E nos fazem tirar lições pro nosso dia a dia

Sol 31/12/2020

Um livro fofinho, com as reviravoltas previsíveis, mas, talvez por ter sido base de inspiração para outras obras.

Greyce 04/07/2022

Livro X Filme
Eu diria que a história do livro é 50% diferente do filme, sendo o livro mais real, e com as características da época como preconceito, tirando essas partes, a história de Sara é muito bonita e inspiradora. Já o filme transforma a história em algo mais mágico, mantendo a base de Sara igual. Eu gostei das duas versões, mas confesso que uma terceira versão mais real é sem preconceitos seria ideal na minha opinião e adoraria assistir a essa história que é uma das minhas favoritas!

__lola__ 02/11/2021

Esse livro infantil é um daqueles que também devem ser lidos na vida adulta...
Sara é uma menina adorável que cresceu na Índia com seu pai, mas vai para um internato na Inglaterra para ter uma educação mais adequada.
Na escola é tratada como uma princesa por vim de uma família com dinheiro, mas nem por isso é esnobe; muito pelo contrário é sempre muito educada, carinhosa e bondosa.
Além de ter uma imaginação que alegra a vida de suas colegas de internato.
Toda a sua vida muda quando seu pai morre e a princesa passa a ser a empregada
maltratada por professoras e colegas, mas Sara não se deixa desanimar provando
que tem o coração de uma verdadeira princesa.
Nas piores situações ela não se deixa cair na escuridão.
Esse livro infantil é um daqueles que também devem ser lidos na vida adulta, pois suas lições muitos ainda não aprenderam...
Uma história lindamente escrita, que deixa o coração bem quentinho...

Adriana 04/08/2020

A história é linda, super emocionante. Sara é uma criança apaixonante, imaginação fértil para o "faz de conta", tratada como uma princesa, muito inteligente. É um livro pequeno, narrado pela sua protagonista, que seu pai a leva para Inglaterra a fim de estudar em uma escola para menina, enquanto ele, por ser oficial, retornaria a Índia para conflitos da guerra. Porém, meses depois Sara descobre que seu pai faleceu e não herdou nada para ter seu gasto pago a escola. Então, a chefe da escola deixa-a ficar desde que trabalhasse e não mais teria a vida que tinha antes. Enfim, o livro tem poucas páginas, mas que traz muito aprendizados e, acima de tudo, a se colocar no lugar do outro. Tem uma parte no livro que é bem claro sobre a arte de empatia, que é quando Sara após ser reencontrada pela família do amigo do seu pai e sabe da sua herança fala a ele que quer ajudar as crianças que vivem em situação de rua, pois sabe o que é ter fome, e é muito difícil quando nem sequer consegue fazer de conta que tem a barriga cheia.

Cecii.Dori 22/04/2023

Uma história bonita
O que mais gosto na história é o comportamento de Sara. Mesmo em seus piores momentos, ela nunca perde os bons modos. Mesmo sendo educada ela é sincera e firme. Mesmo tendo tudo e não tendo nada ela nunca é avarenta. É considerado um livro infantil, mas muitos poderiam aprender com Sara. Gosto também do tema de imaginação e como é a arma mais poderosa de Sara, pois desde o começo até o final, com o passar dos anos, é algo que nunca mudou nela e suas dificuldades só deixaram ela mais imaginativa e criativa.

Lucas 24/04/2022

Muito lindo!
Esse é um livro que traz toda a magia da infância, uma história bonita sobre tratar os outros com respeito, indepedente de classe social, sobre otimismo e generosidade. Sara Crewe é, claramente, uma espécie de representação da bondade e pureza infantis (assim como Alice, por exemplo), essas duas, por sinal, tem em comum uma imaginação muito fertil e são ambas muito educadas.

A vilã dessa história, srt. Minchin, é maravilhosa no sentido de mostrar como pessoas egoistas e interesseiras tentam enganar até a si mesmas mostrando que são bondosas e generosas. Uma mulher hipocrita que não mostra um pingo de compaixão com uma orfã e só tenta tirar proveito dela.

Entretanto, apesar das 5 estrelas, aqui vão algumas criticas ao livro. Em primeiro lugar existe um claro preconceito por parte da autora em relação a pessoas gorgas (gordofobia), isso está claro para quem lé, pois uma personagem gorda é mostrada como burra e a própria protagonista, logo quando a vê pela primeira vez, já a caracteriza lhe descrever como de pouca inteligência sem nem sequer conversar com ela, como se só sua aparência já denotasse isso. Para quem leu a noveleta que deu origam a obra, vai ver esse preconceito mostrado de forma ainda mais forte.

Outro ponto que me incomodou é a maturidade emocional de Sara. Não é apenas otimismo, ela tem uma maturidade (mesmo que sem perder o jeito inocente) para lidar com as situações que lhe acontecem que é impossivel acreditar. Ela lida com muitas situações horriveis sem perder a educação ou sequer chorar, coisa que nem um adulto daria. Apesar do meu incomodo em relação a isso, depois de um tempo de leitura aceitei essa caracteristica da personagem, mergulhando em sua personalidade angelical. Assim, consegui deixar de me incomodar e curti a leitura.

É um livro muito bonito, para todas as idades, mas aconselho a dar para as crianças lerem, eu adoraria ter lido esse livro quando criança!

site: https://www.amazon.com.br/Lucas-Vitoriano/e/B09S5LVD8F/ref=dp_byline_cont_pop_ebooks_1

Nayara 02/12/2021

A princesinha
Já conhecia a história por cima, pois a sua adaptação era um clássico da sessão da tarde da Globo. É encantador o mundo que Sara cria para si, mas se fosse escolher entre livro e filme, desta vez ficaria com o filme, pois acredito que ele completa a ambientação que o livro proporciona.

Mariii 26/07/2020

Um livro lindo
Recomendo muito, é um livro curto mas que trás muitos aprendizados e acima de tudo a colocar se no lugar do outro, porque se fosse com a gente nós gostaríamos q alguém nos ajudasse. Vindo de uma garotinha tão pequena mas com uma mente sem igual e um coração gigantesco.

Helô 17/07/2023

A magia é real
Sim a magia é real, a magia de um coração puro e uma mente criativa. Sara se torna órfã ao longo do livro, o que o torna muito mais doloroso. Pela sinopse parece que ela já começa órfã... Apesar das adversidades e sofrimentos, ela não perde seu encanto sobre o mundo ou as pessoas. Ela é uma verdadeira princesinha. Mesmo passando até fome, nunca perdeu sua verdadeira essência de pureza. Até mesmo ajuda pessoas, mesmo não tendo mais nenhum dinheiro. É um romance avalassador, muito bem estruturado. E ressalto novamente, romance é uma das escolas das artes, é uma escrita, não um casal apaixonado.

Claudia K 02/04/2021

Para aquecer o coração
Este é o primeiro livro da Frances Burnett que eu leio. Escolhi ele buscando por uma história leve, para aquecer o coração nesse momento difícil que temos vivido.
Foi realmente uma boa escolha! A pequena Sara conseguiu me transportar para as suas imaginações, me fez ver o mundo como ela via, com toda a sua criatividade, delicadeza e bondade.
Como já li em outras resenhas, este livro foi escrito faz muito tempo mas ainda se encaixa perfeitamente na nossa realidade.

No fim das contas, a nobreza está muito mais nos atos do que nas posses de alguém...