A Princesinha

A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

Ester 25/08/2020

A princesinha - da infância para vida
Não sei nem como vou começar a falar de A Princesinha. Esse livro, que faz parte da minha história literária, e que finalmente tenho uma edição para chamar de minha.

🔹Todos os livros da série "O diário da princesa" da Meg Cabot trazem uma frase dessa história em suas aberturas.

A princesinha é um dos livros mais marcantes da minha infância, eu nunca o tinha lido por completo, mas sempre que estava disponível na biblioteca da escola eu o levava para casa.

Sara, a personagem principal me inspirou desde meus sete anos e estimulou minha imaginação de tal forma que assim como ela, as vezes não sabia diferenciar o mundo real do imaginário.

💭"Ela gostava de livros mais do que qualquer outra coisa..."
Essa é uma das frases que melhor me descreve!

Além do amor pelos livros, o orgulho sem prepotência, a imaginação e educação de Sara Crewe me fazem querer ser uma princesinha, mesmo como ela, em trapos e farrapos.

💭"É um triunfo bem maior ser uma princesa o tempo todo, quando ninguém sabe disso"

Se você tiver oportunidade, leia esse livro! Te desejo o mesmo quentinho no coração que tenho e tive com essa leitura.

site: https://www.instagram.com/p/CCeQz_vDHRB/

Dani.Odete 03/06/2023

Coração quentinho!
Que história simples e linda,aquece o coração!!!Se o mundo fosse tão justo assim...que bom seria.Uma menina que perde tudo,menos a capacidade de se colocar no lugar do outro e mesmo com nada,oferece o que tem a quem precisa.

May | @vidadaleitora 10/05/2023

Olá, queridos leitores! Aqui é a May, e se você precisava de um clássico pra aquecer o coração, então sugiro A princesinha. Já citei livro da autora aqui na página, no post de O jardim secreto.

Me parece que a autora adora escrever livros bonitinhos, com tema moral envolvendo crianças acima da média (pois falam e agem como adultos). Também notei que faz parte estrutural dos livros da Frances ser um pouco prolixa às vezes. Mas resista, e valerá a pena!

Aqui temos mais uma protagonista indiana que fica orfã e imigra pra um país culturalmente distinto da sua terra natal. Vamos acompanhar como Sara se desenvolve longe de quem mais ama, como lidará com todas as controvérsias da vida e da pobreza, mas sempre mantendo a nobreza de alguém que age como da realeza. Vários momentos achei a Sara mais adulta e madura do que eu, por menos eu já teria partido pra agressão (brincadeira; ou não). Um livro que relata o que já sabemos: colhemos o que plantamos, independente da idade. Me contem o que acharam por aqui após a leitura!

Caroline1058 25/03/2022

Leitura aprazível e tranquila
É uma leitura leve, a personagem principal passa pelas suas dificuldades com muita classe, o que diminui a possível ansiedade do leitor pela situação em que ela se encontra. É tudo muito bem descrito, os desenhos que aparecem em cada capítulo são lindos e delicados, e no geral foi uma leitura muito gostosa e rápida.

Greice21 28/11/2022

Uma princesinha
A pequena menina Sara, é informada por seu querido pai , Capitão Crewe, de uma viajem a negócios. Para tanto, na ausência do amoroso pai, Sara ficará aos cuidados das Sras. Minchin e Amélia, em um internato para meninas. Recebida com pompa, Sara é elevada a elogios e destaque frente as para meninas, e se torna um troféu para as anfitriãs.
No entanto um golpe do destino muda o rumo da história de Sara, quando a notícia da morte do pai, é anunciada, juntamente com o fato de que agora Sara, se tornará órfã e pobre.
Num misto de avareza e cobiça, em contraste com laços de amizade, compaixão, amor e ética, Sara nos envolve do começo ao fim, mostrando que apesar dos infortúnios a qual foi exposta, ela sempre foi uma princesinha.

Ingridy Rayane 07/02/2010

A Princesinha
Este é um livro sem igual.
Há muito tempo eu não lia algo assim, tão simples e profundo.
A história de Sara é um misto de deliciosa fantasia e dura realidade.
Recomendado para todas as idades.

Gisela.Lobo 31/05/2021

Bem Diferente do Filme
A Princesinha fez parte da minha infancia e de muita gente também pois é um filme bem conhecido no nosso país!
O que eu não esperava é que o livro é bem diferente do filme; a aparência da personagem principal, a história do pai de Sara, a morte do mesmo.
O livro é lindo, mais ainda prefiro o final do cinema meu coração é muito esperançoso...

Andrielle Gomes 18/02/2022

Sara é exemplo de resiliência em meio as adversidades. Ela nos mostra que não podemos controlar tudo que nos acontece, mas podemos decidir como reagir a respeito. Com ajuda da imaginação, ela enfrenta fome, frio e maus tratos, mostrando que a maior riqueza está no coração e não nos bens materiais.

Era um filme queridinho da sessão da tarde junto com Matilda, mas nunca tinha lido o livro e me apaixonei ainda mais!! Leitura necessária para todas as idades!

Aline 05/07/2020

Quentinho no coração
Que leitura mais prazerosa! Todos deveria ler e se encantar com essa linda história da Sara Crewe!Apaixonada por essa leitura

Geovanna.Cookie 06/10/2022

A Princesinha e...Becky??
O que me motivou a participar da campanha do Catarse da Wish de A Princesinha foi o meu amor por O Jardim Secreto. Sabe aquele livro que não acontece nada mas te deixa de coração quentinho? É O Jardim Secreto.
A Princesinha segue um caminho parecido porém com uma protagonista "ideal" (Sempre se esforçando pra ser boa, diferente das outras e etc) e mais sofredora. E é sobre esse sofrimento que eu quero falar.
Eu ENTENDO que em livros clássicos temos que manter uma leitura crítica para nos atentarmos a costume da época que hoje sabemos ser inconcebíveis, tipo racismo, gordofobia e etc. Até ai nenhuma novidade, admito que já passei muito pano pra várias obras, mas teve uma coisa que foi muito difícil de engolir nesse livro, que a forma que Becky foi tratada.
A própria Sara admite que Becky sofre muito mais que ela, porém o livro põe o sofrimento da Sara como mais trágico porque ela "não deveria estar ali" ou não era uma serva.
SPOILER *de uns 200 anos de idade, mas ainda assim* SPOILER

Quando o vizinho decide que as condições do quarto de Sara são desumanas e reforma o recinto, ele IGNORA que a Becky ta ali do outro lado da parede e em PIORES CONDIÇÕES. Quando Sara divide os cobertores com Becky o livro simplesmente da a entender que é mais que o suficiente, que ela nunca teve nada melhor na vida como se ela não MERECESSE MAIS.

Enfim, a edição é linda, mas não sei se leio outras obras da autora depois dessa.

lari Fertonani 31/12/2021

Muito Bom!
Esse livro é incrível, leitura um pouco complicada, mas muito descritiva, muito farta de palavras. Ensina muitas coisas, como, mesmo em situações difíceis, temos sempre que dar o nosso melhor. É um livro muito fofo, amo muito!

Renata FSM 03/03/2022

Amei!!!
Não é atoa que este livro é um clássico, quantas lições, que livro triste, mas ao mesmo tempo nos dar um sentimento de esperança e coração quentinho. Simplesmente amei!
Carolina2031 03/03/2022minha estante
Nossa, esse era meu filme preferido quando criança e nem sabia que tinha um livro. Crl kkk vou atrás de ler, pq eu não consigo achar o filme pra assistir :/

Renata FSM 03/03/2022minha estante
Nunca vi o filme, mas o livro é perfeito. Se era teu filme preferido, acho que você vai amaaaar o livro! :)

Estante_encantadajv 09/03/2022

Maravilhoso
Esse livro é simplesmente encantador, A lição que aprendemos neste livro é amar o próximo, colocando-se no lugar do outro, sem pedir nada em troca, que na hora da raiva é melhor ficar calado do que explodir e dizer o que não deve, na hora da raiva, muitas vezes acabamos dizendo coisas que não deveriam ser ditas, e aí depois resta apenas o arrependimento.  Recomendo po livro a todos de todas as idades, livro lindo.

Nick ou NK 08/07/2022

Livro: A Princesinha, de Frances Hodgson Burnett
"- É verdade, tudo verdade!(...) A Mágica veio e fez tudo, Becky, enquanto estávamos dormindo. A Mágica nunca deixa o pior acontecer... Nunca!"
O livro conta sobre uma menina chamada Sara Crewe, rica e de boa família. Tratada bem, quando tem dinheiro, mas após a tragédia que acontece, é tratada com desprezo pela dona do seminário onde irá passar um bom, bom tempo. Sua garra e inteligência incomum, vai fazer com que ela vença os obstáculos e a vida começa a ficar mais gentil com ela, aos poucos.
Um livro que inspira você! Há momentos bons e momentos ruins na vida, e nem sempre sabemos lidar bem com eles, mas Sara Crewe de fato sabe. Tão nova, mas tão batalhadora. Tão doce e gentil, sonhadora e com a imaginação deveras muito fértil. Nem todos gostam dela e alguns a invejam por saber lidar bem com as situações que lhe são propostas. Ela é destemida e sabe que a vida não é fácil. Na nossa imaginação, tudo pode acontecer!
Jenifer36 08/07/2022minha estante
Esse livro é incrível!!!

Jenifer36 08/07/2022minha estante
Parabéns pela resenha,NK!?

Beck_Star 08/07/2022minha estante
Sua resenha é encantadora NK

Amanda 21/06/2020

Genuíno !!
Primeiro livro infanto juvenil e eu não poderia ter escolhido outro livro pra me apaixonar pelo gênero. A leitura é gostosa de se ler e deixa um quentinho tão grande no coração,é contada com uma emoção que facilmente de faz chorar diante das dificuldades que a nossa menininha passa após a morte de seu papá. Um livro tão sereno e tão apaixonante em todos os aspectos, a perseverança, a simplicidade e a sutileza da protagonista em manter suas boas maneiras e sempre acreditar que nos piores dias poderia tirar algo belo são as coisas que mais emocionam o leito. Um livro que com certeza vira favorito da vida de qualquer leitor.