Star Wars: Herdeiro do Império

Star Wars: Herdeiro do Império Timothy Zahn

Resenhas - Herdeiros do Império

Deivid 02/08/2017

Livro 1: Herdeiro do Império
Rapaz, traduz todo sentimento esperado pelo fã.
Um verdadeiro filme em páginas, as mesmas sensações e emoções vividas de novo e de novo.

Wes Janson 02/04/2017

Excepcional!!!
Esse é o primeiro livro da já clássica Trilogia Thrawn, que até a Disney comprar a Lucasfilm era considerada a verdadeira sequência de Star Wars após " O Retorno de Jedi". Timothy Zahn se coloca como realmente um fã com muito talento, pois capta todo o universo de Star Wars de maneira perfeita. Nos sentimos vendo um filme ao ler as páginas do livro. Todos os personagens clássicos estão lá, lembrando fatos ocorridos nos filmes, isso torna tudo muito familiar e próximo.
Apesar de ser um fã das antigas de SW, só agora resolvi ler esse excepcional livro, já ansioso para ler os outros..
Literatura de qualidade e para os fãs de SW, esencial, mesmo após ter virado "Legends"!!

Kadu 07/03/2017

Excelente
Este foi o primeiro livro que li de Star Wars. É a estória me surpreendeu por ser realmente muito boa. A trama vai direto ao ponto sem enrolação e cheia de ação.

Gabriel 01/02/2017

RESENHA: Star Wars: O Herdeiro do Império
Essa resenha não tem spoilers grandes e é feita inteiramente da perspectiva de alguém que nunca leu nenhum livro de ficção científica antes.

Sendo Star Wars, de longe, a maior série de ópera espacial e ficção científica do mundo, Timothy Zahn se encarregou de nos contar a história (agora não-canônica, como confirma sua bandeira LEGENDS na capa) do que acontece logo depois do terceiro filme; Star Wars Episódio VI – O Retorno de Jedi. Este livro é o primeiro da trilogia Thrawn, que é considerada uma das mais famosas e consagradas série de livros da franquia. O que faz o fato de não ser mais canônica ainda mais triste.

Logo no começo somos apresentados ao mais impactante personagem do livro, almirante Thrawn, que é também o principal vilão do livro. Seu objetivo é restaurar o poder do Império sobre seu comando, e obviamente, destruir a Nova República. O livro nos apresenta também todos os heróis da franquia que são conhecidos por outras mídias; Luke, Leia, Han, Lando e outros estão presentes e tem papéis importantes no desenvolver da história, que é contada apresentando perspectivas do ponto de vista dessas personagens.

Como alguém que está acostumado com escritas descritivas em livros maiores, a escrita de Timothy Zahn me parece é razoavelmente simples e descomplicada. Tendo em mente que já temos toda o universo visualmente representado nos filmes, a descrição de objetos fictícios se torna desnecessária, apesar de pessoalmente preferir que haja bastante descrição na escrita, pois isso ajuda a imaginação a nos colocar no mundo. A não ser que você não tenha visto os filmes antes de ler isso (coisa que eu não recomendo fazer), discricionalidade não vai ser um problema, por quase toda a leitura.

Meu principal problema com o livro é que o ponto de vista de algumas personagens é muito melhor e mais bem narrado do que outros. As diferenças não são gritantes, mas elas tiram um pouco o interesse em certos personagens, até perto dos capítulos finais do livro.

Finalmente, essa é uma decente continuação para os filmes da antiga trilogia, apesar do meu interesse por Star Wars ser menor do que provavelmente deveria ser. O que dificulta em dizer se vou ler o próximo livro da trilogia é saber que estou lendo algo que não é canônico para o universo Star Wars. E que eventualmente, apesar do sucesso da trilogia, será esquecida como algo de muito tempo atrás, em uma galáxia distante….

Léo 01/01/2017

Star Wars em livro
A trilogia Thrawn foi, para mim, o mergulho inicial no Universo Expandido de Star Wars. Embora carregue o selo Legends, continua sendo uma leitura obrigatória a todos aqueles que gostam de saga.

Não faz muito tempo que adentrei, de fato, ao universo Star Wars. Mesmo sempre tendo gostado, meu amor apenas aflorou após acompanhar Clone Wars, e logo me vi obrigado a conhecer mais do universo, inclusive o agora descartado Universo Expandido. Claro, decidi começar pela egoliadíssima trilogia Thrawn.

Herdeiro do Império é um livro incrível e que realmente merece o título que carrega: é uma obra de Star Wars.

A maneira como o autor consegue recriar o universo que nos foi apresentado no cinema e retratar os personagens tão queridos e seus relacionamentos beira à perfeição. Aquele é Luke, aquela é Leia, e Han, e Chewie, e os droides. Esse é, sem qualquer dúvida, o destaque do livro. Tudo soa como Star Wars, desde a ambientação até às tramas políticas, e bem como já vi diversos comentários, poderia muito bem ser um filme da saga.

Quanto aos novos personagens, são adições muito bem vindas e (quase todas) interessantes, sendo os destaques, claro, Pellaeon, Karrde, Mara Jade e aquele que carrega em suas costas o nome da trilogia, Thrawn, o grão-almirante remanescente e atual líder do Império. Um vilão que a cada nova página impressiona com suas estratégias brilhantes e que sempre causa tensão ao leitor, sendo deveras carismático, ainda que ameaçador. E um vilão digno de suceder o grande Lorde Darth Vader, especialmente quando vemos o contraste entre ambos.

Minha única crítica fica por conta das descrições das batalhas espaciais e dos mecanismos das naves, que, por vezes, podem ser difíceis de entender e acompanhar. Outras cenas, também, compartilham o problema da falta de descrição mais precisa, sendo complicado criar uma imagem mental do que realmente está acontecendo. E isso se espalha pela trilogia inteira; talvez seja marca do autor, mas não é nada que acabe atrapalhando a leitura. É só difícil conceber certos movimentos, ou locais. Outra questão fica quanto à passagem de tempo que é bastante discreta na maioria das vezes, o que acaba dando a impressão de que o tempo sequer passou. Novamente, nada de tão grave assim.

Em suma, um ótimo livro e um ótimo início de trilogia, aguçando ao máximo a curiosidade pelos próximos volume. E, também, um divisor de águas e incrível introdução ao Universo Expandido.

Vitor Dilly 16/11/2016

Lendário
Primeiro volume da saga do grão-almirante Thrawn, no comando do Império pós-guerra.
Embora seja agora considerada uma obra não-canônica, apenas uma lenda do universo de Star Wars, aconselho muito a leitura e, se possível, antes de tudo, uma olhada nos filmes clássicos da série, IV, V e VI, já que neste livro personagens conhecidos dão as caras, como Ackbar, Wedge Antilles e Lando... Ah sim, é claro, também Leia, Luke, Solo, Chewie e os droides. Fique também de olho nos novos personagens, entre ele a Mara e o próprio Thrawn... Ponto alto, pra mim: o planeta wookie Kashyyyk.
Paloma Martins 05/12/2016minha estante
Olá!
Eu comprei esse livro mas nunca vi os filmes, pouco sei sobre a história clássica. Se eu não assistisse, ficaria muito perdida ou dá para acompanhar?

Vitor Dilly 08/12/2016minha estante
Olha Paloma, recomendo que veja os filmes antes, já que esta série Trawn é uma continuação direta destes...Estou terminando o terceiro volume no momento, e até aqui, tá aprovado. (se quiser arriscar ler sem ver os filmes, consulte o google para visualizar os aliens que são personagens... de outra forma, podes ficar perdida. Eu mesmo consulto, vezenquando... hehe :P)

garrido79 21/09/2016

Verdadeira continuação
Realmente Timothy Zahn é fã de Star Wars...
Conseguiu narrar uma história cheia de cheia de saudosismo e referências, e melhor, manteve fiel as personalidades dos personagens bem como seus conflitos internos.
A única coisa que não gostei é que ele utiliza a marcação de tempo terrestre e não lembro desse padrão nos filmes, mas é um pequeno detalhe na grandiosidade da obra...
Consegui ler o livro como se estivesse vendo uma nova versão do filme, não é canônico mas é uma verdadeira continuação da série...

Tauan 17/09/2016

Para os antigos fãs de Star Wars, o recente reavivamento do interesse e da produção sobre a franquia é como um brisa fresca em uma tarde quente. Para os novos fãs, é como um jorro de eletricidade pulsante.
Eu não sou o tipo de fã que sabe tudo sobre o universo expandido da série, mas curto bastante. Em O Herdeiro do Império, temos a oportunidade de rever velhos amigos em novas situações perigosas. Conhecemos também novos personagens para adorar odiar.
O autor faz um prefácio interessante, em que conta como foi para ele receber o convite para "continuar" a saga e o que ele espera dos novos filmes da franquia. Pra mim, ele fez um trabalho melhor do que o pessoal que transferiu para livro as histórias da trilogia original, lançada no Brasil pela Dark Side, em uma edição de luxo.
Falando sobre edições, o trabalho da editora Aleph neste livro também ficou excelente!
A nova história se passa cinco anos após a morte do imperador, em um cenário em que a Aliança Rebelde luta pra se estabelecer como Nova República, e as formas imperiais remanescentes lutam pra não perder o pouco espaço que ainda mantêm.
A nova (e final?) esperança dos imperiais é um brilhante almirante que junta ao seu redor uma grande força, coordenada com inteligência e estratégia. O almirante Thrawn é um alienígena de pele azul, olhos vermelhos e mente aguçada, que inspira tanto medo e respeito em seus subordinados quando Darth Vader.
Do outro lado, nossos velhos conhecidos Luke, Leia e Han fazem o seu melhor para não perder terreno na recém fundada república. Leia está grávida. De gêmeos. Futuros Jedis. Está também no meio de seu próprio treinamento Jedi, embora suas tarefas diplomáticas tendam a afastá-la do treinamento.
Han ocupa um cargo intermediário entre o diplomático e o militar na nova organização; e Luke, bem Luke, como único Jedi, está muito solitário e taciturno.
O grande desafio da nova saga está nos planos do almirante Thrawn, que planeja neutralizar a Força para retomar o antigo poder do império. O problema é que, além de ele já tem meios para por em prática seus planos, ele parece também ter muita sorte.

caue.prado 06/09/2016

A Saga continua
Primeiro livro da Trilogia de Thrawn fez o longa dos filmes parece ter uma continuação, pois a forma como o autor escrever dá uma sensação ótima de continuidade, além de ser eletrizante do começo ao fim. Gostei e quero logo começar o segundo livro desta trilogia.

LipeKenobi 19/08/2016

Um início fascinante
Comecei lendo e achei um pouco cansativo, o escritor parecia fazer muitos rodeios como se estivesse preocupado de onde tiraria ideias pra escrever uma história grande para três livros, porém, logo depois meu conceito mudou logo. A história começou a assumir um rumo inesperado e impressionante. Me tornei fã do grão-almirante Trawn. Ansioso pela sequência da história no volume 2. Recomendo.

Acervo do Leitor 18/08/2016

Uma aventura digna de Star Wars!
Um dos grandes trunfos do Herdeiro do Império é a manutenção das características de seus personagens, os fãs de Star Wars irão se deliciar com a retomada dos seus heróis exatamente como eles são apresentados nos filmes. Timothy Zahn absorveu muito bem a personalidade de Luke, Leia, Han, Chewbacca, 3PO, R2, entre outros para a construção desta nova trama.

Outro ponto muito positivo é a apresentação do grande antagonista do livro. O Grão-almirante Thrawn é um gênio militar que estava trabalhando em outras frentes no momento da queda do Imperador, e agora retorna a vanguarda do Império liderando seus militares visando a queda e destruição da Nova República. Frio e extremamente calculista, Thrawn não apenas planeja suas ações, mas tem como característica antecipar os movimentos dos adversários.

Além destes personagens ainda temos outros que ganham destaque ao decorrer do livro, o enigmático Cbaoth, o contrabandista Talon Kardee e sua misteriosa parceira Mara Jade são os destaques neste ponto, Jade inclusive tem uma obsessão feroz por um dos heróis da Nova República.

Com um início um pouco lento, usado peremptoriamente para situar novos e antigos personagens no cenário atual da Galáxia. Timothy Zahn vai desenvolvendo uma trama com muita qualidade ao longo de todo o Livro, sua escrita é por deveras acessível e muita tranquila, fisgando o leitor a cada virada de página. E o final atende muito bem a todas as expectativas com batalhas a nível Star Wars.

Para os fãs de Star Wars este é um livro mais que obrigatório, para todos aqueles que nunca assistiram os filmes, recomendo que assistam primeiro a trilogia clássica antes de iniciar a leitura.

Lembrando que este livro possui o selo Legends, ou seja, suas histórias podem ou não fazer parte do Universo cânone de Star Wars, porém afirmo que isto não diminui em absolutamente nada a qualidade da obra.

site: www.acervodoleitor.blogspot.com.br

vortexcultural 07/08/2016

Por Filipe Pereira
Cinco anos após a destruição da (segunda) Estrela da Morte, a Nova República recém instituída sofre para manter o controle político, tendo de enfrentar os resquícios do antigo regime que tinha em Darth Vader e no Imperador seus maiores expoentes. É a partir dessa premissa que Timothy Zahn introduz sua nova aventura, utilizando de um vilão carismático para aludir aos tempos de ouro do universo cinematográfico de George Lucas.

Herdeiro do Império é o primeiro volume de uma trilogia, que introduz elementos interessantes e que seriam transportados do universo expandido para os filmes oficiais. O alicerce desta nova fase é o grão-almirante Thrawn, um estrategista militar que estaria nas sombras das conquistas imperiais, motivado talvez por sua compleição azulada de olhos vermelhos, aparência que ia de encontro a todo o purismo pregado pelas fileiras ditatoriais. Seu destróier estelar Quimera serviria de contraponto a Milenium Falcon e demais naves imponentes dos heróis.

A altura do convite para escrever a trilogia, em 1989, não havia qualquer produto do Universo Expandido que tivesse passado após o O Retorno de Jedi. A recepção ao livro de Zahn foi excelente ao ponto de esgotar as edições em pouco tempo, talvez por curiosidade dos fãs, aumentada é claro pelo burburinho positivo de quem já havia lido. A aventura começa a borda da Quimera, sob os olhares atentos de Pellaeon , que ruma na direção possivelmente de seus opositores, lamentando os erros primários do Império, de investir forças em pontos isolados, como em estações especiais vulneráveis, ao invés de pulverizar os exércitos. A introdução deste personagem é quase como uma desculpa, para elevar o grau do real antagonista a níveis estratosféricos, colocando o grão- almirante em um patamar não visto sequer nos militares ditos nos filmes, talvez somente em um esboço do que seria o Grand Moff Tarkin.

Leia a crítica completa no Vortex Cultural.

site: http://www.vortexcultural.com.br/literatura/resenha-herdeiro-do-imperio-timothy-zhan/

LT 15/06/2016

Uma resenha nas estrelas.
Após assistir o Episódio 7 filmaço, me empolguei com os livros lançados sobre a história. Ainda não tinha lido nenhum deles e gostei bastante desse início da trilogia Thrawn.

Temos a chance de rever personagens queridos dos fãs, como: Luke, Leia e Han Solo que são os protagonistas. A história se passa 5 anos após os eventos de “O retorno de Jedi” e a aliança rebelde luta para acabar com os resquícios remanescentes do Império.

Luke se preocupa com o treinamento Jedi de Leia; Leia, grávida de gêmeos, tenta resolver problemas diplomáticos e Han Solo tenta se acostumar à vida de homem honesto.

Almirante Thrawn
Do lado do império, um novo personagem faz o possível para restabelecer o que foi conquistado por Palpatine e Vader. Ele é o Grão-Almirante Thrawn.

Demonstrando uma inteligência acima do normal em estratégias militares, Thrawn ao lado de seu braço direito Gilad Pellaeon, coordena ataques à regiões dominadas pela nova república, buscando a nova ascensão do Império.

Frio e calculista, Thrawn dificilmente perdoa erros de sua tripulação, sendo temido em todos os lugares em que é conhecido.

Há um terceiro núcleo na história, o do contrabandista Talon Karrde. Ele se envolve com Luke no decorrer da história e possui algo bastante inesperado em seu poder, algo do interesse de Thrawn, a quem é subordinado.

Karrde tem como principal oficial a enigmática Mara Jade, uma mulher feroz, fria e ótima no que faz, e que alega ter uma missão para com Luke Skywalker que precisa cumprir a qualquer custo.

Outro personagem conhecido de todos, que retorna na trilogia, é Lando Calrissian. Trabalhando honestamente agora e chega a ajudar Han e Luke novamente.

Temos ainda as presenças dos famosos robôs, RD-D2 e C3PO, cujos nomes no livro foram escritos na forma como se pronuncia no inglês, Artoo e Threepio detalhe que achei bem legal, pois ficaram com a pronúncia original.

Nesse livro, vemos um Luke bem mais maduro como Jedi. Ele retorna à Dagobah em busca de algo e mais tarde, em uma ação digna de um mestre Jedi, causa uma reviravolta em uma batalha aparentemente perdida sem spoilers, vocês terão que ler :p.

Thrawn ainda consegue o auxílio de um misterioso personagem, sobre o qual, não falarei para não revelar muito, mas que vai ser de grande ajuda para o almirante.

Bom pessoal, curti demais a história, voltar a esse universo logo após o filme foi incrível, mesmo não fazendo parte do cânone. Os novos personagens são muito bem construídos, com destaque para Thrawn e sua enorme inteligência.

Estou atualmente lendo o segundo livro da trilogia, por sinal, muito bem editado pela editora Aleph o primeiro também e com marcador em forma de sabre de luz do qual gostei muito.

Logo tem resenha do volume dois!!

Que a força esteja com vocês!!

Resenhista Júlio.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/