Star Wars: Herdeiro do Império

Star Wars: Herdeiro do Império Timothy Zahn

Resenhas - Herdeiros do Império

Di3gao 14/01/2023

O Herdeiro de George Lucas
O Herdeiro do Império se passa 5 anos depois dos eventos do filme O Retorno de Jedi e mostra que a batalha de Endor não significou o fim do Império.

Timothy Zhan recebeu essa difícil tarefa de continuar a história após o desfecho perfeito da trilogia original e a cumpriu com maestria. Nesse livro, acompanhamos a Aliança Rebelde, enquanto luta para se estabelecer como uma Nova República, tentando lidar com um grão-almirante misterioso que está em busca de reconstruir o Império, e também com algumas ameaças internas. A sinopse é ótima e muito promissora, porque promete abordar as dificuldades da galáxia de se reestruturar após se ver livre da tirania imperial.

A execução dessa proposta poderia ter sido melhor. A história é bem simples e não trouxe um diferencial como os filmes fizeram, além dela demorar para avançar, ser cheia de conveniências e não acontecer muita coisa ao longo dela. Contudo, ela foi uma introdução excelente para essa trilogia. O enredo estabeleceu todos os núcleos de personagens e criou uma ligação entre ele, foi coeso e bem construído, deu uma ideia de como a história vai se desenrolar e funciona por si só. Além disso, o livro preparou o terreno para a continuação desenvolver a história da trilogia de um jeito mais frenético e explicar as pontas soltas deixadas.

A escrita do Timothy foi um dos pontos altos da obra. Como a história demorou muito para avançar, a única coisa que me prendeu ao livro foi a narrativa atrativa, os capítulos divertidos e a leitura fluída e muito imersiva. Além disso, ele faz o leitor se sentir como se estivesse vendo aos filmes: conseguimos ouvir as vozes dos atores, imaginar as cenas descritas e transmite a essência dos filmes.

Vale ressaltar que o livro é uma das obras mais importantes em Star Wars, porque expande muito o universo. Ele apresenta novos conceitos e personagens, aprofunda nos que já foram apresentados pelos filmes clássicos e foi o primeiro a levar essa franquia para fora da telona. Embora seja considerado Legend, ele tem uma influência enorme no Cannon até os dias de hoje.

Portanto, o livro apresentou uma ótima continuação para a trilogia original, foi uma introdução excelente à essa nova trilogia de livros, tem uma aventura divertida e é essencial para os fãs da saga. Recomendo muito!

Yngrid 11/01/2023

Ótimo
Herdeiro do império é tudo aqui que o Despertar da força deveria ter sido. Como o primeiro livro de uma trilogia, ele apresenta personagens já conhecidos pelo público geral, e os desenvolvem após o término do episódio Vl de Star Wars. Quem nunca leu nada da saga e tem interesse em lê, é imprescindível assistir pelo menos a trilogia clássica para iniciar a leitura desses livros. Ele faz o seu papel muito bem como a 1° história de uma trilogia, a única coisa que me incomodou foram as ideias e estratégias de certos personagens completamente patéticas devido as experiências que eles carregam em suas funções , mas fora isso é um ótimo livro principalmente para quem quer ler uma boa continuação de Star Wars.

Andrezinn 10/11/2022

Thrawn é o Herdeiro do Império
Em ?Herdeiro do Império?, livro que se passa 5 anos após a destruição da estrela da morte do Episódio VI (O retorno de Jedi), acompanhamos a frágil República tentando se consolidar na galáxia enquanto combate os vestígios de um Império que Palpatine e Vader deixaram? e Thrawn herdou. A derrota do império não sinalizou seu fim, e a Aliança Rebelde, iludida pela vitória, esqueceu o quão terrível e ameaçadora as forças imperiais poderiam ser, principalmente se lideradas por um Grão-Almirante humanoide de pele azulada e olhos vermelhos vivos, conhecido como Thrawn.

Numa narrativa praticamente cinematográfica - muitas vezes, ao desenrolar da leitura, ouvimos as vozes emblemáticas de nossos atores e da épica trilha sonora de John Williams tocando -, Timothy Zahn consegue entregar tudo que um fã de Star Wars precisava numa continuação mais que digna para a trilogia original, mantendo a originalidade dos personagens já criados por George Lucas e trazendo novos personagens extremamente carismáticos e cativantes.

Luke tem uma herança de deveres e responsabilidades da extinta ordem jedi e um treinamento pela frente sem auxílio de outro mestre jedi; Leia têm gêmeos vindo, um enorme trabalho político na reconstrução de uma galáxia, e uma iniciação jedi que não começa nunca; e Han espera pela vinda de seus dois filhos, se envolvendo cada vez mais na política da República e ajudando sua esposa, Leia. Chewie e Lando também não são esquecidos, cumprindo papéis muito importantes ao longo da história. Quanto aos novos personagens, destacam-se Mara Jade, uma mulher que tem um passado misterioso e uma lealdade duvidosa, Talon Karrde, um contrabandista em ascensão, Joorus C?Baoth, um autoproclamado Mestre Jedi, os Noghri, uma nova espécie de guerreiros leais ao império, Capitão Palleon, comandante do destróier imperial Quimera, e o grão-almirante Thrawn, líder dos remanescentes do Império.

Como vilão, Thrawn acaba por ser o mais emblemático de todos os novos personagens. Um líder do império sem acesso a força, pode parecer nada intimidador, mas ele demonstra ser ainda mais perigoso que seu antigo soberano. Um estrategista nato, admirador de arte -de onde ele retira inspirações de seus planos mirabolantes contra outras espécies - e ambicioso. Diferente dos outros vilões de Star Wars, ele é movido pela lógica e pela razão, não pela raiva, ego, vingança ou orgulho. E isso o deixa como destaque em meio, não só dos livros, como de todo o Universo de Star Wars. Como o próprio Zahn disse: ?Um escritor precisa tornar seus vilões inteligentes e competentes. Não é divertido, e não é um desafio, para os heróis saírem de problemas sem suar a respeito primeiro.? Thrawn se preocupa com suas tropas, usando-as apenas quando necessário, evitando perdas desnecessárias, sendo uma verdadeira pedra no sapato da Nova República.

Porém, apesar de toda a genialidade do Timothy Zahn, introduzindo novas espécies fascinantes, planetas e expandindo ainda mais o Universo com sua genialidade, a trama acaba sendo um pouco rasa e cheia de coincidências; o que por um lado é justificável, já que o livro é o primeiro da trilogia e acaba servindo como uma introdução da mesma. Tem muito mais para falar do livro, mas entraria em spoilers dele. No mais, se você quer matar a saudade dos nossos queridos personagens da triologia original, sentir a nostalgia de vê-los juntos e enfrentando empecilhos, se deparar com incríveis novos personagens e adentrar cada vez mais nos planetas, espécies e na maravilhosa fábula espacial de Star Wars, ?Herdeiro do Império? é um prato cheio.

" Muitas vezes Palleon havia se perguntado como a Batalha de Endor teria terminado se Thrawn, e não Vader, estivesse no comando da Executor."

"Thrawn não era somente um soldado, como tantos outros com os quais Pellaeon havia servido. Ele era um verdadeiro guerreiro, que mantinha os olhos voltados para o objetivo final, e não para sua glória pessoal."

" É o padrão de toda a vida seguir em frente."

" Então estou sozinho, ele disse a si mesmo. Eu sou o último dos jedi. Ele pareceu ouvir a voz de Ben, fraca e indistinta, como se de uma grande distância: - Não o último dos antigos jedi, Luke. O primeiro dos novos..."

"Todos os homens querem poder. E quanto mais têm, mais querem."

P. H. de Aragão 25/07/2022

Solta o azulão
O autor soube pegar bem a voz dos personagens, me senti vendo os protagonistas como retratados nos filmes. Também ganha pontos por acrescentar um pouco mais de complexidade à trilogia original, mostrando que uma vitória sobre o Império não seria tão fácil.

Em suma, este começo da trilogia Thrawn até que emula bem os filmes no que têm de melhor (aventura no espaço), mas também de pior (senso de autoimportância exagerada). Assim como todo filme de Star Wars, se fosse mais curto se sairia melhor.

site: https://www.instagram.com/phdearagao/

Xandy 17/06/2022

Herdeiro do Império é tudo que a nova trilogia de Star Wars apenas sonhou em ser. Uma narrativa envolvente, com novos e velhos personagens, além de um dos mais perigosos e estratégicos antagonistas da franquia: Thrawn. É um pecado e um erro a Disney ter tirado essa trilogia do cânone e a transformado em Legends...

Daniel.Victor 13/04/2022

O melhor de Star Wars depois dos filmes.
Fuja daquelas aberrações da Disney, e leia o melhor de Star Wars. A Trilogia Thrawn foram os primeiros livros que eu li de Star Wars, isso se tratando do universo expandido. Alguns os consideram como um spin-off, mas a maioria (assim como eu) os veem como continuação direta da saga clássica (episódios IV, V, VI) mostrando que o império ainda vive nas mãos do General Thrawn. Confesso que me surpreendi muito com esse vilão, principalmente pela sua inteligência em se tratando de estratégia militar. Será Thrawn o mais inteligente Sith que já existiu? Bem, não sei, mas posso dizer com certeza que é um dos vilões icônicos desse universo.

Bob 25/03/2022

O que a Disney deveria ter feito.
Se a nova produção sa série, tivesse ao menos seguido parte do que foi explanado na primeira parte do livro, a nova trilogia poderia ter sido um pouco mais interessante e não perderia nem um pouco da novidade que a Disney prometeu.

É uma história envolvente, de uma leitura rápida e gostosa. Timothy Zahn escreve de forma fluida e descontraída, como se fosse ele mesmo um dos escritores dos roteiros originais dos filmes.

Yuka 09/03/2022

Após 5 anos da queda de Darth Vader,  Léia agora grávida de gêmeos juntamente com seu irmão Luke e seu marido Han Solo, tentam restabelecer a República. Enquanto isso Thrawn está tentando reerguer o Império. Para aumentar seu poder, ele conta com Cbaoth em troca dos irmãos jedi.
Thrawn prepara uma armadilha onde o trio se preparava para uma visita diplomática, mas fracassa deixando Cbaoth cético quanto ao seu poder e Solo começa a desconfiar de traidores dentro da República.
Enquanto Léia se esconde com Chewbacca, Han está com Lando na tentativa de descobrir possíveis traidores dentro da nova República e Luke está em uma missão particular secreta em busca de um Jedi que ele não sabe ainda em que lado está. Mas nenhum deles percebe o quanto Thrawn parece estar sempre a um passo a frente deles.
Luke depois de conseguir escapar de uma emboscada é capturado por Karrde e a bordo conhece Mara Jade, embora Luke esteja sem seus poderes, ele sente algo nela, além de todo o ódio mortal que emana dela naturalmente por ele.
Han e Lando por sua vez estão programando um encontro com Karrde, será que acabarão descobrindo Luke?

Não vou mentir, o universo de Star Wars sempre me fascinou, embora eu sempre confundi Império e Rebeldes hahaha mas acho que só não prestei atenção mesmo. Embora neste livro os acontecimentos sejam depois de Darth Vader,  ainda assim foi muito interessante. Claro que eu gostaria de ler na ordem cronológica corretamente, mas eu peguei um aleatório só para ver como era e de repente me vi obcecada por esse universo maravilhoso. Mas nesse volume deixo meu profundo descontentamento pela Mara Jade. Odiei ela do começo ao fim. Embora o final tenha tido um certo sucesso para a nova República, ainda espero ansiosa pela continuação dessa história. O que vai acontecer com Mara Jade, Karrde, e aquele vilão sinistro do Thrawn.

Cosmonauta 07/03/2022

Todos os homens querem poder
"Muitas vezes Pellaeon havia se perguntado como a Batalha de Endor teria terminado se Thrawn, e não Vader, estivesse no comando do Executor."

"Todos os homens querem poder. E quanto mais têm, mais querem."

Tradução de Fábio Fernandes

Um problema: como as raças alienígenas não são descritas com detalhes, é de ajuda ter o Google Imagens aberto.

Alice.Drakan 23/02/2022

Muito melhor que os filmes
A nova trilogia da Disney é infinitas vezes inferior a trilogia de livros do Thrawn, pra mim essa ainda continua sendo a real trilogia pós episódio 6.

S.Ss 03/02/2022

Provavelmente vou ler.
Sinceramente não lembro muito só sei que eu gostei e queria continuar os livros do universo de Star Wars.

Wesley Santos 29/01/2022

Séria uma ótima continuação para o cinema
Nesse primeiro livro da trilogia que se passa cinco anos após a destruição da estrela da morte descobrimos que Thrawn está tentando reerguer o império enquanto Luke, Leia e Han lutam para estabelecer a República.