Star Wars: Herdeiro do Império

Star Wars: Herdeiro do Império Timothy Zahn

Resenhas - Herdeiros do Império

Mari 18/01/2022

Eu lembro que quando a Disney comprou Star Wars, uma das reclamações de fãs que eu mais vi foi por eles terem feito essa trilogia deixar de ser canon. Se a qualidade desse livro for mantida nos outros, eu entendo agora o porquê.

LuAze.Gabrielle 03/01/2022

Star wars - heir to the empire
Queria começar essa resenha dizendo o quanto foi difícil pra mim ler esse livro, pelo simples fato de que quando comecei a lê-lo, eu estava tendo indícios de uma possível ressaca literária, e não foi outra, acabei tendo e no fim foi bem difícil pra mim voltar a ler este livro com o mesmo gás que eu estava antes.

Talvez este livro não tenha me prendido tanto quanto no início por que em algumas partes eu não conseguia acompanhar bem a história, haviam alguns acontecimentos dos filmes de star wars que eu não tinha compreendido muito bem, e então ou eu tinha que pesquisar sobre o assunto em si, ou eu tinha que perguntar para a minha mãe (que é expert em star wars).

No fim, eu gostei do livro, não tenho muita certeza se irei continuar com a história da mesma forma que pensei no início da minha leitura. Achei a escrita simples, mas um pouco rebuscada pra quem não entende muito bem sobre a saga.

O livro é bom, e recomendo para quem já assistiu a todos os episódios de star wars.

Vitor.Lyra 28/12/2021

Começa meio lenta mas fica cada vez melhor
É um livro bom e apesar das quase 500 páginas, é uma leitura bem rápida e leve.

Apesar de ser narrado em torno dos personagens da trilogia clássica, eu ainda não tinha conhecido os personagens pelos livros e por isso o começo foi meio lenta pra mim. Porém, ele melhora mais pro final e com certeza vale a pena.

Eduardo.Mathias 27/12/2021

Um roteiro hollywoodiano pronto
O livro inicial da trilogia Thrawn funciona muito bem como um esboço hollywoodiano da continuação da saga mais amada de todas
É bom e apresenta todos os cliches e referências que fãs brilhariam o olho. Ao mesmo tempo também expande o universo de maneira coesa e admirável
Porém não é lá uma obra prima, desde o conceito da narrativa e desfechos
Enfim, ok.

Natt 23/12/2021

O Herdeiro do Império
Esse é o primeiro livro da saga expandindo de Star Wars a ser lançado, não é um livro novo e hoje já não faz mais parte do Cânone oficial. Porém, algo dele foi extraído com muito êxito, um personagem que ganhou as telas não faz muito tempo.

A história começa de uma forma lenta, sem grandes surpresas, muitos diálogos, especulações e pouca ação.

Admito que o enredo não me prendeu muito, mas para os fãs da saga e que acompanham as séries, o livro introduz o Grão-Almirante Thrawn.

Na série Rebels foi muito fiel ao personagem e como ele é retratado no livro. Então para mim, foi o ponto forte da história e acredito que havia mais pontos que poderiam ter sido explorados principalmente nos filmes novos.

A leitura é fácil e rápida, para quem tem interesse em conhecer melhor o Almirante é uma boa leitura, mas para quem esperava uma grande aventura com o trio Han, Luke e Leia, ele pode ser um pouco cansativo.

Andy 02/11/2021

Meio sem palavras pra descrever o que eu sinto depois de ler esse livro, achei interessante, gostei do Thrawn como todo mundo, achei o final foi meio enrolado mas foi de boa, gostei mais de Kenobi por ter uma vibe mais suave que esse (sim eu sei que são autores diferentes), mas vamos ver o que vai ser do próximo, tenho altas expectativas.

Guito 19/10/2021

Esse livro é a continução que todo fã de Star Wars desejava que os novos filmes tivessem sido. Personagens incríveis, tramas intrigantes... esse livro é espetacular! Mal posso esperar para ler o próximo

Luke 02/10/2021

Esperava mais!
Pontos negativos:

-Uma trama que muitas vezes facilita acontecimentos, coincidências, deduções e estratégias militares equivocadas para destacar à genialidade do almirante Thrawn e do nosso trio (Luke, Leia e Han).

-Não conseguir reconhecer Luke e Han da trilogia original. Não sentir a personalidade e nem a maturidade (ou falta dela) de ambos.

-Diálogos um pouco robóticos, quase mecânicos, palavras e formas de falar que quase se repetem por toda trama, e isso causa outro problema, personagens secundários, e as vezes até os principais, que se parecem.

-Difícil construção mental dos ambientes e das cenas de conflito pela descrição, que não são o forte do escritor.

-Alguns momentos e capítulos que só prolongam a trama, deixando a leitura um pouco cansativa nessas partes.

-Final decepcionante: (ZONA DE SPOILER) a trama toda Thrawn diz elaborar e realizar um ataque, que pelas palavras dele é "o início da vitória contra a Nova República", aí o capítulo final é desse grande ataque, que na realidade não é tão grande assim, mas a estratégia finalmente é lógico, boa e empolgante, mas aí nossos heróis, literalmente com simples dígitos, acabam com toda a ameaça e Thrawn recua dizendo que tudo bem perder aquela oportunidade... Tomar [*****].

-Thrawn as vezes é mt soberbo com umas deduções tiradas do [*****] e Mara Jade, é uma ótima personagem, mas tem momentos que ela é tão birrenta e infantil que você pega abuso.

-Toda a explicação do passado da Mara é forçada pra cacete, vou nem entrar em detalhes...

-Joruus C'baoth é uma idéia ruim em vários sentidos e o personagem é um saco, ainda bem q ele some na metade do livro.

Incrivelmente tem pontos positivos:

-Leia aprendendo e usando a força e o sabre de luz, é bom dms, é uma das poucas personagens que eu reconheço dos filmes originais e noto uma evolução, já que se passam 5 anos desde o fim do episódio 6... As melhores partes do livro são com ela! Obs: ela está grávida de gêmeos ?.

-Thrawn e Mara, mesmo com seus pontos negativos, são bons personagens.

-Kashyyyk é foda, melhor planeta e espécie que lá habita.

-A leitura é fluido, boa parte das vezes.

-Os Noghri são bons inimigos, espero que certas coisas pontuadas no final do primeiro livro não se concretizem ao longo da trilogia.

-Os acontecimentos em Myrkr poderiam ser melhores, mas ainda sim são bons, principalmente a parte da floresta, os Ysalamiri's e os Vornskr'as.

-Toda a trama de Nkllon é boa e inventiva.

Considerações: até a metade do livro eu tava gostando, mas dps disso começou a ficar difícil aceitar certas coisas, porém a fácil leitura, alguns momentos legais e ideias inventivas ajudaram com que eu não abandonasse o livro de vez, e claro, se não fosse star wars, eu já teria abandonado. O pessoal que já leu diz q o segundo e o terceiro são os melhores. Não sei quando vou voltar a ler essa trilogia, mas voltarei, darei uma nova chance...

Vanessa.Mello 10/09/2021

Eu tentei
Esse foi um livro que tentei ler umas duas vezes, mas, ainda assim, não consegui passar dos primeiros capítulos logo no início. Não consegui me envolver com a história, a narrativa não me pegou, sabe? Sinceramente, achei bem chato, mas pelo menos eu tentei.

Kamis 21/07/2021

O livro tem potencial, acho muito difícil ter as magia completa dos filmes. Alguns diálogos são massante, personagens mal construído mas estou empolgada para a continuação.

Apenas um Sobrevivente 15/07/2021

O PRIMEIRO
Finalmente tive a oportunidade para ler Herdeiro do império, o primeiro livro da CONSAGRADA Trilogia thrawn.

Este livro começa alguns anos depois da queda do Império, onde uma Nova república tenta se estabilizar pós as atrocidades cometidas pelo imperador.

A Nova república começa a se aliar a novos planetas, tentando construir um novo governo em meio as dificuldades, pois os remanecentes do império estão trabalhando a todo vapor, liderados pelo Grão Almirante Thrawn um Alienígena da raça Chiss, sendo um estrategista Thrawn lidera o pouco que tem para acabar de vez com a rebelião e este novo governo, sendo realmente um vilão de peso para esta trilogia.

Já nossos heróis se encontram em situações complicadas pois Luke aparenta estar totalmente perdido com a responsabilidade de erguer uma nova ordem, treinar novos jedi sem saber onde e como começar, leia está ajudando a construir uma Nova república em meio a possíveis traidores e espiões dentro do próprio senado, Han deixando de ser um contrabandista para ajudar esta causa, pois em meio a tudo isso terá uma grande responsabilidade ao passar dos anos.

As reviravoltas do livro são realmente surpreendentes, ninguém (nem você leitor) é capaz de saber o que se passa na mente de Thrawn, em algumas situaçõe nem mesmo seus subordinados o entendem, e ele próprio precisa explicar todo o seu plano.

Recomendo muito a leitura se você gosta de Star Wars, gostando de Legends ou não,pois além de ser uma bela história traz de volta e apresenta diversos novos personagens com suas histórias e suas motivações.

May the Force be with you.

Fabs 03/07/2021

Um bom início mas esperava mais
Comecei a leitura com expectativas muito altas (erro em grande parte meu) e pra ser sincero não foi nem um pouco como eu esperava.

O livro traz uma aventura muito divertida e grande parte dos elementos importantes da narrativa são muito bem construídos. A história começa bem parada e até um pouco chata, com interações que beiram (e muitas vezes chegam) ao brega, mas apesar disso ao chegar no meio do livro ele se torna mais divertido com muitos bons momentos. As transições entre os pontos se vista são muito boas e em grande parte das vezes passam a mesma energia dos filmes da trilogia original e da prequel.

O que mais me incomodou em alguns momentos foram as motivações um pouco não criveis dos personagens e algumas relações que pareceram forçadas, mecânicas demais e pouco realistas até mesmo dentro da história principalmente do Thrawn e do Joruus C'baoth.

Não foi exatamente o começo que eu esperava mas ainda estou com altas expectativas pros próximos livros.

Ruffo 30/06/2021

Nice !
O livro é otimo, bem escrito - lembrando que é o 1 da trilogia -, o final te deixa curioso, e com gás de ler os próximos volumes.

Bia 20/06/2021

Situado uns poucos anos depois do final do episódio VI, "Herdeiro do Império" trata das dificuldades da Nova República em se estabelecer como governo legítimo e derrubar as forças reminiscentes do antigo Império. O grão-almirante Thrawn, porém, tem planos diferentes para o futuro da galáxia.
A narrativa de Zahn é envolvente, e acompanha tanto os já conhecidos personagens principais, Leia, Han, Chewie e Luke, quanto o recém introduzido imperial que serve de antagonista, trocando o ponto de vista ao longo dos capítulos. Ao contrário de Vader, Thrawn é um comandante frio, calculista, culto e militarmente brilhante, e propõe um conflito um pouco diferente dos que vimos na trilogia original.
Ainda assim, a obra é bastante fiel ao estilo dos primeiros filmes, e é uma continuação digna deles. O reencontro com personagens - e droides - queridos é como matar a saudade de velhos amigos e, a introdução dos novos, também cativantes e carismáticos, possibilita a criação de um novo ciclo no lugar de uma repetência eterna da mesma história.
Para os fãs de Star Wars, é uma leitura que vale muito a pena! Vale a pena especialmente para aqueles que ainda estão amargurados com os filmes mais recentes lançados pela Disney e que querem fingir que o que aconteceu foi outra coisa, completamente diferente (e eu me incluo nesse grupo. Fogo no canon!).

Clio0 14/06/2021

Um dos primeiros livros do universo expandido de Star Wars, feito na época em que o título ainda podia ser traduzido como Guerra nas Estrelas, antes da segunda (episódios 1 a 3) e da terceira (episódios 7 a 9) trilogia.

Ao ler esse volume fica óbvio de onde veio a inspiração para O Despertar da Força, mas infelizmente, os filmes tomaram outra guinada. Se tivessem continuado por essa via, provavelmente teriam produzido algo mais bem feito.

Não que a trilogia Thrawn de Timothy Zhan seja um primor de originalidade e escrita. De fato, ela é uma sequência direta dos filmes originais e, portanto, mantém o clima e a abordagem que conquistou fãs do mundo inteiro.

A história é simples: algum tempo após a derrota de Lorde Vader e do imperador Palpatine, a Nova República começa a reunir os planetas aliados, reconstruindo o aparato burocrático e as rotas comerciais. Porém, os remanescentes do Império, liderados pelo Grande Almirante Thrawn - um dos poucos alienígenas alçados para altos cargos pelo imperador - ressurge para impedir esses planos.

Thrawn difere da maioria dos vilões desse universo por ser um estrategista. Não sendo usuário da Força, é um personagem que a vê como um instrumento, não como uma doutrina.

Han, Leia, Luke, Lando e todos os outros estão presentes. Suas narrativas lembram muito O Império Contra-Ataca, com seus contrabandistas, traições, politicagem e reviravoltas.

O estilo de escrita de Zahn é suave, quase minimalista, semelhante a um roteiro de filme. É uma boa aventura, só que se apoia firmemente nos fãs mais antigos - um neófito talvez não consiga acompanhar a história.