Amanhã você vai entender

Amanhã você vai entender Rebecca Stead

Resenhas - Amanhã Você Vai Entender

Marcelle 07/08/2012

Amanhã Você Vai Entender - Rebecca Stead
Ganhei o livro Amanhã Você Vai Entender, de Rebecca Stead, da Jess, minha parceira aqui do blog, no meu aniversário!
A primeira coisa que vi e me chamou a atenção foi a capa, que nós duas achamos linda! E, depois, a sinopse! Com essa sinopse eu tive uma idéia de como seria o livro mas, quando li, vi que era bem diferente.

Miranda, uma menina de 12 anos, é quem nos conta esta estória. Mas não deixe que este fato o faça pensar que é um livro infantil, de forma alguma!
O Mundo visto dos olhos de Miranda é diferente, ela é uma criança com pensamentos e atitudes de uma pessoa mais velha, madura para sua idade, esperta, sabe sempre as escolhas certas a fazer.

Continue lendo aqui: http://bestherapy.blogspot.com.br/2012/03/resenhaamanha-voce-vai-entender-rebecca.html

Núbia Esther 25/07/2012

“Se eu quisesse apenas saber o que aconteceu naquele dia do inverno passado, seria fácil. Não seria divertido, mas seria fácil. Mas não é isso que diz seu bilhete. Ali, pede que eu escreva a história do que aconteceu e tudo o que levou ao acontecimento.”

Miranda e Sal eram amigos desde que se entendiam por gente (alguns dizem que até antes disso), sempre estudaram na mesma escola, voltavam para casa juntos todos os dias e conheciam muito bem o bairro onde moravam em Nova York. Mas isso foi até aquele dia estranho, o dia em que Sal apanhou de um desconhecido na rua e a amizade dos dois começou a ruir. E para piorar a casa de Miranda foi invadida e ela começa a receber estranhos bilhetes que alertam sobre a morte de alguém, alguém próximo e que ela pode ajudar a salvar. Lidando com esse mistério e com o fato de estar sem o seu amigo, Miranda acaba se aproximando de outros jovens de sua escola: Annemarie, Colin e até o estranho Marcus, o responsável pela surra de Sal. Com novos personagens, novos caminhos são traçados, novas aventuras ocorrem e são essas descobertas que acompanhamos juntos com Miranda, sua nova amizade com Annemarie e Colin, os papos cabeça com Marcus e a dúvida sobre os bilhetes ali, sempre rondando e garantindo o mistério, o que te faz ler o livro rapidamente, só para sanar a curiosidade.

Pode uma história leve, à primeira vista bobinha, discorrer sobre as implicações do tempo? Utilizando a literatura de Madeleine L’Engle, em especial o livro “Uma dobra no tempo (A Wrinkle In Time)”, como ponto de partida e inspiração, Stead conseguiu discorrer sobre viagens no tempo, suas implicações físicas e filosóficas de forma bem despretensiosa e que garantiu à obra uma profundidade inesperada.

“O tempo é como um anel todo cravejado de brilhantes – sem começo nem fim, cada pedra um momento.”

Stead registra esses momentos na vida de Miranda, algumas pedras às vezes parecem não se encaixar no contexto e dão a impressão de estarem ali apenas para ocupar espaço, mas no final, o anel é preenchido, algumas pedras mais brilhantes que outras. E é divertido pular de um momento a outro, ainda que descompromissada, a leitura de Amanhã Você Vai Entender é prazerosa, e não só para os mais jovens.

[Blablabla Aleatório] - http://feanari.wordpress.com/2012/07/22/amanha-voce-vai-entender-rebecca-stead/

Enne 29/06/2012

Incrível como esse livro me fez perceber como eu ainda posso me interessar por livros juvenis. Me encantou, não conseguia mais parar de ler.

Danni 18/06/2012

"(...) o tempo é ardiloso: guarda hoje momentos que só amanhã você vai entender."
Amanhã Você Vai Entender é um livro que a leitura flui muito rápido.
Porém, até agora não sei explicar a estória. (risos)

Miranda é uma menina de 12 anos. Sua mãe é sorteada em um programa de televisão(?).
Sal é (era) seu melhor amigo, porém um dia ele apanha, e distancia de Miranda.
É bem confuso, mas a estória flui muito bem.
Mas não é livro que faz falta se não for lido!

- Bem, é simples amar alguém.
Mas é difícil saber quando é preciso dizer isso em voz alta.
(pág. 168)

Mel 02/06/2012

É uma história legalzinha, de uma menina de 12 anos - Miranda - que começa a escrever contando fatos estranhos e aparentemente sem explicação nenhuma que estão acontecendo em sua vida. No início, o leitor não consegue ver relação nenhuma entre o fato da mãe dela ter sido sorteada para participar de um programa de perguntas e respostas da televisão, um mendigo com problemas mentais que mora em sua esquina, o livro que ela adora e lê repetidas vezes, o fato de seu melhor amigo apanhar de um menino que mora no caminho da escola para a casa deles sem nada ter feito e os bilhetes misteriosos que ela está recebendo a cada semana. O leitor acaba entendendo nas últimas páginas a relação entre todos os fatos. Gostei!

agnes 01/06/2012

O tempo - um enigma sem idade

Estava louca para ler esse livro há algum tempo já. Fala sério, olhem a capa dele, que perfeição. As letras, as cores, NY nos 70. A capa brasileira deu mil a zero na norte-americana. Queria comprar só pelo simples foto de o ter enfeitando a minha estante - faz bem pros olhos, sabe?!

Mas eis que li a sinopse e aí que ele entrou na minha wishlist na mesma hora (plim plim!). Não resisto a histórias contadas por crianças com mentes tão criativas e sagazes como a da personagem do livro, Miranda – porém, não pense que esse é um livro somente para crianças... de forma alguma! Como eu já adiantei para vocês, o livro conta a história de Miranda Sinclair, uma típica garota de 12 anos. Aliás, não tão típica assim: Miranda está em meio a um grande enigma. Seu melhor amigo Sal apanhou de um garoto mais velho, sem um motivo aparente.

E desde este incidente, Sal passou a ignorá-la. Sal e Miranda são vizinhos, cresceram juntos, estudam juntos, e enfrentavam juntos diariamente a mesma rotina de volta pra casa: atravessavam juntos as mesmas avenidas, e passavam corajosos pelo bando de meninos mais velhos que sempre estavam na garagem do outro lado da rua gritando coisas provocativas e pelo maluco da esquina, que insita em dar chutes no ar e dormir com a cabeça debaixo da caixa de correios. E para completar, ela passa a receber bilhetes de um desconhecido, que aparentemente invadiu sua casa, e que afirma que vai salvar a vida de seu melhor amigo, Sal. São mensagens anônimas, com letras garranchudas e sempre com um conteúdo muito, muito estranho.

Foi uma delícia ser apresentada a esse universo infantil de décadas atrás. O fato da história não se passar nos dias de hoje só engrandece o livro, pois vemos crianças de verdade: crianças sem malícia, com a imaginação a mil, que brincam na ruas e não são bombardeadas com tantas tecnologias como as crianças de hoje. E acompanhar a vida de Miranda também nos lembra um pouco da nossa época de infância: os melhores amigos, as panelinhas, os medos, as briguinhas, etc.

“Amanhã você vai entender” é um livro para todas as idades. O que Miranda me contou enquanto estive com ela me fez refletir na vida, nas amizades, e até em questões maiores, como o que o futuro nos trará, o que o “amanhã” espera pra nós, de acordo com as consquências do que fazemos e acreditamos hoje. É um livro com uma narrativa super simples e que flui rapidamente, como se realmente estivéssemos ouvindo uma criança nos contar algo. E enredo é muito diferente do que eu imaginava: fui apresentada a uma história muito intrigante e que me custou adivinhar o final. Outro ponto positivo no livro é a forma como a autora inicia os capítulos. A maioria deles são iniciados com a palavra "COISA", como se fosse anotações infantis mesmo, compleatadas com algo relacionado ao capítulo. Como por exemplo: "coisas que perdemos", "coisas em um elevador". O trabalho de Rebecca Stead foi espetacular. Ela criou personagens intrigantes, com vidas diferentes, que se entrelaçam no decorrer do livro.

Sei que lendo a resenha o livro pode não parecer grande coisa, mas eu mesma não esperava que Miranda me cativasse tanto! Acho que nunca vou conseguir transcrever o misto de sensações que senti ao ler AVVE, e por isso peço que vocês também deem uma chance ao mistério de Miranda e tirem a prova real! E então, depois vocês vão entender porque eu estou insistindo tanto que vocês também coloquem este livro na wishlist de vocês.

Aghata Christinny 17/05/2012

Amanhã Você Vai Entender - Rebecca Stead
Quando comprei o livro não sabia muito bem o porquê tinha comprado talvez pela capa, mais realmente eu não dava nada para a história, apesar de ser um livro pequeno tem um ótimo trabalho, Rebecca Stead entrelaçou coisas das quais não esperava uma trama totalmente inteligente.

Em Amanhã Você Vai Entender temos Miranda Sinclair uma menina de 12 anos de idade que mora na agitada cidade de Nova York com sua mãe no ano de 1970. Depois que seu melhor amigo Sal foi agredido na rua, Miranda tem vivido um caos, um estranho pode ter invadido sua casa e ainda está recebendo bilhetes e não faz a mínima ideia que os escreve:

Estou indo salvar a vida de seu amigo e a minha.
Peço dois favores.
Primeiro, você precisa me escrever uma carta.

Sal se afasta de Miranda o que a obriga a conhecer novas pessoas. É assim que ela faz amizade com o divertido Colin e Annemarie, conhece Marcus e Julia, que em minha opinião são uma graça e muito importantes. Miranda tenta ajuda sua mãe a se preparar para um programa de TV( que na minha opinião lembrou-me muito o programa Mega senha) onde poderão ganhar bastante dinheiro.
Quando descobrir o verdadeiro sentido do livro... Fiquei pensando ‘’não acredito! Isso realmente pode acontecer? ‘’ por que assim como a resposta teve todo tempo na cara de Miranda está na nossa também.

- Bem, é simples amar alguém.
Mas é difícil saber quando é preciso dizer isso em voz alta.
(pág. 168)

O começo realmente pode ser um pouco confuso para algumas pessoas por causa da narrativa (não vou entrar em detalhes, quando vocês ler entenderam ^^). Apesar de a história ser narrada por uma menina de 12 anos, o que tem o seu encanto, Miranda e uma menina bem esperta para a sua idade, sabe a realidade do mundo, o que me espantou bastante, pois o livro se passa na década de 70. Estava tão hipnotizada pelo livro que li o livro em uma madrugada o que não me deixou dormi depois.

continue lendo: http://pagesflying.blogspot.com.br/

gleicepcouto 13/04/2012

Mistério retrô-futurista infantil para todas as idades
www.murmuriospessoais.com

***

Amanhã Você Vai Entender (Editora Intrínseca) é o segundo livro de Rebecca Stead, mas o primeiro para público infantil. Com esta obra, a escritora norte-americana recebeu em 2010 a Medalha Newbery, entregue anualmente pela American Library Association às mais importantes contribuições norte-americanas à literatura jovem. Leitura promissora, não? Mas confesso que o livro me chamou atenção pela capa também. É linda (ilustração de Eva Vasquez Merino).

Bem, a história se passa na década de 70, em Nova York. Miranda e Sal são vizinhos e melhores amigos. Eles também estudam na mesma escola e todos os dias vão e voltam juntos, sempre de olho no maluco da esquina. Enfim, são inseparáveis. Um dia, porém, ao voltarem para casa, algo estranho acontece no caminho: um garoto bate em Sal e ele se afasta de Miranda, nunca mais falando com ela.

Um pouco depois, Miranda encontra a porta de seu apartamento destrancada, e a chave tinha desaparecido. Três dias se passam e a menina recebe um bilhete enigmático, onde dizia que alguém estava vindo para salvar seu amigo, mas que precisava que ela lhe ajudasse escrevendo uma carta. Miranda não entende nada. Ainda mais quando outras mensagens com conteúdo tão esquisito como esse chegam. Pior: o autor delas sabe de coisas que ninguém mais poderia saber. Em meio a esse mistério, Miranda tenta decifrar o que tudo isso significa. Quem é o autor dos bilhetes? Seu amigo realmente corre perigo? O que ela pode fazer para ajudá-lo?

Preciso dizer que esse livro me virou de ponta-cabeça. Apesar do prêmio que a obra ganhou, eu não esperava absolutamente nada da história. Ainda mais quando descobri que a narração era em primeira pessoa de uma personagem de 12 anos… Quanto “pré-conceito” idiota. A narrativa é simples? Sim, mas de muito bom gosto e flui de modo que você nem percebe que já está terminando o livro.

Isso acontece porque Miranda é um doce de menina, te conquistando logo de cara. O mesmo se pode dizer dos demais personagens, amigos de Miranda. É difícil encontrar atualmente crianças que realmente se pareçam com… crianças. Pois é, geralmente, o que mais vemos são autores infantilizando adultos, achando que estão criando bons personagens infantis. Aqui, Stead prova que conhece bem esse universo: a disputa, a amizade, os ciúmes, e até a sabedoria infantil.

É importante dizer também que a escolha da história se passar na década de 70 foi genial. Fez uma diferença absurda. Fico imaginando como seria se a narrativa se desenvolvesse nos dias de hoje, com crianças imersas em tecnologia, xboxers, iphones, redes sociais. Simplesmente, não haveria storyline consistente. Nem as crianças seriam tão crianças, se duvidar.

As histórias paralelas são tão boas, fornecem tantos temas para reflexão, que, por instantes, você se esquece um pouco de que o principal ali é o mistério que envolve o perigo que Sal corre. E esse enigma é o melhor. Você realmente só o desvende no final junto com Miranda. Apesar de ser fantástico, e de estar na sua cara por todo o livro, você se surpreende.

É o tipo de livro que você só percebe o tremendo sentido que faz quando você sabe o seu desfecho. Olhando por esse lado, percebo que o título em português (que tanto odiei quando vi pela primeira vez), mesmo bem diferente do original em inglês (When You Reach Me), não é aleatório.

Em Amanhã Você Vai Entender, Rebecca Stead conseguiu fazer de uma história original e mirabolante, quase retro-futurista, um belo conto infantil para todas as idades, mas principalmente para adultos.

Amanhã Você Vai Entender(When You Reach Me)
Editora: Intrínseca
Autor: Rebecca Stead
Ano: 2011
Número de páginas: 222
Preço médio: $20 a $30
Avaliação: Ótimo, e definitivamente favoritado

marlenemoraes 28/03/2012

Um livro sensacional, apesar de eu particularmente achar uma narração infantil, mas a autora tem seus argumentos para fazê-lo. Livro que começa lento, vai aumentando o ritmo e finaliza surpreendentemente. Recomendo a todos que gostam de um mistério.

Camila Ramos 22/02/2012

Confesso que comprei esse livro pela capa. Nem me lembrava sobre o que era. E não me arrependi.
O livro conta a estória da Mirando que começa a receber uns bilhetinhos estranhos e que parecem prever o futuro... Não quero falar muito sobre o que é, porque esse é um daqueles livros que o leitor deve pegar sem nem ao menos ter ideia sobre o que fala e se surpreender!

Achei a ideia da autora ótima e muito bem trabalhada, principalmente porque depois de ler dá para perceber as pistas que nos são oferecidas desde o início.

O começo da narrativa foi lenta, a Mirada contando a estória pra alguém que a gente não sabe quem é e tal, mas não prejudicou nada pra mim. Eu fico bem frustrada com livros de mistérios porque eu quase nunca consigo desvendar o mistério antes do livro acabar. Mas mesmo assim eu gosto quando isso acontece porque eu me surpreendo (vai entender essa louca né?! ¬¬).

Quanto a narrativa, eu achei um pouco confusa. A escrita dela é ótima, mas as vezes eu ficava meio perdida nos capítulos. Ela vai e volta muitas vezes no livro, e acho que prejudicou um pouco a leitura. Mas eu gostei bastante dos títulos que cada capítulo recebe. Bem interessante. Gostei da forma da narrativa que é carta.

Ah, e o livro trata do tempo. Volta ao passado, ir para o futuro... É um assunto que eu adoro e parabenizo autora por saber mexer com ele porque é muito difícil falar sobre isso com coerência. Agora sobre os personagens, eu gostei muito do Marcus e da Annemarie, e adorei no fim quando descobri umas coisas... ;]

E a Miranda que narra... Eu gostei dela, mas achei ela meio chatinha as vezes. E o amigo dela, o Sal. Sério, que garoto mais idiota viu. Foi legal também toda a inocência do livro porque afinal os personagens só tem 12 anos. Adorei isso.

Enfim, eu amei o livro. É ótimo, ensina várias coisas e acho que é um livro que o mundo inteiro deveria ler. Então, LEIA!!! :D
Deivisone 01/01/2014minha estante
"Quanto a narrativa, eu achei um pouco confusa. A escrita dela é ótima, mas as vezes eu ficava meio perdida nos capítulos. Ela vai e volta muitas vezes no livro, e acho que prejudicou um pouco a leitura" - É que ela pula de um brilhante para outro, e volta, cada capítulo é uma foto, todos acontecem ao mesmo tempo rs gostei muito do livro, foi o primeiro livro que consegui ler "numa tacada só", valeu muito a pena.

Christine 07/11/2014minha estante
Apenas tentem não aterrissar nos brócolis! hahah

Flaviana 01/01/2018minha estante
Ameiiii esse livro também ?

Larittrix0 04/03/2021minha estante
Fugere bem!

Shicoshicobirobiro 05/10/2023minha estante
Li há quase dois anos, um livro bacana. O plot é foda, a história me prendeu e não consegui parar de ler, admito que chorei um pouquinho (sou sensível em relação a história meio tristes)

Douglas P Da Silva 15/12/2011

Como toda obra narrada por crianças, existe um encanto e inocência natural nos diálogos que me fascina.
Eu amei o livro de muitas formas e por várias razões. Um conceito curioso, uma trama inteligente e personagens cativantes. Amanhã você vai entender é um daqueles livros que permanecem em sua mente, muito tempo depois de você terminar a leitura. Passei horas me perguntando: E se isso fosse possível? E se...

Kahn 09/12/2011

No Final do Livro Você Vai Entender
Toda estória é muito bem amarradinha para o desfecho de um mistério que prometia ser surpreendente e, sem nenhuma surpresa, foi. Ao longo desta jornada, vários personagens com características bem interessantes são apresentados pela ótica da Miranda, a protagonista que narra a estória. A menina de 12 anos, e talvez com uma maturidade um pouco maior do que sua idade supõe, é carismática e cheia de preocupações e manias juvenis que nos divertem.

Não sabia que se tratava de um livro para adolescentes, mas a variação dos momentos de suspense, humor, amizade, ação e até ficção científica me proporcionou uma leitura prazerosa.

E se prepare para um final bem "maluco"! Não entendeu? Leia que você vai entender.