A Esperança

A Esperança Suzanne Collins

Resenhas - A Esperança

Larað«¶ð» 23/01/2024

Não sei como viver depois desse livro
Meu Deus qq foi isso? 90% do livro triste, mas tinha alívios cômicos, como Haymitch e Finnick.
Senhor do céu eu simplesmente não sei como reagir q acabou as duas cenas finais foram o motivo do meu colapso, que coisa mais linda, meu coração quase explodiu. A frase final me deu vontade de ficar olhando pro teto até amanhã e refletir sobre esse mundo incrível e cruel que eu li, mas que no final a Katniss conseguiu um final bom.
jugueiroos 23/01/2024minha estante
Eu fico com pena da Anne com o bebê sozinha e do Peeta precisar perguntar o tempo todo o que é real ou não. Aaaaah, que livro!

dudabeingfetch 23/01/2024minha estante
A saga mais babilônica já feita

Saulinho 23/01/2024minha estante
Penso sobre essa última frase todo dia

Larað«¶ð» 23/01/2024minha estante
Meu império romano é a última frase

lana!¡ 29/10/2023

Você me ama, verdadeiro ou não? Verdadeiro.
Finalização muito boa para uma trilogia igualmente de qualidade alta, finalmente desfiz o atraso de anos que eu tinha com Jogos Vorazes. A Katniss, Peeta e Haymitch vão ficar sempre no meu coração assim como o Finnick, a Rue, a Johanna maravilhosa, a Prim e ademais

Uma das únicas reclamações é que eu achei em algumas partes as coisas muito bagunçadas e não lembrava que o final era tão apressado assim, é um final icônico mas aconteceu tudo tão rápido assim como os últimos acontecimentos antes do fim que eu fiquei perdida uns minutos depois de conseguir me encontrar no que estava rolando mas nada tão grave

A Katniss era o rosto da revolução mas o Peeta era o coração, eu gosto de pensar assim. Por isso eles se completam tanto e estou feliz que apesar de tudo e de tantos sofrimentos eles conseguiram viver uma vida tranquila juntos e com uma família em paz.

"Direi a eles como sobrevivo aos pesadelos. Direi a eles que nas manhãs desagradáveis, é impossível sentir prazer em qualquer coisa que seja, porque temo que essa coisa me possa ser tirada. É quando faço uma lista em minha cabeça com todos os atos de bondade que vi alguém realizando. É como um jogo. Repetitivo. Até um pouco entediante após mais de vinte anos.
Mas há jogos muito piores do que esse."

stephany :) 21/03/2021

Se nós queimarmos, você queimará conosco!
O livro é perfeito, me arrependo muito por não ter lido a triologia antes, o modo como a Suzanne desenvolve a estória é surpreendente, de arrepiar!!!!!

Esse livro assim como os outros na minha opinião foi excelente e só me fez amar ainda mais os personagens. Meu coração ficou quentinho com o final eu sou definitivamente apaixonada por Peeta e Katniss.

? Você me ama. Verdadeiro ou falso?
Eu digo a ele:
? Verdadeiro.

??????
Gabs 21/03/2021minha estante
ESSE FINAL--

stephany :) 21/03/2021minha estante
Eu chorei kkkkkkk achei super fofo

Gabs 21/03/2021minha estante
SIMM fico devastada

guiiswiftie 14/01/2023

perfeito!!
Nem sei oq dizer, com certeza jogos vorazes virou um dos meus livros favoritos. Dos três foi oq eu menos gostei mas ainda assim ele é mt bom. To sofrendo com o final mesmo ele sendo "feliz". Leiam!!!
Natalia 14/01/2023minha estante
Acabei de terminar esse e também foi o que eu menos gostei dos três, mas foi muito bom.

Evellyn 01/11/2020

Jogos Vorazes: A Esperança
Com certeza o melhor da série, a leitura foi muito fluída, muito bem escrita e viciante.
O final foi muito pesado, do tipo que você sente a dor e o desespero da personagem, este final foi simplesmente incrível!
Quem ainda não leu, por favor leia, não irá se arrepender!

"Você pode nos torturar e nos bombardear e queimar nossos distritos, mas você vê isso?" Uma das câmeras segue quando eu aponto para os planos de gravação sobre o telhado do armazém através de nós. O selo do Capitol em uma asa brilha claramente através das chamas. "Está pegando fogo!" Eu estou gritando agora, determinada para que ele não perca uma palavra. "E se nós queimarmos, você queima conosco!"
Monithex 01/11/2020minha estante
Concordo plenamente!

José Vitor - @zetalendo 23/07/2020

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Ainda tentando entender o que rolou nesse final hahaha achei muito bom. 5 estrelas e favoritado, assim como toda a série!!!!!
Geovana.Esther 23/07/2020minha estante
Eu fiquei "???" com o final, demorei pra me conformar .

José Vitor - @zetalendo 24/07/2020minha estante
Pois é, fiquei bem confuso mas depois foi fazendo sentido, principalmente assistindo ao filme!

Geovana.Esther 25/07/2020minha estante
Eu não assisti o filme aaaaa. Acho que vou assisti só o último filme pra contextualizar melhor, pq ao mesmo tempo que amei um final com o Peeta eu pensei "mas eae, ela vai continuar tendo pesadelos, o Gale vai abandonar ela por um trabalho e toda a história do tordo vai pro beleleu"?

José Vitor - @zetalendo 25/07/2020minha estante
O Gale percebeu que as coisas entre eles nunca mais seria igual, ele se sente culpado com aquela chuva de paraquedas que aconteceu, por isso ele se afastou. Sobre os pesadelos são coisas que ela sempre teve, então acho que mesmo depois que esteja tudo bem ela irá continuar tendo mesmo, já que ela ficou traumatizada com tudo o que rolou. E sobre o tordo, aquele era só um símbolo de esperança, quando a esperança foi alcançada não tinha mais porque se rebelar a favor daquele símbolo, os distritos já estavam todos em paz e vivendo em harmonia, claro que não apagou todo o legado dela, mas não tinha mais o porque dela ser a cara de uma revolução que já se encerrou.
Bom, foi isso que entendi de tudo HAHAHAHA mas assiste ao filme, ajuda mais na compreensão!

Geovana.Esther 26/07/2020minha estante
Obrigadaa, eu me perdi muito no final do livro que acabei ficando sem entender muita coisa dele, vou assisti sim.

Duda 07/06/2020

Sem dúvida é uma história maravilhosa.
Se encaixa de tantas maneiras nas coisas que estão acontecendo ultimamente que chega a ser assustador.

Gabriel 23/01/2021

Que decepção!
Uma grande tentativa de impressionar e que acabou sendo um grande flop. O encerramento dessa trilogia foi péssimo e me fez não amar a série como um todo.

A autora enrolou, enrolou e no fim entregou o mais previsível possível.

Esse livro tem um início muito chato, onde a Katniss (que já estava decidida em acabar com a Capital em "Em Chamas") fica indecisa sobre o que quer. A autora repetiu diversas vezes a fórmula "Katnis tenta fazer algo, quase morre e fica semanas se recuperando no hospital" um MILHÃO de vezes. Foi extremamente decepcionante saber o que ela fez com uma premissa tão interessante.

Além disso, alguns momentos onde personagens importantes morreram foram tão corridos e mal explicados que eu simplesmente não entendi o que aconteceu e tive de reler. Em diversos passagens aconteceram coisas muito improváveis e nelas os personagens tomaram as atitudes mais idiotas possíveis.

A narrativa e as descrições em alguns momentos foram muito vagos e confusos. O final político que Panem teve não foi sequer citado, deixando muitas pontos soltas.

A autora simplesmente deu um final horrível para o Gale e para a mãe da Katniss, sem contar que a protagonista teve o final mais sem sal possível. Mais uma vez repito "Suzane Collins quis fazer algo diferente, surpreendente e inovador mas acabou entregando o mais clichê possível". Uma grande decepção, a trilogia Jogos Vorazes merecia um encerramento muito melhor.
Guxta 23/01/2021minha estante
Vishhh! Tu tava tão feliz no livro anterior. Foi ruim assim?

Evellyn 23/01/2021minha estante
Nossa que pena que você não gostou, achei esse livro ótimo, mas entendo sua opinião

Gabriel 23/01/2021minha estante
Para mim foi uma grande decepção. A autora ficou repetindo muitas coisas durante o livro e encerrou a trilogia de forma muito rápida. Explicou muito pouco sobre assuntos pertinentes e deixou pontas soltas

Lara 23/01/2021minha estante
poxa :/ nunca li, mas já vi os filmes e gosto muito. Tu já assistiu?

Gabriel 23/01/2021minha estante
Eu estou assistindo o filmes conforme leio os livros. Já assisti os 2 primeiros e pretendo assistir os 2 últimos hoje. Espero que as adaptações de "A Esperança" sejam melhores que os livros

?????? Como assim?

Gabriel 24/01/2021minha estante
Wes, foi pura decepção. Eu queria até que a Katniss tivesse morrido para evitar um final desse. Detestei o final do livro e da saga

Weshenrique 24/01/2021minha estante
Eu amo esse livro KKKK a saga toda é perfeita e uma das melhores que li, se não a melhor. Mas vai de cada um. Acho o final muito bom e coerente com tudo. Lembro que você dizia que n gostava do começo dos livros porque achava parado demais, já eu amo esse lado introspecto do começo.

Gabriel 24/01/2021minha estante
Eu até estava gostando desse livro até a metade, depois virou bagunça p mim.

Weshenrique 24/01/2021minha estante
O último livro é bem dramático e eu amo um bom drama e a saga é algo mais sentimental pra mim mesmo. Lia e ia no cinema louco e desesperado, surtava, relia os livros. Aquele sentimento que muitos tem com Harry Potter.

Gabriel 24/01/2021minha estante
Eu estava assim com os dois primeiros, mas a conclusão da saga não me agradou nem um pouco. Vou fingir que a história terminou na Arena e que "A Esperança" nunca existiu

O mico

Dani 18/02/2021minha estante
"Um grande flop" definitivamente é uma opinião equivocada kkk

leosilva 14/01/2024minha estante
Odiei esse final. Pra mim, Collins perdeu os rumos. Ela escreveu esse fim para ela mesma, esqueceu que havia uma audiência que precisava de justiça. É anticlimático ao máximo. Fora as repetições e mortes sem impacto nenhum pra história.

Verônica 28/09/2021

Poderia ser melhor
Não vou dizer que não gostei pois vou estar mentindo, mas, poderia ser mais explicado, o final principalmente, para mim ficou bem confuso. Mas, em geral, foi uma ótima leitura, valeu a experiência.

by.ooliveira 14/01/2024

O livro sobre o fim
óbvio que é sobre o fim, é o último da trilogia. Enfim, boa parte do livro foi arrastada pra mim, mas é um bom livro pra fechar a história da Katniss.

Flavia_Lo 11/12/2023

“Se nós queimarmos, você queimará conosco!”
Suzanne Colins sendo mais uma vez GIGANTE, esse livro é fod@ em todos os aspectos, todas as pontas soltas se concretizam e criam um emaranhado muito bem estruturado.

A Katniss está mais perdida e traumatizada, os últimos acontecimentos derrubam qualquer coisa que ela pensava entendia e de bonequinha da dos ricos, ela se torna um soldado que tem uma rotina caótica no Distrito 13.

O paralelo direto feito entre Snow e a Capital, com a Coin e o Distrito 13, com olhos muito atentos, ela vai mapeando todos os pontos de hipocrisia que tentam a todo custo ocultar.

Não tem como não sentir a dor da perda dos personagens, que no decorrer dos livros anteriores nos afeiçoamos, a esperança se escoando das mãos deles, enquanto milhares de inocentes morrem diariamente.

A Revolução ganhou sua forma completa e aqui o confronto é direto. O Gale está mais insuportável do que nunca, Finnick e Haymitch são o alívio comigo no meio do clima tenso.

O final não poderia ser diferente, o plot que marcou uma geração, que fez o cinema gritar, consequentemente fez todos refletirem “Quem é o inimigo de verdade” e quem finge que está do nosso lado.

Discursos bonitos, não mascaram ações contraditórias.

Enfim, reler esse livro é uma outra experiência, agora eu sinto que realmente entendi o final dessa trilogia e consegui enxergar mais temas tratados pela autora de maneira bem explícita. O jogo nunca acaba.

Fabio 13/12/2023minha estante
Mais uma bela resenha, Flavinha!????
Parabéns!!!???

Flavia_Lo 13/12/2023minha estante
Obrigada, Fa ?

RobertaToussaint 05/05/2021

Meus updates sobre esse surto de livro.
Pensei em escrever uma resenha calma e legal, mas quando fui consultar meus updates, vi que eles dariam um resenha melhor. Então eis meus SURTOS E DELÍRIOS:

"Peço perdão aos livros que eu estava lendo antes de começa essa trioligia, mas, simplesmente não consigo evitar, preciso termina esse SURTO DE trilogia. Eu to muito bad, pq se você analisar bem, não havia vilões na arena, eram um bando de jovens esfomeados se matando pra entreter os merda da capiatal e para manutenção do controle dos distritos."

"Katniss: A
Peeta: Ai, ai como eu me iludo
Dessa vez eu viajei
Meu Deus confundi tudo
Nossa como eu vacilei??"

Oh, que bichinho iludido, da até dó.

"Ah não, eu pensei que triângulo amoroso iria ser quase inexistente, que coisa chata."

"Se ela ficar de xaxo,em meio a esse pandemônio que esta rolando, com dúvidas sobre quem ela deveria ficar eu paro de ler. Eu duvido que em meio a uma guerra, com geral morrendo, a pessoa ficar em dúvida se quer jaozinho ou zé. PORRA, propriedades primeiro."

"Eu estou entre: Odio, ÓDIO e odio; ÓDIO, RANÇO, ÓDIO; tremedeira, RANÇO e ÓDIO. Eu tenho medo da criatura que me tornarei depois de termina essa livro."

"Como eu poderia ler o livro do presidente Snow? So quero que ele morra, Morra de vez, eu não ia suportar conhecer a história desse Velho ODIOSO. meu deus, ate agora eu não tive um momento de paz lendo essa trilogia. Nem o romance melhorar o clima desse livro. Socorro. Agora a Katniss ta entendendo todo o rolê, finalmente."

"Não consigo fazer um update decente, toda vez que vou fala detalhes sobre a leitura escrevo um textao, prefiro quarda esse fogo todo pra resenha.
Minha revolta fala por si só. Morra Snow e queime capital."

"Eu: 55kg de puro odio, toda trabalhada na força do RANÇO, explosão de estresse e tremenda numa so criatura.
Não consigo fazer um update decente, so sinto raiva e frustação. To amando esse livro. E, parte disso é por causa do turbilhão de sentimentos que ele evoca de mim. Em geral RAIVA."

"Manooooo, pqp, PQP, to EUFÓRICA, que hino de livro, o cap. 18 é magnífico, meu Deus, que Hino. SO DIGO UMA COISA: O Snow e corja dele vai se fuder, bonito. Hahahah To feliz e um pouco triste."

"Último update: Estou abalada. Eu estou vendo o filme junto, estou na mesma parte, a parte da névoa ácida. Ooh, dei uma chorada básica, aliás, o livro deixou essa parte mais doída, no filme ta suave, a gente so sabe que alguém morreu se o badalo, kkkkkk, tocar."

lwst_boy 16/12/2023

O fogo vence novamente as rosas
Ai fiquei mt emotivo esse livro todo, tudo me fazia ficar com os olhos marejados! Jogos vorazes sempre sera a maior triologia que existe nesse mundinho. Nem amo ???
Clara.Wanely 16/12/2023minha estante
Concordo muito!! o 4 livro é ótimooooo pfvr leia!!

Isa 16/12/2023minha estante
Eu amo demais essa trilogia ????????

xelaoloc 19/11/2021

"Se nós queimarmos, você queimará conosco"
O Tordo é o símbolo da rebelião. E, nessa guerra contra a Capital, Katniss vai ter que lutar? Refugiada num distrito a muito dado como inexistente, Kat precisa se adaptar as regras do 13, os quais podem ser tão rígidos quanto a própria Capital, mas que prometem mudança. Não haverá cessar-fogo até que os distritos estejam livres?

"-- Katniss Everdeen, a garota em chamas, agora queima."

Eu gostei desse livro, mas não chega a ser melhor que o primeiro?? Nesse a tão esperada guerra está acontecendo, não que nossa patroa esteja 100% dentro dela, mas ela é #influencernessaporra

"(...) guerras não duram para sempre."

E não seria um livro dos Jogos Vorazes sem mortes, mas todas elas foram bem mal 'aproveitadas' nesse livro, não teve sentimento nas mortes, ainda assim fiquei triste por algumas????? embora outras foram bem desnessesárias na minha opinião?

A Kat continua patroa, mas tem umas partes que ela fica meio chatinha, MAS A GENTE RELEVA?, (do jeito que eu vejo, por ela ser a personagem principal e tal, ela devia mostrar mais sentimentos em relação as mortes, para tornar as coisas mais emocionantes e tal, mas ela fez isso muito pouco e bastante tempo após a pessoa ter morrido?)

Aqui é cada um por si e todos por ela?

?Ps; uma coisa que eu não vejo muita gente falando sobre, é como os capítulos são gigantes, o que acaba cansando em alguns momentos? (outra coisa que eu percebi, não só nesse livro, mas em toda a trilogia, é como a autora quer que cada um dos capítulos termine com algum tipo de frase de impacto ou algo assim; eu entendo que ela queira que o leitor continue lendo, mas depois de certo ponto fica meio exagerado)????
AnaJu76 19/11/2021minha estante
FALOU TUDOO

Bru Samos 22/11/2021minha estante
Simm

Bru Samos 22/11/2021minha estante
Esse livro é perfeito mais o primeiro é totalmente superior

xelaoloc 22/11/2021minha estante
@Bru, siiim amg, o primeiro é perseguição, morte, tristeza, tudo de bom, adoro

meurys.sccp 11/07/2023

Me surpreendeu de todas as formas possíveis! Suzanne Collins soube escrever um final incrível para essa história. Katniss é simplesmente incrível.