O Vampiro Lestat

O Vampiro Lestat Anne Rice

Resenhas - O Vampiro Lestat

Bruno 13/02/2011

Anne Rice - O Vampiro Lestat
O segundo livro das Crônicas Vampirescas, intitulado "O Vampiro Lestat" foi publicado em 1984 e a história começa exatamente nessa época, com o já conhecido Lestat criando coragem para sair de seu esconderijo e ver as mudanças na sociedade.

O Vampiro então decide escrever um livro sobre sua história e somos transportados à França pré-Revolução. Dezenas de citações histórias são feitas, como Mozart, Diderot e a enciclopédia, Voltaire e sutilmente o virtuoso Paganini.

Em Páris acontece boa parte da história e como Lestat se torna um vampiro, com características emocionais parecidas com as de Louis. Na verdade, em alguns trechos, parece que Anne pegou a personagem Louis, mudou o nome e algumas poucas características e criou o Lestat daquele livro. E, como já era de se esperar, a crise existencial permanece como um dos principais focos

Um dos melhores momentos do livro é sobre os Filhos das Trevas, que Rice usou sabiamente para, ao meu ver, criticar antigos dogmas sociais, culturais e religiosos, mostrando o atraso de um povo devido a crenças e mitos repassados por séculos.

Diferentemente do primeiro livro das Cronicas Vampirescas, O Vampiro Lestat flui muito melhor, apesar de alguns baixos na história que chegaram ao entediante, e tem várias peculiaridades, como a lenda dos primeiros vampiros, e dos Antigos, que mal precisam beber sangue para se sustentar.

Interessante é ver, resumidamente, a história da Entrevista com o Vampiro do ponto de vista do Lestat, e fica a dúvida de qual dos vampiros estava falando a verdade, e ainda temos um reencontro entre Lestat e Louis no final do livro, assim como a deixa para a sequência, A Rainha dos Condenados.
Nina 23/03/2018minha estante
undefined

Sephiroth 09/02/2011

E hoje é o dia do grande Sabá
Mas tenho pena de sua sina
Você não vai resistir ao senhor da noite
Ele não sabe o que é piedade
Ele têm prazer com a sua dor
Mesmo apaixonado, vai te caçar
E com êxtase te esmagar
Só a morte vai te libertar
Não vá dizer que eu não vim avisar.
Vadislau 05/11/2016minha estante
Pois É... Mauricio, gostaria ver o que posso vir a te "ajudar"...?

JH 02/02/2011

Impossível falar de O Vampiro Lestat sem mencionar seu predecessor, Entrevista com o Vampiro. Não apenas por ser a continuação da saga que iniciou-se com a narrativa de Louis, mas também porque as duas histórias são intimamente entrelaçadas. Neste segundo volume das Crônicas Vampirescas, os eventos ocorridos em Entrevista com o Vampiro são retomados, mas agora relatados pelo prisma de Lestat, que inicia sua história revelando ter estado enterrado por mais de 50 anos depois de ter visto Louis pela última vez.
Sentindo-se injustiçado ao acordar e descobrir que o outro vampiro havia produzido um livro com a história da família que formavam, juntamente com Cláudia, Lestat decidiu renovar a idéia, de forma mais ousada, e lançar sua própria autobiografia, enquanto experimentava a adorável volta do espírito livre do seu século agora nos anos 80.
O livro, então, relata toda a longa vida de Lestat até o presente, e revela um personagem um pouco distinto daquele percebido por Louis: uma criatura que descobriu muito mais do que revelava, e que possuía um amor imenso pelos humanos, ao ponto de influenciar toda uma geração de vampiros a aproximar-se da sociedade e dos costumes das épocas, ao invés de viverem proscritos e escondidos em lugares lúgubres, o que deu início a uma nova forma de “mal”.
Contudo, apesar de tão próximos, os dois livros são tão distintos entre si quanto seus protagonistas. Entrevista com o Vampiro é claustrofóbico, repleto de dúvidas e divagações, com poucos personagens, características físicas pouco detalhadas e personalidades pouco compreendidas, tal qual seu introspectivo narrador,Louis; ao passo que O Vampiro Lestat tem um caráter exuberante, fantástico, floreado e revelador, tudo o que torma sua leitura facilmente envolvente, semelhante à natureza de seu “autor”. E, mais uma vez como ocorre com os seus protagonistas, os livros não podem ser separados, de modo que a leitura de um torna diretamente obrigatória a leitura do outro, complementando-se assim.

Quando Lestat termina suas memórias e retorna a 1984, transcende o mais inesperado grau de ousadia que um ser das trevas jamais alcançou: torna-se um rockstar para que, através de sua música, de sua autobiografia e de sua própria imagem de vampiro auto-confesso, o universo dos imortais tal qual conhecia fosse escancarado e finalmente deixasse de existir apenas à margem da vida mortal. Mas este é o vampiro Lestat – o “novo mal” dos séculos, eternamente renovado, sempre brincando entre os humanos, no limiar do perigo, contrário a toda razão.
Então, como desfecho de seus planos, Louis e Gabrielle voltam para os seus braços, para juntos lutarem contra a fúria daqueles outros de sua espécie, indignados com a sua inescrupulosidade. Além do que, uma estranha força mística parece ter sido despertada pelos fatos, trazendo a iminente morte a Lestat em seu leito.
E “O sol se erguera no horizonte”. Fim de mais uma noite.

julia 31/01/2011

o que posso dizer desse livro?eu resolvi ler ele pois há muito tempo ouço comentarios do quanto lestat é o melhor,o mais sedutor dos vampiros e coisa e tal.
bom...a leitura foi agradavel,bem escrita,mas honestamente e me perdoem os fãs desde já pelo que vou dizer...lestat as vezes é muito entediante.o começo de sua historia me cativou principalmente o que refere-se a gabrielle.percebi o que ele disse sobre ela,senti sua dor,entendi o quanto deve ter sido dificil para ela,uma mulher culta,passar sua vida atras de muros,só,com seus livros,tendo um marido que nao passava de um completo estranho e ainda por cima tendo um filho apos o outro e ter que assistir suas mortes.deve ter sido horrivel.entendi entao seu espirito frio,fiquei feliz por sua libertaçao,seu desejo de percorrer o mundo,viver...
mas lestat?o cara é muito melodramático.por acaso transforma-se num vampiro mas isso nao o faz ter novas perpectivas como gabrielle e sim somente o prende aos seus velhos anceios.sua obsseçao por amor,ser amado a todo custo chega a ser doentio e fraco.sua relação com nick que no começo achei meio legal, afinal dois jovens fugindo juntos para paris é interessante, contudo essa relaçao ficou estranha demais.lestat parece viver sempre se lamentando,não consegue viver se nao tiver outros com ele e ainda sim nao é uma vida plena provavelemtne pelo vazio que há dentro de sí.a entrada de armand(um nome sedutor!que atrai imediatamente a atençao ao personagem) na historia embora interessante a princiopio depois igualmente ficou tedioso pois assim como lestat tudo o que ele deseja é o amor de lestat,sua compania pra si.é estranho demais.
agora já marius...o que posso dizer a nao ser que fiquei facinada com ele,seu jeito de ser,o fato de nao estar mendigando amor pelos cantos,sua aura de conhecimento,seu desejo de viver enquanto enquanto lhe for permitido.tudo isso foi encantador.o vampiro talves ideal.
tambem a historia ´´AQUELES QUE DEVEM SER CONSERVADOS´´ me deixou de queixo no chao,provavelmente foi a melhor parte do livro.fiquei pensando em akasha e seu marido enkil..o tudo o que eles representam para os vampiros. é interessante,é como se fossem o calcanhar de aquiles.
o livro tem muitas coisas interessantes.seu priciopio de narraçao foi legal,o meio foi um tedio pois lestat vive como uma criança pedindo colo o tempo inteiro.agora o final esse sim foi muito legal.pra mim o ponto alto de todo esse livro com certeza esteve proximo ao final,mais precisamente com a entrada de marius na historia.se nao fosse por isso,se nao fosse pelos misterio acerca de ´´AQUELES QUE DEVEM SER CONSERVADOS´´ em minha opinião seria uma trama mediana.
penso em ler a continuaçao do livro pois quero saber o que aconteceu marius,akasha e enkil exatamente.o livro deixa pistas sobre pelo menos akasha mas quero saber mais sobre o que aconteceu de fato.já armand nao sinto curiosidade por ele,sua historia.
é dificil classificar um livro destes quando se chega ao final,não foi tudo o que eu esperava ou pensei que seria considerando tudo o que já ouvi falar da autora mas foi bom,não me arrependo afinal ao menos pude conhecer o famoso lestat.ainda sim me pergunto se o fato de nao ter lido entrevista com o vampiro e apenas visto o filme é um detalhe consideravel que atrapalharia o meu juizo sobre ele e sua personalidade.
porém, mesmo na duvida a verdade é que nao tenho vontade de ler sobre louis e seu drama ou tentar entender como é lestat sobre o prisma das percepçoes de louis.
*****
ps:foi dificil saber se dou tres estrelas ou quatro ao livro mas quando penso no templo onde encontran-se aqueles que devem se consevados...quando lembro as diversas reaçoes que lestat sentiu...me emociono,partilho seu horror e isso pesou em minha balança.a autora me deu um choque inesperado como leitora ao apresentar finalmente o grande segredo.só esse fato já valeu as quatro estrelinhas!

Cristine 05/04/2011minha estante
eu prefiro Entrevista com o vampiro, que é narrado pelo Louis (e que deu origem ao meu filme preferido), no livro do Marius tem toda a história dele e "dos pais", e para sua decepção vai descobrir que o Marius assim como todo os outros vivem em agonia com sua solidão e sempre buscam companhia

Cristine 05/04/2011minha estante
ah e tem ainda a Rainha dos Condenados (é um livro cansativo de se ler) mas muito interessante

Gabriel 24/01/2011

Em palavras
Elegante, sedutor, selvagem, inteligente, clássico, arrebatador...
palavras que descrevem esse livro

Mariana 21/01/2011

Anne Rice - O Vampiro Lestat
Não consegui ler outra coisa antes de começar a ler esse livro. Eu queria a continuação. Queria uma defesa de Lestat, antes de tudo. Não que eu achasse que ele tinha sido injustiçado, mas eu queria saber como ele havia se sentido com os segredos a mostra e etc. Isso bastou para eu mudar totalmente minha opinião sobre ele.

Eu detestava Lestat durante o "Entrevista com Vampiro", mas lendo o segundo volume, vi que ele é admirável. Como eu não tinha visto isso antes? Porque tudo aconteceu pela visão do Louis. Detalhe: Aposto que a minha visão sobre Armand vai mudar totalmente depois que eu ler "O Vampiro Armand" porque eu nunca gostei dele pela visão dos outros dois.

O livro é maravilhoso. A cada vez que eu pegava para ler eu não conseguia parar, porque eu queria saber o que o maluco do Lestat, que adora pisar na bola, faria em seguida. E outra porque os capítulos são curtinhos e é fácil dizer: "Ah, só mais duas páginas..." Quando eu via era três da manhã e eu tinha de levantar as sete no outro dia.

Minha admiração pelo personagem Lestat se tornou imensa ao final do livro. Gosto do espírito livre dele, do ar eternamente de garoto, porque é super impulsivo. Gostei disso. Mas por outro lado, se eu pudesse escolher um personagem preferido nesse livro não seria Lestat e muito menos Armand. Eu ficaria entre Marius e Gabrielle. Sendo que Gabrielle ganharia disparado.

Ela é exatamente o que eu imaginava como vampiro. E imagino que seria se fossem de verdade. Gabrielle é a própria visão do etéreo, do aparentemente efêmero e do mistério. Parece que nada pode abalá-la e que nada no mundo é capaz de mudar a expressão de nada em seu rosto. Além disso é aventureira e não quer permanecer muito tempo no mesmo lugar. Contradizendo a eternidade do vampiro e a paciência de esperar, ela parece querer tudo para agora.

O livro é quase perfeito, eu diria. A narrativa é quase onisciente, talvez pelo poder do vampiro de saber o que se passa com o outro vampiro ou humano. E isso me deixa fascinada com a Anne. Os personagens são riquíssimos, tão ricos que a gente pode até confundir com pessoas reais. Com humanos reais. Não canso de dizer que os vampiros da Anne são muito humanos.

A única coisa que me deixa com o pé atrás e com "temor" de ler os livros dela e desistir no meio da leitura, é o fato do miolo do livro. Ele começa bem, termina bem. Mas o meio do livro é monótono, cheio de reflexões filosóficas sobre "De onde viemos?" já abordadas em "Entrevista com Vampiro", o que deixa o livro um tanto pesado demais. A propósito, essa questão é finalmente respondida nas últimas páginas do livro.
julia 01/02/2011minha estante
gostei de tua descrição de gabrielle.esta personagem me cativou.e marius tambem.

Joao.Esteves 04/01/2011

Nesse livro somos apresentados à história do vampiro Lestat, se você já leu o primeiro livro, deve saber que ele também faz parte da história, só que lá a história é basicamente sobre Louis, o vampiro transformado por Lestat.

Depois de anos passados embaixo da terra, em uma espécie de hibernação, Lestat saí para o mundo atual. É nele que ele tem a ideia de formar uma banda e depois que descobre que Louis conta sua vida em um livro, ele também tem a ideia de contar a sua própria

É assim que vamos sendo apresentados a vida de Lestat desde quando era humano até o momento que se torna vampiro. E aos poucos vamos percebendo que ele não é tão mau como parecia em "Entrevista com o Vampiro".

O livro é uma espécie de histórias dentro de histórias. Alguns personagens contam suas próprias histórias, enquanto Lestat conta a dele. Pode parecer complexo, mas não é. Várias perguntas que você pode ter tido durante o primeiro livro da série, são respondidas nesse, o que faz muito mais sentido.

Em alguns momentos a leitura não fluia bem, mas eu queria que fossem aqueles livros que se leem em um dia. As histórias de Anne Rice são para serem degustadas, as descrições são totalmente vívidas e os personagens tem aquela complexidade extrema, que só ela consegue fazer.

Como qualquer outro livro, tem altos e baixos. Um momento que eu gostei bastante foi especialmente o momento em que Lestat, contesta o livro que conta a história de Louis, que não era bem assim que foi na realidade.
A mitologia explicada para o nascimento dos primeiros vampiros é super original. Nunca tinha lido nada igual antes.

No geral, gostei bastante. Então, ainda tem vários livros pela frente para descobrir mais sobre os vampiros de Anne, sem contar que o final desse livro deixa algumas pontas soltas. Do tipo - O que será de Lestat?

mais:
-theeaterofbooks.blogspot.com

julia 01/02/2011minha estante
boa pergunta.como ficara lestat?e mais o que ocorreu com marius,akasha e enkil de fato e nao por presunçao?fiquei intrigada,quero ter estas respostas.

AnnGominho 04/01/2011

O livro percorre quase 300 anos, desde quando Lestat ainda era jovem e humano, até a data de 1985 quando ele é um RockStar que está conseguindo ganhar a ira de vários vampiros e começar uma guerra que acabará envolvendo mais pessoas do que ele planejou. Mas desde o começo do livro, o leitor já tem a expectativa de um livro realmente bom, e que no fim é melhor ainda. A narrativa começa nos dias de hoje, com Lestat dando uma geral em tudo que aconteceu recentemente, pois ele dormiu por quase cem anos e acordou na modernidade do século XX. E depois por certos motivos ele escreveu e publicou uma autobiografia que foi um sucesso total, mas sua banda foi um sucesso maior ainda transformando os anos de 85 em uma era gótica e rockeira. Então a partir do prólogo o livro é dividido em sete partes, que é a sua autobiografia, e então o epilogo que volta a 1985.

A narração é carregada em detalhes, escrita de forma misteriosa e sexy, aquele jeito mesmo de vampiro. No primeiro volume da série - Entrevista com Vampiro - Anne Rice nos apresentou esse mundo pela perspectiva de Louis - "filho" de Lestat. Porém, no segundo volume das crônicas vampirescas é o próprio Lestat que narra, tornando algumas partes até divertidas e outras um tanto assustadoras, e umas poucas de tão detalhadas deram um pouco de sono. Lestat é cheio de perguntas sobre sua raça, indo à procura delas. Percorrendo o mundo na tentativa de descobrir suas respostas, conhecendo novos personagens vampiros de todos os jeito e personalidades, do ser MAIS antigo até os mais novos. Aprendemos as regras vampirescas, as chamadas congregações. Além de conhecermos sua mãe, que é uma personagem muito legal e seu namoradinho: o Nicki (sim, Lestat tem uns ataques gays). Com as últimas cem páginas chegando o livro tomou outro ritmo. Um ritmo rápido e cheio de ação. Nunca tinha pensado que o livro fosse acabar tão... como acabou, além de ter sido muita ação e aventura, que me fazia estar vivendo aquelas perigosas cenas ao lado do vampiro.

Lorena Dana 28/12/2010

O Vampiro Lestat, por Anne Rice
_ Eu lhes apresento o Teatro dos Vampiros! O Teatro dos Vampiros! O maior espetáculo do Bulevar!
Os outros encararam-no, atônitos. Mas, outra vez, como se possuídos por uma única mente, eles bateram palmas e urraram. Saltaram no ar, gritando de alegria. Jogaram os braços em torno do pescoço dele e beijaram-no.
O Vampiro Lestat, pág. 226

O Vampiro Lestat é a continuação da série Crônicas Vampirescas da autora Anne Rice. Depois de ler Entrevista com o Vampiro, livro ditado pelo sensível vampiro Louis, seu criador, Lestat de Lioncourt, decide contar sua própria história de vida (e morte).

Tudo começa na cidade de Auvergne, na França, no século XVIII. Após quase morrer em um ataque de lobos, Lestat foge para Paris com o amigo Nicolas de Lenfent. Lá eles podem viver intensamente como artistas, sem a repressão de seus pais.

No entanto, em uma noite Lestat é sequestrado por Magnus, um vampiro suicida. Assim, o artista é transformado em uma criatura das trevas e condenado a vagar pela Trilha do Diabo (como ele próprio encara sua sina).

A partir de então, os leitores fazem uma longa viagem com o apaixonante Lestat. Ele vaga pelo mundo questionando seus sentimentos e vivendo perigosamente em busca daquilo que dê razão à sua vida imortal. Percebemos que a história narrada em Entrevista com o Vampiro não significa quase nada para Lestat, em questão de tempo. Sua breve convivência com Louis e Cláudia durou apenas 80 anos. O que é isso para alguém que viveu mais de trezentos?

Carol Espilotro 20/12/2010

Dá um ligue no nome da pessoa no título: Lestat = ótimo
Sabe o que é um livro bom? O Vampiro Lestat. Foi fácil, fácil para um dos meus favoritos. Tanto que eu não queria nem terminar o livro, mas também queria. É complicado né? De qualquer jeito vou reler muitas vezes. O livro percorre quase 300 anos, desde quando Lestat ainda era jovem e humano, até a data de 1985 quando ele é super RockStar que está conseguindo ganhar a ira de vários vampiros e começar uma guerra que acabará envolvendo mais pessoas do que ele planejou. Mas o começo do livro, o prólogo é a coisa mais digna que já li. Com essa parte o leitor já tem a expectativa de um livro realmente bom, e que no fim é melhor ainda.

O livro começa nos dias de hoje, com Lestat dando uma geral em tudo que aconteceu recentemente, pois ele dormiu por quase cem anos e acordou na modernidade do século XX. E depois por certos motivos ele escreveu e publicou uma autobiografia que foi um sucesso total, mas sua banda foi um sucesso maior ainda transformando os anos de 85 em uma era gótica e rockeira. Então a partir do prólogo o livro é dividido em sete partes, que é a sua autobiografia, e então o epilogo que volta a 1985.

Leiam o resto da resenha aqui http://carolespilotro.blogspot.com/2010/12/resenha-o-vampiro-lestat.html

Isa 22/11/2010

Gostei, e revela que Lest tem um ego bem alto. Mas sua história é intrigante.

Yasmayfair 02/11/2010

Li o livro tentando deletar aquele ridículo Stuart Townsend tentando ser Lestat em A Rainha dos Condenados. E o li com alguma curiosidade pelo fato de ter aquele chamariz de Lestat, depois de sua, como ele mesmo diz, "Ressurreição", ser o líder de uma banda de rock. Em A Rainha dos Condenados, o filme, fica claro a falta de cuidado que tiveram ao mesclar grande parte de O Vampiro Lestat com A Rainha dos Condenados livro. Portanto, pra quem já assistiu esse horrível filme, aconselho que suma com ele do seu hd mental pra poder ler o livro.

Bem, pra mim não foi difícil, de forma alguma, já que nunca gostei do filme e pra mim, Lestat mesmo, só o Tom Cruise. Logo, lendo o livro, foi ele quem imaginei sendo o vampiro-título, ou imaginava um rapaz bonito com os mesmos traços físicos descritos no livro, só pra variar um pouco.

O início do livro retrata a vida de Lestat como filho de nobres donos de terras no interior da Fraça pré-revolucionária do século XVIII, numa família pobre apesar dos títulos, preconceituosa e sem afeto. O jovem Lestat, com 21 anos, era encantado com artes, música, teatro e tudo o que fosse belo, tanto é que mais de uma vez tentou fugir de casa para seguir com o sonho de ser ator, mas sem sucesso. Seu único apoio era sua mãe, e tudo parecia perdido até aparecer Nicolas. Exímio violinista, morador do vilarejo próximo à sua casa, se tornam amigos e compartilham seus sonhos de sair de Auvergne e ir para Paris. Então combinam uma fuga que é bem sucedida. Chegando a Paris com uma mão na frente e a outra atrás, aliás, Lestat e Nicolas começam a tentar a vida com as artes, se tornando, respectivamente, ator e violinista de um pequeno teatro popular. Porém Lestat não sabia que era observado, e em uma noite, por um velho estranho que o espreitava continuamente, acaba sendo transformado em vampiro. Herda então a fortuna do velho e fica incumbido de procurar suas origens vampíricas. A partir daí o livro vai ficando, logicamente, mais movimentado, dada a adaptação de Lestat à nova "vida" e a convivência complicada com seus amigos que ainda são humanos.

Então a história começa a ficar mais interessante, Lestat vai contando sobre sua trajetória até a data onde está já com a banda e você não consegue parar de ler! Queria contar alguns fatos aqui pra aguçar o interesse do possível leitor, mas é melhor não dar spoilers... Só digo que até o final é tanta informação e coisa acontecendo que mesmo em duas páginas você pode perder coisas valiosas.

A relação de Lestat com sua mãe é fofa, e ao mesmo tempo, curiosa. Armand (o Antonio Banderas de Entrevista com O Vampiro, a quem interesse) aparece aqui. Não tenho muita paciência com ele, mas Marius, seu mestre, encontra Lestat mais tarde e aí se segue a parte mais legal de todo o livro: Marius contando a criação de ele próprio como vampiro e a importante missão da qual ele se encarregou, onde se responsabiliza, indiretamente, pela existência de absolutamente todos os vampiros na face da Terra. Anne Rice faz uma ligação interessante entre os povos antigos, como os celtas e os egípcios, para explicar, com clareza, riqueza de detalhes e coerência o mito vampírico: como ele começou, quem foram os primeiros vampiros, como eles se espalharam, e relaciona ainda os antigos deuses que eram venerados como sendo, na verdade, vampiros. E é onde você pensa: "cuma?!", mas depois vê que faz total sentido dada a ligação de crenças com a figura do vampiro, que ela fez.

E à medida que o livro passa, você fica ansiosa para que chegue logo a parte do show de Lestat com sua banda, onde ele, quebrando uma das "leis" vampíricas, desafia publicamente outros vampiros aparecerem, e te espanta o que acontece e quem realmente aparece.

Destaco também determinadas partes onde o livro me deu MEDO, de verdade. Não medinho "oh ele é um vampiro", mas aquele medão que sobe pela espinha, te faz imaginar a cena e te dá um belo nó na garganta, como por exemplo, quase todas as partes relacionadas à Akasha e a Enkil e aos movimentos (físicos, mesmo) deles.

E, pra quem como eu, gostou muito de Louis, em Entrevista com O Vampiro, é agradável a expectativa sobre ele aparecer ou não. E, falando em Entrevista, que é o primeiro da série Crônicas Vampirescas e antecede O Vampiro Lestat, devo dizer que não é tão bom quanto o segundo. Em Entrevista, que é contado pelo ponto de vista de Louis, você apenas enxerga o Lestat cruel, festeiro e sádico, sem saber quase nada dele ou seus motivos. Já em O Vampiro Lestat, os porquês de absolutamente TUDO em Entrevista ficam claros: seu silêncio quando Louis e Claudia o perguntavam de onde vieram os vampiros, seu temperamento, de onde ele conhece Armand e muita coisa mesmo. Lestat vai, visivelmente mudando, mas sem deixar de ser o mesmo, e ao final do livro, o que temos é um Lestat cruel, sádico, mas desafiador, questionador, e pasmem, sensível, como era no começo da história, característica inexistente dele quando é citado em Entrevista.
E isso tudo sem falar em toda a questão filosófica que Anne Rice sempre aborda em seus livros. Sim, porque ser vampiro não é só "tô com fome, vou matar alguém", ou como atualmente Edward Cullen diria: "tô com fome, vou chamar meus irmãozinhos para matarmos ursinhos". Tem a questão dos assassinatos e da profunda crise existencial até você saber de onde veio, o medo de encarar a eternidade e por aí vai. Ser vampiro, ao contrário do que pensam, ainda mais atualmente, não é fácil, colega. Anne Rice está aí pra mostrar isso, e Monsieur Le Rockstar está aí, mais ainda, pra tentar fazer da sua existência cheia de dúvidas, aventuras e glamour, a mais fácil possível - ao menos pra ele.

Notas:
•Anne Rice CAPRICHOU no Lestat. Por culpa desse livro, agora não tenho um, mas três imortais preferidos: Lestat, Louis e Marius.
•QUE FINAL FOI ESSE HEIN TIA RICE? Abalou aqui, deu aquele medão de novo e aquela vontade louca de correr pra estante e começar A Rainha dos Condenados. Mas ele vai ter que aguardar pra ser lido, pus na frente dele dois cuja leitura não posso e nem quero mais adiar.
•Imaginem um filme bem escrito e fiel a esse livro, que maravilha não ia ficar?! Que jogassem A Rainha dos Condenados no lixo e começassem tudo de novo! Mas epa, o Antonio Banderas de Armand eu até posso aceitar que troquem, porque fisicamente ele não ficou parecido com o Armand descrito no livro, mas Brad Pitt TERIA que ser Louis novamente e Tom Cruise TERIA que ser Lestat de novo, também. Se daria certo, agora que estão mais velhos? Talvez sim, nada que uma maquiagem não resolva, mas se não desse, só procurar atores parecidos com Brad e Tom fisicamente e pronto! :)
•Quem é Edward Cullen e cia glitterizada perto de Lestat...? É bom que Stephenie Meyer continue sem ler os livros da Anne Rice, caso contrário vai certamente entrar em depressão e tentar o suicídio (o que seria um benefício pro mundo, aliás), tamanho é o abismo literário que as separa.
Ingrid Santos 08/03/2012minha estante
Concordo!!Eu nem quero ver o filme da Rainha dos Condenados pq [com exceção de Armand] eu tenho em minha cabeça um Louis - Brad Pitt e Lestat - Tom Cruise!

Também prefiro O Vampiro Lestat até agora!mas ao contrario que você não consegui aguardar [mesmo nem tendo o livro e tendo 44354435 na frente dele!!]

Excelente resenha ;D

Sam 06/01/2013minha estante
Boa sua resenha... Bastante detalhista gosto disso! Desperta até a curiosidade daqueles que ainda não leram o livro. E também concordo que a atuação do Tom Cruise seja melhor que a do Stuart Towsand. :)

Juliana Pires 19/01/2013minha estante
Adoro suas resenhas, tão detalhistas, dá vontade de correr para o livro agora. Eu ainda não li a série, esse ano eu começo, por que desde criança eu sou fascinada pelas vampiros da Ane, e se eu li Crepusculo, as Crônicas Vampirescas é obrigação.

Raquel 06/04/2013minha estante
Jun, eu já estava curiosa para ler "O vampiro Lestat", pq apesar de eu não ter gostado muito de "Entrevista com o vampiro", eu quis saber como continuava a história. Depois de ler sua resenha, irei lê-lo com certeza! Amei sua resenha, está de parabéns!

Nih campos 21/05/2013minha estante
Ótima resenha!!!bJOS

Carolina 13/06/2013minha estante
Concordo plenamente! O Lestat que colocaram pra a gente engolir em "A Rainha dos Condenados" é uma falta de respeito ao Lestat por Tom Cruise! E uma coisa que eu acho bacana demais nos dois livros, o primeiro e o segundo, é como você observou, a visão que Louis tem de Lestat é de um Lestat egoísta, mesquinho, que não liga pra as questões que ele se importa, que não está interessado em descobri-las e que não passa de um assassino que mata para saciar a sede dele. Mas quando você vai ver o lado de O Vampiro Lestat você ri da cara de Louis (apesar dele ser meu vampiro preferido e de eu amor ele mais que tudo) pela interpretação totalmente equivocada que ele dá para Lestat. Ele já sabe de todas as questões que Louis se pergunta porque ele já fez todas elas. Nosso querido Lestat é muito, mas muuuuuuuuuuuuuuuito mais além do que Louis mostra que ele seja, e como é!

Parabéns pela resenha, adorei! ;**

Edmilson 19/06/2014minha estante
Parabéns pela resenha, definitivamente, O vampiro Lestat da um banho nesses vampirinhos.

Kathy 03/07/2014minha estante
Hahahahaha disse tudo!! O Lestat do filme "A Rainha dos Condenados" não tem nada a ver com o Lestat do livro, nem com o Lestat do livro que "inspirou" o filme. Já o Lestat de Entrevista com o Vampiro (Ton Cruise), tem mais a ver com o Lestat deste livro. Enfim... Não curto a vampiragem, mas a Anne Rice é... Sem comentários. :D

Erika 17/02/2021minha estante
Amo o filme "entrevista com o vampiro. ". Sua resenha me fez querer ler o livro.

Iara 26/05/2021minha estante
Aquele filme é uma porcaria. Da medo qdo eles falaram que vão fazer um filme de algum livro...

Dressa 26/06/2021minha estante
A AMC vai produzir uma série de Entrevista em 2022, espero que seja boa e tenha sucesso para abordar toda As Crônicas Vampirescas, ainda mais que Anne vai ser produtora executiva.

Adrianna 28/10/2010

Impressões
Nos cinco primeiros capítulos, eu desanimei, larguei o livro, e li bem devagar, a narrativa e a história em si me deixaram desanimadas, cheguei até a comentar que não tinha gostado do livro. Pois é, depois que voltei a ler com mais afinco descobri um Lestat diferente do que eu tinha em mente.
Lestat desperta em mim, o mesmo que em muitos personagens, um misto de amor, encanto com alguma raiva e desprezo. Ele que só queria fugir de sua realidade triste e se aventurar pelas seculares ruas de Paris, acaba sendo transformado por um vampiro que já desistiu da vida e descobre um mundo novo, delicioso e luxuriento.
Muito da história se passa na época em que Lestat foi transformado, eu percebi uma persongem apaixonada e desejoso da vida e da humanidade, encantado e ao mesmo tempo demoníaco, dominado por seus impulsos e ao mesmo tempo dominador, e incontestavel homossexual, sem preconceitos ou limites.
Eu fiquei extremamente encantado com Marius, que na verdade, diferente do filme (A Rainha dos Condenados) não o criou, mas sim criou Armand (para quem não lembra o Antonio Banderas do Entrevista com Vampiro), e é um antiguissimo vampiro.

Vamos dar mil pontos para toda a mitologia do universo de Rice, que cá entre nós, é o melhor no livro, os vampiros surgiram de forma possível, não são expulsos do paraíso, ou então oriundos de uma raça aleatória, nem de Judas, nem nada do tipo. Simplesmente são possuídos por demônios, que não podem possuir corpos, em um momento de quase morte, Akasha e Enkil, os primeiros.
E assim os vampiros, são roupados de deuses, para Rice, os antigos deuses são na verdade vampiros, os primeiros. ACHEI ISSO ÓTIMO!!!

SamiaCris 15/10/2010

"O Vampiro Lestat" é coerente com o "Entrevista com o Vampiro" e já nos prepara para o terceiro livro.
O que me prende na série é a busca dos personagens por sua razão de existir, por suas origens, suas dúvidas sobre a eternidade, sobre o que acontece além da vida aqui na terra, sobre Deus e o Diabo, sobre o bem e o mal, a influência da passagem do tempo na personalidade deles, além da maneira como eles observam a humanidade, ao mesmo tempo fora e dentro dela.
Parecem questões insolúveis, mas Anne Rice consegue resolver as questões que ela coloca, sem que os personagens percam consistência.
Vou continuar lendo a série.

Fran 06/10/2010

O que foi isso? Que final foi esse? Que doidera foi essa?

Só pelas últimas 150 páginas já vale a pena! Não que o resto não valha, mas as últimas 150 são de matar! De tirar o fôlego! De se apaixonar! E foram elas que garantiram as 5 estrelas.

Quando li Entrevista com o Vampiro, odiei e amei Lestat! Isso porque a gente o vê pelos olhos de Louis, que mostra o quão cruel e extravagante é Lestat, e essas características te fazem ir para sentimentos extremos.

Começando a ler O Vampiro Lestat, parecia que tínhamos um 3º personagem. Senti falta do Lestat de antigamente. Mas no fim ele voltou! E todas as minhas dúvidas foram esclarecidas. TODAS! Isso não é uma beleza?

Demorei pra ler, porque é um livro tão repleto de informação que lendo 10 páginas tu tens coisas pra digerir por um bom tempo.

E vamos combinar hein! Monsieur Rockstar é o máximo! Esse é o Lestat!

Apaixonei por vários, vários personagens! E adorei saber de tudo!
Sam 06/01/2013minha estante
É realmente incrível!

Carolina 20/07/2013minha estante
É incrível, a verdadeira face de Lestat é mostrada nesse livro! Que vai muito além do que Louis escreveu em Entrevista.