Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Gabi 13/01/2024

Profundo
Rilke discute temas como a importância da solidão na jornada criativa, a necessidade de viver as perguntas em vez de buscar respostas imediatas, e a capacidade de encontrar beleza mesmo nas experiências mais difíceis. Suas palavras transcendentais destacam a importância de uma abordagem profunda e contemplativa à vida, encorajando o leitor a se conectar com sua própria essência e a abraçar o processo de autodescoberta.

rafaelladelua 12/01/2024

Amei, mas não o livro inteiro
Fiquei bastante impressionada com esses textos escritos no século XVIII, pelo tanto que mexeram comigo e me ensinaram não só lições aplicáveis à escrita, como também à vida. desde a primeira carta, rainer maria rilke se mostra alguém muito sábio e eu me sinto muito grata a kappus, o jovem poeta interlocutor, por ter publicado postumamente suas cartas. dentre muitos ensinamentos que eu absorvi, listo aqui os que me foram mais impactantes:
1. as obras de arte são efêmeras e quaisquer tentativas de definí-las são, portanto, vãs.
2. para quem se considera escritor, escrever deve ser uma necessidade.
3. diante da ausência de inspiração, a ninguém se deve culpar a não ser a nós mesmos, por não enxergarmos na vida rotineira algo sobre o que escrever.
4. não é mal deixar-se levar pela luxúria, mas sim abusarmos da experiência que ela nos proporciona.
5. é importante que nós nos acostumemos à dor da solidão e sabermos conviver com ela, pois, desse modo, saberemos também unirmos uns aos outros e vivermos relacionamentos plenos.
6. deve-se buscar a realização do que parece difícil, porque muitos itens que nos são naturais e/ou inatos são essencialmente difíceis: a solidão e o amor, por exemplo.
7. o amor deve ser um processo de constante aprendizagem. rilke o classifica como ?tornar-se algo em si, tornar-se um mundo para si mesmo?.
8. para viver, é necessário apenas ser corajoso diante do inexplicável com o qual nos depararmos.
9. ao encararmos uma grandiosa tristeza, devemos reconhecer que sentí-la é um sinal de que algo grandioso está acontecendo dentro de nós. que não fomos esquecidos pela vida.
10. a arte é também uma maneira de viver a vida. as profissões do meio artístico são falsas, pois essas causam a ilusão de uma proximidade da arte, enquanto negam e atacam a sua existência.

apesar de eu ter gostado MUITO de cada uma das cartas, a partir da página 75 o conteúdo do livro deixa de ser epistolar. a partir daí, registra-se uma prosa de rainer maria rilke que eu não gostei (talvez por causa da tradução). no fim, o posfácio é bem interessante.

Bianca 12/01/2024

Um quentinho no coração?
?O senhor olha para fora, e é isso sobretudo que não deve fazer agora. Ninguém pode aconselha-lo e ajudá-lo, ninguém. Há apenas um meio. Volte-se para si mesmo.?
Rainer com certeza era um existencialista. Eu amei esse livro, e fiquei com vontade de ler mais obras do autor, e com certeza vou reler Cartas a um jovem poeta em outro momento da minha vida. É como o Kappus falou: ?Quando fala alguém grandioso e único, os pequenos têm de se calar.?, e isso é o que resume a leitura, tentar sorver a sabedoria do Rainer, alcançá-la, toca-la, esperar vivê-la? imagina-la.

isabelle. 11/01/2024

Caso possua terrores, são nossos terrores; caso surjam abismos, esses abismos pertencem a nós; caso existam perigos, então precisamos aprender a amá-los. se orientarmos a nossa vida segundo aquele princípio que nos aconselha a nos aferrarmos sempre ao que é difícil, o que agora nos parece ser muito estranho se tornará o que há de mais familiar e confiável.

Thai 10/01/2024

Sabedoria e humildade.
Conselhos que todo observador atento da vida precisa escutar. Ele nos fala como um irmão, um tio, alguém que se liga a nós pelo carinho e consideração de um ser sensível a outro. Silenciar os excessos, o externo, os padrões e tudo o mais que interferir na nossa sensibilidade, sem medo. Um investimento no nosso verdadeiro Eu. Amei. Recomendo fortemente.

izabelly 10/01/2024

Cartas a um jovem poeta
O compilado de cartas escritas por Rilke presentes nesse livro são, sem sombra de dúvida, um presente aos artistas e solitários.

Uma obra curta mas com um impacto enorme, recomendo para qualquer um que necessite de um ?empurrãozinho? para seguir por algum caminho que seja fora de sua zona de
conforto.

? Peço-lhe que tente ter amor pelas próprias perguntas, como quartos fechados e como livros escritos em uma língua estrangeira. Não investigue agora as respostas que não lhe podem ser dadas, porque não poderia vivê-las. E é disto que se trata, de viver tudo. Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia, sem perceber, a viver as respostas.?

Izabel.Reinaldo 08/01/2024

Primeira leitura de 2024
Este livro já preenchia a minha lista de leitura há algum tempo, antes mesmo de ler outras obras de Rilke. Não sei dizer bem a razão pela qual adiei tal leitura.

Confesso que, inicialmente, o que me atraiu foi o título. Gosto de escrever cartas e gosto de escrever e ler poesia. Então, a ideia de trocar cartas com um poeta pode sim ter sido o que me levou a incluir este livro em minha lista e por fim, tê-lo como minha primeira leitura do ano.

Tenho buscado inspirações para escrever desde a publicação do meu primeiro livro, e, em razão disso, tenho lido muita coisa. Desde as obras mais renomadas às mais desconhecidas. E os conselhos de Rilke ao jovem poeta parecem ter sido direcionados a mim.

É possível absorver muitas mensagens encorajadoras tanto para o aperfeiçoamento da escrita, quanto para a reflexão sobre temas tão complexos e ao mesmo tempo tão comuns.

Apesar de ser um livro curto que contém apenas as respostas de Rilke às cartas de Kappus, o conteúdo é de uma riqueza imensa. Nota-se em cada conselho e reflexão a experiência do autor em relação à escrita e à vida de um modo geral.

Estou muito contente por finalmente ter lido esta obra e principalmente por ter sido a primeira leitura do ano.

Recomendo!

P.S: se você gosta de poesia ou prosa poética, considere comprar "Dizeres quase íntimos", de Izabel Reinaldo. ?

Deyvson2 08/01/2024

Esperava mais?
Sem muito o que dizer. Simplesmente não me pegou/cativou. As cartas tinham em si um conteúdo reflexivo, porém, na maior parte do livro, achei a leitura arrastada e repetitiva.

carolina 06/01/2024

Expectativas não superadas completamente.

coloque muita expectativa nessa leitura, apesar de ter gostado muito da maneira em como rilke se expressa, sinto que faltou algo, acredito que seja a perspectiva das cartas do kappus.

sinto que ficaram um pouco vago e as vezes não entendia ao que o autor se referia.. mas deve haver algum motivo pelo qual as cartas de kappus não estão no livro.

num geral a escrita deste autor é impecável, muito inspiradora, reflexiva e profunda! gostei bastante, apesar de não ter me conquistado completamente.

Daniel1906 04/01/2024

Cartas a um Jovem Poeta
Rainer Maria Rilke foi um poeta e romancista austríaco (considerado o maior de sua época), já tendo se consolidado como grande autor, quando recebe cartas de um jovem estudante, Franz Xaver Kappus, que aspira ser poeta e lhe pede conselhos.
O livro em questão trata-se da coletânea de cartas que Rilke enviou como resposta as cartas de Kappus ao longo dos anos em que se corresponderam.
As mensagens de Rilke a Kappus são de uma sensibilidade e simplicidade incríveis.
Acabei de terminar o livro e estou realmente encantado pelas reflexões do Rilke. Recomendo demais!

Bruna 03/01/2024

Abraços em forma de palavras
Esse livro foi como um abraço que eu não sabia que precisava. Marquei tantas partes quanto me marcaram. Vontade de mergulhar e morar em cada uma daquelas palavras. Termino a leitura com uma sensação de que talvez tenha algo ali maior do que eu pude captar, de tão imenso que foi. Que alegria por ter escolhido esse livro como a minha primeira leitura de 2024.

andrids 31/12/2023

Li esse livro sem conhecer os poemas do rilke e estou fascinado, sinto que poderia ler qualquer um livro dele agora.

letAcia1104 29/12/2023

Flutuando
Eu sinto que preciso reler e reler essas cartas. Como foi dito em uma delas, sou jovem demais ainda, muito apressada para tudo, e algo pode ter escapado. Mas, apesar de pisar num terreno escorregadio, digo que a solidão foi tratada de uma forma como eu nunca vira antes. O poeta reforçou em diversos momentos, também, a necessidade da paciência. Por último, os ensinamentos sobre o amor, seja o amor por si (por seus próprios vazios - e que ótimo ter essa grandeza!), seja o amor por outra pessoa. Amar, na minha inexperiência, é aprender. E ?de resto, deixe a vida acontecer.?

Thab 27/12/2023

O que dizer?
Esse livro não é apenas um livro, é arte e mais do que isso, é sentimento.
Definitivamente ?Cartas a um jovem poeta?entrou para os favoritos, e tornou-se meu novo império romano. A clareza das reflexões de Rilke me encantaram de uma forma inexplicável. Certamente ainda irei ler esse livro novamente, várias vezes.

?Obras de arte são de um solidão infinita, e nada pode passar tão longe de alcança-las quanto a crítica.?

?Pois mesmo os melhores erram nas palavras quando elas devem significar o que há de mais leve e quase indizível.?

alvsalmeida 27/12/2023

Atemporal
A leitura é fluida e grandiosa. Nela se vê a preocupação de alguém que ganhou um amigo e deseja apoiá-lo em seus momentos do dor e solidão. Mas cada palavra descrita somente representa a vivência de alguém que conhece aquilo que se responde com exatidão. O mais impressionante é como cartas do início do século passado se enquadram a tudo que se tem vivido de forma escrachada nesses primeiro quarto do século conseguinte após cada oração descrita em palavras de alento e refúgio para a inquietude sem precisão. Não preciso descrever que foi inspiradora, ?certo, senhor Kappus??