Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Alberto 03/06/2022

Reflexões de um veterano
Procurando por indicações de obra poéticas, eu me deparei com o nome de Rainer Maria Rilke, e resolvi conferir seus livros, até porque alguns estão inclusos no Kindle Unlimited.

Essa obra está entre as mais conceituadas do autor, mesmo se tratando de cartas que ele enviou sem a intenção de publicá-las. Ele fala de muitas coisas ao jovem candidato a poeta Franz Kappus, com o qual ele se correspondeu por alguns anos. Rilke discorre sobre diversos temas além da poesia, como amor, relacionamentos e solidão, mas também dá dicas de viagens e livros, por exemplo.

O autor não fala do ponto de vista de um poeta, e sim como uma pessoa com experiência de vida a alguém mais jovem. É por vezes como ler um livro de autoajuda, já que em geral o Franz estava sempre com alguma aflição; já em outros momentos, parece uma conversa que qualquer um teria por e-mail.

É uma leitura fácil, ao contrário das complexas poesias do autor que estou lendo, e com boas reflexões.
Roberta 25/06/2022minha estante
Esse parece acessível.

Alberto 25/06/2022minha estante
É bem acessível :)

Roberta 25/06/2022minha estante
Sua resenha me animou.

Alberto 25/06/2022minha estante
Que bom. Espero que goste. ;)

Alessandra.Adams 13/05/2022

?Não investigue agora as respostas que não lhe podem ser dadas, porque não poderia vive-las. E é disto que se trata, de viver tudo. Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia, sem perceber, a viver as respostas?.

Beka 18/06/2022

Em primeiro lugar, não se engane com o título. Este livro contém lições inspiradoras para a vida.
É meu primeiro contato com Rilke e estou feliz por ter começado por aqui.

Uma coletânea de cartas enviadas pelo poeta Rainer Maria Rilke ao jovem Franz Kappus, que publicou em 1929, três anos após a morte de Rilke. Só temos acesso as correspondências de Rilke, e nela podemos conhecer um pouco da riqueza de seu pensamento que se revelam plenamente nas cartas. O fato de não apreciarmos as cartas de Kappus não interfere em nada na mensagem que rilke quer passar.
Rilke soube - sem intenção - fazer correspondência com vários leitores, levando-os a reflexão sobre os aspectos verdadeiros da vida- criação artística, a necessidade de escrever, Deus, sexo, relacionamento entre homens, valor nulo da crítica, e a solidão inevitável do ser humano.
Em linhas gerais, Rilke aconselha o jovem a voltar para si mesmo; a descobrir, com calma, o que se passa em seu coração e deixar a vida acontecer, pois no fim tudo isso poderá ser uma oportunidade para ele se tornar uma pessoa mais forte, sensível e criativa perante as adversidades da vida.
Este livro rendeu muitas marcações ao longo das cartas. A que mais me tocou:
"Eu gostaria de lhe pedir da melhor maneira que posso, meu caro, para ter paciência em relação a tudo que não está resolvido em seu coração...
Não investigue agora as respostas que não lhe podem ser dadas, porque não poderia vivê-las. E é disto que se trata, de viver tudo. Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia, sem perceber, a viver as respostas."

Com certeza vou reler. Recomendo demais!!!

MarcosQz 21/04/2021

Nunca li nada de Rilke pra falar a verdade, li esse livro mais por curiosidade e gostei.
As cartas de Rilke falam sobre solidão, como ela é importante no processo criativo, além de falar sobre amor, Deus, amizade, relações entre homens e do processo da escrita.
Gostei bastante do livro e vou acabar lendo algo mais de Rilke.

Camila Borges 21/11/2020

"a própria arte é uma forma de vida"
Nas cartas que escreve ao jovem poeta Franz Kappus, Rilke o aconselha sobre a arte, o amor, a solidão, a natureza, a tristeza, a paciência e vários outros temas. Impossível não sentir a ternura em cada palavra dele, fiquei encantada. É perceptível que ele realmente encarava a arte como "uma forma de vida".

Danielle 28/09/2021

21 livros antes dos 21 anos
1/21

"Tudo é gestação e então nascimento".

Não lembro exatamente o que li sobre esse livro. Mas tinha visto em listas do tipo "ler antes de morrer", "livros para escritores". E bem, olhando o título vc acha que é para quem quer ser escritor mesmo.
Mas não é bem assim.
Por baixo do duplo? significado o livro é literalmente CARTAS para um jovem poeta. Eu pensei que o livro era dedicado à novos escritores/poetistas mas ele é para um jovem poeta em específico. (fez sentindo?)

Então desta forma (por expectativas minhas) me frustei. Queria dicas sobre poesia escrita etc etc recebi o lado do Rilke em 10 cartas para esse jovem que o convidou a opinar sobre seus poemas. Na primeira/segunda carta ele fala ótimas coisas, sim, para quem está começando. Principalmente sobre as críticas. Mas depois, como so temos o lado do Rilke nao sabemos o que o outro cara diz, por vezes me senti perdida, algumas coisas meio jogadas (nao de propósito lógico mas senti mt tensão homoerotica kkkkk comentei ate no skoob enquanto lia) e umas reflexões sobre a vida que (no momento) eu nao queria.

o livro é ótimo tem várias reflexões e passagens marcantes mas como esperava um livro mais sobre escrita me frustei um pouco.

Se vc for ler espero que tenha ajudado e que vc nao se fruste que nem eu kkkk mas, de novo, recomendo o livro sim.

yas 30/11/2020

Sem dúvidas um dos livros mais inspiradores que li na minha vida, certamente lerei novamente para novos olhares.

Heloisa.Vulcanis 17/03/2024

Foi uma leitura tão confortável, rápida e simples. Rilke sempre estava disposto a ajudar Kappus, mesmo respondendo em grandes intervalos de tempo. Ele enfatizou a importância da solidão e a necessidade de enfrentar as dificuldades no processo de desenvolver poemas. Cada carta enviada pode inspirar uma reflexão sobre a vida. Isso me deixou com vontade de relê-lo.

Rafaella Melisse 27/01/2013

Como um livro pode dizer tanto com tão poucas palavras? Não tem como não se apaixonar pelas cartas de Rilke... é como se ele estivesse trocando cartas com nos leitores e respondesse nossas perguntas a respeito da vida e da arte. Li e recomendo a qualquer um que tenha um sonho e precise de um empurrãozinho para deixar de se importar com a opinião dos outros, de que importa trabalhar com algo que te de bastante dinheiro se não foi pra ele que você nasceu? "Procure entrar em si mesmo" e você descobrirá seus verdadeiros sonhos ... esse é o tipo de livro que devemos ter a mão sempre, para ler e reler quantas vezes pudermos.

Henrique Fendrich 24/06/2021

Olha, isso aqui é um pequeno manual sobre a vida que a gente devia carregar por onde quer que a gente fosse. Rilke não havia chegado ainda aos 30 anos, mas a sua lucidez impressiona. Fala sobre a poesia, claro, mas fala sobretudo sobre a vida, sobre o amor e sobre a solidão (que anda muito mal vista em nossos dias, mas Rilke a redime praticamente como virtude).

Pode-se falar em "filosofia de Rilke" e ela tem um potencial enorme de conseguir adeptos mesmo em nossos dias, pois a sabedoria que emana desse livro parece atemporal. Chamo a atenção, por exemplo, para a fantástica defesa que Rilke faz do feminino não mais como mera oposição ao masculino, mas como um gênero efetivamente independente, cuja ascensão permitirá que o próprio amor se dê em bases mais humanas. São palavras que ressoam nas causas feministas de nossos tempos. Do mesmo modo, os problemas de se amar quando não se está preparado ou pelos motivos equivocados também são extremamente atuais.

Que grande generosidade a de Rilke ao escrever cartas tão detalhadas e tão profundas para um simples aspirante a poeta. Que grande força interior, fruto de muita reflexão e sofrimento, esse homem conseguiu juntar em tão pouco tempo de vida!

É livro para ler e reler muitas vezes ao longo da vida.

juliarib_f 08/10/2023

Há apenas um meio.
"Volte-se para si mesmo. Investigue o motivo que o impele a escrever; comprove se ele estende as raízes até o ponto mais profundo do seu coração, confesse a si mesmo se o senhor morreria caso fosse proibido de escrever. Sobretudo isto: pergunte a si mesmo na hora mais silenciosa de sua madrugada: preciso escrever?"

Jaqueline 01/10/2022

Esse foi o meu primeiro contato com Rilke. Embora não conheça ainda as suas obras, interessei-me em procurar mais sobre o autor. A forma com que alguns temas como o papel do artista, a arte da escrita, o valor de uma obra de arte, a beleza, o amo e a solidão são citados fizeram com que eu refletisse bastante. Pretendo pesquisar mais sobre as obras de Rilke para entender como as opiniões que ele expressa nessas comunicações aparecem em seus poemas.

Jady 15/02/2024

Lindíssimo
É um livro pequeno, mas que traz ótimas reflexões sobre solidão, amor e a vida. Me senti como se tivesse sendo mentorada pelo Rilke, como se as cartas fossem pra mim, ainda que eu não seja uma poetiza. Li em ebook, mas estou pensando seriamente em comprar físico para ser um dos meus livros de cabeceira.