Prova de Fogo

Prova de Fogo James Dashner

Resenhas - Prova de Fogo

Ander 13/04/2012

Como escrever sobre uma coisa tão incrível!?
Não sei nem por onde começar essa resenha, não sei pq mas eu consigo fazer tão rápido uma resenha sobre um livro que tem muitos defeitos, parece que tudo flui bem, mas ai quando me deparo com um livro impecável como este, fico muito perdido, sem saber oq fazer.
Queria fazer uma resenha perfeita, demonstrando cada coisa que eu senti ao ler esse livro, mas isso não é uma coisa fácil de se fazer, ainda mais para uma pessoa como eu, que não tem o hábito de fazer resenhas de todos livros que lê.

Mas como não escrever algo sobre uma coisa tão boa? Como não querer contar para todo mundo o quando um livro apenas pode mexer contigo em todos os sentidos, pode te deixar agoniado, surpreso, animado, curioso, louco de arrancar os cabelos pra descobrir toda essa mitologia criada pelo James D. Não tem como negar que a cabeça desse autor é genial, com uma inteligência bem notável, parece que antes dele escrever os livros de Maze Runner, tudo já estava planejado, tudo estava nos eixos sem nenhum defeito, quero dizer, deixando só um defeito no ar: A vontade de NÃO parar de ler, a vontade de querer descobrir tudo ao mesmo tempo, mas não podemos negar que James D. sabe prender seu leitor até o fim, e nos matar a cada final do livro, com mais de mil perguntas no ar!(Sim isso não parece uma resenha, está mais para um “desabafo” só meu: confuso e doido.)

Mas voltando ao 2° volume de Maze Runner!
Prova de Fogo, nos mostra a continuação de Thomas, Teresa e os ‘clareanos’, depois de conseguirem finalmente sair do terrível labirinto!Quando pensamos que nada pode ficar pior do que já está, sempre nos enganamos, e é ai que James D. te coloca em outro “mundo” mais louco que o do Labirinto. Outros mistérios surgem, muitas perguntas, algumas traições, será que é realmente uma traição? Hehe.

É como se não tivesse mais motivos para acreditar em mais nada daqui pra frente, nem no nosso querido protagonista, quem arrisca que ele ainda pode nos surpreender no próximo volume? Eu não duvido mais de nada referente à criatividade e doideira do autor. *-*

O ritmo do livro é alucinante, uma coisa imbatível e sensacional! Não dava para acreditar que as coisas só pioravam, e do meio pro final, com alguns outros personagens envolvidos na história só tinha como melhorar ainda mais!

Teresa foi a grande surpresa, eu ainda estou com uma pulga atrás da orelha sobre ela, não sei se acredito em tudo que ela contou, às vezes penso que ela está falando a verdade, mas como escrevi antes, não tem como acreditar em mais nada agora, só lendo o próximo para saber.E o que dizer sobre o ‘romance’ de Teresa e Thomas, poxa é tão bom, eles tem uma ligação tão clara, e quando acontece aquelas coisas tudo fica tão real hehe, é incrível como tudo se completa e tem sentido nesse livro.

Os “Crank”(É isso mesmo ? kkk) foi um dos pontos altos na historia, foi mesmo de se agoniar, loucura total! Mas doideira mesmo foi aquela reta final: I N C R Í L V E L !!!

Ah e como não comentar sobre a grande dúvida de todos: ”A final CRUEL é bom ou não?”...Hmm eu realmente não tenho certeza de nada, não quero nem arriscar, mas não sei se o termo “O Fim justifica os meios” é algo que eu apóie totalmente rs(:

Não vou contar muito, tanto pq se eu contar vou acabar soltando coisas que podem estragar as surpresas das pessoas que vão ler. *-*

Enfim, a conclusão que tenho desse livro é que James Dashnr se tornou um dos meus autores favoritos e Maze Runner tem tudo pra fechar com um final PERFEITO! E não tenho medo de arriscar que vai ser assim, esse volume só confirmou o quando essa trilogia é incrível e me ganhou totalmente! \o/ \o/ \o/

Flavinha 23/02/2013minha estante
Meu to com o pé atras com a Tereza tb, não vejo a hora de ler a Cura. Não em dê spoilers rsrsrs

Ander 25/02/2013minha estante
HAHAHA! Pode deixar que não dou spoilers não, mas espero que você curta mais que eu. =X

Alexandre 17/06/2023

Empolgante como achocolato empelotado numa tardezinhs
Nao me prender a principio, mas muito bem escrito e desenvolvido, personagens novos mt vem contruidos e cativantes. Ate agora o menos interessante da saga, mas bom.

lima 23/04/2021

O livro é muito bom, porém tem seus altos e baixos. Esse foi muito mais cansativo de ler do que o primeiro. Ele fica confuso por um tempo e acabou me fazendo dar uma parada na leitura, mas eu super indico tive bastante marcações de surtos ou coisas que eu achei importante marcar. Dessa vez tive poucas marcações dos momentos boiolas do Newt e do Thomas, pq eles ficaram um tempo separados e tals. O Minho é incrível... é isso ksksksksksk.
Chanel.Gigi 23/04/2021minha estante
Meu deus do ceu esse livro pra mim é o melhor da saga e da terra como vc diz cansativo socorro

Milly 07/03/2021

Fome, deserto,raios, violência,CRUEL.
Esse me prendeu bem mais q o primeiro, provavelmente pq eu não sabia q rumo a história poderia tomar ou o q ia acontecer.
Eu fiquei doida tentando ligar as memórias do Thomas com os acontecimentos, tentando entender todo o propósito daquilo (apesar de eu já saber algumas coisas por causa dos filmes, desde o início o livro é MUITO diferente).
Tive medo de dar tudo errado e mais deles morrerem.

A única coisa q me incomodou foi o jeito da Brenda, q pareceu o estereótipo dos latinos q os estadunidenses tanto reforçam (latinos são amigáveis demais, gostam de muito contato físico etc), talvez o jeito dela esteja assim pq ela está contaminada pelo fulgor? Talvez, mas mesmo assim me incomodou, mesmo eu gostando da personagem.

Uma coisa q notei foi q o protagonismo do Thomas no quesito "resolver problemas" não é forçado como em alguns livros. Ele não resolve as coisas pelo poder do protagonista, faz sentido ele ser uma peça fundamental, já q toda a personalidade dele, desde o primeiro livro, apontava pra alguém altruísta, alguém q dá a cara a tapa pra ajudar os outros, mas q ao mesmo tempo pensa em si mesmo. Ou seja, ele é altruísta na medida certa.

Tô com dó de ler o último, sei q vou sofrer com o final da estória, mas não posso vencer minha curiosidade kkkkk

kethlin 15/04/2021

Gostei, nota 10!
Muito massa esse final, tenho boas expectativas para o terceiro livro. O primeiro foi um pouco cansativo já que eu não simpatizei muito com a Teresa, mas essa decisão do Thomas no fim e a participação da Brenda num geral melhoraram bastante as coisas, deixando a história mais interessante.
Não vejo a hora de descobrir o plano inteiro do CRUEL, espero que acabe bem. Já vou começar o próximo! :)

Alexia.MiliAo 31/12/2020

Assim como o Correr ou Morrer, Prova de Fogo tem um ritmo de tirar o fôlego. Senti raiva em 80% do livro, principalmente por causa da Teresa (não consigo engolir essa garota). Fiquei muito feliz que o livro não tem absolutamente nada a ver com o filme, pois acho bem ruim. Ansiosa pra ler o próximo.

Heloisa 08/06/2021

Decadente
Sinceramente, uma palhaçada o que o autor fez com a Teresa! O Thomas cada vez só me irrita mais. O Minho já tá me enchendo o saco. E a Brenda é chata.

Mariaa Eduarda 13/04/2021

Me enganei do início ao fim com esse livro, cada capítulo uma papel de trouxa diferente.

becxj 01/05/2022

muito bom!!! dessa vez, os meninos passam por um experimento no deserto, com vários cranks espalhados por lá. teve tanta ação, tanto plot twist, tanta mentira que eu acabei não dando 5 estrelas, mas eu amei demais!

Giih 22/05/2021

Minha resenha
Thomas sofre muito com seus amigos enquanto atravessa o deserto atrás do esconderijo secreto do CRUEL.

jusantii 29/08/2021

E lá vai eu surtar dnv por adaptação de livro.
Sou meio suspeita pra avaliar já que é minha triologia preferida desde o começo.
Minhas expectativas estavam altíssimas já que o primeiro livro deixou explicações pendentes, e sou aquele tipo de leitora que não consegue mais viver se não souber o final da história.
Houveram tantas reviravoltas que nao superei até agora: um livro cheio de raiva, desejo de vingança, traições, dúvidas e teorias a cada capítulo, a única certeza que tinham era a necessidade de sobreviver. A forma de como tudo isso é passado ao leitor ainda é um mistério pra mim.
Sobre o filme... é maravilhoso, tudo o que o livro deixou a desejar tinha no filme, o ruim é que não tem nada haver, poderiam pegar o filme e fazer outro livro totalmente diferente, os dois tem pontos positivos e negativos mas ainda fiquei triste por ser tão oposto do que tinham prometido.

Vitoria.Milliole 16/06/2021

No segundo livro de Maze Runner, depois de os clareanos terem encontrado a saída do labirinto e serem resgatados, eles percebem a realidade de sua nova vida: se tudo parece bom demais, tem algo errado! É claro que o resgate era apenas uma falsa esperança.

Toda a experiência no labirinto era, na verdade, um experimento. Acontece que a superfície da terra foi queimada pelo sol e as pessoas enlouqueceram, infectadas pelo Fulgor, uma doença que tira toda a humanidade dos infectados, que são chamados Cranks. Agora, o CRUEL (órgão responsável pelos experimentos) inicia a fase 2 do teste: a fase do Deserto. Para isso, eles infectaram os clareanos com a doença como um incentivo, para que eles passassem pelo tal deserto em busca da prometida cura. E esse deserto não é nada amigável.

Também temos a introdução de mais personagens. Enquanto a Clareira era toda formada por garotos, com exceção de Teresa, uma outra versão do Labirinto também existia, mas com garotas, com a exceção de Aris, o último garoto enviado. Tudo exatamente como na Clareira.

Queria dizer muito mais sobre a história, que eu amo, mas seria spoiler, então vou pular pra minha opinião:

Pra mim, a essência do primeiro livro se manteve completamente, com tantas reviravoltas, o mistério por trás de cada ação do CRUEL, as emboscadas e as coisas bizarras que aterrorizam os personagens. O único ponto negativo, na minha visão, foi a introdução de Brenda, uma Crank, da forma que foi colocada. Isso devido à pequena disputa entre ela e Teresa por Thomas. Apesar de bem discretos e quase irrelevantes, são momentos meio irritantes, mas eu acho irritante todo romancezinho que enfiam sem necessidade alguma em histórias de aventura. Sinto que a Brenda tem uma relevância pra história (apesar de já ter lido, eu realmente não lembro), mas a maneira como ela foi introduzida poderia ter sido melhor.
Obviamente isso não diminui em nada o meu gosto pela história. Como eu já disse, foram momentos que quase dão pra passar despercebidos em meio ao restante.

Eu acho incrível que sempre achei essa série sensacional e tinha medo da releitura não ser tão boa, mas pelo contrário: talvez pela minha maior maturidade, está sendo ainda mais prazerosa do que a primeira leitura. Vejo opiniões bem diversas sobre a série e, sinceramente, não consigo entender as opiniões negativas.

Assisti a adaptação do primeiro livro e, sinceramente, só vou assistir a desse segundo de teimosa, porque só passei raiva. O livro foi infinitamente melhor.