Persépolis

Persépolis Marjane Satrapi

Resenhas - Persépolis

Layla.Ribeiro 22/05/2021

Desafio literário 2021- HQ/Graphic Novel
Só tenho elogios com essa HQ. É uma história autobiográfica de Marjane Sartrapi, iraniana que cresceu durante a revolução do Irã e teve todos os seus direitos privado por ser mulher. Essa temática sobre o mundo islâmico sempre me atiçou e eu já sabia de primeira que ia gostar muito desse HQ , ele vai narrar a infância da Marji , sua adolescência fora do Irã e sua volta ao Irã na fase adulta, conhecemos intimamente a protagonista, seus medos, sua coragem, seus pensamentos, sua vontade de mudar esse país. É um HQ muito didático, ideal para professores para mostrar aos alunos adolescentes sobre as questões do Oriente Médio, me despertou a curiosidade de conhecer sobre esse país na qual não sabia de quase nada, um país sofrido por invasões e disputas por ser um dos lugares de muito petróleo. Muito triste a situação da guerra e dos direitos das mulheres, recomendo fortemente.

Maria290 24/02/2022

"Afinal, com lei ou sem lei, eram seres humanos."
Essa frase que coloquei de título resumiu bem o que eu pensei enquanto lia esse livro: o fato de que nós nos esquecemos um pouco que as pessoas que vivem no Oriente Médio são humanos como nós e que tem emoções e passam por situações como nós.

Achei muito interessante a forma como Satrapi ilustrou e contou sobre a infância e a adolescência dela, pois, tirando o fato da guerra, não era muito diferente da nossa própria infância e adolescência aqui. Ela também curtia música, tinha ídolos, tinha crushs, amigos e tudo o mais. Foi uma verdadeira mudança de visão para mim!

Também achei interessante o fato dela mostrar que o extremismo está em todo lugar,em qualquer religião, não só no Oriente Médio.

Enfim, este livro com certeza fez muito bem para a minha visão de mundo e gostei mais do que pensei que gostaria!

miyau 12/11/2020

Muito interessante e rico, esse livro fala de uma realidade que nunca é apresentada pra gente sem preconceitos, que é como as pessoas as pessoas vivem no Irã, tudo isso com o humor e a interessante trajetória da vida da personagem principal.
day t 12/11/2020minha estante
eu adoro!

Rayane Lau 21/04/2021

Lindo
É uma biografia muito comovente, sobre uma cultura em que a maioria de nós não temos acesso, e ela nos mostra com uma verdade e delicadeza impactante.

Danilo 07/07/2020

Temas pesados abordados de forma leve
Marjane é uma pessoa e uma personagem muito fácil de empatizar e simpatizar, pois mesmo vivendo numa realidade totalmente diferente da esmagadora maioria do mundo, é muito fácil vermos nela nossos próprios comportamentos e pensamentos.
A priori a arte dessa HQ nos faz torcer o nariz, é realmente algo bem simplório, mas logo no começo a leitura já engrena e os traços trocam a sensação de estranheza pela de simpatia, com alguns toques de humor muito bem colocados.
Acredito que meu maior problema com a HQ nem tenha vindo dela, mas sim do fato de eu já ter lido Maus, pois tanto pela arte quanto pela temática da história, é praticamente impossível não traçar paralelos entre as obras, e quando fazemos isso, a diferença de patamar entre elas (em todos os aspectos) se torna gritante.
Me esforcei para evitar os comparativos e obtive parcial sucesso, até porque é fácil indentificar os diversos méritos particulares desta obra, ela fala por si e não à toa é tão aclamada e indicada, eu mesmo comecei a indicá-la a todo mundo que conheço logo que finalizei a leitura.
Persépolis tem certos elementos narrativos e causos que acredito que poderiam ser bem melhor trabalhados, mas no geral é uma obra que faz jus à fama que tem e com certeza merece ser lida.

Julia 11/03/2021

"Corri para a sala, em busca do meu melhor amigo, o livro, para me proteger sei lá de quê."

@eu_rafaprado 22/10/2022

Persépolis - Edição completa
Um quadrinho biográfico, que conta a história de Marjane Satrapi, que com 10 anos viu sua cultura mudar e foi obrigada a usar o véu islâmico, em uma sala de aula agora só de meninas.

Nascida numa família moderna e politizada, em 1979 ela assistiu ao início da revolução que lançou o Irã nas trevas do regime xiita - apenas mais um capítulo nos muitos séculos de opressão do povo persa.

Morando atualmente na França, onde o livro vendeu mais de 400 mil exemplares, Marjane nos emociona com os relatos da guerra, da resistência, de como perdeu amigos, do estranhamento que é ser estrangeiro e que por pior que seja a realidade, o quanto é reconfortante estar no nosso lar, no país natal junto aos familiares, o que fica claro é que ninguém quer imigrar, fugir.. o que as pessoas querem é a mudança de realidade, a liberdade.. e que viver em um regime totalitário além de ser desgastante é muito triste.

A leitura é muito importante para quebrar o estigma da imagem que nos é vendida de que o Oriente é terra de terrorismo e bomba, há um povo que quer ser feliz, que sonha e luta por sua liberdade.

Bru 17/02/2022

Um olhar diferenciado do Irã
Marjane consegue mostrar a vida de uma iraniana que precisa lidar com seus problemas comuns, de criança, adolescente e mulher, ao mesmo tempo que sofre os horrores da guerra e a perda da familiares e amigos.

A ironia e os traços da autora/ ilustradora são marcantes. Leitura obrigatória para toda feminista.

rodrigo963 16/03/2020

Persépolis é um livro baseado na vida pessoal (autobiografia) da escritora (Marjane Satrapi), sendo produzido em formato de quadrinho (HQ). O livro é um panorama de sua vida, suas percepções aos acontecimentos sociais e políticos no Irã. Assim, buscou trazer um contexto histórico do país, o envolvimento da família nos movimentos sociais, as revoluções (iraniana e islâmica), os conflitos internos e externos, regras e novas leis. Dessa forma, observamos que está dividido em duas partes, sendo uma antes da revolução e depois da revolução/ditadura islâmica que culminou em mudanças radicais no modo de viver, além de limitar /controlar sua liberdade de expressão. Esse Hq é uma grande porta de entrada na história do Irã, semeado curiosidade e desejo de conhecer melhor os recentes acontecimentos do país.

Yasmin.Ribas 17/08/2020

Uma leitura necessária!
Bom, já adianto que eu amei a leitura!! A HQ narra a infância e fase adulta da iraniana Marji, uma garota que cresceu em meio às guerras e conflitos - pessoais e culturais - junto da sua família.
A obra trata de aspectos relevantes, atuais e fortes ( guerras, machismo, choque entre culturas, religião... ), mesmo assim, a autora consegue trabalhar com esses temas de forma simples e bem humorada - fazendo com que a leitura seja bem fluida.
Não vou negar, a minha parte preferia da história é quando a nossa querida protagonista ainda é criança. Durante a leitura, você consegue perceber como questões políticas, religiosas e culturais podem afetar diretamente no comportamento das crianças, deixando Marji muitas vezes confusa e reflexiva, mesmo desde muito nova. Além disso, acompanhar o desenvolvimento dela foi uma experiência muitíssimo interessante, pois tudo o que foi ensinado a ela durante a infância, refletiu nos seus relacionamentos, amizades e em sua formação como pessoa.
Aos 14 anos ela foi morar sozinha em Viena, para fugir dos conflitos políticos de seu país. Porém, acabou enfrentando muita dificuldade ao ter que lidar com as diferenças culturais ocidental e oriental. Preferiu, portanto, voltar a morar com seus pais, mesmo com o país que continuava em guerras e conflitos, do que continuar sozinha em um lugar diferente, onde ela não sentia ser seu lar.
Por fim, gostaria de dizer que é uma leitura interessante demais. Pude visualizar através dos olhos de Marji, um pouco da sua cultura e como o preconceito e intolerância estão presentes no dia a dia, mesmo de forma implicita.

tacizera 22/04/2023

Persépolis
Adorei o traço da arte, e a história é um tapa na cara em diversos momentos, de vez em quando ia tudo de mal a pior mesmo quando parecia que não tinha como piorar.
Quase dei uma chorada no final, mas consegui aguentar

Jaque 17/10/2021

Persépolis, de autoria da escritora iraniana Marjane Satrapi traz a história auto biográfica da autora. Fazemos a partir de então um passeio pelo Irã da década de 1970 até os anos 2000. Conhecemos como foi implantado o regime que tornou a vida das mulheres iranianas marcada pelo autoritarismo masculino e ausência de liberdades.

Tudo isso nos é contado a partir da vida da Marjane Satrapi, então a narrativa tem um tom intimista muito interessante e que nos conecta com aquela realidade, que afinal de contas, pode ser transposta pra nossa também em alguns aspectos. Afinal, não é apenas no Irã que a vida das mulheres é considerada como um objeto do poder masculino.

Amanda262 07/01/2021

AAAAAAAAAAAAA Amei
Melhor indicação que a minha ex sogra poderia dar

Maria Martini 11/06/2023

Um pedaço da vida de marji
O livro é uma história real, a história de parte da vida da própria autora, vivendo em meio à guerra e pressões sociais e tentando fugir de todo esse caos ao mesmo tempo que lidava com sua família e amigos.

Lari 25/01/2021

Meu primeiro quadrinho
Foi o tema que me insentivou a ler o quadrinho, nunca fui adepta. Mas adorei a forma como a história é apresentada. A imaginação flui melhor, tem um toque bem carinhoso na leitura. Assistir a animação melhora ainda mais!