O Amante de Lady Chatterley

O Amante de Lady Chatterley D. H. Lawrence

Resenhas - O Amante de Lady Chatterley

Raquel 29/08/2023

3/5
O livro tem alguns pontos diferentes do filme da Netflix, nesse caso preferi o filme, achei a química entre os protagonistas não tao evidentes no livro.

Tamy 16/08/2023

Esperava algo diferente... ?
Connie, uma jovem que teve uma vida diferente das outras moças de sua época - muitos contatos com outros homens e uma certa liberdade sexual - casa-se com Clifford, um jovem conservador. Ele é logo mandado para servir na guerra, voltando para casa com o corpo paralisado; a partir de então, sua relação com Lady Chatterley vai esfriando e ela começa a sentir falta de algo mais profundo. Eis então que surge Oliver Mellors, o guarda-caças da propriedade, e Connie vive experiências nunca vividas antes, que mudarão a sua vida?

Esse romance foi impactante para a época de lançamento. Abordar a sexualidade feminina de forma tão explícita, ainda mais de uma mulher casada: um absurdo. Porém, aqui também nos mostra uma mulher frágil, procurando um "porto seguro" nesse outro homem, não apenas sexo, mas uma relação de muita dependência emocional. A proposta foi boa? Sim, mas eu esperava um cenário um pouco diferente?

Além da vida amorosa/sexual de Lady Chatterley, o romance faz algumas críticas à sociedade industrial da época, ao desemprego, à desigualdade de classes, mostrando a diferença do ponto de vista de Clifford e de Mellors, o guarda-caças.

Valeu a pena conhecer a história, mas não foi nada que me deixou "uau, que maravilha"... ??

Maria.Gabrielly 16/08/2023

Muito complexo e profundo
Esse livro é, em grande medida, complexo. A premissa do romance erótico salta a vista, mas a meu ver é mais sobre solidão e os problemas mentais e novos problemas causados pela industrialização na humanidade. A escrita crua é os próprios sentimentos evocados pela mineração e indústria se misturam as práticas sexuais dos personagem, o que ao me ver enriquece demais a experiência de leitura. Poderia ficar aqui falando mil coisas, pq sim, esse livro dá margem pra diversas discussões, mas vou apenas dizer que seria um cinco estrelas, porém o final não me agradou muito

Maylla2 13/08/2023

Para além da sexualidade
Creio que esse livro é vendido apenas como um livro que foi censurado no início do século XX por abordar abertamente o amor e o sexo.
A sexualidade da Lady Chatterley é passada como algo fora dos padrões, mas na verdade Constance é apenas uma mulher e o livro não trata só sobre isso.
Sim, de fato acompanhamos a história de uma jovem que se casa com um aristocrata inglês durante a Primeira Guerra Mundial e este, após a lua de mel, é mandado ao campo de batalha e retorna em uma cadeira de rodas. Além disso, também volta impotente sexualmente condenando a jovem esposa a viver em celibato. Mas nossa Lady não sente apenas falta de sexo, ela sente falta de atenção, carinho, de ser realmente vista e não ser apenas a pessoa que faz tudo para o marido, que o apoia em todas as suas ideias, que se funde à personalidade dele de tal forma que se anula a ponto de definhar.
Em meio a tudo isso, temos muitas camadas de críticas ao modelo de sociedade da época, à forte industrialização, aos intelectuais, à aristocracia em decadência, entre outras.
O livro é repleto de nostalgia pela ?velha Inglaterra? e cheio de contrapontos com a ?nova Inglaterra?.
A sexualidade de Constance é apenas um dos elementos e este ainda é colocado na história como uma probabilidade para criar um futuro, já que o marido Sir Clifford, coloca a ideia da esposa ter um filho na cabeça de Constance. Não importaria de quem, desde que o filho fosse criado por ele.
A relação de Constance com Oliver Mellors, guarda-caça dos Chatterley, se dá de forma natural, desejo e sentimento mútuo surgindo e com eles, as convenções sociais e relações de classe ficam ainda mais em foco.
Adorei a leitura! Os personagens, ainda que alguns sejam odiosos, são bem construídos e o enredo te prende do início ao fim.

Liana 20/07/2023

Esperava mais
Vi muitas indicações positivas desse livro e iniciei a leitura com bastante expectativa.

Já de início é possível observar uma visão bastante limitante da mulher. Creio que essa foi a intenção do autor, já que a realidade social da época era exatamente assim.

Ocorre que com o desenrolar do livro, se vê que não só a sociedade limita o espaço feminino, mas a própria personagem principal e seu interesse romântico.

Minha crítica à estória é que a mulher basicamente só serve para o prazer masculino.

Tim 17/07/2023

Obra Controversa
"O Amante de Lady Chatterley" é uma obra literária controversa que vai além do estereótipo de romance erótico. Embora conhecido por suas cenas de sexo explícito, o livro concentra-se principalmente na temática da liberdade individual e nos relacionamentos amorosos em meio a uma sociedade conservadora. A narrativa instigante de D.H. Lawrence conduz os leitores a uma reflexão profunda sobre a busca pela felicidade pessoal e a luta contra as amarras sociais, tornando a obra relevante mesmo após o lançamento polêmico.

A crítica ao processo de industrialização, à aristocracia e à diferença de classes são alguns dos aspectos presentes na trama, onde o sexo é abordado como uma tentativa poética de resgatar a vontade de viver e encontrar sentido em meio às adversidades, como a guerra e o capitalismo. No entanto, o livro possui alguns momentos problemáticos, como a maneira que o prazer da mulher ou do homem pode ser baseado em violência. Em muitos momentos, parece que a protagonista não está presente no ato, mesmo que ela o busque. Isso é, no mínimo, perturbador.

No geral, "O Amante de Lady Chatterley" proporcionou uma experiência positiva de leitura, permitindo uma imersão nas perspectivas da época em que foi escrito. A abordagem ousada de D.H. Lawrence sobre temas complexos é admirável, mas é importante reconhecer e questionar as questões problemáticas que surgem ao longo da narrativa.

Lorena Alhadeff 16/07/2023

Uma simples história sobre as vicissitudes da vida.
Eu gostei do livro. Achei uma história bem simples, mas, com alguns momentos que valeram reflexões. Pra mim o foco foi a história de Connie, uma moça cosmopolita, tendo boa condição financeira e cultural, sede de viver, algumas experiências sexuais frustrantes e com tendência a se apaixonar por homens abusivos. O casamento trouxe para ela uma mudança radical de vida e de convivências interpessoais, além dos percalços da invalidez do marido e isolamento da propriedade? enfim, ela tentava segurar a barra na marra, adoeceu, amadureceu, teve atitudes egoístas e irresponsáveis (o que acho normal para uma jovem como ela). Isso, mais os outros nós de outras questões e pessoas envolvidas na história.
Mas também couberam detalhes e reflexões sobre a vida do mellors, Clifford, Sra Bolt?
Valeu a experiência de leitura.

Ana Paula 11/07/2023

Ameeei esse livro.
Apesar de não entender algumas atitudes da lady Chatterley, todos os diálogos do livro são grande fonte de reflexão.
Agora estou com uma ressaca literária imensa.

cass.brandAo 09/07/2023

Uma grata experiência
Gostei bastante do desenvolvimento dos personagens, e também de como o autor colocou a questão das massas e da subserviência em detrimento da industrialização que estava acontecendo na Inglaterra. era pós primeira guerra, e o Lawrence conseguiu colocar muito bem as questões existenciais desses protagonistas, seus traumas que a grande guerra deixou, suas perspectivas de futuro e a vida monótona do presente.

gostei muito da construção do romance, e também da coragem que o autor teve ao expor as relações sexuais entre Connie e Mellors, principalmente quando falamos só prazer feminino. tem cenas bem explícitas, que não agradará a todos os públicos, mas eu pessoal gostei muito, porque as descrições não são vulgares; pelo contrário, em muitos momentos o autor deixa claro que há uma "foda com ternura".

o único ponto que me fez não dar as 5 estrelas foi a narrativa que é bem cansativa em alguns momentos. tinham vários blocos de texto em muitos momentos, e o Lawrence é prolixo, então em algumas cenas ele se estendia demasiadamente.

Gabriella440 06/07/2023

O livro é muito bem escrito, mostra as hipocrisias contidas na sociedade aristocrata da época, e como o amor terno era deixado de lado, e muitas vezes visto como uma fraqueza.
Lawrence escreveu uma protagonista mulher, que não deixa de ser uma mulher a partir de uma mente masculina, mas o fez muito bem.
Infelizmente o livro tem resquícios de antissemitismo nos personagens.
No entanto, é um livro de seu tempo, e muito polêmico em seu tempo pelo teor sexual, mas que se transformou num marco sobre a liberdade sexual feminina.

Nathalia.Martinho 03/07/2023

NADA DO QUE SE ESPERA
Bem, se você espera um livro romântico e até picante por conta do título e fama, você vai ser decepcionado ou surpreendido.
O livro retrata além da mente e vida extra conjugal de Connie, a economia, a política e as feridas do pós-guerra. É super interessante o autor retratar o quanto a industrialização afetou todas as camadas da sociedade e não romantização das intenções de pessoas que eram a favor do socialismo.
Agora sobre o romance... Mas, uma vez reforçar a minha ideia de que três fatores devem está numa relação. 1. Companheirismo 2. Admiração 3. Atração física. Sendo todas elas importantes! É conflituoso você pensar que ao longo do livro você está romantizando uma traição, mas percebe que mesmo não existindo isso a vida com seu marido era infeliz. E que o problema não é o outro, mas sim o que ambos têm.
A meu ver, o fato de Connie arranjar outro homem para preencher sua vida vazia é triste. (Gosto da ideia de ela ter encontrado um Homem decidido, delicado e paciente) Se ela tivesse procurado um psicólogo e encontrado seu propósito de vida, talvez não se existi essa história. A esperança não está nos outros, mas em si.

Por fim, eu concordo com o autor de naturalizar o tabu sexo. Pelo menos ele tentou, e por isso o livro foi censurado e processado na época. Uma pena, o debate sempre vai ser a solução. Recomendo a leitura! (Para maiores de 18)

@letravermelha 24/06/2023

Excelente leitura!
Esse livro foi uma dessas obras tão polêmicas que gerou verdadeiro impacto e comoção em sua época devido a todo o erotismo e " palavras proibidas". Publicado em 1928, o livro foi Censurado e proibido na Inglaterra e Estados Unidos, oque não impediu a obra ser roubada e pirateada amplamente ao redor do mundo antes mesmo do seu lançamento, gerando grandes transtornos ao autor. .

Temos aqui Constance " Mulher de espírito livre, livre! À solta no vasto mundo, à solta para fazer oque quiser" casada com um homem ferido na guerra, invalido da cintura para baixo e que agora está muito diferente do homem que conheceu antes. Clifford, o marido, se tornou um homem ausente, distante e egocêntrico " Preocupava-se egocêntricamente com o futuro do seu próprio ego " lançando a mulher no mais completo vazio e solidão. Nesse interim ela conhece Oliver mellors, guarda-caça do marido, que se torna seu amante, tirando-a de uma grande doença, por indiferença do marido, e a trazendo de volta à vida, dando a ela um verdadeiro sentido para viver. .

D. H. Lawrence nessa obra quis exaltar acima de tudo o verdadeiro poder de uma vida sexualmente desinibida, liberta de privações e culpa . " A ponte para o futuro é o falo, e ponto final " Ele sustenta que o sexo é uma " Conversa física normal ". Porém sua visão não se restringe somente as reflexões sobre a coisa do sexo. .

Lawrence discorre também sobre a cobiça, sobre a busca incessante por mais dinheiro que acaba com a vitalidade e a razão do povo, que destrói sua própria alma "... O mundo dos homens está condenado, condenou-se a si mesmos por sua própria estupidez mesquinha" Criticando também a futilidade da classe alta. .

Nessa obra Lawrence destila todo o seu ódio à era industrial . "... Homens transformados em insetos trabalharadores, toda a masculinidade removida, sem qualquer vida Autêntica. Por mim, eu faria desaparecer todas as máquinas da face da terra e acabaria de uma vez por todas com a era industrial, um erro pavoroso ". Uma obra polêmica e censurada, porém amplamente reverenciada.
Elaine 24/06/2023minha estante
Está Na minha lista para esse ano. Estou ansiosa pra essa leitura ?

Clau Melo 21/06/2023

As "safadezas" de Lady Chatterley
Literatura inglesa, 1928/2022.
Imagino o burburinho que este livro causou na época em que foi publicado.
Adorei acompanhar as "safadezas" da Lady Chatterley.
Também assisti a adaptação da Netflix e gostei!
Esperava outro desfecho, mas mesmo assim, adorei a leitura.

À época de seu lançamento, foi censurado, processado por obscenidade e, finalmente, tornou-se palco para uma das mais polêmicas personagens adúlteras da literatura mundial: a lady Chatterley.

Quem poderia imaginar o que acontece no interior de uma propriedade rural, antiga e — até então — absolutamente puritana? Connie é uma jovem vinda de berço artístico e boêmio; seu marido Clifford, no entanto, é um aristocrata conservador, abruptamente enviado para servir na guerra após o casamento. Ao voltar para casa com o corpo paralisado, a união entre os dois perde força e, eventualmente, desanda: é então que, indo na contramão das expectativas da época, Connie encontra refúgio em Oliver Mellors, o guarda-caças da propriedade do casal.

Publicada em 1928, mas vinda ao público apenas em 1960, a história rendeu críticas e alvoroços, mas, sobretudo, afastou a poeira sobre temas importantes não só então, mas também nos dias de hoje: luta de classes, desigualdades sociais e econômicas, os impactos da industrialização e a importância de uma plena – e livre – experiência da sexualidade.

A edição da Antofágica conta com tradução inédita de Isadora Próspero, além de ilustrações a óleo da artista Mariana Darvenne e apresentação de Clara Drummond. Assinam os textos de apoio Carolina Correia dos Santos, doutora em Letras pela USP, que tem como foco a teoria pós-colonial e filosofia feminista; a psicanalista e escritora Luciana Saddi e Nara Vidal, escritora e mestre em Artes e Herança Cultural pela London Met University.

Alice.Lima 07/06/2023

O ódio da sociedade nesse livro?
-? de toda forma sinto grandes mãos brancas se aproximando pelo ar, tentando agarrar a garganta de qualquer um que tente viver por algo além do dinheiro e sufocá-lo.?