A Garota Dinamarquesa

A Garota Dinamarquesa David Ebershoff

Resenhas - A Moça de Copenhague

Erick.Guilherme 10/04/2024

Amei
Foi um prazer poder acompanhar a história da Lili, só não curti muito o final que ficou meio em aberto

manoellen.ferreira 09/05/2024

Tão importante quanto decepcionante
Acho que o principal fator que me incomodou desse livro foi a falta de desenvolvimento. o autor inicia o livro com uma nota, falando que o livro é inspirado na história de Lili, que o conteúdo a seguir é uma ficção. então, apatir daí imaginei que o livro abordaria uma perspectiva um pouco mais emocional, que a imersão seria mais na mente dos personagens, já que o autor tem essa licença, uma fez que escreve uma ficção. mas o livro é um grande decepção (para mim).

a história de Lili é super densa e acredito que todos devem ter o conhecimento, afinal ela é considerada uma pioneira!!! é como se ela tivesse corrido para o mundo girar. corrido para o mundo das pessoas trans, que querem se identificar em algo, se ver em algo, se sentir inclusa e compreendidas. para o mundo da ciência, que busca evoluir, progredir nesse tipo de cirurgia, nessa abordagem psicologica. para o mundo como um todo, que é preconceituoso e precisa aprender a lidar com a singularidade de cada um!

mas aí senti uma insensibilidade na escrita desse livro, senti os personagens reprimidos em seus próprios pensamentos, como se não pudessem se expressar. senti que tiveram mais palavras destinada à passado irrelevantes e cenários desnecessários. não me entendam mal, mas o passado de einar é super importante, mas o de greta não vi a necessidade. enxerguei muito a greta como alguém que é totalmente presente, muito pouco passado e quase nada de futuro, que o que ela é agr não tem muito a ver com o passado e também não se importa com futuro. veja, não que o passado dela deva ser excluído, mas acho que não existia a necessidade de tantas folhas para ele. mas acho fundamental as coisas que se referem ao ex marido e ao neném.

é um livro de quase 400 páginas, com partes super massivas (juro que pensei que ia, literalmente, morrer de sono), outras partes super envolventes e um final ABRUPTO. acho um tanto quando inadmissível a final ser aberto, mas aí é da escolha do autor, gostei eu ou não. mas ainda registro minha indignação por ser algo tão solto e tão do nada, senti que faltou muita coisa nesse final (mas eu tbm já não aguentava mais ler).

mesmo assim, não posso deixar de comentar que o livro não é pra mim, já que ele ganhou um monte de prêmios (o filme ganhou um oscar). então não sou eu quem chega aqui e diz que não presta.