A Garota Dinamarquesa David Ebershoff

Resenhas - A Moça de Copenhague

Jaque 21/02/2020

Lili Elbe foi uma mulher pioneira e não deve ser esquecida. Uma leitura necessária nos dias atuais.

Marielle.Miziara 13/02/2020

Ótimo livro para discutir sobre sexualidade

Thalles.Haydan 05/12/2019

A Garota Dinamarquesa
Achei uma história bem interessante, valida demais e muita gente deveria ler esse livro, de verdade. Mas, na questão da história em si (levando em consideração que é uma história ficcional baseada na história da Lili Elbe) eu senti a falta de algumas coisas... Senti alguns pontos em aberto e algumas explicações não me convenceram... Por isso acabei tirando essa meia estrelinha aí, mas ainda acho um livro ótimo que vale a pena a lida.

amorporlivro.l 26/07/2019

Necessário, inclusivo.
Livro inclusivo que conta a linda história de Lili Elbe, relatando sua descoberta, transição e aceitação como uma mulher transexual. Einar Wegener seu nome de batismo era um grande pintor dinamarquês, o mesmo era casado com Greta que também era artista mas pouca conhecida no ramo, tudo começou com um simples favor de sua esposa, pois a modelo que vinha pousando pra ela tinha cancelado a sessão e a Greta precisava concluir seu trabalho, então, ela pergunta se Einar se importaria de colocar por alguns instantes as meias e os sapatos da modelo que não pôde estar presente? Ele aceitou e disse: "O que você quiser." Assim começa uma historia linda e única de amor do século XX. Einar passa a se vestir de mulher cada vez mais e Greta se vê estranhamente atraido pelo mesmo vestido como Lili, mas eles percebem que uma escolha deverá ser tomada: Lili ou Einar? Einar decide ser quem ele realmente é e passa adotar o nome de Lili, submete a umas séries de cirurgias, conhece novas paixões, isso sempre com o apoio de sua ex mulher que passa a se tornar sua melhor amiga . Livro maravilhoso que deveria ser lido por todos, não posso esquecer de mencionar que essa obra é inspirada na história real de Lili Elbe e sua esposa Gerda, mas a história narrada, com detalhes do lugar, tempo, linguagem e vida interior, é uma invenção da imaginação do autor. ❤

site: https://www.instagram.com/p/BmoJ-xdHj3Y/?igshid=1mbbmkxf18z7r

Beto 03/05/2019

"Uma vida falsa simplesmente não é vida"
Eu não poderia seguir para outra leitura sem antes aqui firmar minha experiência com a "Moça de Copenhague".

Embora tendo alguns pequenos problemas com a narrativa de David Ebershoff, compartilhei por diversas vezes com Einar, Greta e Lili várias de suas emoções, mestria esta que somente bons autores são capazes de proporcionar.

O livro conta a história de Lili, uma das primeiras pessoas a passar por uma cirurgia de afirmação de gênero há quase 100 anos atrás. É uma leitura de muito crescimento, principalmente para indivíduos que insistem em reduzir LGBT a apenas "escolha".

Recomendo a leitura ou o filme que é igualmente bom, uma vez que a história de Lili inspira muitos de nós, trans ou não, a sermos nós mesmos, em um mundo (em um Brasil) que cada vez busca mais nos silenciar.

Leeee 09/11/2018

Tem uma história linda,é muito bem escrito e vale super a pena sua leitura.

Tiago.Coelho 10/09/2018

Espetacular
Amo a maneira provocante que esse livro transfere os sentimentos de Einar e LiLi para o leitor. Como a transição de Einar para Lili Elbe se descreve poeticamente. A maneira bruta como o personagem sofre até assumir seu eu. Mostrar a vida da primeira mulher trans numa época carregada de preconceitos em que homossexualidade era considerada um "transtorno antissocial".

Andy Silva 21/07/2018

O que dizer desse livro? Apresenta uma excelente história, com um enredo que permite que você sinta as emoções tanto de Lily, Einar e Greta. Mas talvez tenha faltado um 'quê' a mais, algo que prenda a atenção do leitor e faça entender o quanto o assunto abordado é delicado. Eu me perdi várias vezes nos pensamentos de Lily/ Einar, pois não consegui entrar na cabeça do personagem, não consegui entender seus sentimentos, por mais explícito que tenha sido. Talvez a ideia do autor tenha sido exatamente essa, mas eu não entendi muito bem e não me envolvi. O contexto histórico também deixou a história um pouco arrastada demais. Mas no geral, é um bom livro que apresenta uma abordagem interessante sobre o tema LGBT

Susan.Kelle 30/04/2020

Um livro intrigante e com personagens absolutamente únicos. Apesar de Lili/Einar ser o personagem principal confesso q qm realmente me intrigou foi Greta: forte e independente, mas ao mesmo tempo presa a sua missão de fazer seu "par" feliz.. Achei ela de um emocional complexo e fascinante. Lili/Einar me irritou e confundiu com a constante dissociação entre ser ela e ele, como se realmente fossem duas pessoas num corpo, ñ tenho vivências suficientes pra julgar isso mas me pareceu mto mais um caso de dupla personalidade do q de alguem preso num corpo do sexo oposto; vale destacar tb a excessiva preocupação de Lili com sua beleza, o q talvez fosse um recurso seu estereotipado pra se reafirmar feminina. Mas tds essas impressões  só vem reforçar o bom trabalho do autor, que no posfácio e na entrevista ao fim nos revela sua pesquisa sobre Lili/Einar e sua relação consigo mesma, e sobre sua visão de Greta e seus desafios enquanto esposa. Com certeza senti o fascinio e a curiosidade dele por essa relação.

Bia Oliver 28/12/2017

Emocionante
Com certeza, você já deve ter ouvido falar neste livro ou ter visto o filme. Eu demorei para ver ambos, parte porque a vida tem sido muito corrida, mas também porque queria deixar a poeira baixar e ter minhas próprias impressões.

É uma obra delicada, inquietante, singela, perturbadora… Não mostra apenas a transformação de um homem em uma mulher, não trata apenas de descobertas e de personalidade. Este livro mostra como uma relação estável, de amor e de confiança supera qualquer desafio, qualquer mudança que possa aparecer no caminho.

site: http://www.leiturasecomidinhas.com.br/a-garota-dinamarquesa/

Maitê 13/03/2016

Gostaria de dar uma nota maior para o livro, é um livro sobre uma história importante que deveria ser mais conhecida. Mas infelizmente tenho algumas ressalvas com uma escolha que p autor faz que simplesmente não consegui deixar de lado. Ele tenta explicar essa mudança mas para mim não passou de preguiça. Ele muda a história completamente de um dos personagens principais, a Gerda, que no livro se torna uma americana chamada Greta, acho totalmente desnecessário essa mudança, ele tenta justificar isso como uma tentativa de dar uma história para ela, mas ela tem um história, muito mais interessante do que a que ele criou. Segundo ele o motivo de ter escrito esse livro foi o interesse no casamento dos dois, mas não sei como escrever a história de um casamento se você muda completamente um dos personagens. Entendo que é uma ficcionalização da história mas para mim só empobreceu o livro. Ao menos o filme procurou trazer a verdadeira Gerda.

Paraíso dos Livros 14/12/2017

Resenha | A Garota Dinamarquesa – David Ebershoff

O livro é baseado na história real do pintor dinamarquês Einar Wegener, e se passa em Copenhague por volta de 1925. Relatando os principais acontecimentos que levaram Einar a descobrir sua transexualidade após um casamento duradouro com Greta também pintora. O livro consegue transmitir toda a mensagem e impacto do sofrimento de ambos durante a transição. É possível compreender todo o conflito de Einar numa época que praticamente o assunto era algo novo, sem referências e também a luta de Greta pelo marido e sua força para seguir adiante.

Tudo começa como uma brincadeira com Einar colocando meias e sapatos para Gerda pintar um quadro que precisa finalizar e isso faz Einar ativar uma parte adormecida que sempre esteve dentro de si. Assim Lili (nome que adota como mulher) nasce. Greta se sente encurralada entre a vontade de ter seu marido de volta e deixar Lili se libertar. Logo, Greta se torna a base de Einar, e Einar a força que move Greta. É uma situação que foge do controle, tudo que haviam construído no matrimônio, e até mesmo em suas vidas profissionais repentinamente parecem estar errado e fora do lugar.

Ler sobre Greta fez com que eu pensasse na força, dedicação e amor que ela precisou ter para superar e ajudar seu marido com toda a situação, transição em tempos que não existia sequer informações suficientes para compreensão dos fatos. Então isso realmente comove durante a leitura. Diferente do filme, onde o amor parece ser o que faz Gerda agir, a percepção que temos da personagem no livro é que ela sempre buscou por respostas e não parava de procurá-las chegando ao seu limite. Ela relembra muitos fatos do seu ex marido comparando-o a Einar, além de pedir ajuda diversas vezes para Hans e Carlisle seu irmão.

De maneira geral, o livro consegue abordar o assunto de forma bem completa, trazendo a mensagem que por mais que Einar insistisse em dizer ele e Lili fossem pessoas diferentes presas em um mesmo corpo todas as partes que formavam Einar criaram Lili no final das contas. Como o próprio escritor diz: A maior criação de Einar foi Lili Elbe. Ao reconhecer a sua transexualidade, Einar queria apenas viver quem realmente era em seu interior, viver livremente o amor ao lado de Henrik, ter filhos, simplesmente ser feliz sem prejudicar a vida de Greta, alguém que ele sempre foi eternamente grato por estar ao seu lado até os últimos dias. Enfim, Einar buscou seu maior objetivo, seu maior sonho e conseguiu se tornar em quem sempre quis ser.

site: http://paraisodoslivros1.blogspot.com.br/2017/12/resenha-garota-dinamarquesa-david.html

Karina 14/12/2017

Resenha | A Garota Dinamarquesa – David Ebershoff

Lili 01/11/2017

A Garota Dinamarquesa
A história de uma das primeiras mulheres transgênero que fez a cirurgia de mudança de sexo e conseguiu legalmente mudar sua identidade. Apesar de o autor não narrar com paixão (foi uma reclamação de várias amigas que leram junto comigo), eu achei a vida de Einar/Lili e Greta muito rica, com muita história para contar. Greta, esposa de Einar e uma grande amiga de Lili (quase uma mãe!), foi de uma compreensão e lealdade inacreditáveis, ainda mais se considerarmos a época em que tudo aconteceu.

Nem imagino o que Einar/Lili passou durante toda a sua curta vida. Deve ser um sofrimento muito grande não saber direito quem você é, estar em uma condição que nem nome tem ainda. Uma frase que li não no livro mas em outras pesquisas e que me marcou bastante foi: ?Pode-se dizer que 14 meses não é muito, mas parecem-me como um todo da vida humana feliz.? Ela disse isso quando já sabia que estava morrendo e havia passado os últimos meses sendo plenamente Lili. Aquele curto período fez sua vida inteira valer a pena.

Recomendo o livro, mas acho que ele terminou de forma muito abrupta e até mal explicada. Mas a história é fascinante.

Nat 18/09/2017

Elinar e Greta são ambos pintores. Em uma tarde, porque sua modelo faltou e Greta precisava continuar seu trabalho, ela pergunta ao marido se ele poderia colocar as meias e os sapatos da moça. Ele aceita e ela continua seu trabalho. O que Greta não imaginava era que isso iria despertar alguma coisa em Elinar. E assim nasce Lily, com quem Greta gosta de conviver e a modelo que ela passa a retratar cada vez mais em suas pinturas (com as quais ela alcança um relativo sucesso). O tempo vai passando, Lily aparece cada vez mais enquanto Elinar vai desaparecendo, e ambos percebem que uma escolha decisiva terá que ser feita.

Eu vi o filme baseado nesse livro porque fiquei curiosa, porque gosto do Eddie Redmayne e estava torcendo para ele levar o Oscar do ano em que o filme foi indicado, e porque ele retrata a vida de dois pintores (arte é um assunto que me fascina). Aí fui procurar mais sobre a vida de Lily Elba na internet por simples curiosidade. Então, quando vi o livro em um sebo, tive que comprar. O autor fala que a história que ele narra é uma visão romantizada da vida de Lily, mesmo que ele tenha se baseado nos fatos reais da vida dela, mas isso em nada diminui a forma como a história prende a atenção. E gostei mais do livro do que do filme, porque o autor fala mais sobre a vida de Greta antes de se casar com Elinar. Não lembro se no filme eles explicam como no livro, mas eu gostei de entender os motivos dos sangramentos misteriosos de Elinar. Como um todo, o livro é ótimo, consegue tocar o leitor. Foi bom ver como se tratava a questão da transsexualidade, muito discutida hoje, justamente numa época em que o mundo passava por tantas mudanças. Eu sempre acho maravilhoso ver esse tipo de discussão inserida nesses momentos históricos, dá a impressão de que a leitura vem bem a calhar para o momento que estamos vivendo. Livro completamente recomendado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2017/09/a-garota-dinamarquesa-david-ebershoff_6.html