A Garota Dinamarquesa

A Garota Dinamarquesa David Ebershoff

Resenhas - A Moça de Copenhague

brunadaguarda 16/09/2021

Do que o amor é capaz?
Esse livro trouxe uma história incrível, achei ainda mais incrível ao descobrir que foi baseada em fatos reais. A história começa contando sobre Einar, um pintor de paisagens de pântanos que era casado com Greta, sua antiga aluna, pintora de retratos. Greta no início se mostrava um pouco egoísta, só pensava em si e em seu trabalho (não estou julgando), por essa característica ela pede para seu marido Einar pousar com um vestido e sapatos femininos para terminar uma das suas pinturas, e nesse momento Lili é batizada - não criada, porque ela já existia dentro de Einar. Ao decorrer do livro vemos a devoção e o apoio de Greta para Lili, no início eu pensei que ela fazia isso por egoísmo, pra pintar Lili e ficar famosa, mas depois percebi, que o amor é capaz disso, Greta estava disposta a perder seu marido para ver a felicidade de Lili, pois ela amava os dois. Por fim, eu achei a história muito incrível, porém achei que foi muito romantizada, ainda mais pela época que isso aconteceu, entre 1929 e 1930, ela foi simplesmente acolhida por todos ao seu redor, Greta, Ana, Hans, Charlesle, Henrik,... E no momento em que sofreu preconceito da dona do "bordel" por exemplo, simplesmente saiu e continuou a vida como se aquilo não tivesse acontecido?? Achei que o psicológico da personagem não foi muito desenvolvido na história nesse aspecto. Mas apesar disso recomendo a leitura, é um pouco entendiante no início, mas depois a emoção toma conta.

alissonferreira.c1 29/09/2021

Eu não sei se não estava no mood certo, mas esperava um pouco mais
"A garota dinamarquesa", de David Ebershoff, é uma biografia ficcional baseada na história da artista plástica dinamarquesa Lili Elbe, mulher transsexual que viveu entre 1882 e 1931, e que se tornou conhecida por ser uma das primeiras pessoas a fazer a cirurgia de readequação de gênero. Lili era casada com a também artista plástica Gerda Gottlieb e faleceu decorrente das complicações de uma cirurgia de transplante de útero (isso não é spoiler, é fato histórico).

O livro me decepcionou um pouco porque na minha opinião o autor abusou das descrições das cenas. É meio chato ficar lendo sobre flores, cores, temperatura, paisagens, etc, quando você poderia estar mergulhando na complexidade da vida de uma personalidade como Lili Elbe, que foi uma mulher incrivelmente a frente do seu tempo. O fato de ser uma biografia ficcional também me decepcionou no início, mas isso já é um problema meu, afinal ninguém me prometeu uma biografia que fosse 100% fiel aos fatos históricos. No final da leitura eu até achei interessante todo o universo criado ao redor de Lili.

Indico a leitura, mas aviso que os fatos não possuem comprometimento com a realidade. Se quiser ler para conhecer Lili Elbe de forma real eu preciso te avisar que o próprio autor já esclarece que é ficcional logo no início.

estanted4ari 06/10/2021

A GAROTA DINAMARQUESA
Einar e Greta vivem como um casal em Copenhague,1925 ambos são pintores. Certa vez Greta pediu ao marido para posar para ela porém vestido de mulher. Depois disso começa contar o passado de Einar e Greta e como eles se conheceram até o dia que Lili ressurgiu das cinzas.

É a primeira vez que tenho a experiência de ler sobre a transexualidade. Sabia que tinha o livro mais foi numa época onde não estava lendo muito. Vi algumas pessoas lendo e decidir embarcar nessa. Porque o filme é maravilhoso e achei que a leitura seria agradável. E por muitos momentos foi mais ele exageradamente detalhado, tem mais narração do que diálogos.

E no posfácio, entendo o porque disto. A história da Lili é real. Ela é a primeira trans. Além dela ter a própria bibliografia, David se inspirou na própria para escrever uma nova história.

Nycole 13/10/2021

arte, romance, cuidado e companheirismo
Nesta obra de ficção baseada da história de Lili Elbe e sua esposa, Gerda (que no romance é chamada de Greta), aprendemos muito sobre companheirismo e cuidado. Me encantei demais pela Greta e a sua história, além de todo o cuidado com Einar e depois com Lili. Além do mais, gostaria de elogiar aqui toda a parte do livro que envolve arte e pintura, o que ajudou a tornar a leitura muito prazerosa.

Aghata14 16/10/2021

Quando um corpo não te define.
O livro tentou nos mostrar o que foi um pouco da história da Lili Elba. Talvez a realidade dela tenha sido outra, muito mais difícil, até mesmo pela época dos fatos. Mas, ainda assim, o livro consegue nos tocar, foi de uma suavidade, o momento que a Lili se descobre, mais lá no fundo ela sempre soube. O apoio de Greta, foi muito importante no início e até mesmo depois quando houve uma preocupação maior em relação a última cirurgia.

Um pedacinho de uma história que nós faz pensar, como é difícil você viver alguém que você não é, ter que lidar com os julgamentos, pedir para que respeitem quem você é, falando no geral sobre LGBTQ+, q gente nunca sabe a dor do outro lado.

É tão mais fácil respeitar todos, eu espero que um dia conseguimos alcançar isso.

Akatsuka 17/10/2021

É bom, mas demorei um mês para ler
Eu gostei do livro, fala de um assunto importantíssimo, mas eu achei entediante na maior parte do tempo, muita coisa eu nem sabia o significado das livros, ia no presente e depois no passado quase toda hora. Eu fiquei triste de saber que a Lili não teve final feliz, ela não conseguiu ser mãe, ela passou por tanta dor nas cirurgias, nem todos personagens foram desenvolvidos bem além da Lili, até eu recomendaria esse livro se a leitura do livro fluísse.

Guga 24/10/2021

"Lili era uma artista, e sua maior criação foi ela própria"
A escrita desse romance contemporâneo é muito complexa, daquele tipo que as vezes é necessário ler a pagina mais de uma vez pra compreender oque tá se passando e em qual contexto. Tive que forçar bastante, a leitura e acabou me colocando na ressaca literaria. Quis concluir para saber o desfecho da transição naquela época e foi até interessante mas não sei até que ponto é ficção já que isso é um história baseada em fatos reais mas a adaptação (baseada neste livro) é totalmente diferente, isso me deixou meio perdido porque a personalidade da Guerda foi oque mais me cativou. Guerda apoiou o Einar no processo de se entender como Lili o livro todo e no filme tem umas cenas escrotas dela praticamente pedindo para que o Einar voltasse quando ela precisasse do marido. Teve uns pontos muito válidos pra conhecer a história de uma trans pioneira mas ficou muito a desejar.

Chay 27/02/2022

Aprendendo com Lili
Uma leitura que me fez compreender melhor sobre transexuais, mesmo que parte ficcional, nos mostra o íntimo de uma pessoa que não se sente em casa em seu corpo físico. Me fez compreender também a dor de mao ser reconhecido pelo que se é lá no fundo! Além de uma obra bem escrita que me prendeu desde a primeira página, uma forma didática de olhar pro outro com mais empatia.

Sol 28/02/2022

TRANSformação
Quando eu descobri a existência deste livro, já sabia que deveria ler. E ao ler, abriu diversas caixinhas dentro do meu eu.
Todas as vozes nesse mundo importam! E acompanhar a luta interna de uma mulher trans me fez ter mais compaixão ainda pelo próximo. De certo forma, me identifico e compreendo muitas coisas que Lili passou para chegar a sua verdadeira matéria física e espiritual.
A comunidade LGBTQIA+ é muito mais que títulos e é um prazer fazer parte. E é maravilhoso ver tantas vidas de transformando e sendo vividas.

Jesi 03/05/2022

Muito bom conhecer um pouco mais sobre Lili, já havia visto o filme, achei bem interessante. Valeu a pena a leitura e conhecer mais.

leaoliterario 17/06/2022

?Pensar naquilo era como uma fome. Não a fome de um estômago vazio uma hora antes do jantar, mas a de quem perdeu várias refeições e está se sentindo oco.?

edu___arda 15/07/2022

Incrível
O livro me deu a oportunidade de saber mais sobre Lili, o que em si já me satisfez.

É uma história linda, mas cheia de dor e dificuldades.
Além disso, sabemos que com a mudança repentina de "rotina" as duas foram afetadas, tanto Greta por sentir que está perdendo seu marido, quanto Lili que não estava acostumada e não havia se descoberto ao ponto de se libertar ao mundo com confiança.

Reconhecemos que ambas são donas de personalidades fortes, impulsivas, vaidosas, amantes e principalmente, assustadas. As duas foram incrivelmente corajosas ao longa da história, por mais assustada e angustiada que estivesse, Greta nunca deixou de demonstrar seu amor e carinho por Lili.

AngelaS.DiasNagami 20/08/2022

Greta me conquistou por seu companheirismo. Einar me conquistou por sua coragem e Lili me conquistou por sua vontade. Livro lindo que vai ficar guardadinho com muito carinho