Batman: O Longo Dia das Bruxas

Tim Sale

Resenhas - Batman - O Longo Dia Das Bruxas

Luiz819 10/06/2020

Eu odeio feriados
Gostei muito da obra. A arte é fantástica e o enredo é intrigante. Acredito que alguns pontos podiam ser melhor explorados e desenvolvidos. No entanto, no contexto geral eu me diverti bastante. Vale uma leitura e depois uma releitura para absorver todos os detalhes.

JVCCP 18/04/2020

O Longo Dia Das Bruxas
Falar que "O Longo Dia Das Bruxas" é uma das melhores histórias do Batman é quase um senso comum entre os fãs e, agora que li, posso dizer que essa afirmação é mais do que justa!
Finalmente é apresentado a nós o famoso Batman com o seu lado mais detetive, colocando um mistério bem interessante e envolvente para o leitor, sobre o novo serial killer de Gotham: o Feriado. Enquanto isso, o vigilante tem acesso a alianças de pessoas que não estão nem um pouco satisfeitas com o novo assassino e nem com máfia que se alimenta da cidade há anos. Ainda nessa HQ, vemos cada vez mais coisas relacionados ao promotor Harvey Dent, que está nas histórias desde o Ano Um, que se torna um dos aliados mais importantes do Batman.
Com vários vilões aparecendo, ?alguns até pela primeira vez ? o Batman sendo posto ao limite para descobrir a identidade do misterioso Feriado e grandes desconfianças, "O Longo Dia Das Bruxas" se torna uma das HQs mais memoráveis do Homem Morcego.

Bemidio 11/04/2020

História incrível
Uma das melhores histórias de investigação que já li. Tensa, cheia de momentos marcantes, e um final surpreendente.

Ítalo 20/02/2011

O talentoso e o picareta
Há apenas uma razão para se conhecer essa história: Tim Sale. Ele possui um estilo que é facilmente reconhecível onde seus traços demonstram uma elegância poucas vezes vista em quadrinhos mainstream. É fascinante ter contato com o vasto universo de Batman através dos desenhos desse talentoso artista.

Mas...

Existe um cidadão chamado Jeph Loeb. E ele escreve roteiros de HQs. E ele escreveu "Batman: O Longo Dia das Bruxas". E ele mais uma vez afundou uma história que prometia muito mais.

Assim como em outro arco de histórias do homem morcego,(Silêncio desenhada por Jim Lee), tudo que ele faz é criar uma trama qualquer e empanturrá-la de personagens famosos sem muito critério ou razão.

Ainda por cima ele se apropria de cenas de filmes famosos a fim de "homenageá-los" (copiar agora é homenagear?) e as insere numa trama frouxa e desinteressante cujo único mérito (esse sim merecido)foi criar a idéia de um triunvirato da lei formado por Batman/Comissário Gordon/Harvey Dent para combater o crime em suas diversas áreas. Mas é só.

Enfim, vale pela excelente arte de Tim Sale.

Matheus.Felipe 02/03/2020

Batman detetive
O mistério dessa HQ é um daqueles que não tem como parar de ler, pra descobrir logo quem é o assassino.
Super recomendo a leitura

matthew 10/04/2012

Batman
Diz sobre suas aventuras de Batman. Ele enfrenta inimigos super poderosos, potentes. É uma aventura super arrepiante.

AlanSilva98 20/06/2019

Uma das melhores artes e histórias em quadrinhos que já li.
Tim Slae e Jeph Loeb conseguem explorar ao máximo os elementos e personagens além de ampliar o limite artístico definido para Batman, A trama é um exemplo de evolução de personagens, dados os ciclos dos HQs, e desenvolvimento de uma trama, que sem tratar o leitor como um tolo nós leva por um mistério gostoso e pela colorida trama, e não me refiro a palheta de cores, que transborda o clima de Gothan a cada página.
Com o desfecho bom e que em seu decorrer poucas vezes se usa de artifícios que depreciam o restante da obra.

Bill 23/04/2010

Essa é a melhor história do Batman que li até hoje, é a primeira HQ que vejo com um suspense digno de um Best-seller de Agatha Christie. É impossível saber quem é o assassino até o final da história. Obviamente ele é o menor dos suspeitos, tanto assim, que nem o Batman (o melhor detetive do mundo) descobriu quem é.

AleixoItalo 13/07/2016

A HQ que ditou os tons do que deveria ser a trilogia de Nolan. Mesmo lançada quase uma década depois, O Longo Dia das Bruxas pode ser considerado quase uma continuação direta de Batman: Ano Um. Escrita por Jeph Loeb e ilustrada por Tim Sale, a graphic novel é considerado por muitos a melhor do herói já escrita.

A trama mostra a guerra entre os mafiosos quando seu império começa a cair perante a aliança de três homens da lei :Batman, “Jim” Gordon e Harvey Dent. Como se não bastasse, um misterioso assassino conhecido simplesmente como Feriado, começa a matar vários figurões da máfia em feriados tradicionais, acirrando o clima de tensão entre a justiça, o crime organizado e os tradicionais vilões da galeria do Homem Morcego.

Seguindo a mesma estratégia de Ano Um, a história foi escrita ao longo de um ano e realmente compreende o período de um ano na cronologia de Gotham. Escrita por Jeph Loeb, é uma das histórias mais aclamadas do herói – só perdendo talvez para O Cavaleiro das Trevas – e se diferencia dos trabalhos de Frank Miller por não focar a trama na narrativa de um personagem apenas, aqui o enredo como um todo é maior do que cada um dos participantes. O mais marcante em O Longo Dia das Bruxas é que as habilidades e estratégias de Batman, são deixadas em segundo plano, para dar lugar a história, não temos um único personagem principal – sim claro que temos, mas entendam bem – mas sim toda uma galeria de personagens que são essenciais para compor a obra: o nucleo mafioso é abordado com todo o charme e sangue das boas histórias de gangsters; o foco em Harvey Dent – que futuramente se torna o Duas Caras – e seus dilemas morais; e as participações dos vilões são nescessárias e não são desperdiçadas – algo que não ocorreu em Silêncio, que também seria escrita por Jeph Loeb alguns anos depois.

Tudo na HQ é bem amarrado e sem estravagâncias, como o foco é no enredo e na trama como um todo a trama abre espaço para muitas experiências narrativas: narrativas cheias de glamour e traição envolvendo a máfia; um palhaço de cabelos verdes psicopata o bastante para não aceitar a existência de outro psicopata na cidade; as deduções sobre a identidade de Feriado dos pontos de vista de Batman e Charada criando várias possibilidades; os feriados bem utilizados com assassinatos temáticos – destaque para 1º de Abril; e as diversas reviravoltas que todo enredo policial que se preze deve ter.

O Longo Dia das Bruxas é até hoje uma das melhores HQ’s do herói, e vem sendo reemprimida em edição de colecionador com diversas tiragens esgotadas desde seu lançamento. A graphic novel traz um argumento moderno que até hoje serve de referência para inúmeras adaptações, inclusive para a trilogia filmada por Christopher Nolan – destaque para The Dark Knight. Seja você ou não fã do herói, O Longo Dia das Bruxas é uma HQ que vale a pena ter na sua estante, ou pelo menos, merece ser conferida.

Mais em papobarbaro.com.br

waltertierno 29/08/2011

Uma enganação
Tim Sale, sem dúvida, merece uma cadeira no panteão dos artistas que fazem a linguagem dos quadrinhos evoluir.
Já o roteirista Jeph Loeb...
Loeb construiu sua carreira com picaretagens. Ainda não consegui achar um único trabalho dele que valesse atenção. Esta, que é considerada por muitos como a melhor história de Batman, não passa de uma colcha de retalhos de tudo que já havia sido feito (melhor) por Frank Miller e Alan Moore, entre outros.
Jeph Loeb é um enganador. Ele atola a história de situações e personagens simplesmente para disfarçar a triste verdade que é: ele não sabe o que está fazendo.
Está para o texto, assim como Rob Liefeld está para os desenhos. Dois assassinos da arte. Ironicamente, também é um dos roteiristas mais disputados. Vai entender...

Tevinn_ 24/04/2024

O verdadeiro batman
Esse quadrinho é incrível na minha opinião pelo simples fato de mostrar o Batman como "detetive" e não apenas como um herói. Diferente de alguns quadrinhos que eu já li, esse a investigação e o mistério pesam mais e quando você pensa que acabou eles ainda fazem um plot INSANO. Simplesmente um dos melhores quadrinhos que eu já li.

Rafael 11/03/2016

Sensacional!
400 páginas de uma das melhores histórias do Morcego, que inclusive serviu de base para dois dos três filmes da trilogia de Nolan, não é mera coincidência, Begins e o Cavaleiro das Trevas tem cenas retiradas dessa hq e postas no filme, tal qual a arte dos autores. Não tem muito o que dizer, aqui é a origem de nada mais nada menos que o vilão Duas Caras, e a ascensão de Batman e Gordon como parceiros, seguindo uma continuação quase que linear de Batman Ano Um, recomendo!

Luciano Luíz 10/06/2015

BATMAN - O LONGO DIA DAS BRUXAS - EDIÇÃO DEFINITIVA de JEPH LOEB & TIM SALE é uma obra de arte tanto no segmento de roteiro quanto de visual.
Aqui podemos testemunhar que a trilogia cinematográfica de CHISTOPHER NOLAN muito bebeu em todas as direções deste volume de alta qualidade da DC.
Aliás, tem uma entrevista com ele nessa edição...
O enredo é muito bem trabalhado. Um assassino que aparece somente nos feriados, vai desmantelando a quadrilha (e família) de Carmine Romano, o chefão do crime em Gotham, e isso acaba levando os leitores a uma caçada sem igual, deixando dúvidas e certezas se mesclarem até que seja possível descobrir a identidade do serial.
Aqui o promotor público, Dent, tem um papel crucial e dá um ar ainda mais maduro a trama que se desenrola com um rápido virar de páginas (são quase 400, mas que se lê em alta velocidade).
Sem dúvida uma das HQs que tem de fazer parte de uma estante. Não apenas por fãs do personagem, e sim por quem procura por uma estória cativante e que envolve logo no início.
A arte é maravilhosa. Os desenhos são limpos e escuros. Uma atmosfera noturna que convence com extrema facilidade. Os diálogos também são bem conduzidos.
Enfim, é uma edição em capa dura que vale cada centavo.

Nota: 10

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804?pnref=story

Usagi Shin 01/04/2015

Uma das histórias mais fodas do Batman, na minha opinião. Sei que a Piada Mortal sempre será O clássico para os amantes do Morcego, mas "Batman, o Longo Dia das Bruxas" é fantástico. Nessa história é introduzido um vilão muito bom e brilhante do Batman, o Calendário. O mais legal não é quem ele é e sim como você descobre quem ele é. Em uma batalha entre as máfias de Gotham, todos acabam chamuscados, inclusive nosso querido Harvey Dent. Ele, Gordon e o Batman entram em uma trama misteriosa sobre quem afinal está matando os mafiosos em datas comemorativas? Argumentos e desenhos maravilhosos. Vale muito a pena a leitura!