Batman: O Longo Dia das Bruxas

Tim Sale

Resenhas - Batman - O Longo Dia Das Bruxas

Laís 27/01/2012

Leitura Obrigatória
Essa minisérie, que serviu de inspiração para o incrível filme 'Cavaleiro das Trevas', é sem dúvida uma leitura obrigatória para qualquer fã do Homem-Morcego.

A excelente arte de Tim Sale retrata uma Gotham e um mundo da máfia sombrios, ambientalizando bem a história.

O roteiro de Jeph Loeb, autor criticado por vários, foi muito bom na minha opinião. Uma trama cinematográfica foi talvez pioneira em mostrar Gordon, Harvey Dent e Batman trabalhando juntos, numa cidade onde o crime e a corrupção estão presentes em todos os níveis.

E o final foi muito surpreendente!

Como disse o diretor Cristopher Nolan: "O Longo Dia Das Bruxas é mais do que uma história em quadrinhos. É uma tragédia épica."

matthew 10/04/2012

Batman
Diz sobre suas aventuras de Batman. Ele enfrenta inimigos super poderosos, potentes. É uma aventura super arrepiante.

Luiz Antonio 15/10/2013

Um longo livro.
"O Longo dia das Bruxas" Não recebeu o título atoa. Pois realmente é um livro longo, 400 páginas.
Mas cada página vale a pena.

Com minha ignorância juvenil, quando comecei a ler quadrinhos, procura pelos mais recentes e com desenhos mais atuais e bonitos. E passai várias vezes pela estante onde estava esse em questão, e só por causa da ilustração antiga, julguei ruim e o desprezava.
Em uma pesquisa pela internet, a procura das melhores hq's da DC e da Marvel, estava em todas as listas "O Longo dia das Bruxas" Era unanime. Então não restava alternativa, tinha que ler.

E me arrependi amargamente de não ter pego antes. Simplesmente perfeito do que jeito que é. Sem tirar e nem por. Até o desenhos são perfeitos, quando vistos junto da história.

Usagi Shin 01/04/2015

Uma das histórias mais fodas do Batman, na minha opinião. Sei que a Piada Mortal sempre será O clássico para os amantes do Morcego, mas "Batman, o Longo Dia das Bruxas" é fantástico. Nessa história é introduzido um vilão muito bom e brilhante do Batman, o Calendário. O mais legal não é quem ele é e sim como você descobre quem ele é. Em uma batalha entre as máfias de Gotham, todos acabam chamuscados, inclusive nosso querido Harvey Dent. Ele, Gordon e o Batman entram em uma trama misteriosa sobre quem afinal está matando os mafiosos em datas comemorativas? Argumentos e desenhos maravilhosos. Vale muito a pena a leitura!

Luiz819 10/06/2020

Eu odeio feriados
Gostei muito da obra. A arte é fantástica e o enredo é intrigante. Acredito que alguns pontos podiam ser melhor explorados e desenvolvidos. No entanto, no contexto geral eu me diverti bastante. Vale uma leitura e depois uma releitura para absorver todos os detalhes.

Rafael 11/03/2016

Sensacional!
400 páginas de uma das melhores histórias do Morcego, que inclusive serviu de base para dois dos três filmes da trilogia de Nolan, não é mera coincidência, Begins e o Cavaleiro das Trevas tem cenas retiradas dessa hq e postas no filme, tal qual a arte dos autores. Não tem muito o que dizer, aqui é a origem de nada mais nada menos que o vilão Duas Caras, e a ascensão de Batman e Gordon como parceiros, seguindo uma continuação quase que linear de Batman Ano Um, recomendo!

Grillo_silva 13/03/2016

Quem é "Feriado"?
Terminei!(6/30): Batman O Longo dia das Bruxas, edição definitiva. Escrito por Jeph Loeb e artes de Tim Sale. Publicado pela Panini Comics. Esta HQ de 400 páginas foi publicada pela DC comics entre 1996 e 1997. É uma história a parte (começo, meio e fim) e está sempre entre as histórias mais recomendadas do universo batman, eu tinha que ler Rs. Sobre a Historia: você acompanha Batman, Gordon e Dent tentando desvendar uma série de crimes nas famílias mafiosas que controlam Gotham, com um detalhe, todos os assassinatos acontecem em feriados. Então a pergunta é: "quem é feriado?". Sabe, eu sou muito bom para descobrir os assassinos em um livro, gosto de procurar as pistas e eliminar suspeitos. Esta HQ foi uma verdadeira aventura! Além da participação de personagens que adoro como Coringa, Hera, espantalho, Solomon Grundy, chapeleiro louco, charada, mulher-gato... Enfim muitos personagens bons! A história é bem escrita e curti muito o final. Não é à toa que está entre as história mais icônicas da DC. Sobre a HQ: é linda!! O tamanho é ideal, a capa é bem feita e é cheia de entrevistas, inclusive com Christopher Nolan. A única coisa que não gostei foram os traços de Tim Sale, pois tem outras HQs do batman com traços mais bonitos, um exemplo é Batman Noel. Mas isso foi detalhe, não atrapalha em nada na história. Conclusão: nota 5 de 5 possíveis. Eu devorei está HQ, e terminei com vontade de ler de novo. Super recomendado! E você? Já leu? Vai ler?

Rose 27/04/2016

Começamos a parte dois sem termos ideia do que viria pela frente e muito menos de quem seja a identidade do sinistro criminoso chamado de Feriado.
Mesmo Batman se unido a Gordon e Harvey Dent, o criminoso parece não estar perto de ser apanhado ou de sua identidade ser revelada.
Para ajudar, Batman tem que lidar com os mafiosos, com a Hera Venenosa e até com o Coringa, que quer descobrir que é este criminoso que está deixando a cidade em polvorosa!
Harvey começa a ter atitudes estranhas, o que deixa sua esposa com a pulga atrás da orelha. Para quem já viu os filme do Batman, já vai imaginar mais ou menos o que vem a seguir.
Graças a Gordon, Batman não faz uma bobagem sem tamanho. Ainda assim, nosso herói sente mais do que nunca seu lado sombrio prestes a tomar conta.
Mais um feriado está chegando e eles estão afim de darem a cartada final. Será que finalmente eles vão desmascarar este criminoso?
Como Gothan City vai reagir frente a identidade deste criminoso? A Intuição de Batman está certa? Um grande mistério que leva o leitor a uma leitura pra lá de estimulante e com um final que fecha a história com chave de ouro.
O livro continua com ilustrações pra lá de atraentes, e detalhes que fazem a diferença.
De brinde temos a história de como a Hera Venenosa surgiu.
Uma série que continua me agradando.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com

AleixoItalo 13/07/2016

A HQ que ditou os tons do que deveria ser a trilogia de Nolan. Mesmo lançada quase uma década depois, O Longo Dia das Bruxas pode ser considerado quase uma continuação direta de Batman: Ano Um. Escrita por Jeph Loeb e ilustrada por Tim Sale, a graphic novel é considerado por muitos a melhor do herói já escrita.

A trama mostra a guerra entre os mafiosos quando seu império começa a cair perante a aliança de três homens da lei :Batman, “Jim” Gordon e Harvey Dent. Como se não bastasse, um misterioso assassino conhecido simplesmente como Feriado, começa a matar vários figurões da máfia em feriados tradicionais, acirrando o clima de tensão entre a justiça, o crime organizado e os tradicionais vilões da galeria do Homem Morcego.

Seguindo a mesma estratégia de Ano Um, a história foi escrita ao longo de um ano e realmente compreende o período de um ano na cronologia de Gotham. Escrita por Jeph Loeb, é uma das histórias mais aclamadas do herói – só perdendo talvez para O Cavaleiro das Trevas – e se diferencia dos trabalhos de Frank Miller por não focar a trama na narrativa de um personagem apenas, aqui o enredo como um todo é maior do que cada um dos participantes. O mais marcante em O Longo Dia das Bruxas é que as habilidades e estratégias de Batman, são deixadas em segundo plano, para dar lugar a história, não temos um único personagem principal – sim claro que temos, mas entendam bem – mas sim toda uma galeria de personagens que são essenciais para compor a obra: o nucleo mafioso é abordado com todo o charme e sangue das boas histórias de gangsters; o foco em Harvey Dent – que futuramente se torna o Duas Caras – e seus dilemas morais; e as participações dos vilões são nescessárias e não são desperdiçadas – algo que não ocorreu em Silêncio, que também seria escrita por Jeph Loeb alguns anos depois.

Tudo na HQ é bem amarrado e sem estravagâncias, como o foco é no enredo e na trama como um todo a trama abre espaço para muitas experiências narrativas: narrativas cheias de glamour e traição envolvendo a máfia; um palhaço de cabelos verdes psicopata o bastante para não aceitar a existência de outro psicopata na cidade; as deduções sobre a identidade de Feriado dos pontos de vista de Batman e Charada criando várias possibilidades; os feriados bem utilizados com assassinatos temáticos – destaque para 1º de Abril; e as diversas reviravoltas que todo enredo policial que se preze deve ter.

O Longo Dia das Bruxas é até hoje uma das melhores HQ’s do herói, e vem sendo reemprimida em edição de colecionador com diversas tiragens esgotadas desde seu lançamento. A graphic novel traz um argumento moderno que até hoje serve de referência para inúmeras adaptações, inclusive para a trilogia filmada por Christopher Nolan – destaque para The Dark Knight. Seja você ou não fã do herói, O Longo Dia das Bruxas é uma HQ que vale a pena ter na sua estante, ou pelo menos, merece ser conferida.

Mais em papobarbaro.com.br

AlanSilva98 20/06/2019

Uma das melhores artes e histórias em quadrinhos que já li.
Tim Slae e Jeph Loeb conseguem explorar ao máximo os elementos e personagens além de ampliar o limite artístico definido para Batman, A trama é um exemplo de evolução de personagens, dados os ciclos dos HQs, e desenvolvimento de uma trama, que sem tratar o leitor como um tolo nós leva por um mistério gostoso e pela colorida trama, e não me refiro a palheta de cores, que transborda o clima de Gothan a cada página.
Com o desfecho bom e que em seu decorrer poucas vezes se usa de artifícios que depreciam o restante da obra.

Matheus.Felipe 02/03/2020

Batman detetive
O mistério dessa HQ é um daqueles que não tem como parar de ler, pra descobrir logo quem é o assassino.
Super recomendo a leitura

Thiago 12/03/2020

Acho que é a melhor história do Batman que já li. Intrigante no seu início, cruel na aparição do Duas Caras e surpreedente em seu fim.

Muito boa por ai incluir um leque de vilões para incrementar todo caos, que há na história. A máfia sempre contando as melhores histórias.

Bemidio 11/04/2020

História incrível
Uma das melhores histórias de investigação que já li. Tensa, cheia de momentos marcantes, e um final surpreendente.