Batman: O Longo Dia das Bruxas

Batman: O Longo Dia das Bruxas Jeph Loeb
Tim Sale




Resenhas - Batman - O Longo Dia Das Bruxas


97 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Matheus Lins 05/12/2009

http://omegageek.com.br/oneuromancista/2009/12/05/batman-o-longo-dia-das-bruxas/
O Longo Dia das Bruxas , maxissérie escrita por Jeph Loeb e desenhada por Tim Sale, dois pesos-pesados da indústria dos quadrinhos, é uma das histórias mais importagens no universo do Homem-Morcego, responsável por definir o canon da transição de Harvey Dent no vilão Duas-Caras, além de certos elementos de sua premissa terem inspirado os irmãos Nolan em O Cavaleiro das Trevas – a ponto dos dois escreverem um prefácio para um encadernado de luxo da história.

A ambientação é o que chama logo a atenção e é, sem dúvida, o grande destaque da obra: Sale veste Gotham com uma roupagem noir, fazendo bom uso de sombras e de uma paleta de cores rica em contrastes, enquanto Loeb pinta um competente retrato da máfia local, claramente inspirado no trabalho de cineastas como Coppola e Scorcese, que encontra-se acuada pela onda crescente de super-vilões a assolarem a cidade desde o surgimento do Cavaleiro das Trevas – um dos temas emprestados pelos Nolan para seus filmes.

Infelizmente, contudo, Loeb não abre mão do recurso do “whoddunit?“, elemento onipresente em sua carreira. Aqui, o mistério gira em torno de um assassino conhecido como Feriado, que, como o próprio nome já denúncia, ataca apenas em feriados, sempre mirando em membros da família de mafiosos que controlam submundo de Gotham. A questão é bem conduzida até o final, quando Loeb, na necessidade de chocar o leitor, vacila feio na revelação da identidade(s) do personagem, cuja alegada ambiguidade é uma mera desculpa para justificar os muitos furos que se evidenciam numa análise mais atenta.

Na edição definitiva publicado por aqui pela Panini – cujo tratamento arrojado a editora só viria a reproduzir com Watchmen – há, entre os extras, o esboço do roteiro original escrito por Loeb que passou por acentuadas mudanças, a principal deles pertinente ao tal do Feriado: originalmente, ele seria o assassino conhecido como Calendário, um obscuro nome da galeria de vilões do Batman. Na versão final do roteiro ele foi rebaixado a um coadjuvante a quem o morcegão busca assistência para lidar com o Feriado.

No frigir dos ovos, trata-se de uma história com méritos óbvios e inegáveis – tal como ser a pioneira em retratar Dent como um promotor cada vez mais amargurado com um sistema corrupto e ineficiente – mas que se mostra frustrantemente insatisfatória no fim. Sua relevância história é inegável, mas eu não a poria de jeito algum no roll das melhores histórias protagonizados pelo Cavaleiro de Gotham. E tampouco pagaria os R$95 cobrados por ela.
comentários(0)comente



CoolGabe642 27/04/2021

Um bom clássico pra relembrar
O enredo e a proposta desse título do Batman é certamente algo fresco e interessante de ser revisitado como uma boa história para se pensar o personagem, seus antagonistas, seus aliados e Gotham, esse outro personagem pulsante e vivo.

O longo dia das bruxas colide perfeitamente um submundo mais pé no chão e realista da máfia com os fantasiados megalomaníacos antagonistas clássicos do Batman. Sem contar a arte que se usa da estética do Film Noir perfeitamente para pintar a soturna Gotham como esse lugar de morais dúbias e constantes questões filosóficas sobre a morada do bem ou do mal.

Embora o enredo dê breves engasgadas, perda mão de pequenas pistas e tenha um final talvez mirabolante demais, não há como negar que é uma jornada que valha a pena tomar.
comentários(0)comente



Rafa569 04/04/2021

Incrível!! Sensacional! Perfeito! Sublime!
Com certeza e melhor HQ que já li!!!
A história me prendeu do início ao fim, até a última página o mistério e o suspense permanecem, e arte de cada quadrinho é um deleite. Aquela sombra sólida característica, cores sólidas, mesclas de quadinhos em tom sépia, representando memórias antigas, quadrinhos somente em preto em branco, ou preto em branco com apenas um elemento colorido, quadrinhos com aparência enfumaçada....é um show!
Apaixonado por cada quadro deste livro, uma das melhores experiências de leitura que tive até hoje!
comentários(0)comente



Lorrany 22/03/2021

Uma das minhas HQs favoritas do Batman, esse clássico de Jeph Loeb e Tim Sale me lembra muito filmes de máfia como "O poderoso chefão". Gosto muito quando os quadrinhos do morcegão vão para esse lado do mistério e do suspense, me fazendo ficar tensa e curiosa para descobrir tudo logo. O final me surpreendeu, não imaginava que terminaria daquela forma. Essa edição é tranquila de ler solo, mas, quem quiser se aprofundar um pouquinho mais, pode ler "Ano um" antes. Observação: Selina Kyle, você é tudo!
comentários(0)comente



leandrobuas 13/11/2020

Uma grande obra!
Originalmente concebida como um arco para a revista Legends of the Dark Knight, a minissérie Batman: o Longo Dias das Bruxas se tornou um dos maiores épicos dos quadrinhos e consagrou a dupla Jeph Loeb e Tim Sale. Seguindo diretamente os eventos de Batman: Ano Um, esta obra mostra uma série de assassinatos ocorridos em datas festivas e sempre relacionados ao submundo dos gângsteres de Gotham City, trazendo de volta personagens como Carmine Falcone - o Romano -, Harvey Dent, James Gordon, Mulher-Gato e muitos outros. Acompanhe a gênese do Duas-Caras, a evolução da amizade entre Gordon e o Cavaleiro das Trevas e a relação entre a Mulher-Gato e Batman. Jeph Loeb e Tim Sale formam uma das mais conhecidas duplas dos quadrinhos, responsável por obras como Superman: As Quatro Estações, Batman: Vitória Sombria, Homem-Aranha: Azul, Demolidor: Amarelo e Hulk: Cinza. Esta edição de 400 páginas traz a minissérie completa, além de esboços de Tim Sale, entrevista com os criadores e comentário dos autores. (Batman: The Long Halloween 1-13)
comentários(0)comente



Elimar.Bezerra 02/10/2020

Melhor HQ do Morcego
O longo dia das bruxas acontece após os eventos de “Ano Um”. Não tem receio em dizer que é a melhor HQ que li sobre a vida do homem-morcego. A trama é bem ao estilo de “O Poderoso Chefão”. Ideal para quem tem preferência pelas estórias do Batman ainda em seu "início de carreira" e principalmente quando envolve a máfia de Gotham City, com personagens grandiosos como Carmine Falcone. Na estória, Batman, o promotor Harvey Dent e o Capitão Gordon tentam desvendar uma série de assassinatos cometidos por um misterioso personagem chamado “Feriado”.
comentários(0)comente



Bruno.Patrick 29/09/2020

Nolan, cópia mas só não faz igualzinho.
Para deixar bem claro, eu ingressei no mundo dos quadrinhos a pouco tempo, digo no sentido de ler diariamente. Meu primeiro contato com o Batman (homem morcego ou morcegão para os íntimos) se deu primeiramente pela animação da Liga da Justiça de 2002, acho que é o mesmo pra muitas crianças de 96 (valeu Silvio Santos!). De lá para cá, meu consumo pelo universo de capa e collants só aumentou e é interessante perceber hoje como filmes e animações tem pelo menos um pequeno traço de O Longo Dia Das Bruxas. Aqui desenho, texto e diagramação são três elementos que se complementam se tornando chave para essa obra tanto quanto Batman, Jim Gordon e Harvey Dent. Algumas páginas em preto e branco só dão um gosto a mais nesse clima de investigação noir, a inserção da galeria de vilões do Batman bem aos poucos cada louco vilão com sua função específica para a trama, culminando no final que é muito bom e até melhor ao que o Nolan fez no seu filme, mas são mídias diferentes então passa. Enfim acabou O Longo Dia Das Bruxas.
comentários(0)comente



Sabrina 17/09/2020

Ótima história do Batman. Os vilões e a forma com que acontecem as investigações e lutas contra eles tornam tudo um pouco mais humano. Ótimo que as famílias que vimos no Ano Um tiveram suas histórias contadas. E com direito a participação de vários dos inimigos clássicos do homem-morcego.
comentários(0)comente



Gustavo.Kuhl 29/05/2021

UMA DAS MELHORES HQ
O estilo noir que a HQ traz é excelente e sem contar que o leitor fica realmente dedicado para descobrir quem é o feriado, que é basicamente um assassino que mata suas vítimas em feriados famosos, e grande parte da obra gira em torno do batmam tentando descobrir quem é esse vilão. A trama tem uma construção incrível e o plot plot twist faz qualquer um ficar de queixo caído, pq realmente não tem como saber quem é o feriado, só digo se vc gosta de Batman leia imediatamente.
comentários(0)comente



Pandora 28/06/2020

"O Longo Dia das Bruxas" corre o risco de se tornar a minha história favorita do Batman. Uma HQ concisa, acertada, com uma galeria de vilões maravilhosa e uma arte cativante.

Aqui acompanhamos a Odisseia do herói mais sombrio dos HQs, Batman; o promotor de Gothan, Harvey Dent; e o Capitão Gordon em seu diálogo com crimes em série cometidos por um assassino chamado "Feriado".

Enquanto o triunvirato da justiça persegue sem sucesso as pistas do assassino lidam com seus problemas familiares e as brechas que a justiça cria para criminosos.

Foi uma delícia acompanhar o Morcego e seus amigos nessa longa investigação, seus sucessos e suas derrotas. Acompanhar esse universo denso de vilões carismáticos e heróis com atitudes duvidosas.

A cereja do bolo aqui é a participação da Selina, a Mulher-Gato, simplesmente MARAVILHOSA usando sua inteligência, mistério, sagacidade e agilidade. Amei que os roteiristas não tiveram necessidade de colocar a personagem em posição de ser salva pelo Batman (como ocorre em Silêncio), eles optam por criar uma relação de troca sempre na beira de um romance, muito charmosa e acertada essa escolha.

Da gosto atravessar uma tarde e entrar na madrugada lendo uma história dessas.
comentários(0)comente



Thiago 18/06/2020

Vale pela sempre incrivel arte do Tim Sale e por trazer a história dramática de Harvey Dent.
comentários(0)comente



Luiz819 10/06/2020

Eu odeio feriados
Gostei muito da obra. A arte é fantástica e o enredo é intrigante. Acredito que alguns pontos podiam ser melhor explorados e desenvolvidos. No entanto, no contexto geral eu me diverti bastante. Vale uma leitura e depois uma releitura para absorver todos os detalhes.
comentários(0)comente



JVCCP 18/04/2020

O Longo Dia Das Bruxas
Falar que "O Longo Dia Das Bruxas" é uma das melhores histórias do Batman é quase um senso comum entre os fãs e, agora que li, posso dizer que essa afirmação é mais do que justa!
Finalmente é apresentado a nós o famoso Batman com o seu lado mais detetive, colocando um mistério bem interessante e envolvente para o leitor, sobre o novo serial killer de Gotham: o Feriado. Enquanto isso, o vigilante tem acesso a alianças de pessoas que não estão nem um pouco satisfeitas com o novo assassino e nem com máfia que se alimenta da cidade há anos. Ainda nessa HQ, vemos cada vez mais coisas relacionados ao promotor Harvey Dent, que está nas histórias desde o Ano Um, que se torna um dos aliados mais importantes do Batman.
Com vários vilões aparecendo, ?alguns até pela primeira vez ? o Batman sendo posto ao limite para descobrir a identidade do misterioso Feriado e grandes desconfianças, "O Longo Dia Das Bruxas" se torna uma das HQs mais memoráveis do Homem Morcego.
comentários(0)comente



Bemidio 11/04/2020

História incrível
Uma das melhores histórias de investigação que já li. Tensa, cheia de momentos marcantes, e um final surpreendente.
comentários(0)comente



97 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR