Divergente Veronica Roth

Resenhas - Divergente

Isabelly.Camily 22/01/2022

Esqueci de resenhar kakak. VIROU MEU LIVRO FAVORITOOO. Amei muito, gostei do desenvolvimento do casal, teve umas cenas que eu sentia muita vergonha pela Tris, parecia que era eu no lugar dela kakakaka.
luiza 22/01/2022minha estante
Pelamor esse livro é muito bom!

Júlia 05/04/2021

Esse livro é incrível
Esse livro foi além das minhas expectativas, eu estou acostumada com livros de romance, mas esse livro é incrível, ele está fora da minha zona de conforto, cheio de conflitos políticos.

Esse livro me fez sofrer, a autora trouxe personagens incríveis e eu me apaguei a eles, mas ela matou muitos personagens que ganharam meu coração, esse é um dos motivos por eu ainda não ter certeza se vou ler os outros livros, não sei se aguento uma segunda rodada de mortes de personagens incríveis.

Mas o livro continua sendo muito bom, eu me surpreendi pois eu realmente fiquei presa na história, na escrita incrível da autora. No início estava um pouco chato mas as coisas começaram a melhorar depois que a Tris escolheu a facção dela.

O que falar do Tobia, ele é um personagem incrível, gostei mais dele que da Tris. Ele virou meu personagem favorito, com muitas qualidades, ganhou completamente meu coração.

Eu vi o filme na época que foi lançado e agora eu li o livro eu achei que foi uma boa adaptação, apesar de faltar informações importantes que só tem no livro, eu pude entender mais tudo. Estou apaixonada por esse livro.

sirlani.lopes 19/08/2020

Muito bom.
Leitura fluida, livro grande porém nada de tédio emoção o tempo inteiro.

Tata 23/03/2021

Livro necessário
Quando começei a ler não esperava que ia me apegar tanto a história, me trouxe várias reflexões e me identifiquei muito com os personagens, recomendo demais.
Iasmim 23/03/2021minha estante
Eu amo essa coleção ??

Anna 16/12/2022minha estante
Mas o final foi mesmo q eles viveram felizes p sempre com 3 filhos e 4 cachorros

Isabelle333 16/12/2022minha estante
Eu também ignoro completamente aquele final, sou mais o nosso final

Emanuel 26/02/2024

"Divergente..?"
Devorei esse livro de uma tal forma que nem tem como eu explicar. Me fissurei por divergente que no final acabou virando meu xodó. Amei cada parte do livro, gostei muito dos personagens e da própria protagonista. A escrita fluía muito bem; me visava pra querer ler mais e mais ainda. ?

Recomendo muito divergente gente! Dêem uma chance pra saga, distopias adolescentes são incrivelmente demais! ??

juh teixeira 27/03/2023

DIVERGENTE!
Esse foi consideravelmente um dos melhores livros que já li. Nunca havia lido uma distopia e acho que foi bom começar com esse livrito. A autora escreve muito bem, o enredo é maravilhoso e fluiu sem esforços. Os personagens são únicos e bem construidos. Cada um carrega consigo a sua facção, independentemente de sua escolha. A cada página eu queria ler mais, todos os acontecimentos me prenderam na história. E ainda passa uma íncrivel mensagem sobre amadurecimento, superação e evolução. E é claro, aquele romance que faz obra ser ainda mais perfeita.
03.12.2022
Café 27/03/2023minha estante
esse livro é maravilhoso, eu amo

Fábio 09/08/2021

livro x filme
Achei o livro perfeito muito bom mesmo, mas senti que o filme foi mais divergente que o livro. Embora no cinema tudo seja meio adaptado a cronologia dos acontecimentos ficou bom, algumas partes do filme ficaram melhores outras nem tanto.
O livro demonstra muito mais a afetividade da Tris com seus novos companheiros de facção, a crueldade de Eric, o enigma que é o Quatro, a cumplicidade de Tori e todo o universo que no filme não dá para ser explorado de maneira coesa.
Peter no filme só é chato e seu mau caratismo é leve no livro ele é muito pior sanguinário, competitivo e bastante safo.
Jeanine no livro aparece pouco, mas é bem explorada na filme.
As simulações no livro me pareceram meio toscas, no filme com toda a ação necessária permitiram que elas fossem menos toscas. Enfim...
É o mesmo mundo contados de ângulos diferentes, como o filme não segue as regras do livro em linhas de tempo ele é mais divergente.
Pra mim ambos são ótimos, mas é claro que o livro é melhor pq sem ele não haveria o filme.
ROBERTO468 14/08/2021minha estante
minha distopia favorita, mas não sou fã dos filmes, acho a genialidade dos livros única

Mimi 15/03/2021

Por algum motivo não tenho muito para falar sobre o livro, a adaptação cinematográfica é relativamente fiel então não tive grandes surpresas, li pelo prazer de revisitar esse mundo distópico que gosto tanto, mas dessa vez da forma que mais gosto, lendo, mesmo que não goste de ler um livro do qual já vi o filme. O livro fez tudo ter mais sentido para mim, as cenas com muito mais emoção, lados dos personagens que não pude ver antes, a forma como as coisas se conectam. O livro flui muito bem, te faz não querer largar, mas algumas coisas realmente me incomodam, como o quanto Cristina é invejosa, na verdade o fraco desse livro são as relações, talvez autora simplesmente não quis focar em laços ou interações mais verdadeiras, mas isso acontece até com o Quatro, ele e Tris tem um desenvolvimento muito fraco como casal. Em compensação gosto do desenvolvimento individual, principalmente da Tris. De qualquer forma, acho que o destaque da saga é o sistema de facções, não é algo inédito, porém bem construído.

Pietra5 03/04/2023

Leitura legal
Leitura tranquila, li em 5 dias por ser uma fantasia você tem bastante informação mas é fácil de pagar o ritmo. O casal principal é bonitinho mas tem umas situações meio problemáticas mas tudo bem kkkk. Gostei da leitura.

vsamia 05/03/2023

Divergente
" Acredito nos atos simples de bravura, na coragem que leva uma pessoa a se levantar em defesa da outra "

Simplesmente amei o livro, no começo tava enrolando pra ler mas teve um momento que a história realmente me prendeu e só queria ler mais e saber o que ia acontecer. Amei todo o universo que a Veronica criou, e também de acompanhar a jornada da Tris, começando em escolher sua facção e juntamente com isso decidir se vai ou não abandonar sua família. Acho que a personagem teve um bom desenvolvimento e aprendeu muita coisa quando deixou sua vida antiga. A única coisa que não gostei foi a demora pra revelar porque os divergentes eram um perigo e também ter a maior compreensão sobre o que era ser um divergente. Outra coisa que adorava ver era a competição dos iniciados, só não gostei quando os próprios amigos de Tris começaram a duvidar dela, mas consegui entender o lado deles, pois querendo ou não eles era rivais e não queriam se tornar um sem-facção. Mas sem dúvidas o personagem que roubou a cena foi Quatro, que personagem incrível e bem construído, e ele e Tris roubaram meu coração, que casal!
Thay 06/03/2023minha estante
os filmes tb são incrível dmss, vale mto a pena continuar lendo a saga e dps ver os filmes, não vai se arrepender

Booksnolasco 29/03/2024

Ameii!! ?
Foi o primeiro livro que li esse ano e no geral eu gostei bastante, mas em relação a ler os próximos livros da saga confesso que estou sem planos de lê-los, não me prendeu a ponto de não conseguir parar de ler a saga toda de uma vez. Recomendo esse livro para quem gosta de uma distopia, ação e romance.

klfeijolle 10/03/2021

acho que foi uns dois poucos livros que não perde a essência no filme! eu assisti o filme antes de ler e não tenho do que reclamar
Diéli Schmidt 10/03/2021minha estante
Daqui pra frente é só ladeira abaixo (os filmes) kkkkkkkkkk

proximolivro_ 10/03/2021minha estante
Rt ^

Elizs 17/10/2020

Esse é um daqueles livros onde você não consegue parar de ler ou de pensar enquanto estiver "longe".
A leitura é super leve e também super rápida.
O desenvolvimento é impecável e transparente, sem dúvidas um dos melhores que já li!! ?

maria :) 12/01/2024

Divergente
Sempre fui apaixonada pelos filmes de Divergente, e como uma criança criada por distopias aquilo me parecia o ápice da qualidade durante a minha infância/ pré adolescência; quando eu descobri os livros fiquei obcecada e comprei logo os quatro, mas por algum motivo, acabei lendo só o primeiro na época e os livros foram ficando parados na minha estante, e como eu odeio ver meus livros parados eu resolvi dar uma chance pra uma saga que eu sempre tive tanto carinho fazendo leitura deles esse ano!

Como sempre, vou separar a minha opinião em pontos positivos e negativos, assim fica mais fácil!

Pontos Positivos:
O livro é super rápido de ler, os capítulos são até que relativamente pequenos (principalmente no início do livro) e por ser rápido e com uma escrita fácil, aquilo vai te motivando a ler mais!

Eu acho a ideia da distopia em si interessante; a divisão em facções e a premissa do que cada uma representaria nesse novo mundo que é apresentado; também sempre fui viciada em histórias onde a protagonista é ?diferente? dos demais e esse é o grande plot pra história se desenvolver, então pra mim o clichê é bom.

No mais, é uma distopia, isso já me colocaria disposta a ler o livro e conhecer o universo que a autora se propõe a criar!

Pontos negativos:
Infelizmente durante a leitura eu me peguei notando mais pontos negativos do que positivos; já que eu não lembrava quase nada da primeira vez que li Divergente, isso foi um balde de água fria na minha empolgação.
É sempre válido lembrar (eu tive que lembrar constantemente hahaha) que esse livro foi lançado em 2011 e portanto, tem que relevar algumas coisas que não são senso comum hoje em dia, como eram na época; acredito que essa seja a parte mais difícil pra mim com esse livro.

Meu primeiro e mais importante ponto negativo é a necessidade que a autora tem em falar, mostrar e reforçar o quanto a Tris é frágil, insegura e pequena; o livro conta com mais de 10 repetições da palavra ?pequena? apenas se referindo a Tris! (Chegou um momento que tava tão insuportável ouvir a mesma coisa que eu comecei a contar!) Além de outras várias palavras, expressões e frases feitas pra definir o quanto a Tris é desprovida de altura, beleza ou personalidade.
E isso nos leva a dois pontos complementares: primeiro que é chato pra caramba! Eu queria que alguém oferecesse um moletom pra essa chata pra ver se ela parava de implorar por atenção; segundo que é extremamente desconfortável ler uma protagonista tão insegura de si mesma, eu entendo o apelo que autora talvez sentiu em usar a repetição pra mostrar o quanto a Tris era humana, com defeitos, inseguranças e confusões adolescentes, mas uma vez ou outra já era suficiente poxa! Além disso, eu esperava que ao longo do livro ela fosse se dando conta das qualidades que ela possuía, o que não rolou (até o último momento ela tá citando o quanto ela é pequena como se esse fosse o problema do século).
Não acho que hoje em dia esse seja o tipo de protagonista que nos cativa e inspira como mulheres, acho que tinham formas melhores de escrever uma protagonista que a premissa era ser forte e corajosa! Mas ok, 2011.

A Tris é chata. Eu ficava grata quando o Quatro aparecia porque pelo menos eu podia ler alguma coisa que não fosse autodepreciação, e sim vergonha alheia (o que é levemente melhor, nesse caso).

Achei o começo do livro muito arrastado, demora demais a engrenar a fatos realmente mais interessante que a iniciação da Tris; todo o colapso do universo só começa lá pelo capítulo 30 e isso torna a história lenta, além disso, a maioria das informações sobre o problema eminente entre as facções não são descobertos pela protagonista hahaha, eu consegui mais informações no livro ?Quatro? do que nesse aqui! Ela basicamente tá vivendo a vidinha dela, lidando com os probleminhas dela, até que um dia o Quatro revela as informações que ele tem (que também são inúteis, já que não são usadas pra praticamente nada) e ela entra na onda de salvar o mundo tendo apenas seu meio metro de altura!

O relacionamento Tris e Quatro me causou níveis altíssimos de vergonha alheia! Adoro eles no filme, mas aqui? embora sejam fofos e tal, nossa? tenho um sentimento de amor e ódio! Os diálogos não tem química, a Tris tá sempre falando o quanto ela é feia e não acredita que um gostoso queira ela como namorada, o Quatro é tão bom com sentimentos quanto uma geladeira Electrolux, o que torna ele um péssimo interesse amoroso; um caos.
E no final eu tava me compadecendo de ambos: eu já tava estressada como o Quatro ficava quando essa chata falava o quão horrível ela era e depois ficava perdidinha igual a Tris porque esse gostoso dava sinais confusos e falava coisas vagas demais!

Queria que a explicação sobre as facções fosse mais ampla e a construção do mundo contasse com mais detalhes.

No mais, minhas considerações finais são:
Vou ler os outros porque se eu comecei me obrigo a terminar.
Teria sido mais empolgante e fantástico se eu tivesse lido quando tinha uns 13 anos.
Não me arrependo de ler porque por mais irritante que tenha sido alguns pontos eu me diverti bastante.
É uma série que eu tenho carinho e embora tenham mais pontos negativos aqui do que positivos a história me prendeu o suficiente pra seguir em frente e descobrir como termina (já que nunca tivemos um filme do final).
E o que mais dói dizer: o filme nesse caso é sim melhor que o livro.

Vale 3.5 estrelas com carinho
Loh° 12/01/2024minha estante
Estou lendo insurgente no momento, e eu amei a sua resenha, já vou lhe dizendo que fica pior daqui pra frente ksksksks

maria :) 12/01/2024minha estante
Lohº não me diz uma coisa dessas kkkk
que bom que gostou da resenha! valeu o estresse que eu passei escrevendo kkkk

cosimask 12/01/2024minha estante
a tris falando o tempo todo o quanto ela é pequena também me incomodou muito kkkkk se eu tivesse lido o ebook eu com certeza teria marcado toda vez que ela diz isso só pra poder contar depois

maria :) 12/01/2024minha estante
cosimask eu não aguentava mais ler essa palavra! quase desisti kkk