O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller...

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

Arthur 22/05/2010

A Obra “O Caso dos Exploradores de Caverna”, do autor Lon L. Fuller, traz um caso fictício onde se relata um julgamento de uma Suprema Corte acerca de uma situação excepcional.
Este fato inusitado é o homicídio de um homem com a finalidade deste servir de alimento para os demais. Esta é a história dos 5 exploradores de caverna que, após um desmoronamento, ficaram presos, sem contato durante muito tempo com o mundo exterior e que tiveram que optar pela morte de um deles – Roger Whetmore – para conseguirem sobreviver. Os quatro sobreviventes, ao saírem da caverna foram processados e condenados pelo crime de homicídio, e a pena atribuída foi a da morte pelo enforcamento. Este caso foi levado a um novo julgamento devido a atribuição de um recurso.
Pode-se ver através do relato do julgamento no livro, já que ele assume esta forma, que diversas teses argumentativas são colocadas em discussão, ora pela absolvição dos réus, ora pela sua condenação. Temos até um juiz, Tatting, que “inova”, se abstendo de votar, alegando não ter condições de chegar a uma decisão. Várias teorias do direito são trazidas a lume durante os votos dos magistrados, que permitem observar as linhas de argumentação dos juízes. Teses que se baseiam no direito natural, no historicismo, nas correntes sociológicas, no positivismo e também no estrito legalismo são observáveis nos discursos no texto.
O autor é extremamente feliz em trazer essa discussão acerca do “modo” de pensar dos juízes, e melhor ainda, do “modo” de se pensar o Direito. A leitura do livro permite realizar questionamentos das viabilidades das decisões judiciárias, das fundamentações dos juízes, do ter que se debruçar diante do caso... entre outros. O leitor, até mesmo aqueles que não são bacharéis ou bacharelandos em direito, termina a leitura com prováveis questões em sua cabeça do tipo: Existe direito injusto? O direito é sempre sinônimo de justiça? O direito é apenas aquilo que está escrito nas leis? Qual o papel do juiz?... entre tantas outras possíveis perguntas. Os “leitores de primeira viagem” talvez se surpreendam concordando com cada voto apresentado conforme vai avançando a leitura, mesmo que uns teçam severas críticas aos colegas, como é o caso de Keen a Foster, um defendendo um direito positivo enquanto o outro sai em defesa do direito natural.
Fuller, através de sua obra, contribui fazendo com que o leitor, principalmente os direcionados a carreira jurídica, reflita sobre as diferentes visões de direito que se encontram nos Tribunais, na Academia, e até mesmo na sociedade.
Geovana.Lovato 19/09/2020minha estante
O primeiro livro q li no 1° período da facul. Maravilhoso!!

Diego Lima 10/09/2021

Culpados ou inocentes?
Devido a um deslizamento de terra, cinco exploradores ficam presos em tuneis subterrâneos, sem a possibilidade de se salvarem por conta própria. Os trabalhos de salvamento começam quando a empresa a qual eles trabalham não registra o retorno dos trabalhadores.

A previsão do resgate dos homens seria de aproximadamente trinta dias, o que preocupou a todos, pois, ocorreria uma escassez de alimentos. No vigésimo dia de resgates, já sem mantimentos, numa reunião entre os confinados, é sugerida a ideia de matar um dentre os escavadores e consumir a carne para sobrevivência. Após o resgate e o período de recuperação no hospital é instaurado um processo por homicídio contra eles.

O livro será sobre os votos do juízes, suas visões do caso, um debate filosófico entre direito natural e direito positivo, e veremos como decidiu cada ministro da suprema corte.

É um livro bem técnico para acadêmicos do direito, acredito que pessoas de outros ramos vão ter um pouco de dificuldade com alguns termos utilizados, todavia, é possível entender os debates e desenvolver seu lado filosófico sobre esse caso fictício construído por um professor renomado dos EUA, que visava o debate entre os estudantes.

tnzii 06/01/2022

sobre o livro em si:

ele não é da visão dos homens que ficaram presos na caverna, só conta o ocorrido e o foco principal é o voto, os argumentos e a opinião de cada juiz para no final decidir se os réus são inocentes ou serão levados a forca. um ponto importante que deve ser ressaltado é que ocorre em 4300, não no futuro, podemos dizer que em outra realidade.

o livro é bem complexo e difícil de se entender, teve partes que mesmo relendo não entendi muita coisa ( a maioria pra falar a verdade). e por isso demorei muito pra acabar de ler também.

minha opinião sobre o caso:

enquanto lia, eu pensava que se eu fosse um juiz eu votaria sobre a inocencia dos réus. porém, ao ler e reler alguns argumentos mudei minha opinião, e sinceramente declararia minha abstenção da sentença do caso.

pra começar, o homem que fora morto e comido, afirmara que não tinha nenhuma objeção. e é ai que entra o argumento do juiz Tatting "oque teríamos de sentenciar se Whetmore houvesse recusado a participação no plano desde o princípio? Ou então suponha-se que nenhum plano tivesse sido adotado e que os outros simplesmente houvesse conspirado para causar a morte de Whetmore ", apenas os 05 estavam dentro da caverna, oque ocorreu lá dentro só eles sabem.

contudo, dez homens morreram no processo de remover as pedras da abertura da caverna. "Se era apropriado que essas dez vidas fossem sacrificadas para salvar as vidas de cinco exploradores aprisionados , por que, então, nos dizem que esses exploradores erraram ao executar um acordo que salvaria quatro vidas a custo de uma?" - juiz Foster

é ai que fica o questionamento, inocentes ou não? oque a decisão da corte geraria na população, revolta? apoio? criticas? afetaria a corte e a sociedade?

enfim, é um livro de grande reflexão e vários pontos de vista e argumentos que mudam a sua opinião inicial sobre o caso.

Roneide.Braga 08/03/2020

O livro é sensacional
Discussão válida, livro obrigatório para estudantes de Direito.

"Teu dever é lutar pelo Direito, mas se um dia encontrares o Direito em conflito com a Justiça, luta pela Justiça. " - Eduardo Juan Couture

tete.taylors 25/01/2022

Introdução ao Direito
Li este livro para um trabalho da disciplina de Introdução ao Direito e assim como meu primeiro contato com o curso eu fiquei bastante intrigada. O autor, por meio dos votos traz críticas ao Direito Natural, e me levou a pensar e questionar alguns preconceitos em relação a ele.

Muito bom para fazer calouros quebrarem a cabeça e traçarem sua interpretação.

iris 07/04/2022

Mais um livro que li para faculdade e que faz parte do pacote de leituras obrigatórias para o curso de direito. O caso é bastante interessante e é muito legal ver o conflito que ele faz entre direito positivo e direito natural. Eu achei maioria dos votos dos juízes um pouco incoerente e redundante, cansando bastante o livro, porém ainda é uma leitura importante e pertinente para alunos do curso de direito.
Anna1607 07/04/2022minha estante
Chique demais essa moça com leitura da faculdade?

Gigio 15/02/2022

Atemporal
Cheguei até essa obra navegando aleatoriamente pela Amazon e foi uma grata supresa.
Uma narrativa escrita no passado mas que se passa no futuro, entretanto, traz reflexões atemporais. Trata de um julgamento da suprema corte do caso de 4 indivíduos que ficaram presos em uma caverna e assassinaram um colega para sobreviver à fome (canibalismo). São cinco juízes, cada um deles tecendo seus argumentos a favor ou contra a sentença de primeira instância, que havia condenado os 4 à morte por enforcamento.

Jean Silva 21/05/2021

Livro intrigante e reflexivo.
Creio que eu tinha expectativas altas demais para uma obra tão curta. Isso foi um erro. Mas enfim, o livro é composto por pareceres de alguns juízes sobre o seguinte caso:
Ao ficarem presos em uma caverna, um grupo de homens decide que um deles deve morrer, para que os outros possam comê-lo e assim terem mais tempo de vida e consequentemente, poderem aguardar um pouco mais por um possível resgate(essa parte é um tanto complexa, aqui está bem resumida).
Ai está a questão, o autor apresenta, por meio dos juízes, cinco interpretações diferentes para uma possível conclusão: os homens, cometeram ou não, um assassinato ?
Isso é desenvolvido de maneira super interessante, cada juíz apresenta sua interpretação com base em alguns aspectos, uns levam como base a lei escrita, outros o senso comum, um deles até usa o estado de natureza do ser humano para embasar sua opinião.
Isso é bem pertinente e nos faz pensar sobre várias situações, inclusive, até agora tenho minhas dúvidas sobre o que faria nesse caso.
Porém, eu realmente esperava que o caso fosse melhor trabalhado, e que os juízes apresentassem mais argumentos para a situação. Entretanto, isso foi um erro meu, não do livro, acho até que esse é um dos objetivos do autor, ser rápido e objetivo para nos fazer refletir sobre as diversas questões levantadas nesse interessante e pequeno livro.

Reccanello 12/05/2021

Quanta bobagem!
Tantas páginas sobre "as distinções entre direito positivo e direito natural, a letra e o propósito da lei, funções judiciais e executivas, legislação oriunda do judiciário e do legislativo"; tudo isso e, mesmo assim, absolutamente nenhuma consideração sobre a ausência de consentimento por parte da vítima. Inobstante todo o palavrório gasto no livro, a questão é de uma simplicidade solar: os 4 sobreviventes são assassinos porque intencionalmente tiraram a vida de alguém que, a despeito dos termos do acordo prévio, expressamente revogou sua anuência antes de lançar os dados (houvesse mantido a concordância inicial e a discussão tomaria outro rumo). O argumento é absolutamente o mesmo que se aplica à questão do estupro: não importa quantas vezes a vítima diga "sim"; a partir do momento em que disser "não" (mesmo que seja no meio do ato), é estupro. Sentença de morte bem aplicado, portanto.
===
Livro bom para o primeiro ano da faculdade de direito, superestimado, talvez, por um saudosismo daquela "pureza" adolescente da época!

site: https://www.instagram.com/p/CYZpCOVlrGZ/

Luiza1139 25/06/2023

Li esse livro pq foi citado em ?Jantar secreto? e me bateu uma curiosidade. Foi muito interessante ler as opiniões diferentes de cada juíz e as perspectivas deles fazem a gente se questionar direto sobre oque aconteceu.
Recomendo, bem rapidinho a leitura
Jeh.vias 25/06/2023minha estante
Eu tenho esse livro, mas ainda não li, recomenda?

Luiza1139 25/06/2023minha estante
simm, muito bom

Jeh.vias 25/06/2023minha estante
Vou ler então assim que eu terminar o que comecei ontem... Obrigada!!

Luiza1139 25/06/2023minha estante
depois me fala oque tu achou

Gabrielle 29/03/2022

Interessante
Li esse livro por conta da faculdade e, apesar de ter ficado indignada com o final (eu tinha a minha posição pessoal quanto ao caso deles), entendi que a lei deve ser cumprida (como de fato foi), e que isso nem sempre será justo. Ou pelo menos não será sempre o que a maioria consideraria justo. O importante é que a lei seja cumprida.
Ótima introdução ao Direito.

nkog.neato 01/11/2022

Um dos livros que me faz querer atuar na área do direito, é tudo muito intrigante e a forma que cada parte usa os argumentos... é incrível! O caso é realmente complicado, mas acho que sou de acordo com o veredito final.

Rafa.Meyer 18/03/2021

interessante
li esse livro pra faculdade, ele me fez questionar demaiss, não estava com muitas expectativas a respeito dele, mas gostei demais, já estou pensando até em reler futuramente para ter uma compreensão melhor

Gabriela Copatti 01/09/2021

Livro bem curto e fluído, entretanto apresenta uma linguagem mais complexa. Gostei de acompanhar a análise de cada juiz e tive um veredicto a respeito da história.