O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

Gabriel.Andreatta 15/01/2021

Um dos melhores livros que já li
Não se enganem, é um livro de filosofia jurídica. Ainda assim, eu que não sou da área jurídica, achei fantástico. É um debate de 5 juízes sobre um caso particularmente complicado, onde cada um expõe seu ponto de vista na tentativa de absolver ou condenar os réus.

Eduardo 05/08/2020

Inquietante
Apesar de ser uma história fictícia, sem dúvida, nos faz refletir sobre o valor da vida. O debate entre os juízes é muito mais do que um debate Jurídico, vai além do direito positivo e natural.
É um debate sobre utilitarismo, sobre o que pensa a maioria, sobre a ideia de que a felicidade da maioria é mais desejada, logo, deve ser defendida. Por outro lado, a ideia categórica, do valor em si que a vida tem, o valor moral e o dever de proteção das vidas.

Bruna.Toledo 06/02/2021

Muitas reflexões para poucas páginas
De modo geral achei o livro muito denso, principalmente pelos longos monólogos cheios de termos jurídicos que os personagens trazem à narração. Porém, não pude avaliar mal a obra porque o autor propõe reflexões muito interessantes sobre as linhas tênues entre o que é imoral e o que é ilegal (que nem sempre são equivalentes).

Gu 27/05/2020

null
Confesso que esperava mais. Nada mais é do que o parecer dos juízes perante ao caso dos exploradores sobreviventes.

Para quem não está acostumado com a linguagem, acaba sendo uma leitura um tanto desgostosa, embora o conteúdo seja interessante.

jose carlos 24/10/2020

O caso dos Exploradores de Cavernas
Uma excelente obra que coloca em cheque o direito a vida mediante uma situação de vida o morte, apesar de ser fictício, os votos do juízes nós levam a pensar diante da aplicabilidade da norma ao caso concreto.

Dan 24/06/2011

Leite Morno
O que há de se considerar nesta obra são apenas dois fatores: o primeiro é que trata-se de um marco na literatura jurídica; o segundo é que a idéia central do livro é muito bem pensada.
Mas o desenrolar da trama é penoso e as últimas páginas exigem sacrifício, apesar do livro conter umas poucas páginas.
No final das contas a leitura é válida, pois desenvolve o raciocínio hermenêutico jurídico e possibilita ao leitor (estudante de direito ou não) a pensar através da justiça ao invés da lei.

Rael 23/04/2020

Um livro para interessados em Direito.
Terminei de ler este livro e confesso que não estou satisfeito. Isso deve ocorrer porque não tenho interesse pela área jurídica. Mas então qual foi o motivo de ler esta obra? Segui o conselho de uma YouTuber, foi isso. Eu achava que a história iria ficar nos acontecimentos do grupo preso na caverna, o que descobri no decorrer da leitura e não tive coragem de abandonar. Enfim, o livro é importante para alunos de direito e pessoas interessadas nesta área.

Aline 05/06/2020

A obra traz um julgamento de um caso que ocorre com um grupo de exploradores de cavernas e traz a tona uma discussão sobre ética na sociedade

Tuler 02/06/2020

Melhor livro
Livro que te faz observar uma determinada situação sob a óticas distintas. Excelente livro.

Amós 25/11/2013

Essencial aos Estudantes de Direito
Uma obra clássica de grande proveito - positivo e filosóficos - para os estudantes de Direito. Não apenas leia, mas apreenda os entendimentos, decisões e doutrinas contidas na obra (de forma interna e externa).

Atila.Carlos 19/07/2020

Apesar de não ser da minha área, me foi indicado esse caso para leitura. Me fez pensar bastante. Conjecturar várias situações por alguns dia. Por isso, valeu a leitura.

@bookytimes 30/05/2020

O caso dos exploradores de cavernas
O caso juri?dico se passa na cidade ficti?cia de Newgarth, localizada em Commonwealth no ano de 4300, onde quatro membros de uma sociedade que explorava cavernas, foram condenados pelo homici?dio de um quinto membro, chamado Roger Wethmore, no interior de uma caverna de rocha calca?ria. O crime aconteceu uma vez que, por ficarem presos no interior da caverna devido a? um deslizamento de terra que fechou a entrada da mesma, os 5 juntos decidem que, para sobreviver, deveriam sacrificar, por meio de um sorteio, a vida de um deles, que teria a carne oferecida para alimentar os outros 4 sobreviventes. Dentro desse cena?rio cri?tico, na?o haveria outra opc?a?o, pois era esperado que eles ficassem muitos dias presos, ou seja, impedidos de conseguirem alimentos ou qualquer outro tipo de ajuda. E? importante ressaltar que a ideia do sorteio foi dada pelo pro?prio Roger Wethmore, que apesar de desistir da ideia apo?s o sorteio, foi morto pelos demais. E? dentro desse cena?rio que 5 jui?zes da corte suprema devem decidir se condenam ou declaram inocentes os re?us. O que me chamou a atenc?a?o e? como cada juiz, na elaborac?a?o de seu voto, se apegou a? princi?pios diferentes para dar seu veredito. Temos um que acredita que as leis aplicadas aos homens dentro da caverna eram as naturais e na?o as do Estado, outro que na?o aceita que se fac?am questionamentos fora do que o que esta? escrito na lei, outro que apela a? opinia?o pu?blica, um que se abste?m de votar e outro que vota mas, de uma forma a passar sua responsabilidade para o poder executivo. A velha histo?ria de que "o sino bate dos dois lados" e? bem presente na obra e apesar de ser um texto "juridiquez" um pouco cansativo, vale super a pena pelo conteu?do que permeia na?o so? o plano juri?dico mas tambe?m o individual uma vez que, em muitas ocasio?es, precisamos fazer escolhas difi?ceis que envolvem regras, valores e empatia. Ale?m disso, vale pontuar que se trata de uma leitura ra?pida, pois o livro possui um pouco mais de 100 pa?ginas. Sem contar que e? uma histo?ria utilizada para instigar discusso?es nos cursos de direito.

Delefrati 12/07/2020

Grande Importância
Livro muito bem escrito e com uma leitura fácil, mesmo contendo alguns termos da área do direito. O livro nos mostra vários posicionamentos, todos seguidos de argumentos, diante uma situação muito complicada. Fiz a leitura para apoio à minha graduação porém tirei reflexões importantes para pessoas de todas as áreas.

Tarso 22/07/2020

Clássico da Introdução ao Direito
Para mostrar a complexidade do direito e que diferentes pontos de vista a certa do mesmo tema podem gerar veredictos muito diferentes