Olhai os lírios do campo Erico Verissimo

Resenhas - Olhai os Lírios do Campo

Cleane 22/08/2022

Terminei esse livro um pouco confusa.
Como pode ser este o livro tão aclamado do Verissimo?
Vou explicar...
A primeira parte foi ótima, achei o personagem principal interessante, com sua covardia, egoísmo e ambição. Acreditei que o livro fosse me amarrar do início ao fim, mas aí veio a segunda parte completamente diferente da primeira, com a sua filosofia barata e sentimentos forçados. Fui me arrastanto e revirando os olhos até o final. E quando eu pensei: não é possível que só eu não tive paciência pra esse altruísmo exagerado, li o prefácio do autor 28 anos depois da publicação.

"Confesso, entretanto, que não tenho muita estima por este romance. Acho-o hoje um tanto falso e exageradamente sentimental. Sua popularidade às vezes chega a me deixar constrangido. Vejamos claramente o que tenho contra ele. Para principiar, a construção. A primeira parte é intensa e cheia dum interesse que jamais enfraquece. Na segunda, porém, esse interesse declina, e a história se dilui numa série de episódios anedóticos sem unidade emocional. Há em Olhai os lírios do campo uma filosofia salvacionista barata que me faz perguntar a mim mesmo como pude escrever tais coisas, mesmo levando-se em conta o fato de haver atribuído essa filosofia a personagens do livro."

@sabri.eoslivros 04/02/2020

“Olhai os Lírios do Campo” é um romance urbano que fez com que Veríssimo entrasse no rol dos grandes escritores brasileiros. Apesar de haver publicado outros livros anteriormente, nenhum atingiu o sucesso da presente obra. Como uma boa cruz-altense e apreciadora do autor, por óbvio esse romance espetacular está entre os meus favoritos da vida.

Temos aqui a história de vida de Eugênio. Homem de origem humilde que vem a se tornar médico. Na faculdade, conhece aquela que se tornará seu grande (e único) amor na vida. Durante e após uma grande tragédia, Eugênio passa a refletir sobre sua existência, suas escolhas e os caminhos que escolheu tomar. Tudo isso permeado pelas cartas escritas - e recheadas de ensinamentos e reflexões - deixadas pela mulher que tanto amou.

Difícil não se emocionar durante a leitura e não nos pegarmos pensando sobre nossas próprias escolhas, valores e prioridades. Fiz a releitura dessa obra no final de 2019, após ter lido pela primeira vez há cerca de 10 anos, e é impressionante ver o quanto a Sabrina de quase 30 anos conseguiu absorver muitos outros ensinamentos, que a Sabrina de 18 anos havia deixado passar...

Outro detalhe importante é que, apesar de ser um livro escrito por um homem (e na década de 30!), aqui o grande destaque é a personagem feminina. Olívia é a pessoa mais sensata e centrada da história e uma das mais sábias personagens que já tive o prazer de conhecer. Ser ambientado na minha atual cidade de Porto Alegre também me cativa ainda mais.

Myllena.Silva 06/09/2023

Primeiro livro que leio do Érico Verissimo.
Com certeza o primeiro de vários.
Que livro, meus amigos! Que livro!
Conta a estória de Dr. Eugênio Fontes com todos os seus questionamentos sobre a vida pessoal, profissional, com as dificuldades da vida com limitações financeiras, a ambição desmedida em busca de status.
Leva o leitor a refletir sobre as suas prioridades e como viver a vida de forma digna, simples e feliz.
"Olhai os lírios do campo eles não tecem, nem fiam e no entanto nem Salomão em toda seu poder se vestiu como um deles" trecho do Sermão da montanha.

Marcelo217 25/11/2021

Foi bom... até virar uma crítica social extensa
Meu primeiro livro do autor. Ouvi maravilhas a seu respeito e fui com as expectativas lá nas nuvens!!!!!!
A narrativa é muito bem escrita. Uma prosa bem poética (coisa que é bem difícil de se fazer, qualquer deslize e ficaria a coisa mais tosca do mundo). A construção dos personagens muito bem feita, principalmente a do Eugênio que me alternou entre a pena e o ranço durante todo o livro. O fluxo de memórias funcionou muito bem durante a primeira parte do livro. Acho que foi um dos motivos que me levaram a me envolver com a história. Enfim, a curadoria do livro é impecável.
O "problema" (que não é de fato um problema, pois gerou reflexões muito pertinentes pra época) que fez a história destoar um pouco foi embates ideológicos mascarados de diálogos extensos que fez o livro ficar um pouco fora de ritmo. Os diálogos desde o início do livro eram pontuais e categóricos, só que do meio pro final houveram diálogos existenciais extensos que, para mim, deu um pouco de preguiça.

As problemáticas trazidas pelo autor, de ordem social, ideológica e existencial das mais diversas, mostram a sua indignação através de certas situações postas em pauta no decorrer do livro. A maior de todas, acredito eu, seria o contentamento com a vida em sua forma mais elementar. Interessante é que, 80 anos depois, todas as pautas levantadas pelo autor podem ser aplicadas a um discurso feito hoje (Sinal de que não evoluímos quase nada de lá pra cá).

Eu, como leitor paranóico, queria muito que o Eugênio encontrasse o irmão ou o paradeiro dele, mas, de resto, o final foi bastante satisfatório e justo. Há muito no livro para se pensar. Certeza de que lerei muito desse autor no futuro.
Frankcimarks 26/11/2021minha estante
Ótima resenha.

Henrieth Hasse 29/11/2021minha estante
Também fiquei torcendo pra ele encontrar o Ernesto ?

Lima 09/12/2022

O Eugênio, personagem principal do livro, não é um personagem amável, bem longe disso, porém, foi bem desenvolvido e sofreu uma enorme mudança. Em muitos momentos, a protagonista se torna Olívia.
No geral, é um livro bem construído, escrita excelente e com boas críticas sociais. Cheio de reflexões e de lições.

Paula 26/12/2023

Resolvi reler esse livro após mais de 10 anos, pois não tinha nenhuma lembrança dele, apenas que gostei bastante.
Porém não foi o que aconteceu dessa vez.
A primeira parte do livro, gostei bastante da história, me revoltei com o Eugênio, mas ainda estava bem animada, porém depois da morte da Olívia, senti que tudo desandou, ficou bem entediante de ler e tive que me forçar muito para chegar ao final.

RaquelTerezani 18/10/2023

Para refletir
Essa é uma releitura que eu estava ansiosa para fazer. Da primeira leitura, onze anos atrás, só lembro de ter finalizado impactada e muito otimista. Agora, veja só, estou com um sentimento diferente.

Ainda acho o livro muito bem escrito. Mas, dessa vez, achei um pouco lento, tanto que levei um mês e meio para ler.

O protagonista Eugênio é bastante complexo e eu adoro achar ele tão irritante na primeira parte do livro. Olivia me parece compreensiva e bondosa demais. A segunda parte da história é um pouco entediante, com uns "causos" que nem precisavam existir. Porém, é essa a parte que contém as melhores discussões morais e éticas entre os personagens.

Sim, há momentos machistas, é bom avisar, mas, vamos relevar já que o livro foi escrito na década de 30.

Em resumo, um ótimo clássico, que deve ser lido e saboreado com calma. Não espere uma história ágil, mas espere uma história reflexiva que te deixará pensando por dias.

Paula.Juca 13/08/2020

Esse livro me convidou a uma reflexão de como eu estou vivendo minha vida.

"Precisamos, entretanto, dar um sentido humano às nossas construções. E quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu".

Sem mais...

Thai 07/01/2023

Até aonde vai a sua ganância?
Olhai os lírios do campo vai te contar a história de Eugênio, personagem de origem humilde mas que odeia à pobreza e tudo que remete a ela. Toda essa vergonha de sua origem acaba tornando-o um ser humano egoísta e desprezível capaz de fazer tudo para alcançar prestígio social.

Diante desse cenário o que podemos aprender com esse livro é que não importa o quanto vc ganhe, se vc não estiver feliz e confortável com as pessoas ao seu redor a sua vida tende a ser vazia e sem sentido. Porém cabe dizer tbm que não é errado buscar crescer desde que faça isso com honestidade.

Gilliard 17/01/2021

Os lírios de Érico
Tentando correr atrás do tempo perdido sem ler literatura nacional, escolhi (e me foi recomendado) "Olhai os Lírios do Campo", de Érico Veríssimo. Esse foi o meu primeiro livro do Veríssimo, e também foi o primeiro livro do autor a virar um "best-seller", por assim dizer. OLC alavancou o nome de Érico Veríssimo a um patamar de fama jamais visto. No livro, acompanhamos Eugênio, um jovem médico que ocupa uma posição na sociedade graças a certos sacrifícios realizados no passado. Hoje, Eugênio reflete constantemente sobre suas decisões e a posição que lhe pertence. O livro é dividido em 2 partes: na primeira, Eugênio vai ao encontro de um compromisso, duro e inevitável, no período até chegar, revisitamos sob sua ótica, momentos do seu passado, de sua infância difícil, sua família pobre, seus estudos no colégio. Vemos o quanto do passado o protagonista carrega consigo hoje, ele é todo lembrança, ressentimento e trauma; já na segunda parte, o livro ganha um tom diferente, há cartas endereçadas a Eugênio, que o fazem refletir, agir e de certa forma, mudar o rumo das coisas. Eugênio é um homem ressentido, extremamente melancólico, arrependido, autodepreciativo e com complexo de inferioridade marcante. É estressante ler como ele trata a si mesmo em alguns momentos, não é fácil gostar deste protagonista, muito pelo contrário. Em contrapartida, temos outros personagens interessantíssimos de se acompanhar, como Olívia, por exemplo, uma amiga da faculdade de medicina. O mais interessante de OLC é o retrato histórico que ele traz. Érico Veríssimo publicou este livro em 1938, mas o ambienta em 1930, em meio ao turbilhão da Revolução de 30, que o Rio Grande do Sul, ao lado de outros estados liderou, o que culminou com a chegada de Getúlio Vargas ao poder. Vale lembrar que nesta época, sobre a Europa e o resto do mundo pairava a nuvem carregada do fascismo. O militarismo, o antisemitismo e o preconceito são então temas abordados por Veríssimo em sua obra. Temos também um retrato da sociedade brasileira, em especial, a gaúcha da década de 1930, onde Eugênio e os seus estão mergulhados, em todos os aspectos.
A escrita de Érico Veríssimo é leve, mas ácida e cheia de alfinetadas durante toda a história, principalmente por conta dos assuntos por vezes pesados abordados. No final, Olhai Os Lírios do Campo é sobre mudança de paradigmas, de foco na vida, é sobre dar valor aos "lírios" e sobre dar novo sentido e importância àquilo que está ao nosso alcance.
Já guardo com carinho no coração este belíssimo presente que Érico Veríssimo nos proporcionou.
Yuri 17/01/2021minha estante
Adorei sua resenha. Arrasou! Me deu vontade de ler esse livro agora mesmo, e talvez eu o comece msm. Eu adoro o título desse livro também, soa tão poético e profético ao msm tempo kkkk

Yuri 17/01/2021minha estante
Que resenha perfeita! Sério, a sua descrição me cativou e dá pra perceber o quanto você curtiu o livro. Deu vontade emendar logo a última frase da resenha com a primeira do livro e começar a ler ele agora msm. kkkk E talvez eu faça msm isso. Aliás, eu preciso dizer o quanto eu amo o título desse livro, me soa tão poético e profético, de um jeito que esses dois adjetivos passam a ser sinônimos.

Gilliard 18/01/2021minha estante
Obrigadooo! Você tem que ler logo, pls hahaha é muito bom. Sobre o título, eu sempre quis entender, e amei ???

Alan kleber 08/08/2023

Explorando o interior da vida.
Olhai os Lírios do Campo", de Érico Veríssimo, transcende os limites da mera narrativa e se torna uma poderosa análise filosófica sobre a busca da identidade, a complexidade das relações humanas e a intersecção entre ambição e classe social. No cerne dessa exploração estão os personagens principais, Eugênio e Olívia, cujas jornadas individuais oferecem insights profundos sobre a condição humana.

Eugênio, com sua ambição voraz e desejo de ascensão social, personifica a busca incessante pelo sucesso material. Sua ambição o impulsiona a buscar riqueza e prestígio, porém, à medida que sua história se desenrola, sua realização
material não se traduz necessariamente em felicidade duradoura. A trajetória de Eugênio nos lembra que a ambição desmedida muitas vezes pode obscurecer a visão de valores mais profundos, levando-nos a sacrificar relações pessoais e autenticidade em prol de objetivos materiais.

Olívia, por outro lado, é uma figura enigmática e profundamente introspectiva. Sua relação com Eugênio e sua influência sobre ele evidenciam a importância da conexão emocional e da busca por significado na vida. Olívia nos leva a questionar as aparências superficiais e a considerar a profundidade da experiência humana, ressaltando que a verdadeira riqueza reside na compreensão e na vivência de emoções genuínas.

A classe social de Eugênio também desempenha um papel significativo na análise filosófica do livro. Sua busca pela ascensão social revela as complexidades das estruturas de poder e a maneira como a sociedade molda nossas aspirações e escolhas. A narrativa expõe como a classe social pode influenciar nossas perspectivas e desejos, muitas vezes em detrimento da autenticidade e da busca por um propósito mais profundo.

Em última análise, "Olhai os Lírios do Campo" nos convida a uma reflexão filosófica sobre as interações entre ambição, classe social, autenticidade e relacionamentos humanos. As jornadas de Eugênio e Olívia nos lembram da importância de equilibrar nossos objetivos materiais com a busca por conexões significativas e a exploração de nossa própria essência. Através desses personagens e suas experiências, Veríssimo nos convida a explorar os cantos mais profundos da existência humana e a considerar as implicações filosóficas de nossas escolhas e aspirações.
Marsuelem 09/08/2023minha estante
Esse livro é maravilhoso, sempre que posso, leio. Érico é incrível!

Alan kleber 09/08/2023minha estante
Esse foi o primeiro livro do Érico Veríssimo que li. E dizem que tem outros melhores que esse, sendo que esse é espetacular.

DoAprisco 23/05/2022

Olhai os lírios do campo
Primeiramente, eu amo o título deste livro.

Aqui, Erico nos conta a história de Eugênio, um médico ambicioso que detesta sua vida de pobreza e de como esta vida foi impactada por Olívia.

Após abrir mão do amor para usufruir do dinheiro, ele se vê infeliz. Agora ele mora numa bela casa, tem um ótimo consultório com pacientes da alta sociedade, assina papéis na fábrica do sogro e tem uma bela esposa - a qual ele não ama. Será que valeu a pena trocar o pouco que tinha para ganhar uma felicidade enraizada na ambição?

Esse romance é sobre um homem que recebeu uma nova chance para encontrar a felicidade, e esta está em servir aos outros - ele descobre posteriormente. Foi exatamente nisso que Olivia mudou sua vida e visão: ele passou a olhar os lírios do campo.

Amo reler livros e até pouco tempo considerava Erico Veríssimo meu autor preferido -talvez ele ainda seja. Esse foi seu terceiro livro, sendo o segundo romance e o primeiro grande sucesso. É uma boa história. Claro que eu não sou otimista como Eugênio (sou do grupo mais pessimista do dr. Seixas), porém é interessante ver um homem deixando de lado seu materialismo e aprendendo a dar valor ao que tem valor.

Obs.: O prefácio dessa edição contém SPOILERS.

Beatriz.Alves 04/06/2022

Olhai os lírios do campo
Livro lindo, leve , necessário,doce, pesado, tudo ao mesmo tempo! Fala sobre o quanto é fácil e o quanto é difícil ser feliz!

Monica 27/09/2020

Muito bem escrito
Um livro que discute valores humanos a partir da história de Eugênio - um rapaz nascido pobre que passa a pertencer à elite depois de tornar-se médico e casar-se com uma moça de família rica. Após alguns eventos ligados ao seu relacionamento com Olívia, uma amiga dos tempos da faculdade, Eugênio passa por uma transformação que o leva a repensar suas motivações pessoais e o sentido da felicidade.

Para além da novela centrada no relacionamento amoroso e no caráter do protagonista, o livro discute questões político-sociais e a moralidade, temas extremamente relevantes no contexto do lançamento do livro. No entanto, reguardadas as devidas proporções, os temas continuam bastante atuais e interessantes de serem discutidos - apesar do tom (desnecessariamente e) excessivamente religioso da história.