Olhai os lírios do campo Erico Verissimo

Resenhas - Olhai os Lírios do Campo

Cris 13/06/2022

12.06.2022
Adorei ter lido essa história tão linda. Iniciei pois tinha visto uma indicação de que lembrava a Cidadela que tinha lido recentemente. Ambas as histórias falam sobre a profissão de médico que pode-se ganhar muito dinheiro, ser importante, mas os personagens escolheram, após degustarem desse luxo, abrir mão e cuidar das pessoas carentes. Fazer o bem para a humanidade e levar uma vida ética era o que realmente os faziam felizes.

Beatriz.Alves 04/06/2022

Olhai os lírios do campo
Livro lindo, leve , necessário,doce, pesado, tudo ao mesmo tempo! Fala sobre o quanto é fácil e o quanto é difícil ser feliz!

Léo 28/11/2023

Uma característica presente em todo e qualquer livro clássico é a complexidade de temas e personagens. Não há respostas fáceis, nada é evidente ou "preto no branco". Há nuanças, há necessidade de reflexão e interpretação.

Aqui temos um romance complexo. Acompanhamos a vida de Eugênio, desde a infância. Ensimesmado, o menino se sente inferior e acredita que a felicidade e a realização só serão possíveis com a superação da realidade miserável. Ele sonha em ser mais e maior para, assim, poder encarar as outras pessoas sem abaixar a cabeça.

Aí é que entra a personagem Olívia -- quase uma Sônia, de Crime e Castigo. E, tal qual acontece no romance russo, Olívia vai exercer influência suficiente para fazer nosso protagonista viver uma verdadeira metanoia. (Mais: a personagem nos faz refletir sobre as marcas que as pessoas deixam na gente, sobre o quanto somos uma soma de todos aqueles com quem convivemos e amamos.)

O livro, além disso, trata de questões religiosas, políticas, psicanalíticas (haja Freud), morais, amorosas... Sempre fugindo do óbvio. Um espetáculo.

DoAprisco 23/05/2022

Olhai os lírios do campo
Primeiramente, eu amo o título deste livro.

Aqui, Erico nos conta a história de Eugênio, um médico ambicioso que detesta sua vida de pobreza e de como esta vida foi impactada por Olívia.

Após abrir mão do amor para usufruir do dinheiro, ele se vê infeliz. Agora ele mora numa bela casa, tem um ótimo consultório com pacientes da alta sociedade, assina papéis na fábrica do sogro e tem uma bela esposa - a qual ele não ama. Será que valeu a pena trocar o pouco que tinha para ganhar uma felicidade enraizada na ambição?

Esse romance é sobre um homem que recebeu uma nova chance para encontrar a felicidade, e esta está em servir aos outros - ele descobre posteriormente. Foi exatamente nisso que Olivia mudou sua vida e visão: ele passou a olhar os lírios do campo.

Amo reler livros e até pouco tempo considerava Erico Veríssimo meu autor preferido -talvez ele ainda seja. Esse foi seu terceiro livro, sendo o segundo romance e o primeiro grande sucesso. É uma boa história. Claro que eu não sou otimista como Eugênio (sou do grupo mais pessimista do dr. Seixas), porém é interessante ver um homem deixando de lado seu materialismo e aprendendo a dar valor ao que tem valor.

Obs.: O prefácio dessa edição contém SPOILERS.

Monica 27/09/2020

Muito bem escrito
Um livro que discute valores humanos a partir da história de Eugênio - um rapaz nascido pobre que passa a pertencer à elite depois de tornar-se médico e casar-se com uma moça de família rica. Após alguns eventos ligados ao seu relacionamento com Olívia, uma amiga dos tempos da faculdade, Eugênio passa por uma transformação que o leva a repensar suas motivações pessoais e o sentido da felicidade.

Para além da novela centrada no relacionamento amoroso e no caráter do protagonista, o livro discute questões político-sociais e a moralidade, temas extremamente relevantes no contexto do lançamento do livro. No entanto, reguardadas as devidas proporções, os temas continuam bastante atuais e interessantes de serem discutidos - apesar do tom (desnecessariamente e) excessivamente religioso da história.

Somente Leituras 05/12/2021

Excelente
E pensar que se não fosse por indicação eu nunca teria me aventurado a ler esse autor da minha terra. Grande obra, o único defeito é que acaba.
Foi magnífico me deparar com a evolução de Eugênio, ele é falho, humano, imperfeito, real, nem parece que é um personagem de um livro. Olivia também teve seus encantos.
A leitura foi extremamente fluída.
Joel.Martins 05/12/2021minha estante
??????

Déborah 16/06/2021

Livro ok
Talvez eu tenha ido com muita expectativa, mas achei o livro apenas ?bom?. Esperava mais por carregar o nome do Érico Veríssimo e por ser um livro tão aclamado. Mas depois vi que o próprio autor não gosta tanto assim dessa sua obra.

O livro conta a história de um personagem principal (Eugênio) que começa o livro de um jeito meio torto, deslocado e cheio de problemas e no decorrer da história vai tendo alguns aprendizados e mudancas.
Mas é só isso. Talvez pra alguns isso já seja ótimo, mas eu espero mais de uma história. Para mim esse mesmo enredo poderia ter sido desenvolvido com 100 páginas a menos, se fossem excluídas todas as páginas em que não acontece nada.

O livro começa num ritmo legal até a metade, mas depois disso vira um marasmo. Lá pelos 85% tem um acontecimento importante que me fez ficar vidrada novamente, mas foi rápido e dali até o final voltou ao mesmo ritmo lento.

Entendo o propósito do livro e acho que ele tem uma mensagem muito boa. Porém ele para mim não passa de um livro OK. Me parece que nessa história não foram os acontecimentos que moldaram o protagonista e provocaram sua mudança. Simplesmente o autor decidiu que ele iria ter essa mudança e jogou algumas coisas ao redor para tentar dar sentindo.

SPOILER DAQUI PRA BAIXO
(pare de ler se não quer saber da história)
O cara é um escroto no começo do livro, e não só isso. É problemático, com complexo de inferioridade grave. Aí do nada depois que a Olívia morre ele muda da água pro vinho?
Como leitora não me senti fazendo parte dessa mudança, ela simplesmente aconteceu.
Por que ele mudou, pela filha? Ele mal cita ela no livro. Só sabe chegar em casa, dar oi pra ela e botar ela dormir. Isso é ser pai?
Do nada ele era louco pelo poder, pela ascensão social e vira um cara humilde, doce e correto?
Sinceramente, não consegui me sentir envolvida pela história.

Ediane.Siqueira 03/12/2020

Olhai os lírios do campo
Este não é um livro de romance eu o classificaria como autoajuda.
Perfeito, me fez pensar na vida.
Recomendo!!

arqueofarias 25/11/2022

Obra maravilhosa de Veríssimo. O contexto com a revolução de 30, os dilemas da vivência médica, de amores impossíveis e uma ?lição? de como o ego, o orgulho e a ganância podem levar nossa vida a caminhos improváveis.
Temas como fascismo, política, classes sociais, modernidade e ciência são frequentemente esboçados ao decorrer da narrativa.
Leitura fluída. Muito bom.
Olívia, a melhor personagem ???

Daniela742 25/06/2022

Ótimas reflexões
Olhai os lírios do campo foi meu primeiro contato com as histórias de Érico Veríssimo. O livro tem uma escrita maravilhosa e descreve de forma igualmente incrível as pequenas e grandes coisas da vida.

A trama é sobretudo uma reflexão sobre a vida: o por que estamos aqui, quem somos, para onde vamos, o que fazer para sermos melhores... Questões que há muito incomodam os homens e os fazem refletir e refletir sem nunca ter as respostas.

A primeira metade do livro a trama é mais instigante, e te prende na curiosidade de descobrir a história de Eugênio. A segunda metade é o oposto, no entanto, acompanha as melhores reflexões e pensamentos do livro.

Gostei muito da forma como Verossímo enxerga o mundo em Olhai os lírios do campo, é sem dúvida um estímulo a olhar a vida com mais calma e carinho.

Maurício 14/03/2021

Leitura deliciosa!!
Conta a trajetória de Eugênio. De família humilde, não se conforma com a pobreza de sua existência e sonha com um vida refinada, de status e reconhecimento na sociedade.
Com muito esforço se forma em medicina e no desenrolar desse "viagem", ele acaba adquirindo um visão mais nítida da vida e nos faz refletir sobre o que realmente merece ser prioridade nela.

Fabiana664 10/02/2024

Lindo ?
"A vida começa todos os dias"
Uma frase simples mas com um conhecimento espiritual magnífico. Durante muito tempo não acreditava na mudança das pessoas até que um dia ouvi da querida Marina Repetto que se você não acredita na mudança das pessoas também não acredita na sua própria mudança. Esse livro me mostrou mais uma vez que é possível Sim e que todos os dias temos a oportunidade de nos tornarmos melhores!
A vida pode ser muito mais bela quando começarmos a olhar os lírios no campo!
Van.matos 10/02/2024minha estante
Um livraço, né?
Eu sou suspeita ?

Fabiana664 11/02/2024minha estante
Sim! Maravilhoso! Muitas lições. Amei??

Marília Medeiros 29/05/2021

Realismo!!
Este livro de Érico Veríssimo traz a tona questões que tocam a alma: infância, juventude, escolha da profissão, família; associado a boas doses de uma existência humilde nos anos 30.

Com Eugênio (Genoca) e Olívia descobrimos sobre o amor de ?alma?, que ultrapassa a transcendência, os seus diálogos são reflexivos e monumentais. Com Genoca e Dr. Seixas entendemos sobre como a ?felicidade? pode se manifestar de diversas formas.

Eugênio é um exemplo de Ser Humano; suas descobertas tocam a alma. Sua vida nos faz refletir.
Lembro-me a todo momento da música ?A Vida não presta? (Léo Jaime)!

Obrigada, Lírios do Campo! A Vida não presta!

Talita | @gosteilogoindico 17/07/2021

Que livro incrível!
Amei demais essa leitura.
Me faltam palavras para dizer o quanto gostei... tive uma identificação com os personagens, autor gaúcho como eu...
Ai ai, levarei esse livro comigo para sempre ?

mardelivross 05/02/2022

Narrativa linear, mas cheia de significados e beleza!
Personagens reais, carregados de complexidade e modos diferentes de ver a vida.
Gostei muiito do livro! ?