O Noivo da Minha Melhor Amiga

O Noivo da Minha Melhor Amiga Emily Giffin

Resenhas - O Noivo da Minha Melhor Amiga

Rita 30/08/2022

Depois de assistir o filme fiquei muito empolgada para ler o livro e percebi que tem muito mais detalhes. Bom, o livro detalha muito mais a amizade da Darcy e da Rachel e o quanto ela é tóxica. Principalmente, o quanto a Darcy é narcisista. E o quanto a Rachel é passiva e tem autoestima baixa.

O livro tem algumas imposições de padrões de beleza daquela época e de machismo também. Algumas coisas sobre o peso ou sobre chegar aos 30 sem filhos e marido.

Sobre Dex continuo achando ele um banana, que não tem atitude em alguns momentos.

No geral, gostei um pouco do livro, apesar dos problemas foi bom analisar a amizade das duas.
Allie 06/10/2022minha estante
O da darcy é muito melhor

Smith3 12/10/2011minha estante
Você conseguiu falar o liro em uma frase: "A autora conseguiu fazer uma traição ser o maior conto de fadas."
Fiquei com uma RAIVA mortal da Darcy!
Livro super bom, nós realmente torcemos pela Rachel, do começo ao fim!

Lud 06/06/2011

Muito bom!!
O que posso falar de O Noivo da Minha Melhor Amiga sem dizer que é “perfeito”, “impossível parar de ler”, etc...?

Bom, uma das coisas que eu mais gostei foi que a autora, Emily Griffin, é bem direta: ela não enrola e o livro já começou “quente”. O enredo é super viciante, tanto que li madrugada afora porque não conseguia dormir sem saber o final (eta vício! ).

Mas o que eu achei mais interessante foi que a estória é tão envolvente que é impossível você ser “indiferente” a ela, é como o jogo do “Ama ou Odeia” do James a certa altura do livro. Senti ódio “mortal” pela Darcy em grande parte do livro, me apaixonei pela Rachel e pelo Dex (mas também senti raiva pela passividade dela e também pela indecisão dele) e simplesmente caí de amores pelo Ethan (como ele é fofo!).

E, por mais que pareça ser um chick lit superficial, definitivamente não é. A Emily Griffin entra a fundo na amizade entre Rachel e Darcy e mostra certas nuances que mudam totalmente o rumo da estória. Além disso, ele é bem realista, porque quem já não teve (ou tem) alguma amiga que seja pelo menos um pouquinho parecida com a Darcy? Eu pelo menos já tive... :/

Enfim, o livro é excelente e vale, e muito, a pena ler!
Douglas P Da Silva 08/06/2011minha estante
Também quero ler!

Douglas P Da Silva 12/12/2011minha estante
Emily Giffin consegue transmitir esse julgamento de valores para suas obras e, no fim das contas, você não consegue dizer quem está certo ou errado, simplesmente porque todos são humanos e possuem suas falhas.

Karol 12/01/2013

Não gosto de Rachel!
Eu não gostei da protagonista e isso tornou a leitura um pouco penosa pra mim. Ela é fraca, medrosa, sem auto-estima e sua relação com Darcy realmente não é algo que possa ser chamado de amizade. Darcy é realmente imatura e egocêntrica, mas não justifica o comportamento da amiga em relação a ela e olha que não falo apenas da traição! Ela é tão fraca que tinha medo de botar o Dex contra a parede para ele tomar uma posição! Uma advogada que não gosta da profissão e teme confrontos foi o pior de tudo! Ela se sentia passada pra trás até por ser alguns meses mais velhas que Darcy! Enfim, não gostei dela porque ela se coloca sempre como vítima!
MarioLuiz 19/03/2016minha estante
A autora era uma advogada que se tornou escritora, mudou até de país, então, pode haver por parte dela alguma reticencia em relação a antiga profissão, ou esteja fazendo alguma critica velada as seu antigos pares ou até mesmo zoando com eles. Não sabemos exatamente a base do que partiu a autora para criar o romance. Harlan Coben costuma usar nome de amigos em personagens fictícios em seu livros, quando eles permitem ou quando peçam, até dos seu leitores. Escritores podem estar passando mensagens tão sublimar aos seus leitores que nos passam desapercebidos.
Alguns pelo menos, com certeza.

Raquel Comunale 25/07/2017

A relação entre Rachel e Darcy começou no colégio quando as duas eram garotinhas inseparáveis. Os anos passaram e Rachel aprendeu a viver à sombra do furacão que era sua melhor amiga. Darcy, uma mulher extremamente bonita e confiante, contrastava muito com a tímida Rachel. Os anos passaram e ambas seguiram caminhos profissionais de sucesso. Contudo, no aniversário de 30 anos de Rachel, tudo começa a sair um pouco de controle.

Dex, o noivo de Darcy, conheceu Rachel na faculdade. Os dois tinham uma amizade bacana até Rachel decidir apresentá-lo para Darcy (sabendo que perderia qualquer chance com ele depois que a sua melhor amiga gostosona colocasse os olhos no cara). Contudo depois de algumas bebidas e muita conversa Rachel e Dex acabam fazendo sexo e a dinâmica entre os três muda completamente.

O triângulo amoroso começa a ser escrito. De um lado uma melhor amiga egocêntrica, do outro um noivo que faz corpo mole e no meio tem Rachel completamente passiva esperando que o destino trate de resolver todos esses dilemas.

========================
*minha opinião*
========================

Nossa. Ter conseguido terminar esse livro foi um feito e tanto. Sério. Os motivos são diversos:

Rachel tem a personalidade de uma samambaia. Ela é manobrada por praticamente todos os personagens do livro e usa a desculpa de "sempre quis agradar todo mundo" como se isso justificasse sua falta de bom senso.

Dex é o típico personagem masculino profundo feito um pires. Todas as passagens dele são frias e contribuem pouco com o enredo.

Por incrível que pareça Darcy (a suposta vilã) é a personagem mais interessante. Tirando a superficialidade e a extrema falta de tato os trechos com ela são sempre dramáticos na medida certa.

Acho que no fundo o que mais me incomodou foi a falta de nexo na história como um todo: você pega o noivo da sua suposta melhor amiga e finge que tá tudo bem, você que merece ficar com o cara!

Outro ponto é: usar os defeitos da sua amiga como álibi para pegar o noivo dela é, no mínimo, patético.

Rachel, a personagem que teoricamente deveria ser a mocinha, tenta esconder na sua passividade uma falha de caráter gritante disfarçada de "poxa, eu sou uma vítima da sociedade".

personagem que eu mais gostei foi Hillary, aparentemente a única que possui neurônios e uma praticidade bastante cativante.

Enfim. Comigo não rolou. O outro livro conta a mesma história com a perspectiva de Darcy. Talvez seja um pouco mais divertido.

site: http://desencontre.blogspot.com.br
Claudia 16/11/2017minha estante
undefined

10/07/2016minha estante
Compartilho da sua opniào, criei tanta aversão à Rachel que deu vontade de largar o livro, ela deixava que o Dex continuasse com ela ainda noivo e sempre o defendia mesmo os dois estando errados, se gostava dela porque nao chamou ela pra sair na faculdade? Foi como o Ethan disse: Dex fracote e ele foi mesmo...
Minha personagem favorita foi Hillary sem dúvida, engraçada e pé no chão e nao deixando que os outros façam sua cabeça.
Ps- só continuei porque tenho aquele problema de não consseguir abandonar um livro pela metade

RenataSara 04/09/2009

Nota 10000000 ...
Li esse livro ha cerca de 1 ano e amei , ele é realmente diferente...
Me fez sentir varias emoções como rir, ficar feliz, apreensiva, nervosa enfim ele fez o que todos os livros em minha opinião deveria fazer, nos deixar empolgados com a leitura a tal ponto que não possamos desgrudar do livro antes do final e com ele foi exatamente o que aconteceu ...
O livro é tão bem escrito e tão bom, que nos faz entender e torcer por uma situação que geralmente condenamos sem dó que é se apaixonar pelo noivo de nossa melhor amiga.
Eu confesso torci muito pela Rachel apesar dos pesares e sei que voce tambem vai torcer, quem não torceria ?!?!?
Uma ótima pedida para quem curte literatura feminina e quer dar muita risadas ^^
Carla 08/08/2020minha estante
Estoy lendo o livro da Darcy, que mulherzinha enjoada. Deveveria ter lido o da a Rachel antes.

Helena.Moreira 22/01/2021

Melhor que o filme
Assim como na maioria das vezes, o livro é bem melhor que o filme. Tem muitas diferenças que fazem muito mais sentido para história.
A história em si é previsível, como em todos os livros desse estilo. Mas é gostosinha de ler. Mais de uma vez fiquei morrendo de raiva de todos os personagens, mas normal né? Kkkk
Recomendo.
Carol 22/01/2021minha estante
Eu não sabia que tinha livro ?

Mar 30/12/2022

Eu gostei muito deste livro embora a temática me tenha feito um pouco de confusão pois não é usual vermos as coisas da perspetiva que a obra nos apresenta em relação aos laços amorosos entre as pessoas. Acabou por ser entretido e com um bom desenvolvimento apesar de, às vezes, me sentir cansada a ler tanta descrição.
Margarida.Santos 15/03/2023minha estante
Vê o filmeeeeee, vais amar a Rachel !!!!!

Kauany 25/05/2021

Personagens foram muito bem construidos, mas a escrita da autora é cansativa, parecia que ela queria prolongar a historia. Todos os personagens foram super tóxicos e nunca pensaram em ninguém além de si mesmos. Muitas partes eu simplesmente pulei, pois eram totalmente desnecessárias. Apenas algumas míseras cenas me fizeram dar risada, o que me levou a 1,5 estrelas. Enfim, péssimo.
curly_isa 22/08/2021minha estante
aaaaaa eu senti o msm, fiquei indignada q ela realmente terminou com ele
ainda não achei ngm com a msm opinião, então obrigada kkkkkkkk

Elis 19/06/2012

Se a intenção era que eu apoiasse a Rachel ou entendesse a traição...
Todo mundo que me conhece sabe que eu odeio traição. Acho algo tão sem desculpas que evito ler livros que contenham esse ato que para mim é crime hediondo e inafiançável. Mas ganhei o livro Presentes da vida da Editora Novo Conceito e achei que deveria dar uma chance a autora. Antes de começar a Barbara me avisou que era série, ou seja, eu poderia até ler mas não saberia o que houve antes. Como sou paranoica com esse negócio de séries, sempre quero ler na ordem. Lá fui eu ler O noivo da minha melhor amiga.

Logo de cara percebo que o livro é em primeira pessoa (Eca! Mil vezes ECAAAAAA!). Me senti desafiada duplamente. Putz, livro de traição em primeira pessoa? Oi?
Nas primeiras páginas, você já consegue pegar o tom do livro. Rachel é a pobre coitada e a Darcy é a amiga piriguete, má, egoísta e sem noção. Só que a impressão que eu tive foi que a Rachel era uma panaca e a Darcy, uma aproveitadora de panacas. Voialá, amizade perfeita!
Durante várias páginas (várias mesmo), me senti sendo uma psicóloga e a Rachel no divã despejando toda uma vida sendo a panaca da Darcy. A vontade de gritar e tacar o livro longe só aumentava.
E o que é aquele Dex? A mãe dele deveria cumprir pena com trabalhos voluntários por parir um homem tão frouxo! Queria a mulher mas nunca falou nada. Conheceu a melhor amiga dela, caiu dentro e ainda a pediu em casamento, mas na primeira oportunidade o que ele fez? Transa com a mulher que realmente queria sem se importar com a noiva. Vai ser frouxo assim no inferno pro capeta sambar na tua cara idiota! (Deu para perceber que não suporto homem frouxo não é? Bom.)
O que se segue é o típico "vou ficar com as duas", e nem é por ele ser um cafajeste, novamente é o lado frouxo dele atuando mesmo. Então fica a Rachel sofrendo de dia e virando os olhinhos à noite, sempre falando mal da Darcy para justificar a traição e o Dex com as duas, quando é pressionado a tomar uma decisão, o lado frouxo dele assume de novo. Affeeee

Só reafirmou tudo o que eu penso sobre traição.

A Darcy realmente tem um péssimo caráter mas vou dizer a vocês, se a intenção era que eu apoiasse a Rachel ou entendesse a traição. Esse livro falhou miseravelmente.

"Leia o texto original no blog Codinome: Leitora"
10/07/2016minha estante
Kkkkkkkkk sua opnião é completa e sem dúvida a mesma que a minha, todo o livro eu passei " nossa mas que homem froxo, pooourra"

Léia Viana 25/08/2012

Bem interessante!
“Suas palavras soam como uma agulha arranhando um disco. A sensação de estar afundando e adoecendo toma conta de mim. É por isso que nunca se deve, jamais, criar altas expectativas. É por isso que se deve sempre ver o copo meio vazio. Então, quando a coisa toda derrama, você não fica tão devastada.”

Talvez este seja um dos livros mais difíceis de resenhar. Afinal, toda história tem três lados, por exemplo, a versão do lado “A”, a versão do lado “B” e o que de fato ocorreu.

Em “O Noivo da Minha Melhor Amiga”, temos apenas uma única versão dos fatos e, a tendência natural é acreditar e apoiar o lado que conhecemos e que normalmente se apresenta como o mais frágil. Portanto, não quero julgar Darcy, Rachel e Dex, e sim, Darcy e Rachel e uma amizade marcada pela rivalidade.

É incrível como Rachel não percebe que Darcy não tem interesses próprios, usa tudo aquilo de que Rachel gosta, admira ou tem a chance de ter para si, para conquistar primeiro e desdenhar depois. Emily Giffin construiu duas personagens opostas entre si, enquanto uma tem uma atitude praticamente passiva diante da vida, pois trabalha em um lugar que não gosta e luta para ser sempre a mocinha boazinha e ajuizada, incapaz de reclamar um simples assento em um voo, a outra sabe exatamente o que quer, não aceita um “não” como resposta, é mimada ao extremo e esta acostumada a fazer sucesso entre os rapazes. É visível a relação de dependência que uma tem da outra e de como Rachel pauta a sua vida em relação a vida de Darcy.

Gostei muito da escolha do tema para o enredo dessa história, que é bem possível de acontecer na vida real, a autora fez de um assunto pesado, como o próprio título em português entrega do que se trata a história, para camuflar outro tão nocivo quanto, que a competitividade em uma amizade, tudo isso, em uma narrativa leve e que nos prende para saber qual será o seu desfecho.

Definitivamente, Emily Giffin sabe desenvolver bem suas narrativas, gosto muito do jeito que ela escreve.

“Mais do que qualquer outra coisa, sons e cheiros são capazes de transportar alguém a algum momento no passado. É impressionante o quanto se pode lembrar com algumas notas musicais ou o cheiro solitário de um cômodo. Uma musica que na época você nem prestava atenção, um lugar que você nem sabia que tinha um cheiro específico.”

Leitura recomendada!
Gabriela 28/01/2013minha estante
Léia, tem um livro da mesma autora, chamado "Presentes da Vida" que é a versão da Darcy depois que isso tudo acontece. É lindo, vale a pena ler.

@jaliagoraesuavez 07/04/2009

Adorei o livro! Não queria que acabasse... mas acabou MUITO rápido!! Eu li que existe um livro da Emily contando a história do ponto de vista da amiga traída... mas não lançou ainda em protuguês. Tomara que não demore muito!
Eunice.Vilares 19/10/2009minha estante
Meu primeiro Chick Lit... Nunca esqueci... Rachel e Dex... muito bom!!!!! Emily Giffin é perfeita... muito detalhista, mas perfeita!!! Li a continuação e gostei tbm...

Dri Ornellas 01/08/2010minha estante
Um dos meus favoritos!

Vanessa 15/07/2013

Rachel e Darcy são amigas desde a infância. Rachel sempre achou Darcy muito sortuda, por ela sempre ter sido a mais bonita, a que tinha as melhores roupas, a mais popular, a mais divertida e por sempre conseguir o que queria. Rachel sempre foi a coadjuvante na história toda porque a Darcy consumia toda a atenção e sempre foi egoísta!

Mas isso não é motivo para trair a melhor amiga assim né? logo com o noivo dela, poxaa!!

- Isso era o que eu pensava quando comecei a ler o livro. Depois Rachel se tornou minha queridinha, certo que eu não aprovo completamente a atitude dela, mas eu a compreendo sim!

Ao longo do livro a autora conta a história das duas amigas, e ela conseguiu fazer com que eu tivesse muita raiva da Darcy em certos momentos. Como uma pessoa pode ser tão fútil e competitiva?! Rachel sempre se manteve ao lado da amiga, sendo que em certas situações ela nem percebia as falsidades da Darcy de tão ingênua que era.

Então acontece, e ela se apaixona pelo noivo da melhor amiga..(Gentee ela não tem culpa de ter se apaixonado por ele ) e no desenrolar da história me peguei torcendo pela Rachel, torcendo pra ela batalhar pelo que queria e pra ela deixar de ser tão passiva, como foi por toda a sua vida!

Com uma narrativa gostosa de ser ler, Emily Giffin me prendeu do inicio ao fim!
- 5 Estrelinhas para a Rachel!
;)
Andréia 04/08/2013minha estante
Otima resenha! E foi por sua causa q eu li esse livro! e ameeei também,vou logo ler presentes da vida, pois estou muito curiosa!!! :)

Leticia.Liesenfeld 30/03/2021

Apenas Frases
...aprendi que é você quem constrói sua própria felicidade, que para ganhar algo que se deseja muito é necessário perder algo também. E quando os riscos são grandes, as perdas também podem ser.
Bruna Suelen 30/03/2021minha estante
Não sabia que tinha livro, que legal. Adoro o filme.