O amor nos tempos do cólera

O amor nos tempos do cólera Gabriel García Márquez

Resenhas - O Amor nos Tempos do Cólera

Ká - @shotdaspalavras 30/12/2023

Este livro tem como ponto de partida a história dos pais do autor: Gabriel Elígio Garciá se apaixonou por Luiza Márquez, trocaram muitas cartas de amor, mas o pai da moça não concordou com o casamento e envia a filha para uma viagem longa.

No caso do livro, Florentino Ariza se apaixona por Fermina Daza, mas o pai dela só concorda com um casamento quando o médico Juvenal Urbino se torna o pretendente.

Logo no início do livro já sabemos o que acontece com eles.

Então acompanhamos por muitos anos o que acontece com Florentino Ariza, que mesmo após tanto tempo não desiste do seu grande amor, mas suas atitudes e comportamentos não são tão positivos como esperamos.

Somente mais para o final do livro é que sabemos se esse grande amor vai se concretizar.

A história se passa em um cenário em que ocorriam muitas mortes na Colombia, seja pelo cólera ou pela guerra civil que o país vinha enfrentando naquela época.

Esta foi uma leitura arrastada para mim na maior parte do tempo e que não gostei de algumas atitudes dos personagens, principalmente de Florentino Ariza.

Seria essa uma história de amor ou obsessão? É a pergunta que fica.

custodiovitoria 29/12/2023

Estou começando a me aventurar pelas obras do Gabo. Esta não foi minha favorita, mas, como imaginado, é uma obra maravilhosamente bem escrita e com personagens interessantes.

Algumas questões polêmicas aparecem ao decorrer do livro, como aparecem também em outras obras.

Os personagens são bem construídos com suas forças e suas fraquezas. Esta boa construção não significa necessariamente que os personagens sejam carismáticos, contudo, são reais - como gosto e prefiro.

Florentino Ariza está bem longe do carisma, aliás. Em alguns momentos mais parece um homem chato com uma insistência insuportável, de modo que o temperamento e a atitude de Fermina Daza com ele é completamente compreensível como a única possível. Talvez não o fosse para um leitor da época. No entanto, a impressão que tenho lendo atualmente é de que o personagem é um romântico insuportável que vez ou outra ainda consegue atrair algum resquício de pena por parte do leitor (e de Fermina).

De qualquer forma, o desenrolar da história é interessante, independente de se torcer ou não por Florentino.

O contraste entre Florentino (com seu romantismo piegas) e Urbino (como um quase realista e naturalista) também é algo que me pareceu muito interessante no livro. Além, de claro, Fermina Daza, que é uma das personagens mais interessantes.

Fernanda.Lopes 29/12/2023

Sentimentos mistos
Esse foi o primeiro livro do Gabriel García Márquez que eu li.

De início, a demora em "começar a história" de fato me incomodou um pouco, mas logo fui surpreendida pela sagacidade da escrita do Gabo e passei a curtir a experiência da leitura.

A falta de capítulos cansa um pouco, porque é difícil saber onde parar a cada dia. A escrita meio poética surpreende e, às vezes, exige a releitura de alguns parágrafos, pra saber se não perdi nada.

Gostei do tom de "sabedoria de vida" de algumas falas e percepções.

Mas uma cena, um pouco antes do final, me deixou enojada. Não sei se é uma crítica do autor àquele problema ou se é uma marca da escrita dele (porque vi que outros livros tratam do mesmo assunto).

A história não sei bem se é de amor (ou amores) ou uma obsessão. Acho que ainda preciso processar melhor.

Gabriella440 27/12/2023

O amor tem data de validade? Nessa obra, Gabo nos apresenta um amor de juventude que foi apartado ainda no começo, julgado acabado por uma das partes e jurado eterno para a outra.
É muito interessante pensar que parte da história de Fermina Daza e Florentino Ariza é a história dos pais do autor, que separados usavam telegrafista amigos para ajudá-los a se comunicar.
Os pontos altos do livro, na minha opinião, foram: a abordagem de um amor numa idade avançada, e como não poderia ser diferente, a linguagem poética de Gabriel García Márquez.
Os pontos baixos são de questão moral, com a relação de Florentino Ariza com uma menina de quinze anos - apesar de compreender que é algo que existe na realidade, principalmente décadas atrás, mas é um tema recorrente na obra do Gabo que incomoda, e pergunto o quanto foi feito para realmente incomodar-. E a "romantização" do estupro quando Leona se apaixona pelo seu agressor- síndrome de Estocolmo que chama, né?
Apesar das ressalvas, gostei muito da leitura, não é meu favorito do Gabo, mas continua sendo uma obra prima.

Vitória 25/12/2023

Como sempre, Gabo
Eu adoro o Gabo, adoro os livros dele, esse é o terceiro que eu leio dele. Mas me incomoda muito esse lance dele usar o estupro como narrativa que se você tirar da história não vai mudar em NADA na história, é simplesmente para por.

De resto, achei bem legal o livro, os personagens são bons e a história envolvente.
Lua Leal 25/12/2023minha estante
Concordo totaaaaaal!

Belos 25/12/2023

Bom livro. Parece-me abordar a temática da solidão como em 100 anos. Entretanto, achei a leitura um pouco arrastada. Terminei querendo terminar.

AmandaRabelom 23/12/2023

É um livro muito bem escrito, com personagens complexos. Não é uma leitura fluida, mas me prendeu e fiquei interessada até o final. Algumas partes me incomodaram muito, como racismo e insinuações de estupro, que "tem que levar em consideração a época"... não sei se concordo muito com essa frase, e essas passagens realmente influenciaram a opinião que tive dos personagens. Mas de qualquer forma não dá pra negar que a história é bonita, tem frases marcantes, e pessoalmente Fermina é uma personagem maravilhosa.

Amanda Bonfim 18/12/2023

Ao terminar a leitura, questionei-me se era mesmo um livro sobre amor. Acho que não. Trata-se mais das idealizações que fazemos do amor, daquilo que sonhamos e queríamos que ele fosse, mas não é. Fermina Daza, Florentino Ariza e Juvenal Urbino te farão refletir sobre tanto ao decorrer da leitura que se questionará o que é a cólera e o que é o cólera, qual é qual em cada momento do livro. Vale a leitura, mesmo com todos os sentimentos ruins que o livro pode despertas em alguém.

Vivi de Assis 18/12/2023

Livro superestimado
Nunca vou entender as notas altas desse livro. É bem escrito? É, mas é só isso. Os personagens não cativam e isso não é uma história de amor, de jeito nenhum! Fermina carrega o livro nas costas e Florentino é insuportável. Eu queria que tivesse mais descrições do Juvenal Urbino lidando com a epidemia de cólera, tentando resolver os problemas na cidade...Queria saber mais sobre Fermina...tudo menos tantas páginas com o horrível do Florentino, que além de doido, mentiroso e chato, é um pedófilo nojento. A descrição dele é bem apropriada...feio e triste...mas tirem a parte do "mas todo amor", porque não tem nada de amor nele, apenas uma louca obcessão sem sentido. Não tem como alguém em sã consciência gostar dele. O cara é doente. Ele e Fermina não tem absolutamente nada a ver um com o outro. a decisão dela de se afastar dele e se casar com Juvenal foi muito acertada, pois, eles formam um belo casal, que combinam muito um com o outro...É bem visível que os dois aprenderam a amar de verdade um ao outro e foram muito felizes durante os mais de 50 anos em que estiveram juntos. Não gostei do livro e odiei o final. As 2,5 estrelas são pela qualidade da escrita e pela Fermina e o Juvenal, que poderiam ter melhorado o livro, se tivessem mais espaço.
Gabriel Abib 23/01/2024minha estante
Tu te apega ao doutor, ele vai lá e pah(some com ele). E dps ainda põe uma traição pra acabar com a imagem do único personagem relativamente cativante.

Gi Santos 16/12/2023

Esse livro é uma obra magistral que mergulha nas complexidades do amor ao longo da vida. A narrativa de Gabriel Garcia Márquez é como uma dança poética, envolvendo o leitor em uma teia de emoções. A meticulosa exploração do envelhecimento e da persistência do amor, entrelaçada com toques de realismo mágico, cativa profundamente. A paixão de Florentino e Fermina transcende as páginas, evocando reflexões sobre o tempo, a paciência e a verdadeira essência do amor.

Alexia.Gassenferth 12/12/2023

Ah os autores latino americanos...
Esse segundo livro que eu leio recentemente de realismo mágico da América Latina me deu mais certeza do quanto eu gosto desse gênero. Ele me fez mais orgulhosa de ser Latina americana.
Acredito que os latinos conseguem se conectar mais com a história, por se identificarem com o clima e a cultura.
Eu senti o calor e a umidade daquela Colômbia. O barulho da cidade, o vai e volta das pessoas. Gabriel Garcia Marques me transportou pra aquele lugar e aquela época. E não tem tipo de livro que eu ame mais do que esse tipo.
É muito interessante o jeito que ele escreve, começa falando de um personagem e engata no outro de forma fluida, como um fluxo de pensamento ou uma história falada.
É uma delícia de ler.

Amandammarquess 10/12/2023

Não consegui torcer pelo Florentino. O envolvimento dele com América só confirmou.
Tinha uma impressão diferente de Fermina pois vi o filme antes de ler o livro e não conseguia gostar dela no filme

Giseleonina 07/12/2023

O amor nos tempos de caganeira
O Amor nos Tempos de caganeira, ops, o Amor nos Tempos de Cólera, de Gabriel García Márquez, narra a trama amorosa entre Florentino Ariza e Fermina Daza, ambientada na complexa América Latina dos séculos XIX e XX, permeada por guerras civis, processos de independência, conflitos entre liberais e conservadores e epidemias como a cólera.
Márquez desenvolve a história a partir do amor persistente e platônico de Florentino por Fermina, que perdura até a terceira idade. Fermina é retratada como uma sujeitinha mimada e, racista (coragem). Você fica envolvido pela pureza do amor de Florentino, enquanto, em vários momentos, ele sofre de caganeira.
Resumindo, é um romance que fala de amor e cocô.

Rafa 04/12/2023

Florentino Ariza é um tremendo filho da p... Não tem nada de romântico nele e nas suas ações. É um personagem com 0 carisma. Por outro lado a Fermina carrega o livro com sua sinceridade. Não consigo me acostumar com a escrita do autor, com os vai e vem no tempo e nos personagens, tudo de um paragrafopara o outro. Ainda assim gostei mais que cem dias de solidão.

Ray 27/11/2023

Meu primeiro livro do GG Marquez e me causou uma impressão muito positiva desse autor.

Sendo bem honesta, eu não imaginei encontrar aqui a história que encontrei nem nos meus melhores sonhos. Adoro quando um livro me surpreende com coisas inesperadas, me deixem compartilhar só uma pequena frase que me fez rir e ainda me faz quando penso nela:

"- Adoro você porquê você me tornou put5."

E esse mesmo livro, produziu passagens como essa:

"Bastou ao médico um interrogatório insidioso, primeiro a ele e depois à mãe, para comprovar uma vez mais que os sintomas do amor são os mesmos do cólera."

Os personagens não são higienizados, o amor não é um conceito que vem pronto aqui, inclusive é usado várias vezes como sinônimo pra tantas outras coisas diversas, como compromisso, obrigação, ternura ou sexo.

É aquele tipo de livro que o autor sabe o que tá fazendo, e sabe que história se propõe a contar. Não esperem amar os personagens, nem tentem encontrar coerência nas atitudes deles o tempo todo.

Teve uma coisa em específico que me incomodou demais e não pude deixar de me amargar um pouco com o Florentino, poxa ele tava indo tão bem, nem eu mesma consigo seguir minha própria dica no fim das contas, mas os temas desse livro, o contexto histórico e cultural me pegou demais, fiquei super envolvida e muito interessada nos diversos temas abordados sobre vida, morte, casamento e amor.

Não achei um livro perfeito, mas foi um ótimo começo nos livros do GG Marquez! Deu pra entender o porquê ele é ganhador do Nobel.