K.

Bernardo Kucinski

Resenhas - K.

Bianca 15/03/2023

Triste
Triste, trágico, te deixa com uma sensação de engasgo mesmo não sendo tão explícito. Uma leitura fluida, porém difícil.

DaniM 02/03/2023

Kucinski começa o livro com a frase “tudo neste livro é invenção, mas quase tudo aconteceu” e nele narra a história do desaparecimento de sua irmã, que foi morta pela Ditadura Militar. Seu pai, o K. do título, passou o resto de sua vida em busca (de notícias) da filha. Sua saga, sempre de encontro a muros intransponíveis, construídos por um regime ditatorial estúpido, é dilacerante.

Diliane1 27/02/2023

Importante
Tortura nunca mais!
O livro é um pouco confuso nas trocas de narradores. A história é muito importante e eu sinto um pouco a dor de todos esses que foram desaparecidos. Teria sido eu um deles?

nsilvamarques 13/02/2023

Esquecimento coletivo
Infelizmente, um livro necessário. Lançado em 2011, mas veio pela TAG em momento oportuno, em que vimos tantas pessoas ditas de bem, de bom coração, clamando as ruas pelo retorno de uma sangrenta página da nossa história.
Como é possível um esquecimento tão abismal?
A narrativa do livro é não linear, autoficcional, em sua maioria do ponto de vista de K., personagem que investiga os acontecimentos ao redor do desaparecimento (lê-se sequestro) de sua filha - uma jovem professora de quimica, durante do período da ditadura militar brasileira. O relato transcorre conforme seu K. descobre pequenos trechos de verdade ou sofre com mentiras inventadas para tira-lo no caminho da verdade.
Triste, por conter sua origem num caso verdadeiro. Porém necessário, para que a memória sobre esses horrores não se aferreça.

Thales 05/02/2023

É no mínimo revoltante
Pessoas que desaparecem sem rastro algum, que foram oprimidas e ameaçadas é um dos pontos que você encontra nesta leitura. A marcante busca de um pai para encontrar sua filha tendo como ambiente o regime militar, além de outras relatos de desaparecimentos que permeiam a narrativa, nos deixa ávidos sobre o quão grotesco e descabido foi esse período no Brasil.
Vale muito a pena a leitura.

Joel.Martins 29/01/2023

Leitura obrigatória.
"Era um sumidouro de pessoas"

Como pai, foi desesperador ler esse livro;
Como brasileiro, foi necessário para entender melhor essa fase nefasta da História do Brasil.

Acho que nunca vou deixar de sentir essa sensação de injustiça e impunidade vinda dessa parte da História. #ditaduranuncamais

Lais.Lagreca 23/01/2023

Sobre quando você precisa de respostas
Uma leitura que nos faz entender melhor o que é uma vida sem liberdade, o que não ter notícias, por anos e anos, de uma pessoa amada e, ainda assim, nunca desistir de encontrá-la.

A escrita de Kucinski é precisa e capaz de nos envolver nesta trama que, quem dera, tivesse apenas surgido de sua imaginação de escritor.

Sinopse:

Em 1974, a irmã de Bernardo Kucinski, professora de Química na Universidade de São Paulo, é presa pelos militares ao lado do marido e desaparece sem deixar rastros. O pai dela, dono de uma loja no Bom Retiro e judeu imigrante que na juventude fora preso por suas atividades políticas, inicia então uma busca incansável pela filha e depara com a muralha de silêncio em torno do desaparecimento dos presos políticos.

Elizangela 22/01/2023

Preservar a memória
K. relata a procura de um pai por sua filha desaparecida pelo regime militar na década de 70 no Brasil. É um relato ficcional mas que encerra em suas páginas a dor de muitas famílias brasileiras que tiveram seus entes queridos desaparecidos sem vestígios, sem nenhuma explicação e sem nenhum retorno até os dias de hoje. A Ditadura deixou marcas profundas em muitos brasileiros. Tem a dor de ter passado por momentos de tortura e tem a culpa por ter sobrevivido vendo que muitos amigos e pessoas queridas não conseguiram. Leitura para cultivar na memória os fatos de um período nebuloso de nossa história, não para repetir mas para ficarmos alertas de que a história, infelizmente, pode ser sim ser repetida. Sejamos sempre defensores da democracia!

Bia 12/01/2023

É uma leitura necessária! E impossível não fazer comparações com alguns acontecimentos atuais e, principalmente, ler e saber um pouco mais sobre um momento tão horrível que foi a ditadura.
Mas ainda assim, não é o meu estilo de livro. Eu li, é interessante, mas não posso dizer que gostei/amei.

Wilza.Alves 06/01/2023

Uma leitura necessária para todos os brasileiros, principalmente para os que tem o costume de inferiorizar nossos próprios tempos sombrios. Agora falando da escrita, acho que o autor poderia ter contado a história de modo mais dinâmico, embora seja um livro pequeno, não é rápido de ser lido. Sem dúvida vale a pena ser lido, na verdade é uma leitura obrigatória, precisamos urgentemente conhecer mais sobre nossa própria história.

Pedro Sucupira 05/01/2023

2023 LIVRO 2 – K., por Bernardo Kucinski.
Uma história sobre um pai que procura a filha desaparecida durante a ditadura militar no Brasil.

Pesado, intenso e triste. Como o próprio autor nos alerta logo nas primeiras páginas “tudo neste livro é invenção, mas quase tudo aconteceu.”

Já começamos a leitura sabendo do desfecho de morte e tristeza; e será que é possível esperar por um final feliz quando se fala de ditadura militar?

O relato de Jesuína, a empregada de um dos centros de tortura, é de tirar o sono – “Então desci lá embaixo, fui ver. A garagem não tinha janela, e a porta estava trancada com chave e cadeado. Uma porta de madeira. Mas eu olhei por um buraco que eles tinham feito para passar a mangueira de água. Vi uns ganchos de pendurar carne igual nos açougues, vi uma mesa grande e facas igual de açougueiro, serrotes, martelo. É com isso que tenho pesadelos, vejo esse buraco, pedaços de gente. Braços, pernas cortadas. Sangue, muito sangue.”

K. é uma ficção poderosíssima capaz de nos fazer sentir, mesmo que infimamente, os terrores da ditadura militar no Brasil. Nos empatizamos pelos desaparecidos políticos. Nos empatizamos pelos pais e mães de filhos desaparecidos. Nos empatizamos pelos manipulados, enganados e tratados como peões em um jogo de loucura e poder.

Uma narrativa carregada de medo, tristeza, morte, tortura, suspense e terror. Uma leitura obrigatória para jamais nos esquecermos da vergonha histórica que é uma ditadura militar.

#literaturabrasileira #leitura #leituracontemporânea #K. #bkucinski #taglivros #companhiadasletras

Rafa 29/12/2022

não me prendeu muito, mas achei a história do livro bem legal. achei a escrita meio arrastada também. mas em geral o livro é bom

Amanda.Farias 23/12/2022

Perdeu o ritmo
Comecei o livro num entusiasmo invejável. Logo nos primeiros dias já tinha lido 100 páginas, super envolvida na narrativa e na busca de K. por sua filha desaparecida. A partir daí, o livro foi amornando, assim como meu interesse e como a busca incansável de K. Não sei se foi esse o objetivo do autor, mas não ousarei dizer mal. O livro é necessário, principalmente em tempos que vivemos. Valem os minutos de leitura. Cada um deles.