O Evangelho Maltrapilho Brennan Manning

Resenhas - O Evangelho Maltrapilho

Melissa.Casagrande 23/08/2023

O livro fala muito sobre graça, entretanto, realmente senti falta do autor mencionar de forma mais enfática a justiça e o abandono do pecado.
Muitas histórias são contadas ao longo do texto, o que me incomodou um pouco.
Apesar disso, gostei de algumas mensagens que o autor buscou passar, como ''(...) tudo que acontece na nossa vida é projetado para ensinar-nos a santidade.''.

Rafaela1002 31/07/2023

O evangelho Maltrapilho
Eu li esse livro e ele está todo marcado mas esqueci de resenhar ele. Gostei da leitura, é simples e direta. Não recomendo pelo autor ( que em vida tinha uns comportamentos e falas problemáticas e contrarias ao evangelho genuíno) mas para quem sabe filtrar dá pra tirar uma coisa ou outra.

Edmar.Michiles 22/07/2023

Um bom livro que nos mostra o quanto Deus nos ama independente de qualquer pecado que cometemos. Só precisamos nos aproximar dele de todo coração.

Maycon Bittencourt 21/07/2023

A Revolução Maltrapilha de Brennan Manning
Em "O Evangelho Maltrapilho", Brennan Manning nos apresenta uma reflexão sobre a graça divina que busca desafiar nossos preconceitos e conceitos arraigados sobre o amor de Deus e sua aplicação. Nesta obra, somos confrontados com a cultura do "evangelho" em que vivemos, uma cultura que, em muitos casos, exclui e afasta as pessoas ao invés de acolhê-las, pelo menos esta é visão delineada em várias partes do texto.

Manning critica aqueles que se autodenominam cristãos, mas deformam a imagem de Deus, deturpam o evangelho da graça e ameaçam outros com o "temor". Ele enfatiza a incompatibilidade da igreja rejeitar aqueles que são aceitos por Cristo. Muitos crentes acabam se sentindo tolhidos em seu crescimento espiritual, impondo auto-flagelação por suas falhas, acreditando equivocadamente que Deus registra nossos defeitos com desapontamento. No entanto, o autor nos revela um "amor furioso" de Deus, brilhante e constante, que nos chama para Si.

A linguagem simples e direta torna a leitura acessível a qualquer pessoa. A brevidade do livro não diminui o confronto provocado, que incita uma série de reflexões sobre nossa percepção da graça.

Contudo, vale ressaltar que o texto de Manning dilui elementos importantes da salvação em uma graça que talvez não corresponda inteiramente à percepção de um Deus também caracterizado como Juiz. É perceptível sua intenção mordaz de favorecer o elemento da graça, que é muitíssimo relevante. Porém, a proposta do autor pode parecer limitada, especialmente quando seu relato é carregado com experiências individuais e interpretações tendenciosas sobre sua percepção experiencial do evangelho, que por vezes toca na teologia da sensitividade, podendo ser mal compreendido por leitores menos atentos.

Apesar disso, "O Evangelho Maltrapilho" não deixa de proporcionar aprendizados valiosos. A leitura pode ser considerada mediana e de pouco aprofundamento prático, embora se destaque por sua paixão e autenticidade.

Assim, recomendo este livro a leitores dispostos a fazer uma leitura crítica e madura, que buscam uma perspectiva desafiadora da graça divina e que estejam dispostos a refletir sobre suas próprias concepções, discernindo as nuances e possíveis viéses do autor.

Raquel958 01/07/2023

O evangelho maltrapilho nos ensina sobre a raiz do maior propósito de nossas vidas: levar o amor de Deus a toda criatura.
Muito mais que uma vida de luxo e uma visão romantizada, mas o verdadeiro evangelho da graça

Romulo Vieira 19/06/2023

O Evangelho Maltrapilho
Gosto muito do Brennan Manning e da maneira como ele escreve seus livros franco, sincero e sem maquiagem dizendo aquilo que ele é, já nas páginas deste livro ele deixa claro que não existe supercrentes e sim pecadores que carecem da glória de Deus e precisam de ajuda, não podemos virar as costas para as pessoas necessitadas.
O evangelho maltrapilho foi escrito para pessoas aniquiladas, derrotadas e exauridas. Pessoas que se acham indignas de receber o amor de Deus. Quem sabe, ignoradas pela comunidade de cristãos por não se encaixarem no perfil de super-homem ou de supermulher que lhes é constantemente exigido. Pessoas cansadas da espiritualidade superficial e consumista. Pessoas que travam inúmeras batalhas interiores por não se sentirem parte de uma comunidade afetiva e acolhedora.
É um livro que escrevi para mim mesmo e para quem quer que tenha ficado cansado e desencorajado ao longo do Caminho, confessa o autor.
Franco e provocador, o aclamado filósofo e teólogo cristão Brennan Manning estreia em língua portuguesa com sua principal obra, que nos convida a depositar nossa esperança na amplitude da graça, capaz de alcançar pecadores e pobres em espírito, e de resgatar nossa dignidade original. No mínimo, você não ficará indiferente a ela.
Um livro profundamente inspirador e impactante, que lhe conduzirá a um novo patamar em sua jornada espiritual.

site: https://www.instagram.com/p/BnL_Cc-n6i1/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

JAlia.Diogo 01/06/2023

Maneirinho
Da uns tapas muito forte, porém tem algumas partes que eu não concordo, e por nao concordar até é interessante, mas é mais pro final do livro, porém realmente edifica, o autor tem uma visão muito boa sobre os temas abordados e tenta ao máximo ser bíblico

Gabi 22/05/2023

O Evangelho Maltrapilho
"O futuro espiritual dos maltrapilhos consiste não em negar que somos pecadores, mas em aceitar essa verdade com clareza crescente, regozijando-nos no incrível anseio de Deus de nos resgatar a despeito de tudo."
Sammy47 22/05/2023minha estante
Esse livro é bom ??

Larisse 30/04/2023

O Evangelho da Graça puro e simples
Gostei bastante do livro porque ele me fez refletir que o Evangelho é sobre a Graça de Deus através do sacrifício de Jesus e que não há nada que possamos fazer para afastar esse amor que Ele sente por nós.

Em alguns momentos meu eu religioso se sentiu incomodado com algumas coisas, confesso, mas acredito que seja pelo fato de que ainda não atingi a maturidade necessária pra aceitar tamanho amor em minha vida.

Mas no geral achei o livro muito bom, muitas verdades são escritas aqui vão incomodar algumas pessoas.

Minha oração com o término dessa leitura é que eu possa reconhecer o quão maltrapilho sou e que isso não muda em NADA o amor de Deus por mim. E que eu possa aceitar, confiar e caminhar ainda mais firme nesse amor.

Fabio Coronel 31/03/2023

Tudo é Graça
Mesmo depois de tantos anos (a 1ª ed. é de 1990), o livro continua muito valoroso. Penso que isso ocorre, principalmente, por conta de sua temática, a Graça. De fato, há que se reconhecer que todas as proezas históricas do cristianismo são devedoras do enfoque na Graça, isso vai das conversões no Império Romano, passando pela Reforma Protestante, até os avivamentos modernos. Que característica incontornável! E como é revolucionária a pregação sobre um perdão que antecede qualquer arrependimento; que coloca abaixo de nada o mérito humano. Para Manning, a salvação é um fruto exclusivo do furioso amor de Abba. Aleluia! Agora falando a partir de uma análise mais técnica, nem todos os capítulos têm o mesmo nível de excelência, do ponto de vista da escrita e/ou da agudeza teológica, porém não deixam de cumprir, em nenhum momento, o necessário trabalho de questionar o legalismo nosso de cada dia. Um destaque especial vai para o texto “O segundo chamado”, que reafirma com muita sensibilidade a necessidade de um compromisso mais profundo com Jesus, bem como o valor de uma fiel autopercepção; o erro como efeito colateral do risco de segui-lo; e a confiança na misericórdia divina: Que a relação com Jesus seja o sentido de nossa segunda jornada, pois “A segunda jornada normalmente termina com uma nova sabedoria”.

Moreira 27/03/2023

Para todos aqueles que se sentem indignos do amor de Deus
Evangelho Maltrapilho é um livro para aqueles que se sentem indignos do amor de Deus. Para os cristãos ou não-cristãos que se consideram pecadores demais para não só merecer o perdão, mas ainda serem amados por um Deus que é essencialmente bom, justo e perfeito. Brennan Manning transcreve de maneira encantadora todo o seu entendimento a respeito do amor incondicional de Deus por seus filhos e em especial pelos maltrapilhos - como se refere àqueles que se sentem presos no pecado, exauridos e carentes da misericórdia divina.

Inspirador, este livro serve como uma revigorante leitura para todos que se sentem culpados, afastados e distantes de um relacionamento com Cristo. Manning ensina, através de fundamentos bíblicos, um nível mais profundo da graça de Deus. Serve ainda para cristãos legalistas, que presos em uma redoma de santidade, acabam se tornando exímios julgadores e se esquecendo da compaixão pelos perdidos.

Julia.Silva 14/03/2023

Livro excelente para quem quer refletir sobre a graça e como somos pecadores e falhos. DEUS ABENÇOE VC E SUA LEITURA !

marcela.albino.5 06/03/2023

Título estranho
Comecei o livro (como sempre) sem ler a sinopse, e achando estranho esse título. Como um evangelho pode ser maltrapilho? E como isso pode ser bom? Mas na verdade, trata-se de um evangelho PARA maltrapilhos, o que foi da vontade de Jesus, que veio para salvar os pecadores. É um livro com uma mensagem muito bela.

Regy 27/02/2023

Que eu seja uma maltrapilha
Esse livro me impactou de diversas formas. O autor foi no âmago da alma em busca da verdade. O amor de Deus por nós é real. Não é como o nosso amor. Em vários momentos ele chama a atenção para isso, para nossas constantes comparação sobre o amor de Deus por nós como o nosso por Ele. Ele nos ama com amor eterno. E é a profundidade desse amor que nos atrai. A questão é deixarmos ou não ser atraídos por esse amor. Quem mergulhar nele não deseja mais outro amor.
Amei a leitura. Amei o que aprendi. Foi bom o que senti ao refletir sobre quem eu sou e quem Ele é.
Recomendo a leitura para todos os que desejam chegar mais perto de Deus ?

Isamara.AraAjo 09/02/2023

"L'amour de Dieu est folie!"
Minhas considerações finais sobre este livro, é simples e objetiva. Os argumentos do autor são sólidos, base bíblica para explicar na teoria e prática sobre o amor de Deus e como somos maltrapilhos perante Ele. Porém, mesmo sendo quem somos, Ele nos ama.

Por muitas vezes, o autor ressalta que o amor de Deus para com a humanidade, difere-se de qualquer outro amor. Não se iguala ao que sentimos por alguém, por familiares...

Deus ama, chama, perdoa, cura. Sua graça é infinita, e ler sobre o Abba nos aproxima dEle.

O quanto ouvimos e realmente compreendemos o que Paulo quis dizer sobre a graça de Deus?

O amor nos ama.

Por fim, leitura rápida, simples, escrita de Manning é excelente! O autor conversa com o leitor. Faz refletir, mudar, autoavaliar.

Recomendo para todos que querem entender sobre o amor de Deus.