O Evangelho Maltrapilho

O Evangelho Maltrapilho Brennan Manning

Resenhas - O Evangelho Maltrapilho

Tales 24/03/2015

Graça
Um livro intrigante, me fez rever meus conceitos sobre a vida, me deixou constrangido, e com certeza deixou minha vida mais leve.

Marina 18/09/2015

Maltrapilho e feliz!

A primeira coisa que me chamou atenção nesse livro foi a capa, e então eu vi o nome, a sinopse fechou com chave de ouro e levei para casa na mesma hora. Quantos de nós não nos sentimos desmerecedores de receber o amor de Deus?

Brennan vem nos mostrar nesse livro que a graça e a misericórdia de Deus vão muito além do que um dia poderíamos imaginar. Não importa o quão próximos (ou afastados) de Deus estivermos, continuaremos sendo pecadores. Somos todos maltrapilhos, e mesmo assim Ele nos acolhe e nós enche de amor e nos dá paz e segurança em Seus braços.

Muitas vezes somos cobrados pelo mundo e quando fazemos algo errado alguém nos pergunta "Mas você não é cristão?". Ser cristão não é ser perfeito, nunca seremos perfeitos, e se tentarmos cobrar isso de nós mesmos só vamos acabar nos sentindo mal por nossas falhas.

Deus não quer que sejamos perfeitos, a única coisa que ele quer é nosso amor. Vamos tropeçar no meio do caminho com toda certeza, e a única coisa que Ele nos cobra é que peçamos Seu perdão. É tão lindo saber que Deus vai continuar nos amando incondicionalmente!

Não seremos salvos por nossas ações, Jesus já nos salvou quando deu a vida por nós. Seremos salvos através da nossa fé e graça, e quando entendermos isso com certeza seremos cristãos mais felizes. Amar a Deus deve nos trazer paz, e não angústia.

Me emocionei várias vezes enquanto lia esse livro, e olhe que li devagar, estudando, sublinhando tudo de importante. Não é um livro para devorar, é um livro para degustar e para viver.

Brennan faz várias analogias, nós trazendo para mais perto de seus princípios. A que mais gostei e ficou marcada na minha memória foi quando ele falou da oração. Quando somos crianças e nos aproximamos dos nossos pais, não importa se estamos distraídos com outras coisas ao nosso redor, eles ficam felizes apenas por estarmos junto deles. Assim também é quando oramos, tudo que Deus quer é nossa proximidade, mesmo que a gente pegue no sono (já pararam para pensar que isso acontece porque nos sentimos relaxados na presença de Deus?), ou se distraia enquanto fala com Ele.

O autor foi muito criticado pelo que escreveu, muitas pessoas o insultaram por seus ideais. No meu ponto de vista ele não falou nenhuma mentira, ou heresia. Ele é, como nós, apenas mais um pecador, mas O evangelho maltrapilho me trouxe alegria e segurança ao me ajudar a entender um pouco mais da grandeza do amor de Deus. Está mais do que recomendado!

site: http://www.naestradadafantasia.com/2015/09/resenha-o-evanvelho-maltrapilho-de.html#more

Sandy 24/08/2022

O amor é a questão!
Como cita o autor: o evangelho da graça escandaliza!
Porque? Porque nos afundamos em regras e doutrinas, como forma de acharmos dignos do amor dEle.
Somente o cristão maltrapilho, consciente da sua condição, consegue entender que não é seus feitos e efeitos que fazem com que Deus o ame, mas por simplesmente ser quem é, nada além!
Jesus espera todo o fracasso e recaída de nós! Por isso tudo que fazemos ou não, não o impressiona.
O assunto do livro é o abundante e redentor amor de Deus, incapaz de ser compreendido, mas totalmente capaz de ser sentido. O Amor pelo maltrapilho, aquele que necessita violentamente do seu amor, e sabe que é o único lugar de infinita paz e misericórdia.
Precisamos parar de sermos legalistas! Em pensar que tudo é por causa de nossas obras, por causa da nossa devoção a regras e leis, por causa da nossa boa postura e porque vivemos uma vida medíocre regrada nos bons costumes.
E entender que o evangelho não diz respeito ao que faço ou sou, mas unicamente do amor de Deus por mim.
Entender que amor de Deus não são parar os sãos, que sentem orgulho dos bons homens que se tornaram (e acabam por pensar que nem precisam tanto de Deus assim, já que são bons o suficiente), mas são parar os feridos, que entendem que não há nada de bom e sí, e que pode achar um tesouro nos braços do Pai, mesmo sendo os maltrapilhos que são.

Stephanie. 26/08/2016

Não tenho muito o que dizer sobre este livro.
O autor tenta nos mostrar logo no início como a palavra graça tem sido banalizada nos dias de hoje. Onde só somos recompensados se fizermos algo por merecer.
Brennan diz que o fundamental para se ter uma vida cristã ''saudável'' é entender a graça, e lendo este livro percebi que era exatamente isso o que eu, e outras muitas pessoas precisam entender.
A auto-negação não irá nos moldar, nem nos transformar nas ''pessoas em que Cristo deseja''. Jesus não veio para pessoas sem máculas, mas muito pelo contrário, veio para pessoas pobres de espírito, fracas, cansadas e enfermas, e era no meio destes que passava a sua maior parte do tempo.
O Evangelho Maltrapilho é uma mensagem para os cansados e para todo aquele que se cansou no meio da caminhada.

Isabelle.Jaguszewski 19/07/2022

um livro pra recuperar nossos corações?
um livro de esperança, que fala simplesmente sobre a Boa Nova. a tradução não é muito boa mas a mensagem que fica é muito importante

Max 15/02/2019

A Exposição Incompleta a Respeito do Amor de Deus
Brennan Manning nos apresenta mais uma obra recheada das mais ricas ilustrações acerca da caminhada cristã, contendo uma infinidade de palavras e expressões que dificilmente usamos no dia a dia - marca registrada do autor (o que pode dificultar E MUITO a leitura para quem não tem o costume de ler obras assim, além de a leitura poder tornar-se cansativa para alguns).

Não é difícil compreender a mensagem que o autor quis nos passar. Mensagem essa que consiste no seguinte: Deus nos amou, nos ama e sempre nos amará. Não importa quem somos, e nada do que fizermos ou deixarmos de fazer fará com que Deus nos ame mais ou menos. Ele simplesmente nos ama e ponto final. É importante aceitarmos este fato.
PORÉM apenas este lado foi abordado no livro. Brennan Manning expõe apenas um lado da moeda, o que acaba se tornando uma jogada muito perigosa, pois dá uma margem muito grande para que pessoas acabem interpretando o amor de Deus como sendo um amor que aceita qualquer coisa (o que, na verdade não é amor. Pois onde tudo é aceito, pode ser qualquer coisa, menos amor).
SIM, Deus nos ama e sempre nos amará. Mas isso não significa que devamos continuar vivendo como bem quisermos. E faltou uma abordagem assim no livro.

O autor também comenta sobre a mentira na qual muitos de nós ainda vivemos, a mentira de mostrarmos para as pessoas uma imagem de cristão perfeito, que está sempre 100%, que não falha, que não tem fraquezas, um super homem ou super mulher (coisa que definitivamente não existe) - o que me fez dar um ponto positivo para o livro.
O escritor usou de textos bem ousados e complexos em várias partes da obra, é evidente que O Evangelho Maltrapilho foi fruto de muito estudo, mas realmente deixou a desejar no quesito "falar sobre o amor de Deus por completo", e não deixar a entender como se Deus aceitasse tudo. Compreendi a mensagem, fiz a leitura como se estivesse me alimentando de um peixe: comendo tudo, mas tirando as espinhas.

Finalizo deixando abaixo as seguintes frases em resposta ao Evangelho Maltrapilho:

"O amor suporta tudo, mas não aceita tudo. Pois o que tudo aceita, não é amor, mas omissão." (Paul Washer)

"Deus o ama tal como você é, mas se recusa a deixá-lo assim. Ele quer que você seja simplesmente como Jesus". (Max Lucado)

"Deus nos ama profundamente, mais do que podemos compreender. A verdade é que não podemos fazer nada para que Ele nos ame mais ou menos. Dito isso, porém, é importante destacar que somos encarregados do quanto Ele se agrada de nós... [2CO 5.9]". (John Bevere)
Matheus 29/11/2019minha estante
Acho que o principal ponto que ele ataca no livro é exatamente o legalismo. Ele foi escrito para um público amplo, mas principalmente cristãos que já são bem entendidos de teologia mas que estão a beira do ateísmo/suicídio diante de certos ênfases exagerada em determinismos inexistentes e na justiça de Deus (como se tivéssemos que ter prazer na condenação alheia em detrimento da Sua Graça Maravilhosa).

Como ele rebate acusações de universalismo, provavelmente vinda de pessoas que precisam de legalismo de confissões ritualísticas (ainda que isso coloque o 'sola scriptura' sob suspeita), é uma leitura altamente recomendada para irmãos reformados.

Franklin Moreno 05/08/2020minha estante
Sim, é isso que tá me deixando incomodado nesse livro

Renato.Vasconcelos 29/01/2022minha estante
Max concordo na maioria dos seus argumentos, mas discordo com o seu "PORÉM apenas este lado foi abordado no livro". O grande desafio é conhecer de fato "este lado da moeda" e de forma livre, espontânea, alegre RESPONDER a tamanha GRAÇA com a nossa SANTIDADE praticando os frutos do Espírito. De fato Deus quer que voltemos a Ele no âmbito da liberdade e da capacitação do Espírito Santo. O temor funciona como algo prioritário enquanto imaturos, depois o que nos move é o amor e o desejo de agradar a um Pai tão gracioso (o temor continua tendo seu papel, mas não mais como a principal força motriz da nossa espiritualidade). Jesus ao perdoar a mulher adúltera demonstra imensa graça e misericórdia e diz a ela: "Vá e não peques mais", Ele não disse "Fique aqui seguindo estas regras que se violadas te penalizará". O grande desafio é ir na liberdade e não pecar mais. Eu entendo que muitos não saberão lidar com a tamanha liberdade proposta por Jesus, mas esta liberdade não é um convite para pecar, mas passar a fazer aquilo que é sem o que o mesmo tenha feito isto debaixo de um julgo de regras (Jesus nos lê e vê integralmente e não apenas no nosso comportamento).

Javan.Roberto 06/03/2019

Obra linda de um Maltrapilho que depositou toda sua confiança na graça e no amor de Deus.

E nos abre a sua intimidade e relacionamento com Deus forjados nos altos e baixos da vida de um alcoólatra líder de ministério. Alguém tão maltrapilho que não conseguiu ser alheio as dores e fraquezas de outros.

Livro repleto de experiências contadas pelo autor e de como ele se relacionava com a sociedade e as injustiças a sua volta.

O que faz boa parte dos leitores ficarem ressentidos, é o fato de narrar a graça e o amor de Deus sem aquele velho peso da religiosidade. Motivo pelo qual pediram a cabeça de Jesus, pois o amor de Deus era escândalo para os religiosos.

Ainda em nossos dias o amor de Deus continua escandalizando aqueles que querem bater no peito e dizer: "Eu faço!".
Quando deveriam dizer: "Obrigado!", Por Jesus ter dito: "Está feito!".

bruflolima 02/07/2022

O livro foi escrito em 1990, mas ainda nos dias de hoje se mostra muito atual. Nos revela um amor e misericórdia genuínos da parte de Deus, com pobres maltrapilhos que somos. Será que estamos conscientes de que somos amados mesmo se não mudarmos, crescermos ou sermos bons? Esse é o evangelho da graça irresistível de Deus. Ele só quer que nós acheguemos a Ele.

brunkow 11/09/2019

O teu amor me constrange
Mudou a minha vida... grata Brennam Manning

Cristiane 05/10/2019

Evangelho maltrapilho
Um divisor de águas na minha vida emocional e espiritual! Maravilhoso

Luc Candelore 10/03/2020

Chocante e belo.
Seja confrontado por essa leitura.
Logo no início o leitor se surpreenderá com a revelação de verdades simples e transformadoras sobre o evangelho, sobre o relacionamento com Jesus, com o Espírito Santo e com o Pai.
Lições sobre gratidão, humildade e graça permeiam toda a leitura e fazem com que o leitor mergulhe em um franca auto análise.

Juh 17/03/2020

Necessário a todo Cristão!
Um livro incrível, que deve ser lido e relido quantas vezes forem necessárias, recomendo a todos que desejam conhecer o verdadeiro Evangelho!

Maisa Cristina 09/04/2020

Um livro que te faz refletir sobre a grandiosidade da graça e do amor de Deus por nós.

27/08/2021

Achei super necessário, descobri muita coisa nova e gostei do final esclarecedor do autor sobre o que dizem a seu respeito. Excelente ??.