A Lista do Ódio

A Lista do Ódio Jennifer Brown

Resenhas - A Lista Negra

bitchiee 06/01/2021

Complicado
A lista negra é um livro extremamente delicado por tratar de um assunto polêmico e extravagante.

Acho muito interessante toda a jornada da personagem principal, onde ela tenta descobrir qual é o papel dela no meio daquilo tudo, será ela a vilã ? Talvez a heroína ? Ou simplesmente uma vítima ?

Pra mim foi bem complicado, pelo menos no começo, me colocar no lugar de cada pessoa do livro e entender o lado delas, como por exemplo a Stacy se questionando sobre a amizade dela, ou o pai q não consegue perdoar. E bem difícil não julgar a atitude dos q vivem em volta da valerie.

O livro é muito bem escrito, alternando entre acontecimentos do passado e do presente e também os artigos de jornais, e tem uma leitora q flui facilmente.

Não acho q seja meu estilo de livro mas também não acho q ele seja ruim.

aline :) 17/02/2021

incrível
Eu li esse livro no impulso, nunca ouvi ninguém comentando sobre, não li nenhuma resenha e não sabia nem sobre o que se tratava, e foi incrível
Esse livro é muito bom, com um tema bem pesado
É sobre perdoar, superar, se conhecer
Eu me envolvi muito com os personagens e senti o que eles estavam sentindo, foi uma experiência ótima:)

Escr 18/05/2021

Amigos
Interessante como as vezes não entendemos ou percebemos como tem pessoas iguais a nós, quando damos oportunidade aprendermos mas com ações.

_Vih 02/09/2021

A lista negra
a história a princípio é interessante, mas a leitura não fluiu bem, acabou ficando maçante. Os personagens não são bem trabalhados.
Kassio.Bruno 01/10/2021minha estante
Como consegue ser tão cirúrgica em suas palavras?

_Vih 01/10/2021minha estante
kakakakak para de ser bobo

Thais Nasci 21/05/2020

Um romance que não é romance
Marcante com certeza é a palavra que melhor descreveu como esse livro se encaixou pra mim.
A historia de A lista negra foge um pouco do clássico e clichê ?descritivismo? de questões adolescentes e aborda de uma maneira EXTREMAMENTE pessoal e tensa um atentado que ocorreu em uma escola e, que (literalmente) fodeu com a vida da Valerie Leftman.
A Valerie era uma menina normal que como todo mundo, tinha um certo rancor por algumas pessoas e, ela e o namorado dela, Nick Levil, tinham uma lista de negra, onde eles escreviam nomes de pessoas que eles gostariam que passassem dessa, pra outra, se é que você me entende.
O único problema, é que um um dia, o Nick chega na escola e começa a atirar contra as pessoas e depois que ele se dá conta do que ele fez, ele se mata.
Na trama do livro, mostra todo o caminho que a Valerie faz pra tentar sair da posição de cúmplice e ao mesmo tempo, como ela está tentando lidar com os problemas pessoais que ela está enfrentando.
O livro é emocionante, a desenvoltura da protagonista é de ?tirar o chapéu?, a descrição dos fatos pelas visões dela e os próprios flashbacks são INCRÍVEIS e fazem você querer devorar o livro, apesar de estar tremendo da cabeça aos pés por causa da forma como a história é contada.

Milena.Medeiros 09/07/2020

Para ser sentido
Valerie tem sua vida virada de cabeça para baixo, após seu namorado, Nick, iniciar um tiroteio no colégio em que estudam e em seguida se suicidar. A maioria das vítimas foram escolhidas a dedo, já que faziam parte da Lista Negra. Uma lista criada pelo casal com inúmeros nomes de pessoas que odiavam.

Valerie se vê obrigada a encarar a realidade ao voltar para o colégio, e olhar nos olhos de todos que parecem já ter criado uma opinião sobre a sua participação no trágico acidente. Uma coisa é certa: não será fácil. Julgada pela própria família, onde o pai não consegue enxerga-la como uma das vítimas, e a mãe não confia mais nas suas atitudes. Valerie, busca conforto nas suas terapias, com um médico que terá grande contribuição para o seu desenvolvimento.

A protagonista vive um dilema moral, ao mesmo tempo em que se culpa pelo que aconteceu, também tem a certeza de que não tinha a intenção de machucar ninguém ao criar a lista. Valerie também terá de lidar com o luto, pela perda do namorado que parecia ser o único capaz de compreende-la, enquanto procura se reconectar com ela mesmo.

Um livro necessário, que traz como temática principal o bullying. Marcado por momentos de tensão, outros que nos causam revolta, é um livro para ser sentido. Foi muito bom companhar o crescimento da personagem ao lidar com tantas situações e sentimentos. O final é emocionante e me trouxe uma sensação de alívio.

LetAcia.Bruning 12/03/2021

Super recomendo
Gostei muito desse livro. A Val é uma personagem incrível, sua recuperação foi muito emocionante.

Ana Paula 06/06/2021

Simplesmente necessario
Essa historia cheia de gatilhos e que te faz chorar, pelo menos me fez mas msm assim ainda consegue nos dar esperança.
O livro começa depois de uma atentado no qual um garoto lrva uma arma para a escola e tenta matar as pessoas de uma "lista negra" que ele e sua namorada haviam feito das pessoas que os faziam sofrer. Varias reflexões importante podem ser tiradas dessa leitura, tanto nos acontecimento de antes do atentado, quanto os sobreviventes tentando retornar a sua vida.

Agnes 14/05/2014

Mexeu muito comigo.
O difícil de resenhar, ou até mesmo ler, um livro assim, é pelo tema abordado no texto. Por todos os verdadeiros casos que você lê que acontecem mundo afora, e até mesmo no Brasil. Você para e pensa como pode até sentir-se triste, angustiado, com raiva, com pena por todas as pessoas, mas você realmente nunca saberá verdadeira história de quem passa por isso.

Esse livro causa polêmica porque muitas pessoas não se sentem bem com um tema assim sendo vendido como "entretenimento". Não acredito que seja esse o ponto do livro.

A primeira e a última parte, principalmente a última parte, foi o que mais tocou para mim. Na primeira, temos a história contada de Valerie, intercalando entre seu primeiro dia de aula após o tiroteio e o dia do tiroteio. A segunda parte é uma parte mais de recuperação dela, e como o mundo dela virou realmente de ponta cabeça. E por fim temos a terceira, que pode se dizer as consequências concretas de tudo aquilo.

Não sei definir quem estava mais certo ou errado. Vocês podem simplesmente me falar "é claro que era o namorado dela". Mas não consigo afirmar. Assim como Valerie, somos apresentadas a o que ela chama o "Nick bom". Somos apresentadas a também dois lados de todos os personagens. Alguns mais bons que outros, outros mais "maus", se é que dá para medir a "maldade" das pessoas no livro. Acho que simplesmente não dá para comparar. Sim, eu fiquei com muita raiva de algumas, às vezes no livro inteiro, às vezes em certos períodos. Mas senti muito o que a Valerie. Não consigo imaginar passar por isso

Peguei esse livro para ler logo depois de ter saído de uma época de dificuldades na escola também; houve muito stress e brigas nesse período. Mas Lista Negra podemos ver isso multiplicado vezes 10, 20, 30. O pior é que posso afirmar solenemente para vocês: já vi algumas dessas listas nas escolas. Já vi gente falando casualmente em matar outras ou se matar, tudo na brincadeira. Mas como Valerie, você não sabe se vai ser realmente verdade.

A autora escreveu muito bem, e acho que ela tratou de quase todos os temas possíveis quanto a isso, sem se preocupar em ser trágico ou triste demais. Teve um momento na leitura das últimas páginas que uma simples frase me tocou tanto, mas tanto, que simplesmente todas as lágrimas contidas saíram naquele momento. Acho que vou pensar por um bom tempo sobre essa história.

Gostaria apenas de ter tido mais sobre o Nick. O passado dele e da Val, o que realmente levou ele ao limite, o porquê de algumas pessoas na lista e algumas coisas narradas por ele. Acho que ficará desconhecido mesmo, para todos.

Eu gostei do livro, mas ele também me deixou bem mal por alguns dias. Tomem cuidado com a época que irão ler o livro, mas eu recomendo, bastante, e principalmente para adolescentes. Deveria ser leitura obrigatória de escola.

Ro 02/10/2021

Chorei igual uma desgraçada, achei muito bom
Essa história me prendeu d+. É daquele tipo de livro que você quer ler em uma sentada, mas sabe que não vai conseguir por conta dos sentimentos que ele traz.
Muito bom.

Lorena Carneiro 12/09/2020

Precisa cuidado para indicar
Antes de ler você precisa saber que o livro contem temas como: suicídio, assassinatos, bullying, conflitos familiares, todos muito bem narrados, a ponto de você sofrer junto com a personagem que narra a história, pois a história é narrada em primeira pessoa.

A forma como a narrativa trata sobre a temática do bullying é bem diferente de todas que li até hoje.

O livro evidência que tanto os praticantes, como as vítimas sofrem de algum modo. Todos tem lados bons e ruins e precisam de ajuda.

Gostei dos diálogos com o psiquiatra, odiei a relação da familiar da Val, adorei a homenagem realizada na formatura da turma, chorei inclusive! E odiei as duas últimas páginas, pois fiquei sem entender nada!

A história é bem angustiante! Quem sofre/sofreu e tem as marcas psíquicas até hoje tem que ter cuidado ao ler.

Pra indicar esse livro eu teria que conhecer bem a pessoa, pois muito delicado indicar um livro com esse contexto.

Anna Clara 07/10/2020

Leitura obrigatória
O livro é maravilhoso, fala sobre perdão e com uma escrita muito leve e gostosinha que faz com que você se envolva muito com os sentimentos da personagem principal.
Só dei 4 estrelas e meia porque trata de assuntos muito delicados, como suicídio, que devem ser abordados, mas também podem trazer certo desconforto.

Nica 22/02/2020

Um livro cheio de dor
O título é um bom resumo.
A muito tempo que eu não chorava tanto com uma leitura. É forte, pesado, doloroso. Mesmo os momentos mais simples carregam uma certa melancolia.
Recomendo, principalmente, á adolescentes. Tem muitas lições aqui.
Só senti falta de um final mais "justo", consequências a certos personagens...