O Meu Amigo Pintor

O Meu Amigo Pintor Lygia Bojunga

Resenhas - O Meu Amigo Pintor

claracruz 29/01/2024

Li o livro pra fazer a prova da uerj e me apaixonei, é lindo demais! Curto, pra ler em algumas horas!!

Beatriz.Melzer 26/01/2024

Manos estou em posição fetal chorando por horas por conta dessa obra, como pode tantos sentimentos descritos em 78 páginas, a Lygia ela é a maior sério TODOS os livros delas são de matar, é isso, não tem o que dizer.

ncrln 23/01/2024

Leitura rápida
Uma leitura tão rápida, mas tão carregada de significado. O pequeno Cláudio vai lidar com a perda precoce de seu amigo pintor, e a partir daí vemos sua relação com as cores e sentimentos, e sua busca por respostas.

Esther 13/01/2024

My comfort book
Livro gostosinho de ler, li ele em 2 horas.
Uma narrativa na forma de um diário contada por Cláudio, um menino de 8 anos que narra seus questionamentos do porquê seu Amigo Pintor( sem nome) ter se $u!c1d4d0. Nesse livros vamos experienciar sua passagem pelo luto e sua relação com as cores na sua perspectiva. É um livro cheio de analogias e metáforas, e não tem uma conclusão dos questionamentos do nosso narrador. Também não tem uma lição de moral ou um roteiro de como vc também poderia lidar com essa situação, porque essas não são as intenções da autora. E mais- não tente descobrir o que a Lygia quer dizer com esse livro. Como ela mesma diz na parte "Pra Você que me Lê": a história escrita desse livro é só um pequeno pedaço da história completa, o restante é o que a nossa perspectiva vê ao ler o livro, ou, nas palavras dela: [...]mas me empurrando também pra esse hábito que peguei: vir te contar um pedaço?talvez um superpedacinho só? da história do livro que você pegou pra ler."

Yuri452 08/01/2024

O livro é muito bom, me identifiquei em algumas partes e até fiz uma paleta de cores pra falar o que as cores representam pra mim, é um livro perfeito.
Alice.Acioly 08/01/2024minha estante
Amooo esse livro, e não vejo quase ninguém falando sobre ele

Desestruturada 03/01/2024

Eu gostei muito, é um livro melancólico, que usa metáforas para ser contado, é algo incrível, ele não é objetivo mas ao mesmo tempo, você consegue entender tudo, está tudo nas entrelinhas. Leam esse livro ele merece ser lido.

orwbes 03/01/2024

"Será que um artista pode amar tanto o trabalho dele que... deixa eu ver como é que eu explico isso... pode amar tanto o trabalho dele que, se ele acha que o trabalho não tem vida, ele também não quer mais ter?"

Fey 01/01/2024

O meu amigo pintor
Livro bem curtinho sobre a visão de uma criança de um acontecimento trágico, algo pra fazer as pessoas pensarem. Leitura bem rápida e fluida.

luiza3209 31/12/2023

Irei reler
Li esse livro por conta do vestibular da UERj, mas ele me surpreendeu positivamente.

Lydia trabalha muito bem a perspectiva de uma criança, principalmente ao se tratar de assuntos tão delicados que nem mesmo muitos adultos entendem, como a própria obra mostra. Uma escrita muito bonita e leve, apesar de abordar o luto e o su¡c1d¡0 (fica de aviso para quem é sensível ao tópico).

Com certeza vou reler futuramente, em um contexto em que eu não esteja estudando para vestibular. Meu amigo pintor entrou na minha vida por obrigação, mas vai ficar por ser tão tocante e incrível.

lili.tffs 31/12/2023

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Caio Lima 31/12/2023

Esse talvez seja o meu personagem infantil favorito da vida
A obra " O Meu Amigo Pintor ", embora não se aprofunde em um assunto, reflete - com maestria - sobre o luto, a amizade, a simbologia da linguagem e a complexidade humana sob a perspectiva infantil de Cláudio. Esse livro, apesar de curto, emociona pela profundidade encontrada na simplicidade das palavras. Essas que nos fazem pensar sobre a forma com a qual lidamos com as dificuldades que a vida nos apresenta, sobretudo, quando se trata da morte. Dito isso, se eu fosse você, leria sem pensar duas vezes.

Laura.Julia 29/12/2023

Da querida Lygia
A Lygia tem um jeito muito bom de escrever que dá vontade da gente ler o livro do começo ao fim sem parar. É um jeitinho coloquial bem brasileiro, faz o livro ficar mais divertido, mais engraçado e mais gostoso de ler. Sem contar que ela tem uma criatividade imensa pra criar suas histórias, uma mais maravilhosa que a outra. Os personagens são tão legais que dá vontade de chamar eles para sair passear e virar amigo.

vit :) 28/12/2023

Comecei a leitura por obrigação, por conta do vestibular da uerj, mas ele me surpreendeu muito! é um livro com tema pesado (suIc1di0) na perspectiva de uma criança de onze anos. você fica envolvido demais, foi um presente da uerj recomendá-lo.

victioso 27/12/2023

Triste demais para ser fofo, fofo demais para ser triste.
Eu me desprendi dos preconceitos que carrego por livros que não parecem carregar uma carga dramática forte, esse livro é sobre um assunto pesado, mas carrega a visão leve de uma criança sobre o assunto e a forma com que ela ressignifica os sentimentos.

sofiaforster 13/12/2023

Meu amigo pintor
Não estava esperando que esse livro fosse ser tão intenso e tirar tantos sentimentos guardados dentro de mim. A autora consegue descrever os sentimentos de uma criança sobre o suicídio de uma maneira genial. Um retrato sensível sobre a perda de um amigo e sobre a dificuldade da compreensão da morte para uma criança. A analogia das cores deixa o livro muito mais interessante, gostei muito de como a autora usou as cores para representar os sentimentos do menino, e de como ele conseguia se expressar através delas.