Os Irmãos Sisters

Os Irmãos Sisters Patrick DeWitt

Resenhas - The Sisters Brothers

L Soares 30/06/2017

Mais um livro da TAG. Um livro sobre faroeste. Quando recebi a caixa já adorei pelo tema. Nunca havia lido nenhum livro ambientado no período. O livro é um road-trip. Eli e Charlie, os irmãos Sisters, famosos assassinos profissionais, atravessando os Estados Unidos para cumprir uma das ordens de assassinato de seu patrão, o Comodoro. E nesta travessia para cumprir seu trabalho, todos os problemas que vão enfrentando, enquanto seguem mantendo sua reputação. Os dois seguem o padrão do policial bom e mau. O narrador, o irmão mais novo, é de certa forma educado e gentil, apesar da profissão, demonstra compaixão, e traz à história todo um ar mais humano, em contraste ao seu irmão, bruto, agressivo e mais pragmático sobre todos os assuntos. A relação do Eli, o mais novo, com seu cavalo ao longo do livro corrobora e acaba por criar uma simpatia maior por ele. Durante a peregrinação o leitor acompanha a relação entre eles e todos os problemas que vão enfrentando nestas terras em que imperava a lei do mais forte, mas além de toda a ação, a perspectiva que o livro traz sobre a sociedade da época e a febre do ouro que afetou tantas pessoas é muito interessante. O final do livro surpreende. O que é outro ponto positivo. Sobre a edição não preciso tecer muitos comentários, as edições especiais da TAG são muito caprichadas, capa dura, o livro é lindo. Mais uma excelente recomendação do TAG Experiências Literárias.

Gabriela 30/06/2017

A TAG fez bem em manter a capa original, pois é bonita e tem tudo a ver com o conteúdo do livro. Gostei das bordas tingidas de preto, pois dão um visual bem legal ao livro. Também gostei da textura da capa, não sei como é que chamam, mas é bem gostosinho de manusear.

Acredito que nunca li um livro que se passa no "Velho Oeste" americano, portanto, fiquei bem curiosa para ler e descobrir por que tipos de aventuras esses irmãos assassinos passariam. Os irmãos Eli e Charlie recebem um novo "trabalho", que é matar um homem que está em São Francisco (eles estão em Oregon City), mas não sabem quase nada sobre a vítima. Boa parte do livro se passa no caminho e, acredite, acontece muita coisa. Os Sisters não têm uma vida monótona e a história flui muito rapidamente.

Mas não é um livro de ação puramente, como é narrado em primeira pessoa por Eli, ele tem muito dos pensamentos dele e também um foco na relação entre irmãos. Eli é o mais caridoso, sim, é difícil pensar em um assassino com compaixão, mas ele conta que não sente prazer nesta vida e já pensou em deixá-la. Diferente de Charlie, que é mais frio e gosta do que faz. Então, conforme a história anda, as diferenças entre os dois vão se intensificando.

Antes de ler o livro, já havia lido resenhas de outras pessoas que diziam que o final era surpreendente. Realmente, conforme o final se aproximava e eu descobria mais sobre a vítima, fui imaginando várias formas de como aquilo podia acabar, mas o que de fato aconteceu não passou pela minha cabeça.

Eu só achei que não ficou tudo redondinho e que alguns momentos, em que parecia que tinha algo importante para a trama, não foram usados depois, simplesmente estavam ali e pronto. Foi o caso daqueles "intervalos" e o do homem desconsolado. Não entendi o propósito daquilo. Por isso, eu dei 3,5 estrelas. Se alguém entendeu, me explique aqui nos comentários =P

site: https://bibliomaniacas.blogspot.com.br/

Victor Vale 29/06/2017

Um romance western dissecado a nível psicológico onde irmãos unidos por uma tragédia perpetuam uma vida de morte, ganhos e inúmeras perdas. Personagens diferentes, um frio e maligno e outro emotivo e tempestuoso, mas apenas um se transforma no final da jornada.

Alexandre Melo @livroegeek 25/06/2017

Ótimo
Reconheço que fiquei com pé atrás quando vi que se tratava de história de faroeste, mas não me arrependi de ter dado uma chance ao livro, pois se mostrou muito bom. Os personagens são interessantes, e o autor soube bem como segurar a gente com pequenas situações intercalando a grande missão dos irmãos assassinos de aluguel. É uma história de entretenimento, boa pra sair de uma ressaca literária, sem grandes reflexões, mas sem ser boba.

Carla Livraes 01/06/2017

História bacana, final surpreendente
Os Irmãos Sisters conta a história de Eli e Charlie, assassinos com personalidades e temperamentos opostos. A história é ambientada em um faroeste, em plena Corrida do Ouro nos EUA, e traz situações condizentes, como morte, armas e violência. Eli, apesar de trabalhar com o irmão, sonha em ter seu negócio, família e sossego na vida. Ele é mais sensível e tem um coração muito bom. Já Charlie é mais objetivo, seco e tem planos de continuar nesta vida. Mas eles foram contratados para fazer um trabalho e muita coisa muda no decorrer desta história. *Acho que criei muita expectativa em cima do livro, devido às opiniões que li a respeito. Mas o livro não é ruim, eu gostei, tem um toque de humor e a leitura é fácil. Super recomendo, pois o final é surpreendente. E a edição da TAG Livros é linda demais!

Rafael.Manarelli 31/05/2017

Agradável
"Os irmãos sisters" conta uma aventura dos irmãos mercenários Charlie e Eli em plena corrida do ouro americana no final do século XIX. Uma história bem narrada pelo autor Patrick deWitt, mas o que mais chama atenção na minha opinião é a dissenção de personalidades entre Eli (o narrador da história) e seu irmão Charlie. Sendo que o primeiro é mais pacífico (ou menos violento), humano e sentimental, enquanto Charlie se mostra mais agressivo, pragmático e corajoso. O livro está repleto de reflexões de Eli sobre as situações passadas pela dupla, o que nos faz refletir também sobre a natureza humana.

Carol 22/05/2017

Os irmãos sister
Livro leve, fácil leitura,
Humir seco , às vezes cômico.
Inesperadamente tocante

Denis 21/05/2017

Ainda é cedo
estou iniciando e não tenho juízo formado. Busquei o livro por ser uma indicação do Daniel Galera, que pretendo ler em breve, para o Clube de Leitura TAG (www.taglivros.com.br). Fui motivado pela curiosidade.

Omar 09/05/2017

Acredito que "Os Irmãos Sisters" tenha sido o primeiro livro do gênero western que eu li e foi uma boa experiência. O autor tem uma escrita bastante objetiva, não discorrendo muito sobre a descrição dos ambientes. Mesmo assim, com todas as produções cinematográficas do tipo, bastava indicar o lugar em que se encontravam os personagens e as imagens se formavam imediatamente. Além disso, a narrativa é pincelada com um toque de humor irônico, o que eu gosto bastante.

Como um livro sobre o Velho Oeste, tendo como personagens principais dois pistoleiros famosos por toda a costa oeste americana, algum derramamento de sangue era inevitável. Mas a história não é sobre as matanças dos irmãos Sisters. Ao longo da narrativa, o leitor aprende que Charlie e Eli, à sua maneira, seguiam um código de moral. Homens nitidamente maus mereciam morrer, sem precisar pensar duas vezes. Outros, que se destacavam por alguma virtude, ou apenas não despertavam de imediato um sentimento negativo nos irmãos, mereciam soluções mais diplomáticas para solucionar impasses. Mesmo que as questões morais que o "trabalho" deles envolviam não tenham sido desenvolvidas a fundo, é interessante ver como elas pesavam sobre os dois irmãos.

De quebra, a leitura foi válida para mostrar a loucura generalizada que a corrida do ouro provocou. Pessoas que largaram tudo para ir atrás desse metal, comprometendo a saúde física e mental, quase sempre em troca de nada.

Silvia.Leticia 03/05/2017

Mudança de perspectiva
A história contada a partir das visão de Eli nos mostra como pode haver um toque de delicadeza em uma narrativa de faroeste. A leitura explora todos os nossos sentidos com sua descrição bem atenuada.
É um livro excelente para conhecer os instintos do homem quando o assunto é ambição. Indico.
Há uma análise de conteúdo sobre o livro no meu blog, em que eu abordo os assuntos apresentados na obra. Não é uma resenha:

Toni Nando 02/05/2017

Comentário
Livro de fácil leitura, muito interessante e agradável.

IGuittis 26/04/2017

Final surpreendente
Dois irmãos assassinos tem um trabalho em plena época da corrida do ouro nos EUA. O livro é narrado por Eli, que dos 2 irmãos é o que não gosta muito do que faz, ele sonha em largar a vida de assassino, abrir um loja, se apaixonar e tudo mais. Já o outro irmão Charlie é brutal, nasceu para ser assassino, é frio, prático e não tem pretensão de sair dessa vida. Mas a narrativa nos leva a um final impressionante e inesperado. Um livro cheio de humor (um tanto negro), que nos cativa e nos faz importar sobre os personagens.

Rafael Andrade 23/04/2017

É um livro de altos e baixos, por isso, ao todo, o considero OK. Para mim, um bom livro para se distrair.

Zelinha.Rossi 22/04/2017

Uma excelente obra! Primeira vez que li algo do gênero faroeste e não me decepcionei. Além de ser um livro que nos faz ter problemas em largar a leitura, mesmo por alguns instantes (o livro é repleto de ação e aventura), traz belas reflexões sobre solidão, amizade, amor, família, poder, influência e sobre um mundo onde impera a ganância e a violência. Foi excelente ter um panorama da corrida do ouro nos Estados Unidos e sobre como os homens se perdiam e enlouqueciam em função da busca pelo minério. Uma obra empolgante e emocionante, com uma escrita fluida e envolvente. Vale muito a pena ler!