Refúgio

Refúgio Harlan Coben

Resenhas - Refúgio

MayaraFacirolli 25/07/2023

Ótimo!
Eu li esse livro a primeira vez quando tinha 15 anos, já estou com 26, achei que relendo não gostaria tanto quanto quando li a primeira vez, por ser um livro mais puxado pro juvenil, com adolescentes em uma ?aventura?, mas mesmo mais venha, eu continuei amando hahaha
Amo o Colherada e o quão aleatório ele é kk me deu vontade de reler os outros livros da série, mas eu vou esperar sair a adaptação na Amazon, esse foi o motivo da releitura.
Mas vale muito a pena ler esse livro, é leve, divertido e emocionante, como não amar Harlan Coben?
Taysa M. 01/08/2023minha estante
Também já tinha lido e comecei a ler novamente por causa da adaptação da série hahahahaha espero que seja fiel ao livro

Areboucas 20/01/2021

Versão Myron adolescente
Mickey é Myron adolescente. Adorei a leitura leve. O final fica um gostinho de quero mais! Sinto falta de Myron atuando junto com o sobrinho.

Vanessa.Liandro 26/10/2020

Então...
Primeira vez que leio Harlan Coben e não consegui me conectar com a história. A escrita do autor é bastante fluida, fazendo com que o andamento da história seja tranquilo. Mas o resto simplesmente não funcionou: personagens pouco cativantes (detestei o Mickey mais do que todos), o protagonista tem atitudes bastante arrogantes e muito impulsivas (principalmente em se tratando de querer resolver tudo sozinho) e, claro achei que a resolução de algumas situações eram bem inacreditáveis para um adolescente resolver.
Enfim, provavelmente não vou ler mais nada do autor, afinal há autores que trabalham melhor seus mistérios e personagens.

Flavex 14/08/2021

Outro livro extremamente envolvente do Harlan Coben, impossível parar de ler. Foi muito interessante ler do ponto de vista do Mickey e ele me lembrou o Myron em alguns pontos, os dois tem um jeito meio cômico. Os novos personagens são bem interessantes e de certeza maneira me lembrou do trio Myron, Esperanza e Win, que eu até gostaria de ter visto mais. Em todo é bem envolvente a trama, e é difícil não se sentir tão perdido quando o Myckey tentando juntar todos os pontos de todos os eventos que está ocorrendo. Mas como sempre Harlan interligou tudo de uma forma excepcional, óbvio que ele não respondeu todas questões do livro, de forma que é necessário ler a continuação, que é o que pretendo fazer o mais rápido possível.

Suliany 14/07/2020

Clichê
História de Mickey Bolitar em busca de sua namorada desaparecida e da verdade sobre seu pai.

Livro muito clichê, parece que pronto pra virar filme. Boa história. Final fica um gancho para continuação. Argh!

Malphus 13/05/2020

Não funcionou
Em algum momento eu acredito que o agente de Harlan Coben disse que histórias com trios de adolescentes estavam fazendo sucesso e que ele deveria tentar escrever uma série pra pegar a onda. Bem, não funcionou.

Nesse primeiro livro de uma série (que eu não pretendo acompanhar) Harlan nos apresenta um rapaz de 15 anos que se vê quase órfão. O pai morreu tragicamente e a mãe está internada em uma clinica pra dependentes químicos. Ele vai morar com o tio que é o personagem principal de outra série do autor, Myron Bolitar.

O motivo da história não ter funcionado pra mim foi que tudo é carregado de clichês e exageros. Na nova escola ele faz amizade com uma menina rejeitada e um menino que obviamente se torna o alívio cômico da trama. Além de virar inimigo do capitão do time de basquete que (surpresa!) é justamente o esporte que ele gosta e pratica. Já viu isso em alguma lugar? Essa foi a parte clichê.

A parte exagerada está no próprio personagem. Pra um menino de 15 anos ele é altamente capacitado. Tem 1,93m de altura, luta jiu-jitsu, joga basquete como profissional, sabe dirigir e tem talento natural de detetive. Outra característica é o humor cínico do personagem que só faz sentido pra alguém que tenha mais de 30 anos e já superou o ensino médio e tudo que vem com ele. Coben parece ter esquecido o que é ser adolescente.

No livro ele corre atrás, de forma obsessiva, de uma namoradinha que ele conheceu três semanas antes e que simplesmente deixou de ir a escola. Além de tentar entender as circunstâncias em que seu pai morreu ao ouvir uma velha na rua dizer que ele ainda está vivo. E conforme ele avança na investigação e tudo vai ficando perigoso é inevitável você se perguntar: Porque ele não chamou a polícia? Ou pelo menos conversou com algum adulto sobre o que estava acontecendo.

O jeito como ele tenta resolver tudo sozinho torna a historia muito inverossímil. Ele deveria ser apenas um adolescente normal que não é a prova de balas. Ele não é um bruxo, ou um semideus, ou um tributo, ou veio de outro planeta. Muito menos um adulto. É inacreditável a liberdade que ele tem pra agir e ninguém parece se importar com o que ele apronta.

A trama principal que vai ser levada para os outros livros, particularmente, não me atraiu. E o final apressado e sem sentido foi o ultimo prego num caixão de uma série que, pra mim, já nasceu morta.

Sefaustino 29/10/2021

EU NAO ESPERAVA
Juro, eu pensei em mil teorias para o final, e todas foram erradas, fiquei muito chocada eu juro, mto bommm

Leandro270 22/05/2020

Um thriler eletrizante no já conhecido estilo de Harlan Coben, que prende a atenção.

Larissa1260 25/05/2022

SIMPLESMENTE INCRÍVEL
Primeiro livro da série Mickey Bolitar, foi o melhor do Harlan que já li.
Tem uma história muito interessante de suspense ação e aventura. E possui uma veia cômica muito forte o que nos traz momentos de leveza ao longo da obra.

Taysa M. 01/08/2023

Empolgante
Apesar de novo, Mickey é um adolescente muito pé no chão e maduro, pois passou muito tempo convivendo com adultos, sem nunca ter criado laços com outras crianças.
Quando sua vida está finalmente se tornando a que ele sonhou, sua maturidade é mais uma vez convocada para lidar com tragedias irreversíveis.
Dessa vez, mesmo em meio ao caos, ele encontra amigos que estarão ao seu lado para solucionar problemas e irão acompanhá-lo em situações extremamente perigosas.
Harlan mais uma vez me surpreende por nos apresentar tantos personagens e situações em um livro, mas sem nunca perder o fio principal da história.
Esse livro nos faz questionar: até onde você é capaz de ir para descobrir verdades, por mais que esse caminho te leve a lembranças que você não quer mas reviver?

Dana Silva 13/07/2012

Refúgio
Refúgio é o primeiro livro da série protagonizada por Mickey Bolitar, sobrinho do nosso bom e querido Myron Bolitar. Mickey tem apenas quinze anos e acabou de perder o pai em um acidente automobilístico, a mãe ficou tão desnorteada a ponto de cruzar a fronteira da sanidade e se viciar em heroína. Kitty (quem aí se lembra dela fugindo, em Alta Tensão?) está numa clínica de reabilitação tentando se livrar das drogas e seu filho Mickey agora está morando com o tio Myron.

Tudo começa quando Ashley, namorada de Mickey desaparece misteriosamente da escola e não volta mais, e para completar Mickey passa em frente a uma velha casa abandonada na cidade e uma enigmática idosa fala pra ele que seu pai não está morto, e desaparece entrando na casa. As coisas não parecem ter ligação, certo? ERRADO. Tudo nos livros do Coben tem ligação entre si, até as coisas que podem nos parecer irrelevantes terão um significado quando o autor for explicar a trama e resolver o mistério. E isso é o que eu mais gosto nos livros do Harlan Coben.

Em Refúgio reencontramos personagens que já nos foram apresentados em outras histórias, da série Myron Bolitar, como a mãe de Mickey, Kitty, o seu pai, Brad, Esperanza, etc. Myron Bolitar aparece durante quase todo o livro mas é apenas coadjuvante pois a história é narrada em primeira pessoa por Mickey, mas posso garantir que ele é tão apaixonante quanto o tio. Inteligente, porte atlético, alto e com aquela ironia já conhecida da família Bolitar.

Para resolver esse misterioso caso, nosso querido protagonista vai contar com uma ajuda pra lá de especial e excêntrica, seus novos – e únicos – amigos: Ema e Colherada! Apesar de ser um mistério e a questão abordada nele ser bem pesada e tensa, o clima do livro é bem ameno e carregado de bom humor e tiradas inteligentíssimas por parte de Ema e Mickey. Colherada é fonte de risadas garantidas com suas sentenças aleatórias.

Claro que eu não vou estragar a surpresa contando o que é o enredo e o tema não é? Isso vocês terão que descobrir quando lerem. Mas posso adiantar que o livro é muito bom mas tem um final frustrante, simplesmente pelo fato de que o final não é o final!!! O livro tem continuação e ele acaba numa cena crucial! Então, fica a dica, se você não gosta desse tipo de final, sugiro que aguarde os próximos lançamentos para ler em sequência.
Alle 14/01/2013minha estante
Ansioso para o próximo livro, aff que final perfeito.

Fephs 03/10/2020

Arena Literária - QUIZ
JOGADA MORTAL
13. Como Esperanza se referiu a pessoa que estava na terceira linha esperando para falar com o Myron?

Tay 08/06/2021

Refúgio é perfeito para aquele leitor que está com uma ressaca literária daquelas ou que está querendo se aventurar um pouco. O mistério por trás do drama é a amizade que corre pelo livro é simplesmente maravilhoso. Harlan Coben é um dos melhores autores que existem.