Bonequinha de luxo

Bonequinha de luxo Truman Capote

Resenhas - Bonequinha de Luxo

Rafael 05/01/2021

Truman teve essa coisa de detalhar de forma muito precisa, mesmo que aberta a interpretações, que todo escritor acima da média tem. Não é por menos que sua obra se tornou um clássico, nfluenciando uma geração, e teve seu nome estampado na história da literatura mundial, ganhando ainda mais sucesso depois do famoso filme estrelado pela grande Audrey Hepburn no papel de Holly Golightly. Assisti ao filme antes de ler a obra, e foi impossível não associar Holly à interpretação de Audrey. Uma narrativa consistente e de uma grandeza inquestionável.

Para além de "Bonequinha de Luxo", essa edição da Companhia das Letras conta com mais 3 contos: "uma casa de flores", "um violão de diamante" e "memória de natal". Todos muito bem escritos, mas que com certeza não têm a relevância do primeiro. Entre esses, o segundo me chamou a atenção pela curta narrativa repleta de personagens, sem deixar espaços para além do necessário. Conciso e rico em detalhes/enredo.

Enfim, começando as leituras do ano com um livro leve, mas indispensável. Ler Truman Capote é estudar minuciosidades, essa é a impressão que fica.

Eclipsenamadrugada 10/12/2020

Assisti o filme "Bonequinha de Luxo"
Cara! eu adorei o filme Audrey Hepburn desempenhou o papel com tanta maestria que realmente parecia que ela era a verdadeira pessoas representada, sua inocência era tão verdadeira, a personagem tinha um coração tão puro, tão puro que imaginava que também podia tudo, com seu óculos de sol, sua elegância sem igual, conseguia como um íman, conquistar o coração de todos os homens que a via. Porém o livro não me deixou tão apaixonado. E foi uma pena.

Juh Lira 30/11/2020

Gostei bastante
Achei que eu não ia curtir tanto o livro já que adoro o filme da Audrey Hepburn (um dos meus favoritos dela) mas a novela de Truman Capote é interessante e um tanto melancólica por falar de toda uma geração pós guerra um tanto perdida na vida na personagem Holly. Ela busca exatamente o que qualquer pessoa deseja, pertencer a um lugar e a alguém por mais que ela negue isso com todas as forças.

Provavelmente farei uma releitura mais para frente, já que apenas escutei o audiobook :)

Bianca 26/11/2020

Que personagem incrível é a Holly! Leria mais algumas muitas páginas sobre ela tranquilamente. Impressionante como ela e Audrey Hepburn se tornaram intrinsicamente uma só, não dá pra ler imaginando outra pessoa no lugar.

Marcella 31/10/2020

Li o livro, mas nunca assisti ao filme.

Sobre a leitura, apesar de ser um livro curto, não foi pra mim tão fluída assim.
Não me prendeu a ponto, de como costumo fazer com outros igualmente curtos, lê-lo de uma só vez.
Acho que criei muita expectativa com algumas resenhas que li.

Acerca da trama, a protagonista inspira liberdade e empoderamento.
É uma mulher decidida e dona de si.
Dada a época em que foi escrita, o autor abordada temas tabus dentro de uma sociedade conservadora. (final da década de 50)

No mais, é um livro médio.
Não é um '' Ai meu Deus, que livro! '', que achei que seria.

Juliana 16/10/2020

Ahhh Holly...
Bonequinha de Luxo foi o meu filme favorito durante a adolescência. Ler esse livro e conhecer a verdadeira personalidade da Holly tornou tudo melhor e mais crível.

Leticia Nassinger 16/10/2020

Amei
Bonequinha de luxo é maravilhosa, mas as três outras histórias que contém nesse livro eu não gostei. Então, estou pontuando apenas “bonequinha de luxo “

Conceicao.Sanchez 09/10/2020

Bonequinha de Luxo é um livro curto e de leitura muito rápida. Truman Capote, com uma escrita impecável, transporta o leitor para a intensa vida social de Holly Golighly, repleta de luxo e figuras curiosas, quase caricaturais. Os diálogos são sempre divertidos e irônicos e é justamente através deles que conhecemos um pouco mais a icônica personagem principal do livro.

Fran 17/09/2020

Um livro com a famosa história Bonequinha de luxo, que apesar das diferenças com o filme, por ser mais realista e ter um final diferente, conquista o leitor principalmente pela personalidade da protagonista Holly. Os demais contos são muito bons, inclusive o último conto é muito tocante, de deixar qualquer um com o coração apertado.
Fátima Lopes 07/03/2021minha estante
O último conto foi o que mais gostei, melancólico e belo.

JuhVogel 08/09/2020

Recomendo
Leitura fácil e agradável...quantas Holly não existem por aí?

Geovanna.Carla 28/08/2020

Bonequinha de luxo (breakfast at tiffany's) é um dos meus filmes favoritos, criei muita expectativa para ler esse livro. Durante toda leitura foi impossível dissociar Holly de Audrey Hepburn, para mim elas sempre estarão ligadas.
O livro e o filme são bem diferentes, divergindo desde alguns personagens, que nem sempre existem em ambos; até o próprio gênero, sendo o filme mais romântico e engraçado, enquanto o livro é mais triste e dramático.
Acredito que foi um livro a frente da sua época, visto que aborda prostituição, drogas e homossexualidade. E uma protagonista com uma personalidade forte e única. Holly me marcou desde que eu vi o filme pela primeira vez e ainda mais no livro. E a única crítica que tenho é por ela ter assistido mais de 10 vezes O morro dos ventos uivantes e não ter lido nenhuma.
?Pobre desgraçado sem nome. Não é muito correto que ele não tenha um nome. Mas eu não tenho qualquer direito de lhe por um nome, vai ter de esperar até pertencer a alguém. Nós apenas nos encontramos em um belo dia à beira-rio, não pertencemos um ao outro, ele e eu somos independentes?.

Karina Vitória 05/08/2020

Acho válido dizer que o livro é bem diferente do filme, talvez seja impossível ler e não associar a imagem da Audrey que desempenhou tão bem a protagonista.
Sobre a personagem, Holly é uma mulher extremamente empoderada, ambiciosa e que busca sua liberdade.

Jacque Spotto 31/07/2020

Esse título sempre passava por mim em algum momento, mais pelo filme do que pelo livro e acabei que escolhi ler o livro primeiro. Primeira obra que leio de Capote, li um pouco sobre sua biografia e fiquei bem interessada em seus outros livros. Bonequinha de luxo é uma novela, nessa edição em questão podemos contar com mais 3 contos.
Bonequinha de luxo tem uma forma de escrita bem direta, talvez pela maior experiência do autor em escrever contos, então é uma escrita bem limpa, posso assim dizer.
O narrador da história é um escritor que vai morar em um prédio e tem como vizinha uma moça que podemos perceber pela narrativa se tratar de uma prostituta de luxo ou apenas uma moça que pensa em se dar bem com algum milionário. Apesar da pouca idade, Holly é uma moça esperta e no decorrer da história ficamos sabendo que sua vida a fez amadurecer rápido demais pelas piores consequências vividas. Com a convivência desse vizinho e Holly passamos a conhecer um pouco mais sobre ela, seus desejos e seu passado.

O que percebi com a novela e os 3 contos que são histórias tristes, nenhuma tem um final realmente feliz, mas realista. O conto que mais me deixou comovida foi o último "Memória de Natal" tem uma sensibilidade muito bonita nesta história, fiz uma pesquisa e descobri que é um conto autobiográfico de Capote, por isso senti uma delicadeza maior nele, é triste mas muito lindo.

site: https://www.instagram.com/a_lusotopia
Fátima Lopes 07/03/2021minha estante
Também gostei muito do último conto do livro.

Bianca 15/07/2020

Uma leitura muito prazerosa e fluida.
Bonequinha de Luxo garante é o tipo de livro que mantém o leitor envolvido por horas a fio. Uma pitada de humor, outra de sarcasmo, e mesmo uma pincelada de drama não óbvio, são ingredientes que se mesclam e tornam o livro mesmo especial aos olhos de quem o lê.
Bonequinha de Luxo foi o primeiro livro que li do autor Truman Capote, e foi suficiente para atiçar ainda mais minha curiosidade em relação a seus outros livros.

Luciana 14/07/2020

Livro é diferente do filme sendo igualmente bom.
Essa edição conta com mais 3 bons contos, o último memória de natal foi particularmente tocante.