Bonequinha de luxo

Bonequinha de luxo Truman Capote

Resenhas - Bonequinha de Luxo

gigio 06/05/2021

Um clássico
Sinceramente é exatamente tudo que eu esperava, não é uma história com um plot twist ou algo assim. É mais como um relato do autor sobre essa mulher mágica que ele se apaixonou e mudou sua vida para sempre. Uma mulher inesquecível.
Antes de ler tinha apenas visto 30 minutos do filme mas agora planejo termina-lo.

Nayany 27/04/2021

Estava com a expectativa altíssima, impossível não ficar associando com o filme. A Holly é bem interessante, entendi esse fascínio do Fred como tb entendi a raiva,bem de leve, que Ela pode despertar.

JoicyR 21/04/2021

Razoável
Não gostei dessa leitura, não consegui simpatizar com os personagens. Não me encantei por esta obra.

Camola 28/03/2021

Queria não ter assistido o filme
Assisti Bonequinha de Luxo naquele auge do revival do filme nos anos 2010. Fui muito empolgada, achando ser uma obra-prima, mas era somente uma rom-com cheia de problemas. Então recentemente descobri antes do filme, há u livro de autoria de Truman Capote. Pois bem, não sei exatamente qual minha opinião sobre. É um livro que demorei um tanto para ler, não tinha o efeito surpresa de uma historia desconhecida. É uma história intimista, que acompanha o único homem verdadeiramente apaixonado por Holy. Queria que fosse mais a visão dela e menos a do cara que é apaixonad o por ela.

Lucianalg 26/03/2021

Completamente apaixonada
Um clássico impossível de não se apaixonar. Holly é daquelas personagens que ficam sua mente por muito tempo.
Num mundo acostumado com mulheres em romances que sonham em ter um o clássico modelo de família, nossa personagem principal pode chocar mas foi o que mais me deixou apaixonada.
Holly quer sua alma livre, não preenche o papel tão cobrado de ser uma mulher submissa. Na verdade ela dá as cartas.
Simplesmente minha personagem feminina preferida.

Doutor Song 23/03/2021

A história não me prendeu, mesmo sendo um livro curto, considerei o massante. Muito raso.

Isabela Louise 19/03/2021

Não era o que eu esperava
Mais um pra lista de clássicos que não eram nada do que eu esperava.
Não é um livro de todo ruim, mas como outros de seus contemporâneos, achei-o um tanto superficial.
Talvez seja eu, e meu hábito de leituras descritivas, que me impede de aproveitar o livro.

Marcos Nandi 18/03/2021

Gostei!
Já tinha assistido o filme há muitos anos e agora resolvi ler o livro que se passa durante a segunda grande guerra (1943) e vai nos apresentar Holy, uma bonequinha de luxo, que tira seu sustento saindo com homens mais velhos.

Misteriosa, com muito tino para enganar pessoas, vive pensando em se mudar, viajar e casar com um homem rico, até que conhece seu vizinho escritor.

Donatti 18/03/2021

Esta edição contempla quatro contos, entre eles, a novela mais famosa de Capote e que dá nome ao livro, "Bonequinha de luxo".
A novela conta como o narrador, chamado carinhosamente de Fred, conheceu Holly Golightly, sua vizinha. A profissão de Holly é tratada com muita discrição, ficando implícita do que realmente se trata. Aqui, Holly é uma moça de 19/20 anos totalmente diferente e até um pouco arrogante no modo de pensar, porém, sua postura de mulher independente e livre para se expressar faz dela uma mulher à frente de seu tempo.
O segundo conto "Uma casa de flores" relata a vida de uma jovem recém-casada, mas que precisa aguentar abusos de uma velha senhora que mora com ela, avó de seu marido.
O terceiro "Um violão de diamante", o mais fraco deste livro, relata a vida de presos em uma colônia penal, até que um novo integrante chega com seu violão de diamantes.
Por último, temos "Memória de Natal", o conto mais triste entre os quatro narra a história de um menino de sete anos que tem uma amiga com mais de sessenta, ambos muito pobres de dinheiro, mas que sempre fazem bolos de frutas no Natal para entregar a alguns "amigos".

Fátima Lopes 07/03/2021

O conto mais marcante não é o que dá nome ao livro e sim o intitulado "Memória de Natal" (melancólico e belo). Ao pesquisar sobre o autor soube que o conto é autobiográfico, o que o torna ainda mais especial.

Genilce.Giani 10/02/2021

Livro para ler em uma tarde.
Livro divertido, fácil e muito rápido. Para ser lido em uma tarde. Apesar de ser um livro "antigo", poderia se passar nos dias de hoje.

Kátia 07/02/2021

Decepcionada
Tinha comigo, de muito tempo, a vontade de ler esse livro, por ser um clássico tão conhecido e aclamado pela interpretação da Audrey Hepburn na adaptação para os cinemas. Confesso que fiquei decepcionada, achei a escrita confusa e cansativa, não fluiu pra mim e terminei ele na base da insistência.

Jubs 27/01/2021

Ok, mas...?
Socorro, achei que não ia terminar nunca. Achei a ideia do livro interessante, mas o desenvolvimento achei muito enrolado, cansativa a narrativa. Saí um pouco da minha zona de conforto, então por esse lado foi bom, mas fora isso... Não funcionou pra mim

Brunatf 24/01/2021

Não envelheceu bem
A história do filme é bem fiel ao livro, inclusive até algumas falas, sem grandes novidades ou mais detalhes etc. Uma das diferenças mais notáveis é que no livro a relação entre Holly e ?Fred?, o vizinho, não chega a evoluir para um romance, mas sendo bem sincera não me fez falta alguma.

Apenas um adendo importante: não li nessa edição e não sei dizer se meu comentário também é válido para ela, mas como não encontrei no skoob a edição em que li (modern classics da Penguin, 1961) registrei aqui mesmo.

Comentando sobre o livro em si, eu entendo o contexto em que ele foi escrito e que isso mudou muito, mas recentemente li também outros clássicos (estou considerando esse também um livro clássico mas não tenho certeza se pode ser considerado dessa forma) americanos mais ou menos da mesma época e esse particularmente foi o que mais me chocou com alguns preconceitos e termos utilizados que são inaceitáveis hoje em dia, e isso me incomodou bastante durante a leitura.
Pra mim a Holly representa o que seria o início do surgimento de uma ?mulher moderna? aos olhos do autor, mas acho também que a relevância de bonequinha de luxo se deve muito mais ao brilho de Audrey Hepburn interpretando-a nos filmes do que ao enredo em si.
Sou uma grande fã do filme, mas não acho que a leitura valha muito a pena.
Particularmente pra mim, que fui muito influenciada pela Holly do filme aos meus 16 anos, foi bom revisitar essa história agora 8 anos depois e um olhar mais maduro.