As Cavernas de Aço

As Cavernas de Aço Isaac Asimov

Resenhas - As Cavernas de Aço

Yasmin 02/03/2023

QUE FINAL
Os humanos deixaram a terra, colonizaram outros planetas e ainda controlaram os extraterrestres!
É muita fé na gente

Renato 01/03/2023

Robôs de uma outra maneira
Ótima leitura e como sempre Assimov surpreende com um enredo intrigante e envolvente. O parceiro Elijah e Danel te fazem correr junto.

Gustavo.Fliegner 01/03/2023

Seriam os robôs o futuro de nós?
Asimov escreve uma história divertidíssima de investigação com robôs, que o resultado da investigação do assassinato ocorrido definirá o futuro da humanidade.
O que destaca o livro é a maneira como o autor nos faz importar com o personagem principal, Elijah Baley. Ele é posto a frente da investigação de maneira abrupta, sem muitaa resposta porem o o resultado já decidido, ele não pode falhar, senão perderá o emprego. A possível perda de seu emprego é resultado do crescente uso de robôs, mas para que a investigação seja feita, ele terá que cooperar com um. Baley se torno na história um personagem conflituoso, que começa a questionar não somente o assassinato mas também a sociedade ao redor dele.

viczissima 27/02/2023

Detroit: become human?
Meus amigos, que livro bom!

Foi muito interessante ver como alguém da época do Asimov construiria um mundo futurista. A história é legal, essa premissa de um policial anti-robôs ter que fazer uma investigação com um parceiro robô me lembrou do jogo Detroit (eu amo), mas eu fiquei mais investida na evolução dos personagens, que são o foco principal do livro, na minha opinião.
eu fiquei bem intimidada com ele por ser um livro de ficção científica antigo, mas a leitura foi muito mais fluída do que eu imaginei. tem uma atmosfera cativante, a escrita é muito imersiva e a construção do universo impecável, muito convincente. vale a pena ler e estou ansiosa para os próximos!

Pietra 27/02/2023

Vá e não tornes a pecar!
Que grande paradoxo terminar o livro com um robô dizendo uma das frases mais conhecidas da Bíblia, um artefato religioso e, portanto, subjetivo.

Acho que é uma ótima forma de resumir o livro como um todo, já que ele apresenta a proposta de uma sociedade mútua entre robôs e humanos com o questionamento constante do que os separaria em primeiro lugar, e porque aceitar alguém (ou algo) diferente seria tão difícil para quem é feito de carne e osso.

O livro traz, em uma prosa fácil de se entender, questionamentos e situações que deveriam parecer de um absurdo sem tamanho na década em que foi lançado, mas que hoje caem como luva ao leitor. Afinal, não é mais tão difícil imaginar o futuro descrito por Asimov.

Depois de ler tantos livros de ficção científica, esse é o primeiro que li a tratar a "invasão das máquinas" de forma positiva, e gostei da troca de intenções. Trazer robôs como uma das, e não a principal, temática do livro foi uma boa mudança. Tem coisa mais legal que robôs detetives?

Mesmo sendo um romance e, por isso, não se aprofundar demais nas questões de um futuro cibernético (como Blade Runner, por exemplo), a visão no livro ainda assim nos faz refletir sobre diversas coisas do nosso dia a dia, desde a nossa comida até os nossos trabalhos, e deixa uma pulga atrás da orelha sobre como seria, onde poderíamos chegar, fôssemos menos egoístas. "É melhor seguir o próprio caminho para o inferno do que alcançar o céu pelo caminho dos outros".

Foi uma ótima leitura, o 3.5 foi realmente pelo ritmo, que é um pouco lento, e pelo personagem principal ser chatinho e meio lerdo quanto a algumas coisas, em especial do começo ao meio. Fora isso, amei descobrir um pouco do mundo de Asimov e estou ansiosa para ler O Sol Desvelado.

Fellipe 26/02/2023

Elijah é encarregado de investigar o assassinato de um embaixador dos Mundos Siderais e, assim, terá de trabalhar com um parceiro robô. Confesso que achei chato em algumas partes, mas foi um livro bem interessante! Gostei das metáforas bíblicas, elas levam a reflexöes bem interessantes!

Livia1405 25/02/2023

Depois de Eu, Robô , Asimov trás um livro inteiro com a dualidade da necessidade de Robôs novamente, com um ponto muito interessante: Robôs poderiam tomar o emprego de humanos? Esse é um pontapé inicial, mas que se desenvolve muito bem no livro. É tudo bem fluido e divertido, e o final é incrível. Um livro policial digno de Agatha Christie.

Jóice 25/02/2023

Incrível!
Asimov realmente conseguiu escrever uma história policial com robôs. A maneira como escreve, tão natural, nos envolve do início ao fim. Ansiosa pela continuação!

Deborah.Nagy 19/02/2023

Incrivel
Gostei demais da estória e torci o tempo todo para que o policial conseguisse aceitar o robô como parceiro e amigo.

André 19/02/2023

Agatha Christie, Malthus e Robôs
Possivelmente a melhor narrativa de longa extensão de Isaac Asimov, Cavernas de Aço faz uso da estrutura clássica Agatha Christiana de um "whodunit" em uma ambientação sci fi de "Terra desolada" que permite a Asimov desenvolver sua variação particular de malthusianismo com a qual justifica a exploração e colonização espacial. Além disso, desenvolve seus conceitos de robótica, incluindo as famosas três leis, que configuraram a base de todo o imaginário cultural em torno dessa figura.
Um destaque de peso para o romance é a dupla de detetives protagonistas, Elijah Baley - uma fusão de Columbo, Poirot e Sam Spade - e Daneel Olivaw - o Robô que rouba corações pela mistura da mais obstinada busca por cumprir suas diretrizes com o mais sereno estoicismo frente à hostilidade humana.
Esse bromance convida à leitura de mais aventuras da dupla.

Michelle 17/02/2023

É um livro muito divertido e muito complexo também, com várias camadas e que é super atual. Trouxe muitas reflexões interessantes, mas de forma leve

juliannerib 15/02/2023

Sou suspeita pra falar
Esse livro tem tudo que eu gosto: Investigação policial e ficção científica.
No final também me apeguei a Daneel assim como Elija rs

Messyo 14/02/2023

Mistério e Robôs, parte 1
Excelente gerenciamento de varias tramas, sutilmente implantadas, e empolgante desvendamento do mistério. Certamente uma grande leitura

Luana 12/02/2023

Sci-fi para começar
É o tipo de livro que te prende no mistério e ao mesmo tempo te explica com simplicidade o universo dos robôs na qual a história se desenvolve! Não é aquele sci-fi pesado com inúmeras e complexas explicações e detalhes em excesso. Pra quem gostaria de começar no gênero, é uma ótima escolha.

Gustavo.Batista 11/02/2023

Boa investigação policial
O começo do livro pega muito o leitor. As suposições que o caso demonstra é muito interessante. O meio do livro fica um pouco parado com o desenvolvimento mas o 3/4 do livro é completamente frenético e desenvolve rapidamente. O plot é interessante e traz surpresas. Sub-tópicos que são apresentados durante a história tornam a leitura mais interessante e fazem o leitor pensar em um futuro não tão distante da humanidade. Ótima leitura.