Suicidas

Suicidas Raphael Montes

Resenhas - Suicidas

ManuCristani 10/05/2024

🤬 #$%!&
Eu simplesmente não tenho palavras pra esse livro! quando você acha que acabou vem mais um bomba! de verdade, não esperava esse final.
a leitura é muito fluída, os personagens são super desenvolvidos, a história te prende e tu não consegue parar de ler até descobrir oq realmente aconteceu! 5/5 ??

Isa Yukie 10/05/2024

Perturbador e surpreendente
O livro tem várias passagens extremamente desconfortáveis e de assuntos delicados, e como Raphael nunca decepciona, são todas muito detalhadas, então se você se não está acostumado pode ser um grande gatilho.

O fim do livro me chocou em todas as maneiras possíveis, e até agora fico pensando em como o Raphael consegue ter essas ideias para escrever.

Eu amei, recomendo demais.

hiirayy 10/05/2024

?Até que ponto realmente conhecemos as pessoas?? ?
Tentei resumir em uma única palavra, frase ou trecho esse livro... óbvio que foi em vão.

?Suicidas? se trata de um livro repleto de camadas, que me assustou por ser o primeiro publicado pelo autor, Raphael Montes, aos seus ?míseros? 22 anos.

É garantido ao leitor boas risadas e passagens muito fofas ou reflexivas (que você, brasileir@, irá se identificar). Mas também, irá ter ódio, nojo, tristeza e indignação.

Por ser o primeiro livro que leio do autor, não posso dizer com propriedade sobre seus traços únicos. Entretanto, ele é BEM incisivo e crítico com o modo que descreve as cenas em seu livro. Com uma facilidade absurda, ele transforma um personagem amável, em um sádico escroto.

A história é fragmentada em 3 partes:
? Um caderno de anotações, mais como um diário.
? Um livro (sim, um livro dentro do livro).
? Um áudio transcrito de maneira meio teatral.

Para evitar grandes spoilers, não irei me prolongar na história.

Acho que todos tem o direito de não gostar, pelo conteúdo pesado que é abordado, mas vamos combinar que é EXTREMAMENTE VICIANTE! Te prende do começo ao fim!

APENAS LEIAM!
Virou meu favorito??
PS: retiro o que eu disse no início da resenha. COMPLETO é o termo perfeito para essa obra!

TRECHOS DE CRÍTICAS:

?Como poderia haver justiça naquilo tudo? Fusca versus Hilux. Caixinha de fósforo versus aquela sala!?

?Até quando ia acreditar que um dia viveria dos livros? Sonhar com o sucesso literário em um país onde tão pouca gente lê? Não. Deixei de ser prodígio e passei a ser problema.?

?É impressionante a atração humana pela desgraça alheia. É legal ver o Fulaninho casar e a Beltraninha ter filhos, mas a notícia vende muito mais se o Fulaninho mata a Beltraninha e depois comete suicídio.?

TRECHOS DE SOBRE A VIDA:

?Escrever, por si só, já é uma tarefa árdua. O verdadeiro escritor sofre com os personagens, vive o texto que escreve. E, pior, ao mesmo tempo que mora em seu mundo imaginário, é severamente confrontado pelo mundo real.?

?Era a vida cobrando seu preço. E com juros.?

?Prefiro a paz que nos espera quando o coração para de bater.?

?O pôquer simula a vida. Às vezes você perde, às vezes ganha, mas o negócio é se manter lá, jogando?

?Homens não choram. Pouco importa a merda que esteja sua vida.?

TRECHOS PARA DEIXAR O CORAÇÃO QUENTINHO:

?No dia em que Deus estava inspirado para criar coisas boas, Ele criou as avós. Avós são aqueles seres perfeitos, simpáticos, dispostos a enfrentar nossos pais quando queremos continuar brincando ou comer biscoitos antes do almoço. Com o tempo, a avó se torna a melhor conselheira, um verdadeiro ombro amigo, a solução precisa para um neto desnorteado. Quem diria que velhinhas munidas de tricô e pantufas pudessem ser tão especiais??

?Por um segundo, voltaram os pensamentos e as sensações daquela época: a paixão secreta, cultivada silenciosamente por tanto tempo; as declarações de amor planejadas durante a noite; as palavras bobas que eu dizia para me arrepender logo depois.?
stephany :) 10/05/2024minha estante
concordo totalmente com sua resenha, e esse também é um dos meus favoritos ?

hiirayy 10/05/2024minha estante
me surpreendi muitoooo com esse?? acho q irei reler daqui um tempo kkkkk

Jessica1248 10/05/2024

É eita atrás de eita!
Terminei de ler esse livro hoje às 3h da manhã e ainda tô chocada com tudo o que rolou. Foi uma leitura bem pesada, mas não digo que foi ruim, só que a história é meio sombria, sabe? Lidar com o tema "de pessoas tirando a própria vida" não é fácil (quem já leu vai entender as aspas). A forma como os personagens são apresentados e vão se desfazendo é bem intensa. Teve hora que eu mesma precisei dar uma pausa porque tava difícil continuar. E o final, nossa, me pegou de surpresa total! Fiquei tipo ??? até agora sem reação. A escrita é tranquila, apesar de todo o conteúdo pesado, e o enredo segura a gente do começo ao fim. Mas se você for sensível, talvez não seja o tipo de leitura pra você, em certos momentos é necessário parar para absover tudo... No geral, pra quem gosta desse tipo de história, é um livro incrível, daqueles que mexem com a gente de verdade!

Clara :) 10/05/2024

2 meses que acabei esse livro e penso nele constantemente ainda
Foi uma leitura ótima, cheia de plot twist(embora eu ache as reviravoltas do raphael montes meio previsíveis) e repleta de gatilhos, o que tornou a experiência incômoda algumas vezes, mas creio que a intenção era justamente chocar - e funcionou

mayumi.maciel 10/05/2024

FRACO
Achei fraco e previsível, acho que existem muitos outros livros incríveis do raphael e infelizmente esse foi bem fraco e entediante. O fato das mães terem as mesma ladainha sempre, ficou parecendo uma novela, o drama ?deu preguiça, sério!!!!! Já esperava um desses finais e por isso não foi tão surpreendente. Porém sei que esse foi o primeiro livro do autor e que ele evoluiu muito!

Gabi.Shimako 09/05/2024

Totalmente maluco
Esse livro me fez sentir mil sentimentos.
super descritivo, cheio de cenas horrorosas que me fizeram passar ate meio mal lendo, eu suei, congelei, meu coração acelerava, eu fiquei com medo, eu fiquei com nojo, eu fiquei horrorizada? mesmo assim nao consegui parar de ler.
que livro horroroso e bom, serio. o primeiro do raphael montes e já acho esse cara completamente maluco. quero ler mais.

Manuela222 09/05/2024

Nota 7
Livro meio confuso mais interessante, lhe prende em algumas partes e é bem surpreendente, porém esperei mais dele. Um pouco cansativo

Kevin57 09/05/2024

CARAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAALLLLLHHHHHHHHHHHHHH*******
Que livro sensacional, é de uma habilidade surpreendente o Raphael transmitir todo aquele caos e sentimento para a leitura. Chegava momentos que eu tremia e soava junto dos personagens e olha que a arma nem estava na minha cabeça kkkkk.

Eu amei a construção de cada personagem, faltou uma mais completude para alguns personagens, mesmo havendo um motivo senti um ar de "falta mais", simplesmente surreal o plot final, eu JAMAIS pensaria em algo como aquilo, magnifico!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! O Raphael foi o meu ponta pé inicial nesse mundo da literatura e graças a isso vou ler mais livros desse homem.

beancaoliveira 09/05/2024

Papai Montes não decepciona
Surreal como todos os personagens desse livros são capazes de ter orquestrado tudo.
Falta muita terapia e empatia nesse povo aí.
Um livro com tantos gatilhos que eu ainda me impressionava com o próximo.
Por hora achei previsível mas depois vi que não era exatamente o que eu estava pensando.
ester ! 09/05/2024minha estante
tô lendo esse agora!!

beancaoliveira 09/05/2024minha estante
espero que goste!!!

lovesong 09/05/2024

Depois de uma longa caminhada de ressaca literária e uma queda de energia de vários dias, finalmente me rendi a mais uma leitura do raphael montes! e digo com clareza que não me dececpionei nem um pouco?

kai (taylor's version) 09/05/2024

Fiquei obcecada com a história desde o início e o final me deixou completamente em choque. perfeito demais!!!