Inverno do Mundo

Inverno do Mundo Ken Follett

Resenhas - Inverno do Mundo

@apilhadathay 02/12/2012

Super!
"Carla ficava com vergonha sempre que os dois se beijavam em público. Seus amigos achavam aquilo estranho: os pais deles não se comportavam daquele jeito. Certa vez, Carla dissera isso à sua mãe. A mulher rira com satisfação e respondera: 'No dia seguinte ao nosso casamento, seu pai e eu fomos separados pela Grande Guerra (...) passaram-se cinco anos até que eu tornasse a ver o seu pai. Passei todo esse tempo ansiando tocá-lo. Agora nunca me canso de fazer isso.'" (p. 12)

Este trecho reflete um dos pontos mais tocantes do livro: o mal que a Guerra causou às vidas de cinco famílias, de diferentes origens, mas de destinos ligados por eventos devastadores: os Americanos, os Galeses, os Russos, os Alemães e os Ingleses.

No segundo livro da Trilogia histórica "O Século", Ken Follet nos leva em uma viagem crível e detalhada pelo mundo, em um dos períodos mais fascinantes e revoltantes da nossa Era: os anos de 1933 a 1949, os mais turbulentos do século XX, quando as armas nucleares tomaram forma e se comprovaram como a pior invenção da humanidade; o tempo da fatídica ascensão de Hitler e Mussolini, e do furacão sócio-econômico e político causado pela Segunda Guerra Mundial.

Pelos olhos dos descendentes dos personagens do Livro 1, vemos que há algo mágico na precisão histórica do autor, e na forma como ele, unindo ficção e História, constrói cada figura humana; vamos além da experiência de leitura - este é um mundo vivo, com o qual o coração e as emoções interagem em tempo integral, seja rindo, chorando ou torcendo pelos nossos favoritos - aqui, preciso mencionar a memorável anglo-alemã Carla.

O maior destaque para mim, porém, é o próprio autor: Ken trabalha os mundos fictício e real de forma tão convincente, que é como se a história não fosse um romance, mas um relato, um documentário romantizado. Poderia ser um sobrevivente da 2ª Guerra contando um pouco do que ele, sua família, amigos e inimigos passaram. Como estivemos trabalhando a questão da Verossimilhança na aula de Estudos Clássicos, foi fantástico perceber que é uma qualidade própria deste livro.

Há algumas cenas mais calientes, portanto, não recomendo para crianças ;-)
O autor, que já conquistou fãs pelo mundo inteiro com o primeiro livro da trilogia, QUEDA DE GIGANTES, traça no livro 2 um panorama curioso das transformações humanas nos momentos de crise. É uma dica preciosa de leitura para as faixas etárias juvenil e adulta, especialmente, para os apaixonados por História.

"- Hoje de manhã, o embaixador britânico em Berlim entregou ao governo alemão um último aviso informando que, se o governo britânico não fosse comunicado antes das onze horas da manhã que eles estavam dispostos a retirar imediatamente suas tropas da Polônia, um estado de guerra passaria a existir entre nós.
A voz de Chamberlain se fez mais grave e mais oficial. Talvez ele não estivesse mais olhando para o microfone, e sim imaginando milhões de conterrâneos seus em casa, sentados junto aos aparelhos de rádio, aguardando suas temidas palavras.
- Devo lhes informar agora que nenhuma mensagem com esse teor foi recebida (...) e, consequentemente, ete país está em guerra com a Alemanha." (p. 308)

Você fica chateado quando liga o rádio e suas músicas favoritas demoram a passar? Ou rejeita a programação de domingo na TV porque é banal? Passa a maior parte do tempo livre na internet, em redes sociais? Que tal parar para conhecer esta história e saber o que milhões de pessoas passaram, quando os meios de comunicação vinham trazer notícias de guerra e de tempos sombrios?

O livro é emocionante, não há palavra que o descreva melhor. Se conhece essa parte da história, ou tem interesse em saber mais, é uma ótima dica de leitura.

Não li o primeiro livro, mas ele definitivamente entrou na lista o/

\\o Boas Leituras o//

Geraldo 18/11/2012

Inverno muito trágico!!!!
Segundo livro da Trilogia intitulado "O Século" e o autor nos coloca do lado de Adolf Hitler, Mussolini e outras figurinhas carimbadas deste periodo podre da humanidade, ou melhor, deste Inverno do Mundo.
A obra começa praticamente da página seguinte do primeiro livro "Queda de Gigantes", mostrando os efeitos da Depressão de 29 e suas consequencias nada favoraveis a economia da época.
Hitler com seus ideais, faz uma campanha avassaladora para reerguer a auto estima alemã derrotada na Primeira Grande Guerra.
As 5 familias apresentadas no começo da saga, reaparecem com seus descendentes, passando pelo ódio aos judeus, pela espionagem russa e pelo orgulho ferido de Pearl Harbor, tudo isso culminando nas grandes trágedias da metade do século XX.
Se eu tivesse o poder de julgar o autor Ken Follett, de uma nota de 0 a 10 eu daria 9, pois dois grandes acontecimentos foram apenas citados e não descritos. Estava ansioso por ver os russo libertarem Auschwitz e ver os horrores da bomba nuclear.
Mas o grande Ken é danado, terminou sua obra deixando seus leitores com uma gana absurda para ler o terceiro.
E que venha esse terceiro para fechar o século com chave de ouro.

Vera Mussi 13/11/2012

Uma bela análise
O livro apresenta a situação da segunda guerra de forma a fazê-la compreensível (se tal coisa é possível). É um belo panorama das muitas variantes das diversas forças que atuaram na ocasião.

Ana Paula 05/11/2012

Excelente livro!!

Uma aula de História!!

Bruno T. 27/10/2012

Inferior ao primeiro volume da saga
Antes de começar a leitura de "Inverno do mundo", decidi reler o primeiro volume da saga, "Queda de gigantes", a fim de facilitar a compreensão da continuação contida neste segundo volume.
Neste contexto, sinto-me à vontade para afirmar que o autor não conseguiu apresentar um trabalho à altura do anterior, principalmente nos primeiros (e chatos) capítulos do livro, que tratam das paixões juvenis dos protagonistas. Clichês não faltam: mulheres de belezas estonteantes, amores à primeira vista (mal se conhecem e já se amam), situações forçadas e por aí vai.
O livro melhora em sua segunda metade, quando a guerra mundial domina a trama, mas raramente consegue alcançar os níveis de qualidade do primeiro volume, talvez pelo fato da nova geração de personagens não ser tão interessante quanto a que a precedeu (a tal da Daisy, por exemplo, é muito chata).
Apesar de tudo, "Inverno do mundo" é um bom livro, mas apenas isso, e nem de longe lembra o grande Ken Follet de "Pilares da terra".
Helder 07/01/2013minha estante
Ainda estou esperando o preço desse baixar, mas sei que vou le-lo, pois sou fã do Ken Follett e adorei o primeiro livro.Mas vc acha necessário reler o primeiro ou dá para seguir em frente sem problema?

Bruno T. 07/01/2013minha estante
Helder: vai depender de sua (boa) memória.
Se você estiver se lembrando bem da trama do primeiro volume, certamente não precisará lê-lo de novo. Como minha memória já foi bem melhor, e havia lido o primeiro volume há mais de um ano, preferi a releitura. Abç.

Bebé 05/04/2014minha estante
Também achei, a migração dos personagens de quedas de gigantes, realmente ficou a desejar, mesmo a parte histórica que é bem mais rica de informação acabou ficando em segundo plano, deixando os romances dos personagens quase que padronizados, mas valeu, alguém sabe quando vai sair o terceiro?

Bruno T. 05/04/2014minha estante
Olá, Bebé. Por ocasião do lançamento do primeiro livro da trilogia, "Queda de gigantes", em 2010, li que as continuações ocorreriam em 2012 (e, realmente, "Inverno do mundo" foi lançado em 2012) e em 2014. Portanto, é provável que ainda neste ano o terceiro volume da trilogia seja publicado.

Babi 15/10/2012

Fantástico!
Leitura maravilhosa! Mais uma vez o Ken Follet não decepciona e apresenta uma continuação a altura do primeiro livro ( '' Quedas de Gigantes''),
Dessa vez conhecemos a história dos descendentes do volume um e como suas vidas se relacionam, em um período em que há o crescimento do totalitarismo na Europa, o entre guerras e por fim a Segunda Guerra Mundial. É impressionante ver como homens como Hitler , Mussolini, e Stalin conseguiram mudar a realidade de todo o planeta! SIMPLESMENTE MARAVILHOSO esse livro. VALE CADA CENTAVO!

Hélio 13/10/2012

Excelente! Realidade e ficção se fundem novamente em uma trama primorosa! Follett consegue a façanha de superar a grandeza do primeiro volume dessa sensacional trilogia! Ansioso demais para ler o próximo!!!

Iana soares 12/10/2012

Fantástico!!!
Livro fantástico e viciante com personagens apaixonantes, cenários muito bem descritos e detalhados. Esses são alguns dos elementos que fazem você se sentir dentro da história. A mistura de personagens fictícios e personagens que realmente existiram só serve para deixar a história ainda mais interessante e encantadora.
Algumas partes foram um pouco cansativas para mim, mas a grande maioria me deixava com mais vontade de ler.
Achei o segundo livro da trilogia melhor que o primeiro. Talvez por ser uma parte da história que me interesse mais.
Fiquei decepcionada que alguns dos personagens do "Queda de Gigantes" não foram muito citados, mas entendo que o foco deste livro são os descendentes do primeiro.
Como sempre Ken Follett arrasou.

Márcio_MX 09/10/2012

Inverno do mundo, alvorecer dos nossos tempos
Segundo livro da trilogia O Século.
Ken Follett consegue nos colocar em uma máquina do tempo. Viajamos para o período da segunda guerra mundial. Suas descrições de personagens históricos e o detalhamento dos fatos que ocorreram na época são tão verossímeis que ao ler o livro nos sentimos espectadores em tempo real, testemunhas que não podem interagir com os personagens (apesar de muitas vezes, querermos lutar ardentemente ao lado dos justos ou dar conselhos para os que são observados). Follett mescla brilhantemente a ficção com a realidade, fruto de sua experiência, principalmente em livros consagrados de espionagem e guerra como O buraco da agulha e A chave de Rebeca.
Aproveitando o período mais instigante da humanidade, onde os homens foram submetidos a importantes decisões, a situações dificílimas e a mudanças radicais em nossa sociedade, o autor traz uma completa amostragem de seres humanos com todas as suas variações de caráter e personalidade. Ele expõe todos os sentimentos que somos capazes, que vão do amor verdadeiro ao extremo ódio e da luta por uma sociedade mais justa usando qualquer sacrifício para obtê-la, até as mais vergonhosas e humilhantes violências físicas e psicológicas praticadas para se atingir o poder e a riqueza.
Aqui temos a oportunidade de matar as saudades de muitos personagens de Queda de gigantes e conhecer seus herdeiros, responsáveis pela continuidade da saga de suas respectivas famílias que apesar de distanciadas geograficamente entre Estados Unidos e Europa, são ligadas em vários pontos pelo destino gerado na mente criativa do escritor.
A leitura é obrigatória e acredite que as 880 páginas que a princípio parecem ser um grande número, no final se tornam insuficientes para tamanho prazer que o livro traz.
O Inverno do mundo é o verão da alma de Ken Follett
Iana soares 09/10/2012minha estante
sempre fico órfã dos personagens do ken follett.