Inverno do Mundo

Inverno do Mundo Ken Follett

Resenhas - Inverno do Mundo

Gisele Alves 16/08/2020

O Autor conseguiu fazer um livro ainda melhor que o primeiro da Trilogia O Século, Queda de Gigantes. Nesse ele relata a 2a. Guerra Mundial aos olhos dos filhos dos personagens do 1° livro. As atrocidades cometidas por Hitler, o papel da União Soviética para derrubar os nazistas, a participação dos Estados Unidos e dos outros países. A luta vivida pelas mulheres fortes é de uma descrição impecável. Valeu cada página lida.
Fran 12/09/2020minha estante
Tão feliz que você gostou... É uma leitura incrível.

Maria Carolina 18/03/2013

=O
Eu sempre gostei das histórias sobre as Grande Guerras que aconteceram no Mundo. E esses dois livros me deixaram ao mesmo tempo maravilhada com os detalhes, as reviravoltas, com a população querendo uma coisa melhor para eles, ao mesmo tempo me deixou realmente triste, passada, com a crueldade de alguns, com a falta de respeito pelo ser humano, independente se for Judeu, Negro, Gay, Idosos, Mulher, Criança, essas pessoas como Hitler nem o Diabo quer, porque é pior que ele. E vou repetir a Bomba atômica deveria ter sido lançada na Bunda do Hitler desse filho da Puta (me perdoe o palavrão não aguento). Ta eu sei que os Comunistas também foram crueis, mais o que a SS fez foi desumano, cruel.
Sei que os personagens do Autor são fictícios, mas me apeguei a eles, chorei junto com eles, fiquei com raiva com eles, e já estou sentindo falta deles.
Essa trilogia já se mostra uma aula de História sobre o Mundo e sobre os Personagens Históricos daquela época.
Semiramis 18/03/2013minha estante
Ai Carol, não vejo a hora de voltar a ler os livros do Ken...
Acho que o terceiro livro dessa trilogia ainda não saiu nem nos EUA, né não?
Dá uma ansiedade,rsrsrs
bjs

Joine Farias 02/02/2017

Incrível
Apesar dá agonia que é ler em detalhes o que a guerra causou as pessoas, é sempre bom adquir cada vez mais conhecimentosa respeito dos fatos históricos presentes na história do mundo. Ken Follet torna essas coisas possíveis. "O Inverno do Mundo" assim como "Queda de Gigantes" nos proporciona um ponto de vista do magnífico épico sobre o heroísmo na Segunda Guerra Mundial e o despertar da era nuclear. E o mais interessante é que as gerações das cinco famílias do primeiro livro continuam se encontrando se envolvendo por inteiro nos momentos mais marcantes da história. A sensação que dá é que já conhecemos os personagens desde sempre!
Juba 02/02/2017minha estante
Bela resenha meu bruxo ;)

Inspirações Literárias 08/09/2020

Historicamente atual e intenso
Batendo palmas de pé!

Ken Follett possui o talento admirável de nos possibilitar a vivência intensa e atual da história mundial como se estivéssemos vivendo a nossa própria historiografia.

Essa trilogia são aqueles livros que precisamos, sem dúvida, lermos antes de morrer.

Gratidão ao autor pela generosidade de compartilhar seu talento.
Natália 08/09/2020minha estante
Estou amando tbm. Que autor, minha gente!

Paulo 22/10/2016

Livro Otimo!
Inverno do Mundo, segundo livro da trilogia "O Século", o livro é muito bom para quem tem um conhecimento superficial em historia da segunda guerra mundial, mas não é tao bom para quem já é aprofundado, como eu, confesso que o livro me decepcionou, primeiro porque esteve uma boa parte do livro, focada em romance, e historia em si teve pouco, segundo porque achei que mostraria coisas mais aprofundadas, com por exemplo a invasão nazista em Stalingrado, e a maior guerra de tanques da historia, mas não houve, mas o livro é realmente envolvente, com uma leitura fácil, mas espero que o terceiro livro seja mais aprofundado em historia do que este...
Paulo 22/10/2016minha estante
Teve uma coisa interessante neste livro, que eu gostei bastante, que foi o fato de Ken Follet não glorificar o nazismo e criticar o comunismo, ou vice versa, ele mostrou com clareza que os dois regimes são igualmente horríveis, que não se deve mais haver governos assim, pois são tudo farinha do mesmo saco!

Éricson 26/02/2014

Livro de leitura fácil
A história está se desenrolando bem, e os personagens são de personalidade corriqueira. Ponto negativo: possui muitos romances e jovens que se apaixonam a primeira vista por moças de olhos azuis. Esperava um livro mais político e diplomático.
Peregrina 12/03/2014minha estante
Eu gostei muito do livro, mas é inegável que esse focou muito nesses "romances e jovens que se apaixonam a primeira vista por moças de olhos azuis" ao invés da política e das relações diplomáticas. Eu gostei muito do livro, mas prefiro o primeiro justamente por causa disso

Adriano F. Zwierzykowski 04/09/2014

Sensacional!!!
Sem muitas enrolações... Esse livro consegue ainda melhor que o primeiro da trilogia "Queda de Gigantes". Inverno do mundo é um P*** livro que nos prende na leitura desde a primeira página, diferente do livro anterior que tinha alguns momentos meio monótomos, Follet corrigiu isso e nos brindou com essa verdadeira obra de arte que também é uma colossal aula de história. E agora que venha o ultimo livro, Eternidade por um fio que terá como pano de fundo a Guerra Fria. Só posso dizer uma coisa: Que a data de lançamento chegue o quanto antes!!!!
(Luh) 29/04/2015minha estante
Puxa vida, heinnn cara.

dani 07/04/2013

[Livro] Inverno do mundo – Ken Follett
Aproveitando o tema deste mês do desafio literário, que em abril é uma ou mais das quatro estações no título, decide escolher um livro que estava morrendo de vontade de ler, Inverno do Mundo, segundo volume da trilogia O Século.
Se em Queda de Gigantes Follett ganhou meu coração, em Inverno do Mundo ele o arrancou. Trocando a suavidade do primeiro livros por cenas duras e cruas Follett mostra que a guerra não poupa ninguém.
Seguindo a linha temporal do primeiro livro, neste segundo o ambiente tratado é logo após a crise de 1929, com a ascensão do nazismo e do fascismo e a Europa tendo que lidar com esses regimes políticos, Follett ainda continua com o mesmo elenco de personagens usado anteriormente, porém o foco agora é a próxima geração, os filhos dos personagens das famílias anteriores.
Tenho que dizer que me apaixonei pelo Queda e com isso estava morrendo de medo com a leitura de Inverno do Mundo, com medo de me decepcionar, de não conseguir me apegar aos personagens como me apeguei aos anteriores (Ethel \o/) mas além da felicidade de ainda poder ler sobre suas vidas tive uma feliz surpresa com os novos personagens que apareceram e que ganharam um espaço só seu em meu coração, pois além de criar novas histórias e personagens, eles não são uma repetição da geração anterior, mas sim únicos, com suas próprias personalidades e ocupando seus espaços na narrativa. Outro aspecto que foi mantido é que os cinco núcleos ainda se encontram e as suas vidas ficam cada vez mais entrelaçadas.
A narrativa desse livro merece uma observação especial, primeiro por ter me surpreendido, quando se pensa que um autor não pode mudar durante uma série vemos que Follet muda e que faz isso de forma magistral, e segundo que com essa mudança ele cria uma densidade em sua narrativa que é nova para o leitor da série, quase uma sombra de medo e tensão durante toda a leitura, Follett torna sua escrita mais dura, realista e crua, sim ainda há o romance, mas ele agora está regado de tragédias e dor e isso simplesmente enriquece muito mais a história.
Tive a sensação que o autor quis mostrar o como a Segunda Guerra e o nazismo/fascismo foram muito mais duros que os problemas enfrentados na Primeira Guerra e isso foi passado em sua narrativa, como disse na resenha anterior, Follett humaniza fatos históricos tornando conhecimentos mais palpáveis e não apenas algo que aprendemos na aula de história, e essa humanização continua neste segundo volume, e é exatamente por isso que ele usa de recursos que quase não foram usados, como maior descrição de desastres e mortes.
A linha histórica é muito boa, aborda todos os grandes eventos, a ascensão do nazismo, o fascismo na França e Espanha, a guerra na Espanha, culminando na Segunda Guerra Mundial e todos os aspectos que a envolveram se encerrando no início da Guerra Fria. Fiquei feliz por poder ver vários fatos que só tinha visto superficialmente na aula de história. Uma curiosidade que achei bem interessante é que diferente do primeiro livro em que todas as tramoias políticas foram exploradas com afinco, o foco neste segundo tomo é o serviço de espionagem, que foi longamente usado durante a guerra.
Follet conseguiu me ganhar ainda mais, fazendo com que eu me encantasse por mais personagens e renovando sua linha narrativa com novas histórias e novas abordagens. Agora é esperar ansiosamente pelo terceiro livro.

Tom 06/05/2013minha estante
Resenha muito boa. Parabéns!

Dri - @leiturainsone 29/06/2017

Achei fraco
Tendo lido o primeiro livro da trilogia em que o autor se utiliza de personagens diversos para aprofundar os fatos históricos além de mostrar certas perspectivas da primeira guerra, incluindo o dia dia no front, esperava um melhor aproveitamento dos fatos nesse segundo volume. Esperava que o autor se utilizasse de uma família judia pra falar dos mals tratos nos campos, por exemplo. A questão das bombas atomicas lançadas no Japão foi tratada bem levemente. Nesse volume foi dada mais importância aos relacionamentos amorosos entre os personagens, seus dramas existênciais e frustrações políticas, do que o desenrolar dos fatos históricos. Já de início me decepcionei com a narrativa da Alemanha pré nazista pela perspectiva de uma criança... Por mais que a premissa seja de um romance histórico eu realmente esperava algo mais além de uma estrutura típica das novelas da Globo.
Matheus 06/11/2019minha estante
O primeiro tinha uma conclusão boa (a ideia desastrosa de patrocinar a Revolução Russa). No segundo, foi como se tivessem esquecido isso.

Bruno 27/10/2014

A Guerra retratada em detalhes
As cinco famílias continuam a saga neste período peculiar de guerra. O autor entrelaça os personagens de modo que os encontros não pareçam forçados, sendo que a história é muito verossímil pois retrata com fidelidade o período da ascensão do nazismo na Europa. Só achei que neste livro foi dado muito mais ênfase no desenvolvimento dos personagens do que em Queda de Gigantes (não que isso seja ruim, pelo contrário), enriquecendo o enredo e apresentando de forma mais dinâmica os acontecimentos que culminaram na Segunda Guerra Mundial.
O livro retrata com fidelidade uma Alemanha prepotente que tenta esconder o fracasso da invasão à Rússia, e o apoio dos japoneses dá novo fôlego à Guerra. As cinco famílias são totalmente afetadas pelo conflito, cada uma ao seu modo, devido ao lado em que seus países estão lutando. Principalmente os Peshkov, russos que têm um papel crucial no andamento da história.
Uma das partes que mais gostei, é a que retrata o turbilhão político gerado pelos ataques a Pearl Harbor, quando a nação americana se prepara para um revide à altura. O enriquecimento de urânio começa a ser posto em prática para produzir a primeira bomba atômica na "corrida" armamentista por este tipo de tecnologia.
Um detalhe muito interessante: o autor conta com riqueza de detalhes o pós guerra que, com a derrota da Alemanha Nazista, logo em seguida já teve início a tensão que acabou por deflagrar a famosa guerra fria. Enfim, Ken Follet sabe demonstrar com maestria os horrores da guerra e como ela refletiu nas vidas de pessoas comuns em todas as frentes de batalha, do triunfo nazista durante a invasão da Polônia ao golpe final dado pela União Soviética na invasão da já decadente Alemanha. As 880 páginas do livro podem assustar, mas a história flui de tal maneira que o livro não se torna cansativo, pelo contrário, poderia ter muito mais páginas.
Recomendado para os fãs de histórias na segunda guerra mundial.
Silvia 27/11/2014minha estante
Sou fã de Ken Follet :)

Nalu 27/04/2016

maravilhoso.
thais.moore 27/04/2016minha estante
ta na minha listinha rs

Roberto.Suga 07/11/2015

Fantástico!
Fantástico este livro! Para quem quer conhecer a história da Segunda Guerra Mundial é um prato cheio! Eu particularmente gostei desse mais do que o primeiro!
Hester1 07/11/2015minha estante
Sabia que gostaria. Esta trilogia é fantástica. O terceiro é um tnto diferente e parece nao tao bom quanto os dois primeiros, mas era outra é época; guerra fria, pós-guerra etc. Eu, geralmente, nao gosto de séries e trilogias, mas esta eu amei.

robertodante.grimello 15/01/2015

Aprender história de forma simples
Livro excelente, mas deixa a desejar em relação ao primeiro. Os fatos históricos foram, de certa forma, ofuscados pelo cotidiano das personagens. A descrição de assassinatos nazistas em campos, as artimanhas de Hitler para chegar ao poder, os sentimentos em batalhas de Guerra, as angústias dos espiões, a ascensão da mulher na sociedade, o ataque a Pearl Harbor, a guerra civil espanhola e as atrocidades geradas pelo homem na segunda guerra são marcantes neste livro. Frustrante foi o fato de não terem criado uma personagem ligada diretamente a Hitler, o final da guerra e o ataque de Hiroshima serem relatados em menos de um parágrafo, a falta de detalhes em batalhas, invasões importantes e da saída da Itália na guerra, além de não mostrar a crise de 29. Principal lição: a democracia é realmente a melhor opção frente à ditadura imposta pelo fascismo e comunismo do século XX. Como relata ao final: “os americanos se referiam aos eleitores da mesma forma que os russos se referiam a Stalin: ‘Certos ou errados, tinham que ser obedecidos. ’”
Volnei 16/01/2015minha estante
Para quem fez ou faz história o livro é bem interessante pois mostra bem o cotidiano daqueles que vivenciaram a segunda guerra . Ele não traz muitos detalhes históricos precisos justamente poque não é esta a intenção do autor mas nos dá uma boa ideia do que foi a guerra para os países que a enfrentaram.

Silvia 09/03/2022

Leitura obrigatória para amantes de bons livros
Essa trilogia diria que é uma leitura obrigatória para amantes de bons livros. Neste segundo volume, as famílias se deparam com as mazelas da 2a guerra mundial.
salatiel 12/03/2022minha estante
otima trilogia, nos da uma visao de camarote de vários acontecimentos históricos

Márcio_MX 09/10/2012

Inverno do mundo, alvorecer dos nossos tempos
Segundo livro da trilogia O Século.
Ken Follett consegue nos colocar em uma máquina do tempo. Viajamos para o período da segunda guerra mundial. Suas descrições de personagens históricos e o detalhamento dos fatos que ocorreram na época são tão verossímeis que ao ler o livro nos sentimos espectadores em tempo real, testemunhas que não podem interagir com os personagens (apesar de muitas vezes, querermos lutar ardentemente ao lado dos justos ou dar conselhos para os que são observados). Follett mescla brilhantemente a ficção com a realidade, fruto de sua experiência, principalmente em livros consagrados de espionagem e guerra como O buraco da agulha e A chave de Rebeca.
Aproveitando o período mais instigante da humanidade, onde os homens foram submetidos a importantes decisões, a situações dificílimas e a mudanças radicais em nossa sociedade, o autor traz uma completa amostragem de seres humanos com todas as suas variações de caráter e personalidade. Ele expõe todos os sentimentos que somos capazes, que vão do amor verdadeiro ao extremo ódio e da luta por uma sociedade mais justa usando qualquer sacrifício para obtê-la, até as mais vergonhosas e humilhantes violências físicas e psicológicas praticadas para se atingir o poder e a riqueza.
Aqui temos a oportunidade de matar as saudades de muitos personagens de Queda de gigantes e conhecer seus herdeiros, responsáveis pela continuidade da saga de suas respectivas famílias que apesar de distanciadas geograficamente entre Estados Unidos e Europa, são ligadas em vários pontos pelo destino gerado na mente criativa do escritor.
A leitura é obrigatória e acredite que as 880 páginas que a princípio parecem ser um grande número, no final se tornam insuficientes para tamanho prazer que o livro traz.
O Inverno do mundo é o verão da alma de Ken Follett
Iana soares 09/10/2012minha estante
sempre fico órfã dos personagens do ken follett.