Para Sempre Alice

Para Sempre Alice Lisa Genova

Resenhas - Para Sempre Alice

sirlani.lopes 22/06/2021

Perfeito!
De uma extrema sensibilidade esse livro, já tinha visto o filme há muitos anos atrás e já havia gostado muito. De leitura fluida e muito envolvente apesar de tratar um tema muito pesado.

Karyn 19/05/2023

Para Sempre Alice
É um livro que trata de um assunto delicado de uma forma muito linda. Acompanhar a Alice do momento do seu diagnóstico em diante é muito interessante. Ver como ela lida com as situações e como de uma certa forma, ela passa a apreciar o presente.
Eu achava que seria uma leitura muito mais triste do que ela realmente foi. Achei inspirador ver como a personagem e os familiares se adaptaram a situação, e aprenderam a amar a Alice de uma nova forma. E ela, simplesmente foi perfeita (do seu próprio jeito) do início ao fim.

Gabi 15/08/2023

Angustiante
É um livro forte que te prende e consegue transmitir os sentimentos da Alice e família. Fiquei muito angustiada quando ela esquecia das coisas e ficava perdida e é triste ver como as famílias lidam com isso.
Esperava um final melhor, mas o livro é muito emocionante, dá pra sentir certinho o que uma pessoa com essa doença passa !

Dinha 23/10/2022

Mal de Alzheimer
Acompanhar a história de Alice foi extremamente impactante para mim. Verdadeiramente, coloquei-me no lugar da personagem.

A princípio, a postura de alguns personagens me irritou profundamente, mas conforme a história foi e evoluindo, percebi a humanidade em cada um. Pessoas sujeitas a falhas e a posturas equivocadas (ou não, depende do ponto de vista) frente a situações tão difíceis quanto a que assolou a personagem principal e sua família.

Aprendi muito com esse livro.

Porém, em alguns momentos a história ficou meio arrastada e o final foi muito rápido, o que me fez tirar meio ponto na avaliação.

Apesar disso, valeu a pena a leitura, recomendo!

M@ri 16/07/2009

Para sempre e todo sempre
Estou procurando Alice aqui em casa, quero encontrar com essa mulher que venceu com dignidade uma doença que não pôde prevenir ou curar. Um livro fantástico. No começo, não estava gostando do livro, muitos diálogos, ainda não tinha me envolvido com a história. Páginas e mais páginas mergulhei em uma história que me senti uma personagem. Eu estava lá, tenho certeza. Estava com Alice, olhando nos seus olhos e torcendo muito por ela. Ela tem uma fã, um livro agora na estante que será divulgado e admirado por mim sempre. Pois Alice, é para sempre.

Sem mais palavras, o livro é excelente, lindo, tocante e especial!

Lipe 04/05/2020

O livro mais sentimental e melancólico que li
Eu comprei esse livro com intenção de saber mais sobre a doença de Alzheimer e a convivência com ela, já que um amigo muito próximo convivia com uma pessoa que havia a doença, mas ao terminar, recebi um aprendizado para a vida.
O livro, além de ser uma leitura agradável e calma, tem uma estrutura fantástica. Você se põe no lugar da Alice, a protagonista, e se põe no lugar da família dela. O livro é gradual, dando alguns saltos temporais, conseguindo mesmo assim desenvolver a história. Existem momentos de felicidade, tristeza e reflexão. Hora ou outra, escorrem lágrimas em determinados eventos da história, e elas são naturais. São sentimentais.
Depois de terminar o livro, fui assistir o filme para vislumbrar o livro fantástico em um vídeo cinematográfico, mas abandonei o filme pois, de longe, não transmite 70% do que o livro passa. É um livro que eu recomendo a todos.

Obs.: uma música ótima para ouvir enquanto lê é Spiegel im Spiegel, versão piano e violino.

Gleicy 13/04/2021

Amei demais
Muito sensível e ao mesmo tempo tenso.
Gostei muito de como o livro descreve o Alzheimer, agora tenho uma ideia totalmente mudada da pessoa que tem a doença. Alice é uma personagem extremamente sensata, racional, incrível e forte. Foi muito bem escrita. :)

Giu 25/08/2021

Impactante
Nunca vi ninguém falando desse livro, ele é muito impactante, entramos na história de cabeça e nos emocionamos muito, eu sinceramente amei esse livro! E o filme tbm é mt bom

sulapiesan 25/07/2021

Medo do futuro
Ler este livro na idade em que me encontro e tendo vivenciado a demência de minha mãe, também Alice, causada pela síndrome, abordada na história, foi assustador. As páginas mais pareciam um espelho a minha frente, preste a se embaçar. Não posso avaliar isentamente seu conteúdo, mas posso afirmar que ele é muito verdadeiro e contundente. Mexe com as emoções e nos leva à reflexão, principalmente sobre os relacionamentos familiares e o significado da vida. Deu origem a um filme, que na minha opinião, não conseguiu passar a intensidade da obra literária.

Ca Melo 10/06/2020

De cortar o coração...
Provavelmente muitas pessoas conhecem essa história por conta do filme, mas eu queria ter primeiro a experiência mais aprofundada com o livro. Eu recebi a minha edição por uma troca no Skoob no ano passado e nem tinha ideia de quando eu leria. Até que olhei o livro na minha estante, como quem não quer nada, e quem disse que eu conseguia parar de ler?

Acho que a minha experiência se deu principalmente pela escrita envolvente da autora Lisa Genova. Em pouco tempo eu lia quase 60, 70 páginas de uma só vez. O que também é surpreendente, visto que por acaso descobri que a autora é neurocientista e trouxe diversos aspectos sobre a doença de Alzheimer, inclusive tem vídeo dela no TedTalks.

E difícil não admirar o trabalho dela também como escritora de romances! O livro é narrado em terceira pessoa e cada capítulo corresponde a um mês, o que nos faz acompanhar o desenvolvimento da doença num curto espaço de tempo.

A doença de Alzheimer é uma das doenças que eu mais emocionalmente tocada quando leio sobre. Essa é uma doença que não significa apenas o esquecimento, mas essencialmente a identidade de um ser humano. Para sempre Alice me tocou ainda mais por trazer um caso raro da doença: quando atinge a pessoa precocemente. Alice acaba de completar 50 anos e precisa lidar com essa realidade que acaba com a sua vida. Ser diagnosticada com uma doença degenerativa e fatal faz com que esta mulher passe a perder todas as suas conquistas, principalmente as profissionais. Assim como a autora, Alice é cientista renomada da Universidade de Harvard, ela tem livros sobre as suas pesquisas e dá diversas palestras em todo o mundo, justamente na área da Linguística.

>>> Resenha completa no blog!

site: https://abookaholicgirl.wordpress.com/2020/06/02/resenha-para-sempre-alice-de-lisa-genova/
Geovana Rodrigues 10/06/2020minha estante
Tem tempo que quero ler esse livro, mas falta coragem. Minha vó paterna tem Alzheimer, e foi meio precoce também. E vem avançando rápido. É tão triste ver a pessoa se perdendo. Ela já não me reconhece, as vezes o meu pai. Acaba com a pessoa e despedaça os que a cercam

Ca Melo 11/06/2020minha estante
Poxa Geo ??

17/01/2021

Para sempre Alice
Como foi difícil ver uma mulher tão independente decair devido sua condição. O livro aborda a dificuldade pra quem tem e pra quem acompanha quem tem Alzheimer. A pessoa vai se perdendo e escapando por entre seus próprios dedos e aqueles que convivem diretamente também se vêem perdendo uma pessoa muito amada e querida. Narrativa tocante e emocionante. Recomendo a leitura!

Ester 29/05/2020

Sinceramente, eu chorei horrores lendo esse livro. Essa leitura flui de uma maneira... E quando você se depara, lá está você, mergulhando livro a fora.
Me encanta a forma que Lisa trouxe a história de Alice. Como ela mostra o quão importante são os laços familiares, e que a vida deveria ser vivida intensamente. Eu simplesmente ADOREI. Ainda estou tentando discernir essa leitura. E já espero por mais livros desta autora.

Angs 25/03/2022

??????????
Meu senhor amado me acode que eu tô desidratando de tanto chorar. Alice mulher, eu quero te guardar num potinho. Eu sabia que a doença de Alzheimer é destrutiva. Mas não sabia tinha consciência do quanto.

Dois anos cara, em dois anos uma doença conseguiu acabar com uma mulher brilhante. Normalmente eu me considero uma pessoa que não chora fácil, mas meu pai, eu tô chorando até agora.
Acompanhar o declínio da Alice, a mente de uma mulher tão inteligente, tão incrível foi de partir meu coração. Cada piora no quadro dela me doeu e como o próprio título já diz: Quando não há mais certezas possíveis, só o amor sabe o que é verdade.
Cantinho dos livros 25/03/2022minha estante
Eu terminei essa leitura no chão! Ele está na ala especial da estante! ??

Angs 26/03/2022minha estante
Foi pra minha lista especial também

Mari 28/08/2020

Que história. Emocionante!!!
Uma história que faz a gente sofrer junto com a protagonista. O livro vai abordar uma história emocionante sobre uma mulher bem sucedida profissionalmente descobre que aos 50 anos foi diagnosticada precocemente com a doença de Alzheimer. Vamos acompanhar aqui desde os pequenos sinais até a evolução desta doença.

MellNavarro 15/04/2020

"-Sinto saudades de mim.
-Também sinto saudade de você, Ali. Muita.
-Nunca planejei ficar assim.
-Eu sei."
Eu queria ler esse livro desde que assisti o filme aleatoriamente. É um livro muito lindo e delicado. A instalação do Alzheimer é mostrada em todas as suas facetas duras e inocentes até, tudo sendo acentuado pelo fato de ser precoce. É uma leitura emocionante, que ao mesmo tempo que gera apertos no coração, também o aquece. Super, super recomendo!