Bom Crioulo

Bom Crioulo Adolfo Caminha

Resenhas - Bom Crioulo

J.Vitor 26/10/2023

Eu raramente leio clássicos, mas vez ou outra costumo me aventurar, e esse aqui me surpreendeu, tendo uma premissa pouco comum, considerando a época em que foi lançado. Inicialmente eu senti uma familiaridade com o personagem, tendo uma vida miserável e fugindo para conseguir algo melhor, só que conforme foi passando, algumas atitudes dele me deram certos gatilhos, e meio que peguei uma certa antipatia, mas não nego que todos aqui foram excepcionalmente bem trabalhados. A leitura é fluida, rápida, um pouco complexa (devido aos termos rebuscados e antigos), mas eu amei a experiência de conhecer essa história, o final me entristeceu e revoltou, mas posso dizer que é um livro para aprender e refletir, indico.

maria 23/10/2023

Sei la que nome dar
Na escola houve uma apresentação sobre esse livro no ano passado e eu quis ler pois achei interessante ser o primeiro livro gay do brasil. até que gostei...

Delma 08/10/2023

Bom crioulo
Amaro, um ex-escravo que trabalha como marinheiro, se apaixona por Aleixo, um grumete loiro, jovem e belo, de olhos azuis... Gostei da narrativa e a história me surpreendeu.

ytalodamata 17/09/2023

Bom crioulo
Sinceramente? não foi uma leitura que me cativou. Eu o li com muito fogo no olhar - realmente com vontade - mas a história em meio aos mares apagou minha chama por esse livro. Os personagens são cativantes. Tinha tudo para vingar, mas de certa forma não vingou.

mari 23/08/2023

Não sei pq eu enrolei tanto pra começar esse livro. É pura emoção e descreve bem as situações, foi e é revolucionário. Conta uma história diferente, com personagens diferentes e o fim é tão, tão, tão rápido que você não acredita. Esse livro aborda o relacionamento entre pessoas, às vezes meio tóxico, mas por incrível que pareça sempre sendo muito real. Antes de ler é necessário saber sobre os temas que serão abordados, já que alguns podem ser tópicos de gatilho.

Memy 12/08/2023

DETESTEI
Talvez eu não seja culta o suficiente pra entender essa obra, mas achei horrível. naturalismo não é pra mim
N.I.X. 12/08/2023minha estante
O livro é ótimo e a naturalismo foi a melhor escola, de longe

Memy 12/08/2023minha estante
beleza

Vitor 10/08/2023

Ágil e envolvente?
A leitura é ágil. Com uma fluidez que não vemos com frequência em grandes clássicos. Mesmo esse sendo esquecido e escanteado devido ao tema e a época em que foi publicado.

Homossexualidade, pos abolição, Marinha? Temas que se cruzam e entrechocam uma trama ?moderna? demais para o século XIX, parece até uma obra atual, ou uma provocação à época em que foi escrita.

Mesmo ?provocando?, a história também é carregada da visão de 1895, em que o negro ainda sobrevive a abolição e seus resultados , tanto de figurada ?liberdade? quanto do preconceito.

Soma-se a relação entre mesmo sexo, que escandalizou a sociedade e era vista de forma abominável num Brasil de alguns anos?

Maria 25/07/2023

O ?bom? crioulo?
Esse livro é bem diferente do que eu esperava. É uma leitura às vezes cansativa, mas rápida. Trata de temas BEM polêmicos e tem um final bem surpreendente

Nicole.Delfrate 20/07/2023

Um bom clássico para começar
Bom crioulo é um livro curto, não diria que é de fácil leitura principalmente para quem não esta acostumando, tem muitas palavras difícil e termos sa marinha, mas aos poucos você vai pegando o significado e se acostumando com o modo de escrita, recomendo super.

soubarroca 14/07/2023

Bom Crioulo, de Adolfo Caminha
100% naturalista
Adolfo Caminha dispensa todos os preconceitos da época e trata como "natural" um relacionamento entre dois homens em pleno século XIX.

O autor molda os personagens conforme preceitos deterministas e, vistos sob o olhar de hoje, sexistas e homofóbicos.

Aleixo, enquanto se relaciona com Amaro, é retrato como uma figura "feminina", tendo traços delicados e formas curvilíneas. Em um segundo momento, quando passa a se envolver com D. Carolina, Aleixo começa a ser apresentado de maneira voltada aos padrões andrógenos.

Esso pensamento não é da época apenas e pode ser visto até hoje quando há a uma "imposição" para que casais homoafetivos se encaixem na heteronormatividade.

Sem falar que o relacionamento entre os dois marinheiros era extremamente abusivo, recheado de manipulação, ciúme doentio e violência sexual.

Entendo que o romance faz parte de uma escola literária que pregava esses pensamentos evolucionistas e deterministas e que a proposta geral era de denúncia, mas isso não cabe mais nos valores contemporâneos.

Vamos reservar seu espaço como obra renomada da época, apenas.

beca 11/07/2023

É um livro curto, tranquilo de ler e fácil de entender. O que mais chama atenção são os temas abordados que são até hoje discutidos. Para quem tem tempo e interesse, vale a pena.

Katia.Borges 10/07/2023

Sobre a atualidade de Bom Crioulo
Bom Crioulo, de Adolfo Caminha, aborda temas atuais a despeito de ter sido publicado em 1895 : além do relacionamento homoafetivo, o fato de o personagem principal ser negro e a crítica às instituiçoes miliares.

Na época em que foi lançado, o livro causou burburinho. Os motivos atravessam as temáticas citadas e o perfil branco, heteronormativo e burguês que compunha a maior parte da crítica especializada. Acusado de imoral por tocar num assunto que naquele contexto histórico era proibido, o próprio autor se defendeu da acusação afirmando que longe de apoiar o sexo entre dois homens, o seu livro seria uma espécie de contribuiçao à ciência que atestaria os efeitos nefastos da ?pederastia? sobre o caráter humano.

Se julgamos com os olhos de hoje é possivel apontar Adofo Caminha como homofóbico. Mas numa época em que os discursos destituiam os negros de humanidade e, portanto, de afetos; e as relações homoafetivas eram invisibilizadas pelo discurso moralista, Bom Crioulo, a obra mais do que a intenção do seu autor, como espaço aberto, passivel de reelaborações, foi resgatado algum tempo depois pela comunicade LGBTQIA+ como o primeiro romance basileiro a ter como portagonista um homem negro e gay.

Se o fato de o livro ter sido a primeira obra nacional a trazer uma personagem com essas características não for suficiente para abrirmos mão de uma leitura crítica acerca do circuito discursivo criado em torno dos personagens; seria igualmente injusto fazermos uma leitura anacrônica de Bom Crioulo, e acredito que esteja aí o maior desafio imposto pela obra na atualidade.

Mas, afinal, por que que ler Bom Crioulo hoje?

Ao lermos Adolfo Caminha, o livro e o artigo que escreveu em que se declara homofóbico, é impossível não refletirmos sobre a importância da literatura para pensarmos a sociede. Uma vez que parte do que os autores escrevem é fruto dos valores de uma época, a literatura é uma espécie de testemunha que lança luz sobre o próprio contexto histórico em que foi escrita.

Ler Bom Crioulo como um testemunho vivo e presente sobre as agruras de um passado que teima em se repetir. Na literatura, inclusive.

#literaturabrasileira
#literaturacearense

ojvlucena 06/07/2023

Bom Crioulo
Bom Crioulo considerado o primeiro livro de romance da literatura brasileira com tema lgbta+  entre dois homens. Publicado em 1985.
O autor Cearense Adolfo Caminha tinha 27 anos quando escreveu. Era marinheiro e dizem que ele escreveu sobre o que presenciou a bordo dos navios da Marinha em que trabalhou.
Confesso que me surpreendi pois tive a expectativa que seria uma leitura mega difícil e gostei demais. É um livro com estereótipos culturais que descreve história de muita gente do público lgbtqia+.
É a história de um homem negro, forte e ex escravizado chamado Amaro que mesmo após escravidão, a violência permanece em sua vida na Marinha, o romance começa quando seus caminhos se encontram com Aleixo, homem branco e de olhos azuis até acontecer um desfecho triste, profundo e mal sucedido. Seu fim seria uma loucura de amor ou não?

Matheus837 03/07/2023

Literatura Brasileira é foda
Esse livro é tão maravilhoso e surpreendente que faz com que o leitor o queira digerir lentamente, mesmo dessa forma muitas coisas passam despercebidas... No início, quem mal conhece a história imagina que será uma obra romântica e quando menos se espera, traição pula na cara do leitor... Amizades que se mostraram gratas, ao longo, se tornam ingratas e tiram a máscara de bondosas, nos exibindo todo racismo que estava velado; tudo isso são características de Dona Carolina! Essa edição vem com um posfácil maravilhoso, auxílio tremendo para que a comprenssao do leitor seja mais eficaz!
Racismo, homofobia e prisão sentimental; são os pontos mais fortes que esse clássico polêmico ainda nos traz, mesmo sendo lançado ha mais de 100 anos!