Bom Crioulo

Bom Crioulo Adolfo Caminha

Resenhas - Bom Crioulo

Flavitta81 14/06/2023

Abrindo o caminho do Realismo.
Este livro me fez reviver os bons momentos de leituras realista feitas anteriormente. Retrata a vida como ela é e mostrou questões sociais polêmicas para a época. Um toque importante sobre a liberdade sexual.

Nandavxr 30/05/2023

Gays marítimos
Um livro mt realista, com uma escrita tão poética. Adolfo foi mt ousado ao escrever essa história.
E eu amei, em vários momentos me senti dentro do livro, me conectei ao ambiente de uma forma surreal. Foi uma ótima experiência.
leashy loo 30/05/2023minha estante
deu vontade de lerr

Nandavxr 31/05/2023minha estante
É mt daora o livro :)

Dhiota 28/05/2023

Minha humilde opinião.
Olha, para um romance de época é algo assim surpreendente, a forma como ele aborda os interesses de um homem por outro homem naquela época é deveras impressionante, o livro aborda temas que sinceramente são tabus nos dias atuais, um livro como esse merece mais reconhecimento da nossa literatura, o seu desenvolvimento é bastante interessante e pode ser analisado por diversos pontos, se pararmos pra olhar bom-criolo mesmo sendo alguém bruto e bastante animalizado consegui demonstrar amor de seu jeito, a forma como o escritor vai tratar a contrução de uma paixão de Amaro por Aleixo é incrível deixando claramente que não são sentimentos apenas de amigos que se presam muito, mas sim sentimentos de amantes. Por fim, o fim é algo também que não era de se esperar, mas também não é algo longe de acontecer.

Fernando1355 27/05/2023

O amor de um homem
Um negro que fugiu da escuridão encontra seu destino na Marinha, onde conhece Aleixo, um jovem "bonitinho". Mas o futuro não é tão bom quanto ele planeja...

psJay 08/05/2023

Emocionante.
Após uns dois anos, finalmente terminei esse livro, já havia começado, mas pela linguagem difícil, eu abandonei. Mas agora voltei, e sinceramente, eu achei a leitura fluida, não sei se é por causa de ser meu segundo livro clássico nacional, mas já estava bem habituada com a forma de escrita.
Sinceramente, é muito bom, fiquei de coração quebrado 60/70% da leitura. Por mais que entendesse um pouco Aleixo, eu não conseguia desconsiderar o sentimento do Amaro.
Apenas não dei 5, por causa do final, que achei meio inesperado, de um jeito estranho/ruim.

arneiyh 07/05/2023

É bom, meu problema é com clássicos.
Ilicitei no pdf e quebrei a cara, não satisfeita com a derrota literária, fui atrás dele físico e quebrei a cara de novo.
É algo pessoal, o pioneiro não é de fato todo ruim.

Bitenca 23/04/2023

Esse livro não passava nas editoras...
É engraçado pensar que Adolfo Caminha quase não conseguiu publicar por causa de conteúdo... Hoje em dia, então, ele jamais seria publicado, totalmente cancelado (pelo menos é oq eu acho...)
Loucura total esse livro. Recomendo pra quem achou o Cortiço levinho kk Pra quem se surpreendeu com o Cortiço (como eu) o Bom-Crioulo vai ser punk

Vih___ 07/05/2023minha estante
Gostei da sua análise!

verAnica54 17/04/2023

Já sabia a história toda quando li, então não teve graça nenhuma. como o livro é antigo não tem como julgar certas coisas (que eram ok pra época) poremmm apesar dos apesares, achei a história comovente

Priscila.Colucci 08/04/2023

Merecia uma céu de estrelas!
Só pela ousadia de escrever um romance interracial homossexual em uma sociedade conservadora, patriarcal foi de uma ousadia incrível.
Tenho críticas sobre a idade do grumete (tenho cuidado para não cair no anacronismo), sobre a sexualidade imposta a ele e por isso 4 estrelas.

Maria 20/03/2023

Achei uma bosta o final e a narração é meio tediosa, não é o tipo de narração que que gosto mas eh.. muito bom para utilizar na redação

Artemis 07/03/2023

"esse desejo veemente,que parecia queimar-lhe as vísceras"
Mais um clássico brasileiro muito bem lido,além de uns dos primeiros romances lgbt escritos no país,a narrativa nos leva para o microcosmos do Rio de Janeiro de séculos passados,como também a vida difícil e instável dos marinheiros daquela época,Amaro ? o "Bom Crioulo" é um protagonista que carrega diversos esteriótipos raciais dirigidos a homens negros até hoje, mas durante a leitura pude extrair seu caráter ambíguo e complexo (gentil porém dominador,calmo mesmo que imprevisível) e ao menos contrasta-lo diante dos rótulos que são impostos a ele durante todo o enredo. O romance entre ele e o rapaz é mais explícito do que eu imaginava,há tantas conotações sexuais que meu puritanismo histórico foi por água abaixo kkkkkk,apesar de antiga,a obra de Caminha é fluída e de fácil compreensão, proporcionando um ótima experiência para adentrar nos clássicos brasileiros.

Marco.A.Antunes 27/01/2023

Boas reflexões, mas com pouca cor
?Bom crioulo? retrata uma relação amorosa obsessiva entre dois marinheiros brasileiros do século XIX, trespassada por temas como a escravidão, o racismo e a sedução manipuladora. Como ponto positivo, vale apontar as boas reflexões que a obra proporciona ao leitor, não pelo pensamento do autor, mas pela crítica que se pode fazer dele partindo do prisma contemporâneo. A representação racista da negritude brasileira por via do naturalismo animalizante e a encenação da homossexualidade como um atentado contra a natureza, porém tão inevitável como qualquer outra paixão humana para o protagonista, são os dois principais eixos sociais que destrincham a violência da sociedade brasileira, expressa no discurso limitado do autor no seu tempo.

Quanto à sexualidade, esse livro já foi alvo de muitas descrições como ?extremamente sensual?, seja pelo conservadorismo da sua época ou mesmo por impressões modernas. Todavia, no meu ponto de vista, não passa de uma abordagem bastante sensorial, de fato, mas que também se limita a cenas intencionalmente vagas ou preliminares. De todo modo, é um elemento do texto que contribui para o seu projeto artístico.

O que me fez desgostar tanto desse livro foi o seu ritmo parado e, ainda que curto e relativamente trágico, bastante monótono. O desencadear dos eventos me pareceram desinteressantes e a revelação da conclusão da história foi, de modo geral, um pouco insossa. Eu acredito que pode se tratar de um elemento estilístico ou cultural do século XIX, mas não posso dizer que não esperava mais.

Evy 16/01/2023

Uma leitura interessante
O desenrolar da história foi bem interessante, acho que algumas coisas relacionadas aos personagens poderiam ter sido desenvolvidas melhor. O Aleixo não parece ser tão ingênuo como várias pessoas acham, ele era bem espertinho e só queria ter uma vida confortável, infelizmente não terminou bem.