A elegância do ouriço

A elegância do ouriço Muriel Barbery

Resenhas - A Elegância do Ouriço

Paula.Moreira 03/11/2020

Gostei, mas me irritei muito com as personagens principais em muitos momentos, azedando assim a relação com o livro como um todo. Quanto ao final...

Marcelon 29/10/2020

Um livro pra te deixar confortável com você mesmo
Com tudo o que tá rolando em 2020, esse livro vem numa hora perfeita pra refazer (ou encorajar) as pazes consigo mesmo e com o ato de se perder em seus pensamentos. Via de regra eu quase sempre os evito. Me ponho em atividade constante e tenho perdido as oportunidades pra fazer os meus próprios pensamentos profundos. A relação que a gente possui com nossos traumas, nosso passado, merece muita reflexão. Do contrários seremos sempre prisioneiros do tempo.

Leia, mas prepare-se pra ver o chão correr dos seus pés.

Leyd 28/10/2020

A história plana entre as confissões de duas mulheres: Renée Michel, uma concierge, de um bloco parisiense de apartamentos luxuosos, e Paloma Josse, uma precoce menina de 12 anos, filha de uma das famílias mais burguesas do bairro.

Renée reforça sua posição inferior na hierarquia social para poder manter seu emprego, mas ela é uma autodidata que adora Tolstói, e os habitantes da Rue de Grenelle, nº7, aparentemente, ficariam escandalizados se descobrissem seu Quociente intelectual.

Uma amizade improvável se desenvolve entre Renée e Paloma. Ela também esconde seu intelecto de sua família e, convencida da futilidade da vida e do materialismo frívolo de sua família, resolve se matar no seu 13º aniversário.

Embora a autora adote o ouriço como sua metáfora governante, o livro é um ouriço virado do avesso — superficialmente engraçado e fofinho, mas com algumas farpas desagradáveis por dentro.

Barbery escreveu um livro implacavelmente interessante, cheio de ruminações. Ela usa sua história para celebrar a arte e ridicularizar o esnobismo francês, mas, ao mesmo tempo, consegue torná-la comoventemente divertida.

Um livro sutil e rico em prosa lírica, A Elegância do Ouriço é essencialmente sobre a beleza em meio à tragédia. Sua originalidade e a pungência do final me pegou de surpresa; É como se sua história fizesse uma espécie de parênteses no tempo, suspendendo a real beleza neste mundo.

O sempre no nunca.

Sammy 24/10/2020

Ótima pedida para qualquer tipo de leitor

Divertido e leve, é um livro para começar ou terminar o dia.

Os quatro personagens principais são aquelas pessoas que você desejaria conhecer nessa curta vida.

Os pensamentos e as ironias de Renée são um deleite na bagunça de discursos dos tempos atuais.

jel 19/10/2020

A elegância do ouriço
Pretensioso.

Thaís 17/10/2020

Não esperava grandes coisas desse livro e me surpreendi demais. A história que, supostamente, é simples, é também muito linda.

ClassicosLidos 13/10/2020

A Elegância do Ouriço
Um livro maravilhoso, de uma delicadeza, sensibilidade e profundidade enorme.

Deca 01/10/2020

Encantador
A capa despertou a minha atenção e depois o título me deixou encucada. A elegância do ouriço (pensante)“conduz seus personagens e seus leitores às questões que nenhuma vida vivida a fundo deveria evitar – o tempo, e a eternidade, a justiça e a beleza, a arte e o amor”.

Com a leveza de sua escrita, Muriel Barbery nos faz refletir sobre essas questões, com os desdobramentos da improvável amizade entre Paloma Josse, a caçula de uma família rica e “intelectual”, que se lançou um desafio: ou descobre algum sentido para a vida, ou comete suicídio no seu aniversário de 13 anos. E Renée, a zeladora do prédio. Reservada e ranzinza, esconde seu amor às letras e às artes. Elas são as verdadeiras filosofas do prédio chique, em Paris.

Graças ao livro comecei a ler Leon (Liev) Tolstói e Anna Kariênina se tornou um dos meus romances favoritos (coração). Vocês também costumam ler os livros citados nas suas obras favoritas?

site: @sserialbooks

Denise.Pereira 17/09/2020

Um tanto pretensioso
Gostei da leitura, o livro traz reflexões interessantes mas também achei meio pretensioso.

Amanda Bento 17/09/2020

Vai se tornar meu livro favorito da vida
E imediatamente estou comprando a cópia física, porque merece. Esse foi um dos melhores livros que li esse ano. O ouriço elegante é a personagem principal, uma concierge de um prédio secular parisiense, que assim como morar no térreo que sustenta os andares superiores é uma metáfora pra diferença de classes, ela encontra na leitura e no anonimato sua arma secreta contra os burgueses que serve.
Delicado até a última instância, narra de forma perfeita a personagem cinquentona literata, com referencias que vão de Eminen a Tolstoi. Simplesmente impecável. Um livro para todas as idades.

Albeli 15/09/2020

O Melhor Livro Lido em 2020
Demorei muito para levar a leitura adiante e acredito que foi uma falha minha. Falta de realmente me dedicar a grandiosidade que é esse livro. Ambientado na França "A Elegância do Ouriço" traz como protagonista a concierge Renée que trabalha em um prédio elegante e de pessoas que se consideram ricas no quesito dinheiro, porém pobres em empatia e conhecimento. Além de uma trama muito interessante traz muitas indicações de músicas e filmes. É um livro maravilhoso e recomendo a todos que o leiam!

Laryssa.Scopel 12/09/2020

Sobre a superficialidade e as conexões verdadeiras
O livro começa divertido, segue por uma longa parte filosófica e profunda. Pena ter demorado tanto a interação entre Renee e Paloma, o que para mim foi a melhor parte. O final rende emoções!!! Vale muito a leitura.

mari 08/09/2020

Esse livro é sobre a amizade. Mas não de uma forma "mais do mesmo" como costumamos ver/ler aos montes, ou como crescemos entendendo. É quase sobre como a Amizade é um ato político. Como podemos ter carinho e construir relações cúmplices baseadas em puro amor. Li em pleno confinamento de uma quarentena que dura 6 meses, num momento em que revisito minhas memórias e relações com as pessoas, repenso toda a minha vida para descobrir a maneira como quero viver de agora em diante. Valeu muito a pena.
Prepare o lencinho.

Isabela Louise 01/09/2020

Linda simplicidade
Um livro tão denso, mas ao mesmo tempo tão simples.
Uma vida toda de tristezas, uma garota perdida em pensamentos, e como as pessoas se encontram no número 7.
Um livro lindo.