A elegância do ouriço

A elegância do ouriço Muriel Barbery

Resenhas - A Elegância do Ouriço

Ross 08/03/2024

Um sempre no nunca
No começo do livro a gente é bombardeado de referencias filosóficas, o que me intimidou um pouco e fez a leitura ficar um pouco lenta, mas antes da metade do livro já estava envolvida demais com Renee.
O livro faz a gente refletir sobre a grandeza dos pequenos momentos.
Depois de uma vida inteira se escondendo em um papel de concierge tapada Renne foi descoberta, a partir de então muitos foram os grandes momentos da sua vida, em um curto espaço de tempo viveu emoções memoráveis, descobriu sua alma gêmea e talvez um possivel amor.

(Leia esse livro com um bloquinho de anotações/marca texto ou post it pq a gente vai tem vontade de grifar muita coisa)

Laura 07/03/2024

No início achei a leitura um pouco maçante e a história confusa, mas insisti e no decorrer dos capítulos Renée e Paloma me cativaram! Há trechos do livro que me encantaram muito, e a mensagem principal que extraio dele é que há encontros na vida que devolvem o sentido de viver quando nós mesmos não o encontramos ?

Pablo Marcelo 04/03/2024

Que livro lindo
Que grata surpresa encontrar esse livro e fazer parte dessas histórias que se entrecruzam com as nossas. Ótimas análises e detalhes do dia a dia de pessoas tão diferentes, mas que tem detalhes lindos em comum.

Luis0501 29/02/2024

Será que sou eu também um ouriço?
Renée é a zeladora de um prédio de luxo. Como todo trabalhador da classe dela, Renée é aquilo que esperam que ela seja: meia idade, feia, gorda, antipática, com a inteligência e a cultura de um pedaço de madeira. Mas será mesmo?
Já li esse livro antes. É membro de um seletissimo grupo de livros que, ao terminar de ler pela primeira vez, me fizeram sentir que eu tinha mudado. Minha alma não era mais a mesma.
Com muita filosofia e cinismo Renée crítica a sociedade e as pessoas em volta dela. Algumas das reflexões dela eu compreendo, outras não. Mas acho que isso faz parte do charme do livro. Cada vez que reler ele, será uma experiência nova, te ensinando coisas novas.
Ele fala, entre outras coisas, sobre identidade, sobre sermos quem somos, sem ligar se nos encaixaremos na sociedade, e sobre como é difícil ser autêntico.
Fala sobre ego, sobre como queremos desesperadamente ser especiais, únicos, sobre sermos capazes de fazer de tudo para nós sentirmos assim, mesmo que esse tudo inclua rotular os outros como nada e pensarmos em suicídio para dizer a todos que somos bons de mais para fazermos parte dessa massa disforme e feia que é esse nada.
E acho que a mensagem principal inclui essas duas reflexões. A grande reflexão feita por Muriel Barbery nessa obra é a de que devemos viver. Não apenas existir, mas viver. Sermos nós mesmo, fazer o que amamos, o que nos faz feliz, o que nos faz ser nós mesmos. Temos que viver, antes que seja tarde demais.

Iskralol 23/02/2024

"Manuela,sempre.Mas também Kakuro.E Paloma,minha alma gêmea"
A princípio uma leitura intrigante, principalmente pra mim que não li a premissa do livro, mas depois tudo flui e se torna uma leitura aconchegante e profunda. E leve (mesmo) apesar dela dizer que vai se matar e tacar fogo no apartamento. E sobre ela ser "gênia e muito inteligente para a idade" eu acho que isso pode não ser verdade porque é a descrição dela sobre ela mesma, então, vai ver ela é só mais uma pré-adolescente que se acha especial e na verdade ser só uma adolescente comum (um pouco deprimida, no entanto).
E o final...? "Paloma, minha filha. É para você que me volto. Você, a última. Paloma, minha filha. Não tive filhos, porque não aconteceu. Sofri com isso? Não. Mas, se tivesse tido uma filha, teria sido você. E, com todas as minhas forças, lanço uma súplica para que a sua vida seja à altura do que você promete." O final não poderia ter sido mais triste. Eu realmente não sei o que dizer desse final.

obs: Gostei muitíssimo da forma de expressar, por exemplo, um tempo muito bom e aconchegante com alguém que se ama com: "É um fora-do-tempo dentro do tempo...". Amo, amo muito essas pequenas frases, sentimentos e expressões que o livro traz. E as minhas favoritas que eu não consigo deixar de fora dessa resenha:
?"Mas, se tememos o amanhã, é porque não sabemos construir o presente e, quando não sabemos construir o presente, contamos que amanhã
saberemos e nos ferramos, porque amanhã acaba sempre por se tornar hoje, não é mesmo?"
?"há coisas que valem a pena e de que é por isso que a vida tem um sentido."
?"Seria tão melhor se compartilhássemos de nossa insegurança, se nos puséssemos todos juntos dentro de nós mesmos para dizer que as vagens e a vitamina C, ainda que alimentem o bicho, não salvam a vida e não sustentam a alma."
?"Estar vivo talvez seja isto: espreitar os instantes que morrem."
?"Que faz a Arte por nós? Ela dá forma e torna visíveis nossas emoções, e, ao fazê-lo, apõe o selo de eternidade presente em todas as obras que, por uma forma particular, sabem encarnar a universalidade dos afetos humanos".

duda 22/02/2024

A elegância do ouriço
Esse livro foi me ganhando aos pouquinhos e quando nem percebi, tinha preenchido meu coração. terminei agora pouco e estou meio tonta, que livro lindo, que personagens lindas, meu deus!!

é sobre não estar sozinha, é sobre continuar vivendo, é sobre encontrar e ser encontrado, é sobre sentir e ser sentido, é sobre perceber os pequenos detalhes.

Alana 22/02/2024

Um dos personagens descreve a protagonista do livro como tendo a 'elegância do ouriço': “por fora, é crivada de espinhos, uma verdadeira fortaleza, mas tenho a intuição de que dentro é tão simplesmente requintada quanto os ouriços”. Essa expressão, na verdade, reflete bem o próprio livro. Apesar das passagens filosóficas longas e um tanto entediantes, a história é encantadora. Mesmo sendo melancólica, se mantém otimista, e os personagens, apesar de pomposos e críticos, conseguem ser totalmente cativantes.

Erica.Barone 18/02/2024

Nem sei o que dizer. Primeiro, tenho que confessar que de início fiquei intimidada. São tantas referências artísticas e filosóficas que pensei não estar preparada para leitura, mas a intenção do livro com certeza não é essa, ao contrário. A meu ver, o livro propositalmente realçou a beleza das artes como caminho de acesso para o sentido da vida, independente de classe social ou acesso a educação. Sem dúvida, é um livro arrebatador, que possui várias camadas.

Bianca 17/02/2024

Eu amo leituras com personagens femininas meio fora da casinha e esse livro não serviu apenas uma personagem nesse perfil, mas duas!! Sem contar que o cenário da história é Paris. Não preciso falar mais nada, né? Eu amei e queria ler já faz teeeempo, desde o ensino médio. Feliz que esse livro voltou pras minhas mãos e para a minha biblioteca novamente.

laramaximo 16/02/2024

Que livro maravilhoso. Tem várias passagens que me marcaram muito, mas acredito que ter acompanhado a evolução da personagem de 12 anos de idade foi o mais interessante. O final consegue ser bonito e simbólico. Eu amei demais!

Serpris 06/02/2024

Que livro lindo. Maravilhosamente lindo.
Se eu fosse grifar todas as frases que me marcaram eu teria 350 páginas coloridas de ponta a ponta de amarelo neon.
É com certeza a história mais bonita e reflexiva que já li, e chego a ficar triste de terminar.
Achei inexplicável a sutileza de Muriel, ainda que carregada de sentimento. (É uma autora que vou revisitar)
A Elegância do Ouriço virou imediatamente meu livro favorito no momento em que o abri, e sei que vai ser difícil tirar esse posto dele.

Circus 06/02/2024

Um soco no estômago
Livro inteligente, sarcástico, que te põe pra pensar sobre diversos assuntos e tem um final inesperado, que te dá um soco no estômago.
Um livro que ficará na minha memória com carinho.

Kassia Rique 31/01/2024

Beleza
Um livro bonito, que fala sobre Beleza, amizade e quem sabe um algo a mais.

A leitura em si só começa a fluir do meio p/ fim, quando a curiosidade aperta.

Me prometeram lágrimas, que não rolaram, mas não me arrependo da leitura.

pinkdiamondgirl 29/01/2024

Me deixou reflexões
Esse é um livro complicado, por várias vezes precisei pesquisar palavras e conceitos desconhecidos. No começo foi difícil de entender aonde ele queria chegar, mas com a chegada de Ozu ao prédio, tudo muda. Não vou resumir muito o que acontece porque pra mim a surpresa foi boa (apesar de ter imaginado que era isso que acontecia no fim).
Apesar de complicado, é lindo e inspira muitas reflexões, seja pela mente da Renée ou pela mente de Paloma.
É lindo acompanhar as duas, lindo mesmo. Lindo o poder que uma infligiu na outra, mesmo sem saberem disso.
Apesar de relativamente difícil, a leitura é rápida porque os capítulos são bem curtinhos e vai alternando os pontos de vista, o que torna mais interessante (pelo menos pra mim).
Chorei de soluçar!!! Só isso que eu queria dizer.