Norwegian wood

Norwegian wood Haruki Murakami

Resenhas - Norwegian Wood

João 14/07/2023

Não há nada a dizer sobre murakami que já não tenha sido dito exatamente igual:
que delícia de leitura, que clima incrível criado, que enredo interessante e que protagonista bem escrito
mas meu deus....
personagens femininas parecendo que foram escritas por um menino de 13 anos que nunca beijou

Wercton 30/11/2023minha estante
Eu fiquei com a sensação de que a Reiko não era quem afirmava ser. Acho que foi ela quem abusou a aluna, como foi acusada, e inverteu a história por ser uma mentirosa compulsiva. Isso explica ela não fazer questão de ver a filha e ter tão determinadamente dormido com a paixão da suposta grande amiga dela. Acho que ela fez um pouco a cabeça da Naoko, talvez até tentou algo sexualmente, o que deu algum gatilho nela...

Rafael.Nagao 13/07/2023

Sobre vazio e natureza humana
Gostei bastante do livro! Murakami escreve de uma maneira que parece que estamos vendo os personagens por uma janela, de modo que compreendemos suas natureza e singularidades.
A história aborda vários temas como suicídio, amor, loucura e todo vazio que essas coisas podem causar na alma, porém não se engane o livro não é simplesmente melancólico, mas sim uma história belíssima sobre o amadurecimento de um adolescente (Toru) que precisa encarar suas emoções.

Não é uma leitura que recomendo para todos, mas quem gosta de uma história mais contemplativa e intimista é capaz de curtir muito que nem eu.

Arthur 10/07/2023

Começou bem mas terminou pessimo
Esse livro começou como uma leitura muito agradável, tava sendo otimo acompanhar os universitarios que viviam em Tokio nos anos 60, mas quando foi passado da metade foi ficando cada vez pior. O principal ponto que me incomodou foram as personagens femininas, como elas sao extremamente sexualizadas, sem excessao, TODAS elas (pra mim o pior de tudo foi a cena do passado da Reiko, horrivel).
Alem de todos os suicidios que acontecem no final desse livro, em todos os capitulos, alguns deles sao muito banalizados, parece que foram calocados no livro aleatoriamente. Se o livro tivesse continuado com a mesma vibe do começo teria sido bom, mas conforme ia chegando no final ia ficando cada vez mais problematico.

CynthiaPeace 07/07/2023

Saiu do nada e foi para lugar nenhum
No começo eu estava achando esse livro bem confuso, e no final parecia que eu ainda estava no começo. Como refletir sobre a morte de um personagem com o qual você não se importa? Essa foi uma grande questão minha com esse livro, porque eu simplesmente não consegui me conectar ou compreender ninguém 100%, nem os que permaneceram vivos (qur foram poucos) muito menos com os que morreram. No final das contas eu só tinha uma extensa lista de suicídios, de atitudes duvidosas e de reflexões que não me levaram a praticamente lugar nenhum.

É muito complicado ler um livro em que a história gira basicamente em torno do dia a dia entediante do protagonista quando ainda por cima nem dos personagens você gosta. Eu terminava os capítulos sem vontade alguma de voltar para ler o próximo.

Me incomodou também muito o apelo sexual que o autor fez durante todo o livro, muitas vezes sem necessidade alguma, pq aquilo que era pra demonstrar alguma espécie de proximidade/intimidade entre os personagens, no final ficava muito contido a atração sexual. Isso sem contar a sexualização/objetificação de TODAS as personagens femininas.

Entendo todo o apelo pela escrita e pela ambientação criada pelo autor, mas, sinceramente, se esse livro é alguma espécie se obra prima cult eu só posso ter lido errado. Definitivamente não é o meu tipo de leitura, e não indicaria também.
Ravs 07/07/2023minha estante
Nossa, te entendo tanto amg

Nathalia 07/07/2023

Se tivesse assistido a um filme, talvez tivesse gostado mais
Eu normalmente não escrevo essas resenhas pros outros, é algo que eu faço muito mais por mim mesmo, mas se por acaso você é, ai, alguém que tá lendo isso daqui, esperando entender minha opinião sobre esse livro, eu gostaria de te avisar que eu também não sei qual é minha opinião, mas quem sabe a gente pode descobrir junto.

Primeiro ponto: eu demorei muito pra ler esse livro e tem vários fatores relacionados a isso. O primeiro é que é uma leitura lenta mesmo, não tem muito o que fazer. Um cara que trabalha comigo e eu acho o uó elogiou o livro e o Murakami e eu fiquei relacionando pra 🤬 #$%!& o livro e o cara também, o que foi péssimo, e daí eu comecei outros dois livros no meio do caminho e sei lá, o trabalho também, por si só também causou isso aí. Acho que a primeira metade do livro é bem paradona mesmo, mas eu não consigo dizer se isso aí foi por conta de como eu li ou se é a realidade mesmo, sabe?

E aí, a gente entra no que eu esperava do livro. TODO mundo com quem você conversa irá te dizer que Murakami é um bom escritor, MAS ele vê mulheres como quatro varetas e um par de peitos. Então eu meio que eu já esperava isso. Eu só não achei que fosse ser todas as mulheres. E tipo é como se todas as mulheres ao redor dele estivessem desesperadas por ele, é meio doentio, me parece muito como um adolescente enxergaria o mundo, talvez seja isso que o Murakami quis fazer, mas acho que eu só vou saber se eu ler outro livro dele e eu não estou muito disposta a fazer isso agora.

Acho que a questão é que por muito tempo a gente tá ali acompanhando a vida do Toru, e eu não acho que seja algo muito fora do comum, mas saber que a ideia que eu tinha de como homens pensam é meio que verdade (pelo menos pra esse personagem) me deixou um pouco enojada/irritada/meio ãh eai?

Vou mentir e dizer que o dilema Minori-Toru-Naoko não fica interessante lá pros 80% do livro? Eu fiquei bem envolvida, é verdade. E é engraçado porque eu cheguei a pensar “se isso aqui fosse um filme, que eu só ia dedicar umas 2 horas eu provavelmente ia gostar pra caramba mas o fato de eu ter gasto umas 20 horas nesse livro não vai me deixar gostar dele”, por que o tempo obviamente me faz refletir sobre tudo isso e principalmente é muito ruim estar presa na cabeça dele, achando que todas as mulheres querem transar com ele ou ainda pior estar presa em um livro onde o autor realmente faz todas as mulheres quererem transar com ele. (Achei que a Reiko ia escapar o que foi o que mais me chocou, e é mais um exemplo de algo que eu acho que eu aceitaria melhor se eu estivesse assistido em um filme e não lido).

Ainda não sei o que eu acho do livro. Acho que tive mais pontos negativos do que positivos a destacar, mas o livro é bem escrito, ainda que, pelo o que eu já tinha ouvido falar do Murakami achei que teria algo a mais.

Enfim meus sentimentos sobre esse livro foram muito estranhos e eu não sei se eu consegui falar de tudo aqui (mais um motivo pelo qual eu odeio demorar pra ler livro), mas vou parando por aqui.

(vou chutar uma numerificação pros meus sentimentos na certeza de que vou mudar a nota em alguns meses)

P.S.: Tinha feito esse comentário em um histórico de leitura, mas acho que esse livro é muito sobre a experiência masculina. Que é algo que a gente tem muito contato by default, mas que num “contra-movimento” aprendeu a deixar de lado. E eu não sei muito bem como me sentir ao ler isso mais. Acho que a realidade é que eu não tenho interesse mesmo.

P.S. de novo: 0.5 dessa nota é pela carta da Midori páginas 310 e 311 - a única pessoa que bota o Toru no lugar dele.

Wintruff 04/07/2023

Escrita impressionante, conteúdo complicado
Haruki Murakami escreve maravilhosamente bem, a leitura te engloba até o ponto que parece existir apenas você e o livro! Os momentos de solidão do personagem parecem meus, o que ele sente, sobre falta de sentimentos, eu sinto.

Dizendo isto, deixo claro que a leitura é misógina e coloca a mulher em um papel estereotipado de fragilidade e objeto sexual.

Vale a pena ler com a visão de que é um livro sim machista mas com uma escrita de tirar o fôlego.

Rebeca535 03/07/2023

Norwegian Wood
Eu tinha expectativas para esse livro, já fazia um bom tempo que tinha uma grande vontade de ler um livro do Haruki Murakami. Esse não me impactou tanto quanto eu achei que impactaria, apesar de ter sido muito interessante acompanhar a história de vida do Toru, os ensinamentos que ele aprendeu ao longo dela, as experiências, as pessoas que conheceu. O quanto as experiências da vida molda quem somos e o que levamos delas. É uma história interessante, mas tive que lutar um pouco para continuá-la. Não tenho o que dizer da escrita, o Murakami escreve lindamente. Irei insistir mais em seus outros livros, mas esse pra mim não fez muita diferença, só foi mais uma leitura que eu tive que me esforçar para terminar porque a história só ficava em rodeios. Eu gostaria de ter ouvido mais sobre o melhor amigo do Toru que se suicidou, mesmo ele não tendo nenhuma aparição acabou que ele foi o meu personagem favorito na história? é ai que se vê que esse livro não se tem lá os personagens mais cativantes. Não sei se recomendaria para alguém!

Víctor Morais 29/06/2023

O passarinho não voou, ele morreu com um tiro de espingarda!
Olha, eu acho que tenho algum tipo de azar com escritores que gosto muito do primeiro livro que leio, mas no segundo tudo desanda. Foi assim com Clarice Lispector, e se repete com Haruki. Caçando Carneiros está no meu top 3 de leituras desse ano. Pois foi tudo o que eu precisava, um livro cheio de metáforas que fez refletir minha vida inteira, minha cabeça explodiu...Já aqui em Norwegian Wood...

Pontos positivos? Talvez temos. A escrita te prende muito, e você sempre quer ler mais um capítulo...acaba aí.

Pontos negativos? Enfia cena mais dezoito onde não deve (qual o sentido? Não precisava de tanto). Personagens com muita falta de sal, e pouca coesão. Dramas que não precisavam existir. Páginas e mais páginas de diálogos intermináveis, que nunca levam a lugar algum...juntando tudo isso com as narrações patéticas do personagem principal (certo que ele é um adolescente e adolescentes tem seus hormônios. Mas ele precisa mesmo a cada cinco páginas falar de peitos ou masturb4ção ou filme porn0) e um romance sem um pingo de amor ou credibilidade. Saiu uma enorme decepção, e um enorme...vazio.

Eu sinto que eu li...mas ainda não comecei a ler. Ainda estou esperando abrir a primeira página do livro. Eu estava com Minha Querida Sputnik, na lista de próximo livro do Haruki...mas eu sinceramente estou com medo de ler mais um desses "romances".

Felipe688 23/06/2023

Individualidade, solidão, compreensão e evolução. É uma linda história que vou guardar com carinho na memória.

skuser02844 22/06/2023

Tenho muito pra comentar
queria não ter gostado, queria não ter refletido e queria não ter me visto no livro. talvez não me liguei muito ao toru (personagem principal) mas com certeza me enxerguei nas mulheres descritas, mesmo que digam que o haruki tem um visão totalmente sexista das mulheres. eu as entendi mas com a naoko eu a compreendi como se fosse eu mesmo sendo descrita. é um livro simples, com reflexões que não as tinha tido da forma como foi posto. mesmo não tendo vivenciado a morte com certeza ele exemplica perfeitamente como ela é. o livro me deixou em um estado melancólico que eu não imaginei que deixaria e eu o odeio e amo por isso.

*SPOILER* ??

unica coisa que quase me impediu de dar 5 estrelas é o fato de ele ter transado com a reiko, pra mim isso não fez nenhum sentido e estragou um pouco a personagem pra mim. outra coisa que gostaria de pontuar é que queria muito entender mais ainda da naoko, queria entender como a cabeça dela funciona mas como quem narra a história é o toru e ele não a entendia, não pude entender toda sua complexidade e principalmente a sua morte, o que será que ela decidira? por que desistira de tudo? mesmo sem nunca ter essas respostas continuo entendendo-a.

_cardosinho 06/06/2023

Onde você está agora?
Fui com grandes expectativas e ainda me surpreendeu e positivamente. Os personagens são excêntricos da forma que só murakami sabe escrever mas mesmo assim consigo ver humanidade em todos eles. Foi uma história que vai ficar comigo durante a vida toda e me identifiquei em vários momentos pelas dores do personagem principal. Amei a ambientação, as músicas citadas e como me senti dentro dessa história como se fosse participante ativa dela. Sem dúvidas se tornou um dos meus favoritos.

2r2s 05/06/2023

Muramurs
Honestamente comprei esse livro pois me recomendam muito ?kafka a beira mar? e não queria me decepcionar com a escrita do autor.
mas uau
simplesmente muito complexo e denso(não de uma maneiro ruim mas sentimental) os personagens.
apenas o suficiente. nem mais, nem menos. apenas o que precisa ser. levarei essa história comigo.
te amo reiko????