Norwegian wood

Norwegian wood Haruki Murakami

Resenhas - Norwegian Wood

barbarag 02/06/2023

Emocionante
Ok, o começo o livro foi me prendendo bastante e eu fiquei mt obcecada com o livro ate q cheguei no final e fiquei ????? oq foi isso???. Apesar disso foi uma ótima leitura, no final eu ouvia aquela listinha de músicas dos beatles enquanto lia, amei
Mundus 02/06/2023minha estante
também ouvi as músicas enquanto lia. O final realmente foi um lixo.

arthur966 22/05/2023

A morte não é o oposto da vida, mas uma de suas partes constituintes.
continuei a caminhar por infindáveis círculos, imerso nessa sufocante contradição. vistos em retrospecto, sem dúvida aqueles foram dias estranhos. em plena vida, tudo girava em torno da morte.

baby targaryen 13/05/2023

Melancólico
Eu não posso definir esse livro de outro jeito que não seja melancólico. É um livro que fala muito sobre a transição da adolescência para a vida adulta, as descobertas sexuais, o amor, o amadurecimento e perdas. Eu gostei muito de todas as personagens femininas desse livro, em especial a Reiko, todas foram bem especiais e vou lembrar de cada uma delas e de seus jeitos pelo resto da vida, todas têm uma forma diferente de ver o mundo.
Esse é um daqueles livros que ecoam na sua mente por toda a sua vida.
"Estou acabada como ser humano. O que você tem diante dos olhos é um resquício da memória. O que havia de mais importante dentro de mim morreu há muito tempo e eu só funciono com a memória que restou."

Ricardo 07/05/2023

Um livro muito pacífico, eu fiquei esperando uma virada muito radical, e não veio. Não é uma crítica, eu não sabia muito bem o que queria. O protagonista, na falta de uma palavra melhor, é transparente. É um pouco mais que o narrador, mas na maior parte do tempo se você tirasse ele dali não mudaria muita coisa. O que me deu certo incômodo, fiquei esperando pra onde isso ia. E acabou não tendo lá uma grande mudança nele, apenas pequenas, mas pra ele talvez sejam grandes... Ele me lembra o Charlie de As vantagens de ser invisível, apesar de o Charlie eu ter a impressão que realmente não sabia qual era sua vontade própria. O Toru sabe, só não se incomoda em agir de acordo, ele vai com a maré. Eu nem sei dizer direito o que muda, mas algo sutil muda nele ao final. E um aspecto interessante dele ser tão inexpressivo é que acabei por facilmente me colocando no lugar dele, assumindo o lugar que parecia não assumir.
Nota especial pras 4 personagens femininas, absolutamente incríveis ao seu próprio modo. Retiro o que disse sobre o Murakami ter problema em escrever mulheres.

Mayara.Vighini 07/05/2023

Gostei e não gostei
O livro é muito machista, quando fui pesquisar sobre o murakami vi várias pessoas falando que ele é misógino e cria péssimos personagens femininos. nessa altura, eu já tinha lido quase metade e resolvi terminar. apesar de ter percebido situações sexistas de doer, o livro me prendeu. adoro livros tristes e esse é um dos mais tristes que li. só acontece desgraça e o personagem é bem solitário, a escrita de murakami é simples de ler e não é cansativa. não fossem realmente esses problemas eu daria nota máxima e adoraria devorar quaisquer livros dele. li 1Q84 mas não tinha a visão que tenho agora e tinha adorado, por isso resolvi ler norwegian wood, mas foi decepcionante.

Yuri 06/05/2023

Final decepcionou
Este livro narra a estória de Toru, um jovem japonês que teve sua adolescência marcada pela morte do seu melhor amigo no final do ensino médio.
A obra retrata os sentimentos de solidão, perda, descoberta sexual, paixões complicadas, amadurecimento. Apesar do enredo se passar no final dos anos 60 e início dos anos 70. Os dilemas relatados pelo protagonista são de fácil identificação.
Mesmo com um tom melancólico, o autor conduz a escrita de modo leve, cheio de referências a outros escritores e músicos, inclusive sendo a inspiração para o título do livro, uma música dos Beatles, a letra da canção é semelhante com um relacionamento que Toru desenvolve com uma personagem.

ðð 30/04/2023

Murakami Murakamiando ????
Simplesmente incrível. Tava muito ansioso por este depois de ler Sul da Fronteira, Oeste do Sol. Por ser um livro mais longo , pôde desenvolver mais a sua história , e Murakami não desperdiça palavras , não tem nada no livro que esteja sobrando. O tanto de coisas que eu senti lendo não podem ser explicadas tão rapidamente KKKKKKKK
Enfim, minha opinião não muito concretizada, pois acabei de terminar. Porém , acredito que no geral é isso.

Joao366 12/04/2023

Tão leve
Murakami sempre me pega de um jeito arrebatador, e aqui não foi diferente. Confesso que na metade do livro o achei um tico maçante, mas caminhando pro final consigo ver a genialidade da obra. Os personagens são tão solitários mas de uma maneira reconfortante, olhar para si mesmo a fim de aprender sobre o outro. A forma como ele fala de um assunto extremamente delicado como o suícidio de uma maneira tão leve é alucinante. Verdadeiro gênio

Luís 07/04/2023

No começo, eu não estava levando muita fé na leitura. Soava tudo como uma fantasia de adolescente, meio sem destino, "olha que incrível essas duas mulheres atraentes na minha vida". Mas o final me pegou bastante; a segunda metade do livro é fenomenal.

É uma história de "coming of age", e o livro deixa isso bem claro, fazendo até referências a outras obras literárias de "coming of age" tipo O Apanhador no Campo de Centeio e A Montanha Mágica. O personagem principal do começo é totalmente diferente do final. Ele se torna muito mais maduro, menos egoísta, de coração mais aberto; como diz a Lana del Rey, ele precisou deixar o coração quebrar um pouco, pois é entre as rachaduras que a luz entra. A própria maneira que o sexo se apresenta muda, e esse livro tem bastante sexo; no começo é meio predatório, por diversão, e no final é a consumação das intimidades.

Dito isso, tem algumas questões na escrita do Murakami que já haviam me incomodado em 1Q84. Primeiro, a maneira com que ele narra mulheres é bem inverossímil. É mais gritante no outro livro, mas nesse também, a gente está ciente o tempo todo que o livro foi escrito por um homem. Não necessariamente um defeito nesse caso específico, mas é bem nítido.

Também acho curiosa essa afinidade que Murakami, um japonês, tem com os produtos culturais do ocidente. Todos os livros e músicas citados são ocidentais; no único momento em que o livro cita outros autores japoneses, é meio como se fizesse pouco caso deles. Enfim, observações.

legolas_ 30/03/2023

Provavelmente o romance mais complexo e emocionalmente maçante que o Murakami já escreveu.

Murakami pra mim é um chegado em casa, consigo prever todas as artimanhas dele como se fosse ele contando o livro ali na minha frente com expressões faciais e tudo. Pra um recém iniciado a escrita erótica é aterrorizante mas pra mim ja se tornou parte do que são os livros do Murakami.

É interessante de se acompanhar nesse livro como as coisas giram em torno do Toru, como ele tem uma visualização apática e penosa do mundo mas não deixa isso transparecer até que passe a ser um problema. Você consegue ver as diferenças entre as formas que os personagens reagem a depressão ou ao luto: toru apático, vagando como se fosse um espírito mas nunca deixando de ser gentil, reiko se isolando, midori sendo egoista e naoko dissociando.

Na metade achei a coisa meio arrastada mas la pros 70% voltou a ser muito interessante, acho que esse é um livro com muita carga emocional negativa mas se você tiver a oportunidade pode ler sem medo nenhum, pq provavelmente vai tirar coisas boas disso.

Eloá 24/03/2023

Peculiar!
é?? livro melancólico da 🤬 #$%!& kkkkkkk todo mundo morre ou vai pra cama junto??.. que isso (????????)
Heloisa 07/06/2023minha estante
SPOILER? Vtnc

Eloá 10/06/2023minha estante
foi uma brincadeira, grossa.

Guilherme.Werlang 20/03/2023

Um livro de leitura fácil e com riqueza de detalhes, Norwegian Wood é um livro escrito por Haruki Murakami. Ambientado no final dos anos 60, aborda temas como o início da vida adulta, suicídio, romances e outros relacionamentos. Há bastante cenas de sexo explícito, o que me deixou de certa forma incomodado. Mas, no geral, um livro bom.
Beti. 27/06/2023minha estante
Bela resenha. Pena que passou tantos dias falando mal do livro perto de mim que agora nem consigo ler.

Guilherme.Werlang 28/06/2023minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Dani 18/03/2023

Apanhador no campo de centeio japonês! livro sobre a realidade de um adolescente japonês bem reflexivo e intrigante