Depois dos Quinze

Depois dos Quinze Bruna Vieira

Resenhas - Depois dos Quinze

Estante da Leonina 06/05/2022

Aqueles da adolescência
Li esse livro quando tinha 16 anos e como ja contei antes, acompanho a Bruna desde por volta dos meus 12 ou 13 anos de idade (antes mesmo de ela entrar pra Capricho).

Ler esse livro me deixou fascinada na época. Ele e uma mistura de historias, desabafos e segredos que ela guardou para ela mesma e aos 18 decidiu que seu blog (de mesmo nome) viraria livro.

Até então eu tinha muita vontade de fazer o mesmo e ela me inspirava. Nunca publiquei oficialmente nada, nas quem sabe um dia?

? Tenho esse livro na minha estante

Ge 22/04/2020

É um livro muito gostosinho de ler, varias histórias das quais algumas me identifiquei e até me emocionei em outras, consegui reconhecer pessoas que conheço em algumas até, foi uma ótima experiência ler ele.

anatms 09/04/2024

Depois dos quinze
Li este livro achando que era uma continuação de "de volta aos 15", mas na verdade é um livro de poemas, algo que não me agrada muuuito, mas leitura foi boa

Thonga 14/04/2021

Not bad
Por curiosidade li este livro logo quando lançou e lembro que à época achei super bem escrito, por ser a autora uma adolescente e o tema não ser dos meus preferidos.

Ao ver as críticas tão negativas por aqui resolvi reler, afinal, posso não ter lido com meu senso crítico ativado rsrs. Reli e continuo achando a escrita espetacular para uma então adolescente falando sobre questões amorosas. Ué, vocês esperavam o quê?

É uma escrita, nas minhas impressões, acima do nível que eu imaginei. Autêntico? Não sei. Não vou perder meu tempo para investigar isto. Só sei que é uma escrita, em sua maior parte, madura e até sofisticada!

Só não dou nota máxima por ser um estilo literário que considero um tanto chato, porém, considerando os demais pormenores, está de parabéns!

Natalya2 24/02/2022

esse livro aborda várias crônicas e contos então pra quem gosta de final em aberto é ótimo! tem um desenvolvimento bom mas em certas partes você quase se perde pois muita coisa muda de um capítulo para outro, tirando isso gostei bastante pois tem várias frases que com certeza vou guardar pra mim, me identifiquei várias vezes com a personagem principal e de certa forma me senti acolhida. mas em certos momentos a leitura se torna cansativa.

Sofia.Brezolini 20/05/2023

Interessante
Achei a leitura meio devagar, reflete bem os anos Tumblr. Eu sinto que a maior parte das crônicas são formas diferentes de dizer a mesma coisa, por isso em certas horas tive que me obrigar a ler. Mas certos contos foram muito interessantes, principalmente os do fim.

Lulis 23/07/2022

Depois dos quinze
Poemas e histórias que contam sobre o decorrer dos anos e amadurecimento de cada um, contando com ex amores, superação e etc...
??? Eu gostei do livro, mas esperava uma história e não contos soltos.

Mi Sgarbi 15/01/2021

Esse é aquele livro que te faz relembrar do passado, da época em que éramos jovens e inocentes. Uma leitura bem gostosinha...

Jaque 27/10/2020

Nem tão adolescente
Já comecei esse livro como uma grande fã do trabalho da Bruna. Uma blogueira muito dedicada e muito REAL, que sempre me surpreende por parecer compreender os pedacinhos de quem eu sou com seus textos, podcasts e até os publis.
Li já sabendo que me encantaria e me emocionaria com tudo! Nesse livro você encontra muito romance e desilusões amorosas, muita autoestima e insegurança, muita amizade e falsidade, muitos problemas e soluções...
É bastante completo e muito bem escrito. Usei tanto post it que o livro até parece estar mais gordinho.
Obrigada por essa obra incrível, que pode parecer mais um livro escrito ?naquela fase?, mas passa longe de ser apenas um livro adolescente.

Suzana157 07/01/2023

Chato
Não entendi nada, muito aleatório e chato pra caramba.
Respeito a autora, o outro lá não é ruim.

mily 20/02/2023

Depois dos quinze
Primeiro que eu não esperava que o livro fosse ser sobre experiências da autora, já que eu achava que eram histórias fictícias, e me surpreendi com histórias de vida que me fizeram refletir muito e sentir um pouco do que a autora quis mostrar.
A escrita da Bruna é incrível, você consegue entender tudo e se prender no que lê.
É definitivamente um dos livros que mais amei ler e ter concluído.

Victoria (Vic) 02/05/2013

Life isn´t about finding yourself. Life's about creating yourself -George Bernard Shaw
Bruna Vieira é simplesmente a blogueira adolescente mais famosa do país. Ela é dona do meu blog preferido, Depois dos Quinze, e recentemente, lançou um livro de mesmo nome. É uma coletânea de contos e crônicas feitos por ela mesma.
São todos sobre amor, amizade, família, e trazem uma reflexão ótima. Tenho uma observação a fazer: acho que quem deveria ler esse livro são as adolescentes, em uma faixa de 12 a 18 anos, porque tem uma temática mais jovem, e não acho que o público adulto iria gostar muito. Enfim, tenho 15 anos, e me identifiquei bastante com as palavras da Bruna. Além dela escrever super bem, de um modo leve e divertido, ela é super madura e já passou por algumas situações que se encaixam perfeitamente com nossos sentimentos. É incrível o modo como ela pega nossos sentimentos e os transforma em palavras. Coisas que não conseguimos nem expressar em diálogos, vemos impressos em um livro. É mágico e maravilhoso.
Algumas crônicas se sobressaem em relação à outras, e gastei umas 50 folhas de post-it marcando todas as quotes que gostei. Olhe algumas:
"(...) dizer eu te amo não é assinar um contrato com tempo de duração. É dizer com apenas três palavras que aquela pessoa tem alguma coisa que a torna diferente de todas as outras no mundo."
"(...)a maneira como os outros nos enxergam tem muito a ver com a maneira como nós mesmos nos enxergamos."
"Anote aí: as pessoas nunca nos entendem por completo. E, ainda sim, talvez a graça dessa vida seja tentar encontrar alguém que consiga."
O livro é recheado de frases fofas, de reflexões e de coisas que ela aprendeu ao longo dos seus 18 anos (novinha, mas super madura!) Não são só textos de amorzinho adolescente. Um que chamou bastante minha atenção era os apelos de uma amante, e outro de uma filha que os pais brigam sempre.
As frases me fizeram refletir, pensar, e querer pregar todas na parede do meu quarto (por que não?!). Eu amei a simplicidade e a honestidade do livro. É fofo, maravilhoso, e profundo. Não gostei muito da última crônica, mas penso que é como um preview para seu próximo livro.
Algumas crônicas que mais gostei:
-O cara dos meus sonhos
-Amar sem amor
-Carta pra depois
-Depois do amor (AMEI essa)
-Peixes e amores
-O beijo
-Promessas de Fevereiro
-Epifania
Entre outros...
Também confesso que alguns contos me deram um nó no estômago e medo do futuro. Medo de várias coisas. Medo de me decepcionar, medo de não ser boa o bastante, e medo das coisas darem errado.
Muitas vezes parei de ler agoniada.
É realmente sufocante o tanto que você se identifica.

A edição está maravilhosa. A capa é linda, a diagramação também. A GUTEMBERG está de parabéns. O papel escolhido é ótimo, e a fonte é maravilhosa. A única coisa que tenho a reclamar é que a lombada racha quando dobramos o livro. Achei isso péssimo :(
Mas enfim, recomendo muito o livro. Prepare-se. É algo bem meloso, fofo, e profundo...até demais.
Mas leia. É incrível. Parabéns pela Bruna pelo trabalho! :)
Beijos, Vickie
Victória 15/11/2015minha estante