Dois irmãos

Dois irmãos Milton Hatoum

Resenhas - Dois Irmãos

Cah Zenatti 02/10/2017

Agradável Surpresa
Confesso que cheguei neste livro graças a série da Globo, mas não me arrependo. Uma narrativa que não cansa, e um enredo interessante. Conta a história de dois irmãos (não diga! Rsrs), Omar e Yaqub, gêmeos idênticos, que por personalidades inconciliáveis e diferenças de tratamento dentro da própria família, se odeiam. O livro demonstra como uma relação tão nociva pode ser ainda mais intensa quando há laços familiares, perdurando por toda uma vida e refletindo nos demais integrantes. . . .

"Com o fim da guerra, migraram para Manaus, onde ergueram palafitas à beira dos igarapés, nos barrancos e nos clarões da cidade. Manaus cresceu assim: no tumulto de quem chega primeiro. Desse tumulto participava Halim, que vendia coisas antes de qualquer um. Vendia sem prosperar muito, mas atento à ameaça da decadência, que um dia ele me garantiu ser um abismo. Não caiu nesse abismo, nem exigiu de si grandes feitos. O abismo mais temível estava em casa, e este Halim não pôde evitar. "

site: https://www.instagram.com/cahzenatti/

Camys 04/10/2017

Esse livro me surpreendeu positivamente. Num primeiro momento, o livro bem poderia soar como algo já contado antes, porém a história e as relações estabelecidas pelos personagens são extremamente complexas.

iagooliveira19 22/10/2017

Dois Irmãos
A família é como um frágil dente de leão, uma flor que em contato com o vento desintegra-se, seus frágeis filetes flutuam em direções opostas desintegrando a constituição da beleza da flor.
Breve comentário sobre esse livro que me causou uma sensação de arrebatamento!
??

Ana Zeszotko 22/10/2017

Escrita viciante!
Que drama! Que enredo! Que escrita! Que personagens! Amei do início ao fim! Muitas histórias dentro de histórias! Trama bem conduzida! Comecei a ler e não parei mais!! Merecido os prêmios que esse escritor recebe!

PorEssasPáginas 06/11/2017

Eis um livro que me surpreendi.

No início desse ano houve um certo alarde quanto à série Dois Irmãos, que é baseada no livro homônimo. Eu comprei o e-book do livro acho que uma semana antes de começar a série e o li meio que intercalando os capítulos da série com os capítulos do livro – e aí acabei avançando a leitura, para terminar antes de a série acabar.

Eu simplesmente adorei a forma como o livro foi narrado. É ao mesmo tempo prosa e poesia. Aliás, a frase que inicia o livro é a mesma frase de abertura na narrativa da série.

A história vai além da rivalidade entre os irmãos Omar e Yaqub. Se você for analisar bem, verá que a trama na verdade é a busca do filho de Domingas pelo seu pai – filho esse que só tem seu nome revelado várias páginas depois.

Pela narrativa, nós acabamos descobrindo a história dos irmãos gêmeos desde antes de seu nascimento, como o amor desmensurado de Halim por Zana e como ele fazia seus caprichos. (...)

É complicado tentar explicar a relação entre os irmãos, porque os dois são diferentes por natureza, mas são iguais em essência. Ambos possuem orgulho desmedido, querem fazer as coisas de seu modo, seja mais planejado, ou seja em um impulso. Nenhum deles tem o dom de perdoar, eles alimentam o rancor por uma vida inteira.
(...)
Li algumas críticas negativas quanto à obra, mas já adianto que para mim ela funcionou com maestria e recomendo muito a leitura. Depois, para quem quiser e conseguir, recomendo a série que foi muito bem feita.

***resenha completa no blog!***

site: http://poressaspaginas.com/resenha-dois-irmaos

Lourena.Oliveira 02/01/2018

É fácil identificar-se com essa família e o livro é excelente.
Dois Irmãos é o tipo de romance que envolve o leitor na vida dos personagens de tal maneira, que não se preocupar com o destino deles é impossível.
A narrativa gira em torno da família de Omar e Yaqub, irmãos gêmeos, filhos de Zana e Halim, descendentes de Libaneses que residem na cidade de Manaus há muitos anos.
É incrível como a vida da família acaba se pautando sobre as decisões dos irmãos: a boemia de um, o comprometimento e sucesso do outro, as rixas, a separação na adolescência, a preferência explícita da mãe por um deles desde o nascimento, tudo isso influi diretamente no destino de todos na casa.
Nas personagens femininas encontra-se força, determinação e empoderamento para a época da narrativa. É de conhecimento mútuo, a inferioridade com que a mulher era tratada no início do século XX e o autor soube construí-las de forma admirável, cada uma a seu tempo e personalidade. A presença de Domingas, por exemplo, possui extrema relevância, na casa desde muito nova, pratica seu serviço à família com força, lealdade e excelência. Zana, apesar de sua fixação por um dos filhos, possui uma garra e determinação enormes e sua filha Rânia é a personagem independente e empoderada, dona de sua vida, de suas vontades, que não admite que os outros decidam seu futuro por si. Diante dessa realidade, conclui-se que as mulheres acabam sendo os arrimos dessa família, na qual os homens se perdem numa competição de egos sem fim.
Fazer uma resenha sem pincelar sobre as personalidades dos personagens seria difícil, já que toda narrativa pauta-se bem no desenvolvimento deles. Dois Irmãos é um livro, no qual o leitor não encontra personagens fracos. Dos principais ao maior secundário, todos são bem explorados e causam em quem está lendo uma verdadeira relação de amor e ódio. Não existem mocinhos e bandidos, são como pessoas reais, com problemas reais e inerentes à muitas famílias, passíveis inclusive de fácil identificação com alguém que o leitor conheça.
O texto claro, bem escrito e coerente com a época em que se passa causa no leitor um gosto pela leitura sem precedentes. Um livro espetacular para quem aprecia personagens bem desenvolvidos e a exploração de suas ações e decisões, numa relação direta com o psicológico de cada um.

keand 04/01/2018

"Dois Irmãos" é um romace carregado de ódio que transcende a leitura e consegue brotar amargura no coração do leitor.

Tão bem escrito é esse livro que quem o lê sente na carne o que cada personagem sente. Milton Hatoum fez um bom trabalho, criou personagens desprezíveis num drama familiar expondo (voluntariamente ou não) que nem sempre essas relações serão saudáveis - muito pelo contrário -, há muitos problemas dentro dessa instituição tão romantizada e quase sacrossanta que é a família.

Não existe lado. Apenas uma história a ser contada.

DaniM 05/01/2018

Dois Irmãos de Milton Hatoum: livro que deu origem à série feita pela Rede Globo. Por sorte, não tinha visto nada da série ao ler o livro, apenas sabia que Cauã faria o papel dos gêmeos Omar e Yaqub. Nada mais sabia.

Fiquei completamente envolvida por essa história e apaixonada pela narrativa do autor. Fui fisgada desde o primeiro parágrafo pelo drama dos personagens e não conseguia parar de ler.

O livro conta história de amor e ódio, ascensão e decadência de uma família de imigrantes libaneses que fizeram suas vidas em Manaus, entre 1940 e 1960. O centro de tudo, obviamente, são os irmãos gêmeos e suas relações conflituosas entre si e com os demais membros da família.
Me impressionei com a construção de personagens tão possíveis e, ao mesmo tempo, tão surreais. E me comovi com a força dos sentimentos que une – e separa de modo inexorável - os membros da família. Um livro realmente incrível

site: https://www.instagram.com/danimansur/

Sammi 21/01/2018

Uma grata surpresa
Com uma narrativa envolvente Milton Hatoum, nos conta em romance a estória de uma familia, ora dividida entre irmãos gêmeos.
Os personagens são bens construídos e nos fazem torcer por eles.

Ao que me parece este livro deu origem a uma mini série na tv globo.

GuScarabelot 24/01/2018

Dois Irmãos
Contado pela visão do filho da empregada, conhecemos a história de uma família disfuncional e recheada de problemas.

Ele se sente invisível aos olhos dos moradores da casa, mas apresenta cada personagem de forma bastante vívida e tece comentários e suas impressões sobre cada um deles.

Yaqub e Omar, gêmeos que apenas viveram em harmonia dentro do ventre materno, disputam a atenção de Zana, uma mãe possessiva, ciumenta, vingativa e que quer somente o amor dos filhos para ela. Halim, o pai, obcecado pela esposa, não dá a devida atenção aos filhos, mas no fundo, é um dos personagens mais corretos da trama. Domingas, a mãe do narrador, trabalha e mora com a família desde o início do casamento e sofre tanto com as brigas dos irmãos, quanto a própria mãe. E não podemos deixar de lembrar de Rânia, a irmã caçula que também nutre sentimentos tóxicos pelos familiares.

É difícil achar algum personagem que tenha só qualidades ou só defeitos... Quer dizer, o Omar, em minha opinião é um bosta!

Outro personagem cativante da história é a cidade de Manaus e seus arredores. O autor apresenta bairros, rios, construções, lagos, pessoas e costumes dessa cidade que é ao mesmo tempo uma metrópole, mas mantém costumes de cidade pequena do interior.

Milton me conquistou fácil através da sua escrita maravilhosa! Já estou selecionando mais livros do autor para ler!

Adriana1161 07/03/2018

Profundo e intenso
Na verdade foi uma releitura, mas vale a pena, pois a escrita é muito boa!
Os curumins, mini empregados...
Enfoca a tradicional disputa entre irmãos, mas não tem como não se envolver com a narrativa.
"Os filhos haviam se intrometido na vida do pai. Mas não é sempre assim? Roubaram-lhe a serenidade e o humor".
A leitura flui através de questões graves e profundas, como assédio, incesto.
Interessante o ir e vir do tempo, das passagens.
Gosto do jeito como aborda a imigração libanesa, eu mesma tenho ascendência libanesa, e tb a ditadura, sutilmente.
Enfim, é uma leitura obrigatória!

Letícia 09/07/2018

Trechos
Na vida de Omar aconteciam lances incríveis, ou ele os deixava acontecer, como quem recebe de mão cheia um lance de aventura. E não há seres assim? Pessoas que nem carecem buscar o lado fantasioso da vida, apenas se deixam conduzir pelo acaso, pelo inusitado que assoma nas ventas.

Leila de Carvalho e Gonçalves 12/07/2018

Ódio Fraterno
Publicado em 2000, após onze anos da estréia de Milton Hatoum com "Relato de um Certo Oriente", o romance "Dois Irmãos" gira em torno da conturbada relação entre os gêmeos Yaqub e Omar, manauaras de origem libanesa. Em síntese, o escritor recria a rivalidade "ab ovo", presente no Velho Testamento e já explorada por Machado de Assis em "Esau e Jacó".

Indo de 1910 até a década de sessenta, o livro exibe Manaus após um período de crescente desenvolvimento econômico e cultural provocado pelo ciclo da borracha. Trata-se do retrato de sua decadência e posterior reconstrução que está intimamente ligado a vida de Halim, pai dos gêmeos, e é narrado por Nael, seu único neto. O jovem apesar de jamais ser tratado como parte da família, é filho de Yaqub ou Omar com Domingas, a empregada da casa, que se recusa a tocar no assunto. Envolvido emocionalmente com os acontecimentos, revela-se um narrador tendencioso, capaz de distorcer a história como melhor lhe aprouver.

Além de abordar o ódio fraterno, o livro exibe outros temas paralelos e de caráter universal como a desagregação familiar e a formação identitária além de acontecimentos históricos cuja repercussão vão além das fronteiras da cidade como a Segunda Guerra e a Ditadura Militar, logo, enquadrá-lo unicamente como um romance regionalista é um erro imperdoável.

Outro ponto curioso são os avanços e recuos temporais que Hatoum maneja com destreza, encaminhando o leitor para um desfecho tocante e muito bem escolhido. Com relação a escrita, ela prima por uma linguagem coloquial no qual mesclam-se palavras árabes e indígenas numa intrigante sintonia.

Para os vestibulandos, é imprescindível distinguir as diferenças entre os gêmeos, pois frequentemente essa é a questão mais abordada nos exames. Vai uma ajuda: enquanto Yaqub é um engenheiro tímido e conservador que fez fortuna sem ajuda da família em São Paulo, Omar não passa de um beberrão, boêmio e conquistador que conta com os mimos de Zana, sua mãe, para levar a vida dessa maneira.

O escritor confirmou na série "Livro de Cabeceira" no YouTube que Domingas foi inspirada em Felicidade, protagonista do conto "Um Coração Simples", uma pequena joia legada por Flaubert.

Indubitavelmente, "Dois Irmãos" está entre os melhores romances contemporâneos e merece sua atenção assim como as demais obras do autor.